Compensado naval: O que é + 71 ideias de decoração! •【2020】

Madeira, MDF, aglomerado ou compensado naval? Essa é uma dúvida bastante frequente quando o assunto é escolher um tipo de material para móveis, sejam planejados ou não.

É bem provável que você já conheça a maioria desses materiais, mas você sabe o que é compensado naval? Esse material é uma tendência E que traz excelente custo-benefício para diferentes projetos, sendo uma opção para quem quer qualidade e preço, unindo esses dois mundos em um só material.

E se você quer descobrir tudo sobre compensado naval, ver as vantagens de escolher esse material e as possibilidades de uso, é hora de seguir a leitura e garantir mais conhecimento para acertar no projeto.

compensado naval

 

O que é compensado naval?

O compensado naval é um tipo de compensado, ou seja, uma chapa composta de finas camadas de madeira que são sobrepostas e unidas através de uma pressão para que as placas sejam coladas formando o compensado.

O processo de prensa é feito sob alta temperatura e utiliza cola fenólica naval, o que garante a característica de compensado naval, um tipo de placa que pode ser utilizado até mesmo em ambientes úmidos e em contato direto com a água, uma vez que a cola utilizada oferece mais resistência a água que que outras colas utilizadas em outros tipos de compensado.

As lâminas que formam a chapa são sobrepostas em sentidos alternados, o que garante maior resistência no momento da colagem.

Em geral, a madeira escolhida para fazer compensado naval é a madeira pinus de reflorestamento, o que garante uma característica sustentável a esse tipo de compensado.

o que é compensado naval

Há placas de diferentes espessuras

Aplicações e usos do compensado naval

O compensado naval é um tipo de material bastante resistente e versátil e costuma estar presente na construção civil, na marcenaria e até mesmo na indústria naval.

A principal característica do compensado naval, que é a resistência à água, faz com que o material seja uma das escolhas mais frequentes para o uso em áreas úmidas e molhadas, sendo bastante utilizados para móveis de ambientes externos, banheiros e cozinhas; e até mesmo para componentes de embarcações marítimas.

usos e aplicações de compensado naval

Principais vantagens do material

Por que vale a pena escolher o compensado naval? Se você está fazendo essa pergunta na hora de priorizar a escolha entre MDF, madeira ou outros tipos de compensados e aglomerados, hoje respondemos a sua pergunta com uma série de vantagens que o uso do compensado naval traz:

  • Resistência: Uma das principais características do material é a resistência, principalmente a água e umidade, o que faz com que esse tipo de compensado seja vantajoso na hora de compor projetos em áreas úmidas e molhadas, garantindo resistência a longo prazo.
  • Empenamento: É bastante frequente ver problemas de empenamento em placas de madeira e MDF, mas isso é um problema menos frequente neste tipo de compensado, uma vez que as placas têm grau menor de empenamento se comparado a muitas opções de madeiras.
  • Aderência: Essas placas de compensado são leves e com vantagem de terem maior aderência a pregos e parafusos, o que torna as placas perfeitas opções para o projeto de móveis.
  • Preço: Um ponto bastante atrativo da escolha desse tipo de compensado é o preço das placas, que podem variar de acordo com a espessura, mas que trazem preços mais baratos placas de madeira e MDF.
  • Ecologicamente correto: Outro ponto positivo na escolha desse tipo de compensado, é o fato das placas serem ecologicamente corretas, uma vez que são originárias de madeiras de reflorestamento.
  • Acabamentos: Além de ser muito versátil para ser utilizada ao estilo natural, as placas também podem ser utilizadas com diferentes acabamentos como pintura, fórmica, entre outros; o que garante versatilidade para o projeto.

Fotos de compensado naval na decoração

Banheiro

banheiro com móvel de compensado naval sem revestimento

Um uso bastante frequente do compensado naval em projetos é a escolha por utilizar as placas de reflorestamento de pinus em móveis do banheiro, evitando que a umidade do ambiente deixe o móvel inchado ao longo do tempo e danifique a marcenaria do ambiente.

Assim, o projeto mostra uma ideia incrível para incluir esse tipo de compensado como proposta de móvel para o banheiro.

No projeto, o compensado naval foi utilizado para desenvolver o gabinete do banheiro, garantindo um móvel na cor natural do compensado, trazendo a tonalidade clara da madeira pinus e que ganhou bancada de pedra.

 

banheiro simples com bancada de compensando naval

Outra proposta para o banheiro é este projeto de gabinete, que traz um móvel com portas e gavetas feitas a partir das placas de compensado.

Além do móvel feito em compensado, a proposta ainda mostra uma outra utilidade para o material, que é a bancada de compensado naval.

Como pode ser visto no projeto, além de compor o móvel, o compensado ainda foi a escolha para se estender ao longo de toda a bancada do banheiro, uma vez que esse tipo de madeira que passa por um processo de prensa tem bastante resistência para o contato com água, e assim traz o charme de uma bancada de madeira para o banheiro.

armário de banheiro em compensado

banheiro com bancada dupla e armário de compensado naval

O gabinete para banheiro é uma proposta para um ambiente com um pia dupla

banheiro com gabinete para bancada dupla em compensado naval

banheiro com armário em compensado

O projeto moderno combina gabinete em tom natura de madeira pinus com detalhes em fórmica azul

banheiro com bancada de granito e armário em compensado naval

O gabinete do banheiro tem estilo moderno e com detalhes em fórmica cinza

armário de banheiro com gavetões de compensado naval

banheiro moderno com armário de compensado naval

O compensado aparece no gabinete do banheiro e também na prateleira e moldura do espelho

banheiro com bancada de compensado naval e cuba de apoio

O projeto traz uma proposta contemporânea para o banheiro, unindo móvel de compensado com revestimento em fórmica azul e bancada de madeira

banheiro colorido com bancada de compensado

Para o projeto de um banheiro moderno, o gabinete traz acabamento em fórmica amarela e com bancada em compensado na cor natural

lavabo com compensado naval

A bancada estreita com revestimento de fórmica azul é perfeita para o pequeno lavabo

armário de banheiro em compensado naval

No projeto, o gabinete é em compensado e ganhou o charme da bancada de granito preto escovado

banheiro moderno com bancada de madeira em compensado naval

O projeto moderno traz bancada em compensado e com cuba de apoio preta

gabinete de banheiro com bancada de compensado naval

No banheiro pequeno, o móvel é um gabinete compacto com bancada de compensado, e detalhes em fórmica amarela

gabinete branco para banheiro em compensado naval

O gabinete traz detalhes na cor natural do compensado, e revestimento em fórmica branca, deixando a cor da madeira mais clara

banheiro com armário azul de compensado naval

O gabinete em compensado ganhou uma camada de fórmica azul, dando acabamento e cor ao móvel do banheiro

banheiro com móvel de compensado naval

O gabinete do banheiro foi mantido na cor natural do compensado

banheiro com compensado naval

Cozinha

cozinha preta com armários de compensando naval

A aposta pelo material na cozinha também é algo bastante frequente, uma vez que a cozinha é um ambiente um pouco úmido e que pede móveis de boa resistência.

Como inspiração de um projeto utilizando compensado naval na cozinha, essa proposta traz uma cozinha moderna e que utiliza as placas de madeira de reflorestamento de pinus de diversas maneiras.

Para o projeto, a aposta foi de fazer toda a marcenaria utilizando compensado com resistência a água, assim, os móveis abaixo da bancada são armários feitos de compensado e com revestimento em fórmica preta, tendo puxadores modernos feitos de recortes na própria placa de compensado.

O projeto ainda traz detalhes modernos dos móveis em 2 cores, sendo que os armários aéreos também são de compensados, mas nesse caso a escolha foi por manter a tonalidade natural da madeira pinus, garantindo um toque mais iluminado para a cozinha e evitando que todos os armários na cor preta tragam uma sensação pesada e escura para o ambiente.

 

cozinha com armários planejados de compensado naval

Além dos armários, a bancada e as prateleiras da cozinha também são compensado

cozinha com armários em compensado naval e acabamento em vidro azul

A marcenaria da cozinha é moderna com móveis em compensado e com acabamento em vidro azul

cozinha com armários pretos de compensado revestidos de fórmica

Os armários pretos trazem pequenos detalhes na cor natural do compensado

 bancada de cozinha em compensado naval

37 cozinha moderna e azul com armários de compensado naval

O revestimento de fórmica azul deixa a marcenaria moderna

36 cozinha pequena com armários de compensado naval preto

A cozinha compacta traz armários de compensado em fórmica preta e bancada com fórmica branca

cozinha planejada com armários de compensado naval

cozinha em compensado naval pintado

A madeira foi pintada de preto para armários modernos

cozinha verde com armários de compensado naval

O revestimento em tom de verde realça os armários de compensado

cozinha integrada com móveis de compensado naval

A cozinha traz compensado em diversos pontos, como armários, prateleiras e balcão

cozinha industrial com armários de compensado naval

A madeira de pinus clara combina com o projeto da cozinha com elementos em preto

cozinha americana com compensado naval

Os armários revestidos em tom de azul royal traz um toque moderno para o projeto da cozinha, que mantém apenas a bancada da cozinha americana no tom natural do compensado

cozinha com mesa de compensado naval

A bancada da cozinha americana é em compensado com fórmica branca

cozinha com armários coloridos em compensado naval

A cozinha moderna traz armários de compensado revestidos de fórmica azul claro e verde

cozinha azul em compensado naval

O projeto traz os armários revestidos em fórmica azul

cozinha vermelha com armários de compensado naval revestidos de fórmica

Os armários da cozinha foram revestidos de fórmica vermelha e deixam detalhes do compensado natural aparente

cozinha com armários de compensado naval revestidos de fórmica

O revestimento de fórmica verde menta traz um toque de cor delicada para a cozinha com elementos em concreto

cozinha com compensado naval

Móvel

quarto de bebê com móveis de compensado naval

O compensado naval pode ser utilizado em diferentes projetos, inclusive em móveis, como mostra esta proposta de utilizar esse tipo de material para o quartinho de bebê.

Na proposta, a cômoda que também funciona como trocador foi feita em compensado naval com gavetas revestidas de fórmica em azul claro. Já a bancada, foi mantida na cor original do compensado, trazendo um toque aconchegante da madeira para o ambiente.

O espaço ainda traz o compensado na parede, que permite encaixar nichos e prateleiras, personalizando a parede da maneira desejada e realçando a cor natural da madeira pinus.

 

área da churrasqueira com móvel de compensado naval

Para área gourmet, o compensado aparece no móvel abaixo da bancada e nas prateleiras

bar de compensado naval revestido com folha de madeira

lavanderia com armário de compensado naval

O móvel da lavanderia foi feito em compensado revestido de fórmica branca

bancada de escritório em compensado naval

home office com móveis de compensado naval

A bancada de estudos é em compensado com revestimento de fórmica branca

armário planejado em compensado naval

O móvel planejado traz portas e gavetas em fórmica branca, e elementos no tom natural da madeira pinus reflorestada

móvel com prateleiras em compensado naval

O móvel planejado para o espaço traz a maior parte em tom de madeira natural e com portas revestidas de fórmica branca

escrivaninha em compensado naval com fórmica

A escrivaninha é em compensado com detalhes em fórmica azul

bancada com banquetas em compensado naval

rack para sala em compensado naval

O rack para TV tem estilo que lembra móveis retrô

aparador de compensado revestido de madeira

O móvel de canto foi feito para a varanda planejado de acordo com o espaço

mesa de escritório em compensado naval

O home office traz um projeto com escrivaninha de compensado e estante aérea no mesmo material

móvel para TV em compensado naval

O móvel para a TV é simples e traz um toque do estilo industrial

estante moderna em compensado naval

A estante moderna traz nichos de compensado na cor natural

armário de roupas em compensado naval

O guarda roupas planejado foi feito em compensado e revestido em fórmica branca

quarto com compensado naval

Todo o espaço do quarto traz compensado, no piso, nas paredes e até mesmo na porta de correr

cabeceira de cama em compensado naval

A cabeceira da cama foi feita com a placa de compensado

móveis de compensando naval

Agora você já sabe as características e vantagens de adotar esse material no projeto, sendo uma boa opção para criar móveis resistentes até mesmo para ambientes úmidos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *