Reboco de Parede【2024】– Como Fazer? + Passo a Passo
O reboco de parede é parte fundamental de uma construção ou de uma boa reforma, seja para casa, escritório ou estabelecimento comercial.
Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema, como ele deve ser preparado, como aplicá-lo e quais as suas funções para a obra.
Vale destacar, que o reboco possui importância fundamental na segurança e qualidade da construção e por isso sua realização é primordial não só para a estética do local.
Se você quer saber tudo sobre reboco de parede, o que é, suas funções, além de um passo a passo de como preparar, acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto!
O que é reboco de parede?
O reboco consiste na aplicação de cimento, areia e cal na parede de tijolo ou bloco de concreto já com chapisco realizados. Trata-se de uma etapa tradicional da construção ou reforma.
O reboco de parede pode ser aplicado de forma manual, ou seja, a massa deve ser chapada na parede ou projetada através de uma máquina projetora.
O reboco serve para criar uma superfície impermeabilizada, preparando a superfície para receber a última fase do acabamento como massa corrida, tintas, papéis de parede, entre outros.
A saber, ele também oferece isolamento térmico e acústico, deixando o ambiente com maior conforto ambiental, ou seja, tem-se uma temperatura mais agradável quando comparado com o meio externo.
Ademais, o reboco de parede é uma camada de argamassa com diferentes espessuras e que possui conceitos particulares, podendo ser utilizado em paredes de modo geral, inclusive muro, sendo uma etapa primordial na construção civil.
Argamassa x Gesso – Qual é melhor?
Muitas pessoas ficam em dúvidas em fazer o tradicional reboco de parede com argamassa, cimento e cal, ou se utilizam o gesso. Por isso, selecionamos a diferença entre os dois, veja!
Reboco com argamassa
Quando se escolhe o modelo tradicional de reboco de parede com argamassa a superfície deve ser preparada com chapisco primeiro.
Em seguida, já com a superfície seca o reboco com argamassa, o reboco deve ser aplicado e nivelado com o auxílio de uma desempenadeira.
O reboco com argamassa é muito resistente e por isso possui uma ótima durabilidade. Ademais, ela forma uma camada uniforme e sólida com propriedades impermeabilizantes, primordial para prevenir infiltrações.
O reboco com argamassa é indicado principalmente para áreas externas, pois em sua maioria estão expostas a chuva. Além disso, pode ser aplicado em lugares úmidos da residência como cozinha, banheiros e lavanderia.
O reboco de parede com argamassa oferece uma ótima acústica para o local, ameniza a temperatura dos locais internos, assim como pode ser furado para aplicação de pregos e parafusos para instalação de acessórios.
Após a aplicação do reboco de parede com argamassa, a obra estará pronta para receber o acabamento com massa corrida, tinta, grafiato, papel de parede, entre outros.
No entanto, o reboco de argamassa possui algumas desvantagens, como o aparecimento de trincas, além disso o custo de material é mais elevado quando comparado com o gesso. Veja diversas fotos de reboco de parede com argamassa:
Reboco com gesso
Ao contrário da argamassa, o reboco com gesso não precisa que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco. Ou seja, aplica-se o gesso direto no tijolo ou bloco, após a superfície já aprumada e no esquadro.
O gesso possui um custo menor quando comparado com a argamassa, deixando o custo final da obra mais atrativo. Além disso, sua aplicação é mais rápida e prática.
Para quem está com o orçamento da obra apertado, o gesso é uma das opções viáveis e que também garantirá boa estética e segurança.
Afinal, o gesso consegue oferecer um superfície super lisa, uniforme e sem irregularidades quando bem aplicado. Ademais, o gesso consegue oferecer opções personalizadas com superfície diferenciada, assim como a utilização de luzes de led, por exemplo.
Contudo, a massa de gesso consiste apenas em gesso e água, e dessa maneira oferece menor resistência quando comparada com a argamassa, por isso o aparecimento de trincas e fissuras nesse tipo de reboco pode ser comum.
A saber, o gesso também não possui resistência à água, por isso não é indicado para ambientes externos expostos a chuva e nem a locais muito úmidos como banheiros e cozinhas, por exemplo.
Desse modo, o gesso acaba sendo indicado para sala de jantar, sala de estar, quartos, corredores, varandas cobertas, entre outros locais.
Por fim, podemos destacar que o reboco com argamassa possui maior resistência e durabilidade, contudo, apresenta um custo mais elevado quando comparado com o gesso.
Já o gesso possui uma aplicação mais fácil e rápida, no entanto, não pode ser aplicado em qualquer local. Por isso, fique ligado em quais locais você pode aplicar um ou outro. Veja diversas fotos de reboco com gesso:
Como fazer reboco de parede? – Passo a passo
Preparar e aplicar o reboco de parede não é uma atividade de grande complexidade, principalmente para quem vive o dia da construção civil.
Contudo, se você mesmo deseja realizar o serviço, separamos dicas valiosas para que você mesmo consiga realizar o reboco da sua casa, acompanhe o post e fique por dentro.
Para realizar o reboco de parede sua espessura deve ter ao menos 15mm ou 1,5cm. No entanto, para atingir essas medidas a alvenaria da obra deve apresentar uma estrutura de acordo, para não precisar de um reboco mais grosso e denso.
Desse modo, fique ligado no passo a passo: Antes de tudo separe os materiais necessários para realizar o trabalho; são eles:
- Pá de bico com cabo
- Colher de pedreiro
- Desempenadeira
- Régua de alumínio
- 3 Baldes de areia
- 2 Baldes de cal
- 1 Balde de cimento
- Água
Em seguida você deverá respeitar as seguintes etapas:
- Tenha um local na obra adequado para realizar a mistura
- Misture a areia, cal e cimento
- Mexa a massa até obter uma mistura com consistência de farofa
- Adicione água aos poucos para que obtenha uma massa homogênea
- Aplique na parede com o auxílio de uma colher de pedreiro e desempenadeira
- Deixe a argamassa “puxar” geralmente entre 45 min e 1 hora
- Após a massa puxar, com o auxílio de uma régua de alumínio faça o sarrafeamento da parede de cima para baixo
- Por fim, com uma desempenadeira inicie o desempeno e acabamento da massa com movimentos circulares, retirando todos os excessos que a régua de alumínio não consegue tirar.
- Pronto, sua parede está devidamente rebocada e pronta para receber a massa corrida, tintas e demais itens de acabamento.
Vale dizer, que se preferir você pode utilizar aditivos plásticos na composição do reboco, para aumentar ainda mais suas propriedades impermeabilizantes.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre reboco de parede?
Não deixe de ler também – Cor Camurça: +50 Ideias para Combinar e Decorar o Lar!