Vidro Laminado【2024】► O que é | Preços | Como Limpar
O vidro laminado é uma opção decorativa e construtiva que faz sucesso em muitos projetos. Com certeza você tem algo com esse material em sua casa.
De fato, é a melhor opção para superfícies diversas, de portas até revestimentos, com uma série de aplicações diferentes.
Mas, você sabe quais são as principais características do vidro laminado? Quais são os usos? O que muda para outras versões? E o preço? Para saber tudo, acompanhe o conteúdo completo!
O que é vidro laminado?
O vidro laminado é chamado tecnicamente de vidro de segurança. Para se ter ideia, é a versão preferida dos projetistas, tanto pela segurança quanto pela beleza.
Segundo as especificações, possui duas ou mais placas de vidro que são fortemente ligadas pelo calor e pressão, por meio de uma película plástica e elástica conhecida como PVB (polivinil butiral).
É justamente essa mistura que garante força e resistência aos mais variados tipos de impactos. Por isso, o vidro laminado está entre os melhores para projetos de decoração e construção.
De acordo com especialistas, o vidro laminado possui uma série de benefícios e características:
- Ajuda a bloquear cerca de 99% dos raios ultravioleta, evitando que afete móveis e acessórios da casa. Isso é muito importante em locais em que há forte incidência de sol e faz muito calor;
- Além disso, é perfeito para o isolamento acústico, criando uma barreira, amortecendo as vibrações sonoras e evitando os ruídos no interior da casa;
- Mesmo que quebre, o vidro laminado não soltará fragmentos que cortam. Todos os pedaços de vidro ficam presos à película, evitando acidentes sérios;
- O vidro laminado é o queridinho dos decoradores porque pode ser projetado em diversas cores. Um ganho para qualquer projeto residencial;
- É uma opção que resiste aos mais variados tipos de impactos. Não se quebra facilmente, principalmente em ataques de vandalismo.
- O vidro pode ser fabricado multilaminado, com mais de duas placas, garantindo ainda mais segurança para o seu projeto.
Usos e aplicações
Quais são os usos e aplicações do vidro laminado?
Para se ter ideia, essa versão é considerada a mais versátil do mercado. Além disso, seu uso é obrigatório em alguns casos segundo a NBR 7199, que estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil.
Sendo assim, o vidro laminado deve ser aplicado em:
- Fachadas
- Portas e janelas
- Divisórias
- Claraboias
- Vitrines de lojas
- Para-brisas
- Coberturas
- Guarda-corpos
- Guaritas
- Entradas de bancos e comércios
- Residências
- Projetos de arquitetura em geral
Vidro laminado ou temperado – Qual a diferença?
Quais são as diferenças entre o vidro laminado e temperado? Para entender melhor, você deve conhecer as caracterícas dos principais tipos de vidro.
Vidro comum – conhecido como FLOAT, é a matéria-prima base para a criação de qualquer tipo de vidro. Principais utilizações: espelhos, tampos de mesas, detalhes em móveis e acessórios, etc.
Vidro laminado – conforme salientamos, é considerado um vidro de segurança, composto por duas ou mais camadas de vidro envoltas em uma película de PVB de grande resistência. É popular em diversos projetos, totalmente versátil, bonito e firme.
Vidro temperado – opção que passa por um tratamento térmico que garante grande resistência a impactos, cerca de cinco vezes a mais em comparação com o vidro comum.
Ou seja: é submetido a uma técnica conhecida como têmpera, onde o vidro comum é aquecido a altas temperaturas e resfriado rapidamente. Além disso, também é um vidro de segurança, é usado em muitos projetos e não se estilhaça quando quebra.
Então, temperado e laminado é a mesma coisa?
Segundo especialistas, eles têm características bem parecidas. A diferença está no método de fabricação. Já as aplicações são praticamente as mesmas. No quesito “aparência”, o temperado apresenta pequenas ondulações, já o laminado tem mais linhas nas bordas da chapa.
Como o vidro laminado é de uso obrigatório em muitos projetos de segurança, descrito sobretudo nas normas regulamentadoras, pode ter um preço mais elevado. Entretanto, o temperado é tão bom quanto. Em todo caso, consulte as regras e especialistas antes da compra/utilização.
Dicas de cuidados e limpeza
O vidro laminado precisa de cuidados especiais e processos diferenciados de limpeza?
De acordo com especificações técnicas: faça a lavagem com água e sabão e passe um pano úmido para finalizar. Esse processo pode ser feito no dia a dia para tirar a poeira, manchas, etc.
Para eliminar manchas grandes e gordura, use produtos tira manchas e específicos para a limpeza de vidros. Felizmente, há muitas opções disponíveis no mercado.
Dica: limpe sempre de baixo para cima para melhor eficiência. Nunca use cera, produtos ácidos e corrosivos, pois prejudicam o aspecto da estrutura.
Por fim, para garantir uma bela aparência do vidro laminado, faça o polimento cerca de uma vez a cada dois meses ou conforme indicação de especialistas.
Quanto custa em média? #preço
Quanto custa o vidro laminado? Segundo especialistas, depende bastante da espessura (8 mm ou 10 mm) e do tamanho da peça, de acordo com o metro quadrado.
De fato, você encontra em vidraçarias e lojas de materiais para construção. Dependendo da medida, uma versão lisa e transparente custa a partir de 200 reais/m².
Em todo caso, faça uma boa pesquisa e vários orçamentos antes de comprar. Aproveite e peça descontos se for adquirir grande quantidade para o seu projeto.
Como é feita a instalação do vidro laminado?
Importante: apenas especialistas devem instalar esse tipo de vidro. Portanto, prepare-se para gastar com mão de obra.
Essa versão pode ser cortada se a peça não for termoendurecida. De qualquer forma, essa ação depende da aplicação e deve ser avaliada pelo responsável pela instalação.
Alguns produtos possuem solventes e substâncias que podem danificar o vidro com o tempo. Então, fique de olho em quais são as opções escolhidas pelos profissionais.
Fotos de vidro laminado na decoração
Veja alguns projetos com vidro laminado e inspire-se!
1. Essa linda escada é confeccionada com degraus e corrimão de vidro laminado!
2. O vidro funciona bem como corrimão na escada de madeira
3. O quarto é protegido por vidro de segurança para ver a paisagem externa
4. Uma bela ideia para chalés e quartos de hotel
5. O vidro laminado faz sucesso em fachadas e na entrada de residências
6. Opção perfeita para a janela da cozinha
7. Uma ideia perfeita para compor a fachada do seu projeto
8. Esse modelo de vidro é usado na fachada de hotéis e comércios
9. Edículas e áreas gourmet também podem contar com um vidro de segurança
10. O box de banheiro também conta com essa opção incrível
11. Escada totalmente confeccionada em vidro laminado. Que tal?
12. A melhor opção para fachadas de comércios e edificações
13. Uma bela alternativa para embelezar e proteger as vitrines de lojas
14. Lojas sempre usam a versão laminada na fachada, para proteger e para ver o interior do comércio
15. Projetos de escada ficam ótimos com esse tipo de vidro
16. Veja o vidro laminado em destaque na fachada desse projeto moderno
17. No sobrado, o vidro está presente em vários detalhes
18. De fato, o vidro laminado também é ideal para piscinas de vidro
19. Projeto moderníssimo e deslumbrante com o vidro em destaque
20. A mansão conta com vidro em lâminas em toda a fachada. Incrível!
Seguindo essas dicas, seu projeto com vidro laminado fica perfeito, seguro e bonito! Agora que você já sabe tudo sobre essa opção, utilize em sua obra/casa tranquilamente. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais!