Compensado naval: O que é + 71 ideias de decoração! •【2024】
Madeira, MDF, aglomerado ou compensado naval? Essa é uma dúvida bastante frequente quando o assunto é escolher um tipo de material para móveis, sejam planejados ou não.
É bem provável que você já conheça a maioria desses materiais, mas você sabe o que é compensado naval? Esse material é uma tendência E que traz excelente custo-benefício para diferentes projetos, sendo uma opção para quem quer qualidade e preço, unindo esses dois mundos em um só material.
E se você quer descobrir tudo sobre compensado naval, ver as vantagens de escolher esse material e as possibilidades de uso, é hora de seguir a leitura e garantir mais conhecimento para acertar no projeto.
O que é compensado naval?
O compensado naval é um tipo de compensado, ou seja, uma chapa composta de finas camadas de madeira que são sobrepostas e unidas através de uma pressão para que as placas sejam coladas formando o compensado.
O processo de prensa é feito sob alta temperatura e utiliza cola fenólica naval, o que garante a característica de compensado naval, um tipo de placa que pode ser utilizado até mesmo em ambientes úmidos e em contato direto com a água, uma vez que a cola utilizada oferece mais resistência a água que que outras colas utilizadas em outros tipos de compensado.
As lâminas que formam a chapa são sobrepostas em sentidos alternados, o que garante maior resistência no momento da colagem.
Em geral, a madeira escolhida para fazer compensado naval é a madeira pinus de reflorestamento, o que garante uma característica sustentável a esse tipo de compensado.
Aplicações e usos do compensado naval
O compensado naval é um tipo de material bastante resistente e versátil e costuma estar presente na construção civil, na marcenaria e até mesmo na indústria naval.
A principal característica do compensado naval, que é a resistência à água, faz com que o material seja uma das escolhas mais frequentes para o uso em áreas úmidas e molhadas, sendo bastante utilizados para móveis de ambientes externos, banheiros e cozinhas; e até mesmo para componentes de embarcações marítimas.
Principais vantagens do material
Por que vale a pena escolher o compensado naval? Se você está fazendo essa pergunta na hora de priorizar a escolha entre MDF, madeira ou outros tipos de compensados e aglomerados, hoje respondemos a sua pergunta com uma série de vantagens que o uso do compensado naval traz:
- Resistência: Uma das principais características do material é a resistência, principalmente a água e umidade, o que faz com que esse tipo de compensado seja vantajoso na hora de compor projetos em áreas úmidas e molhadas, garantindo resistência a longo prazo.
- Empenamento: É bastante frequente ver problemas de empenamento em placas de madeira e MDF, mas isso é um problema menos frequente neste tipo de compensado, uma vez que as placas têm grau menor de empenamento se comparado a muitas opções de madeiras.
- Aderência: Essas placas de compensado são leves e com vantagem de terem maior aderência a pregos e parafusos, o que torna as placas perfeitas opções para o projeto de móveis.
- Preço: Um ponto bastante atrativo da escolha desse tipo de compensado é o preço das placas, que podem variar de acordo com a espessura, mas que trazem preços mais baratos placas de madeira e MDF.
- Ecologicamente correto: Outro ponto positivo na escolha desse tipo de compensado, é o fato das placas serem ecologicamente corretas, uma vez que são originárias de madeiras de reflorestamento.
- Acabamentos: Além de ser muito versátil para ser utilizada ao estilo natural, as placas também podem ser utilizadas com diferentes acabamentos como pintura, fórmica, entre outros; o que garante versatilidade para o projeto.
Fotos de compensado naval na decoração
Banheiro
Um uso bastante frequente do compensado naval em projetos é a escolha por utilizar as placas de reflorestamento de pinus em móveis do banheiro, evitando que a umidade do ambiente deixe o móvel inchado ao longo do tempo e danifique a marcenaria do ambiente.
Assim, o projeto mostra uma ideia incrível para incluir esse tipo de compensado como proposta de móvel para o banheiro.
No projeto, o compensado naval foi utilizado para desenvolver o gabinete do banheiro, garantindo um móvel na cor natural do compensado, trazendo a tonalidade clara da madeira pinus e que ganhou bancada de pedra.
Outra proposta para o banheiro é este projeto de gabinete, que traz um móvel com portas e gavetas feitas a partir das placas de compensado.
Além do móvel feito em compensado, a proposta ainda mostra uma outra utilidade para o material, que é a bancada de compensado naval.
Como pode ser visto no projeto, além de compor o móvel, o compensado ainda foi a escolha para se estender ao longo de toda a bancada do banheiro, uma vez que esse tipo de madeira que passa por um processo de prensa tem bastante resistência para o contato com água, e assim traz o charme de uma bancada de madeira para o banheiro.
Cozinha
A aposta pelo material na cozinha também é algo bastante frequente, uma vez que a cozinha é um ambiente um pouco úmido e que pede móveis de boa resistência.
Como inspiração de um projeto utilizando compensado naval na cozinha, essa proposta traz uma cozinha moderna e que utiliza as placas de madeira de reflorestamento de pinus de diversas maneiras.
Para o projeto, a aposta foi de fazer toda a marcenaria utilizando compensado com resistência a água, assim, os móveis abaixo da bancada são armários feitos de compensado e com revestimento em fórmica preta, tendo puxadores modernos feitos de recortes na própria placa de compensado.
O projeto ainda traz detalhes modernos dos móveis em 2 cores, sendo que os armários aéreos também são de compensados, mas nesse caso a escolha foi por manter a tonalidade natural da madeira pinus, garantindo um toque mais iluminado para a cozinha e evitando que todos os armários na cor preta tragam uma sensação pesada e escura para o ambiente.
Móvel
O compensado naval pode ser utilizado em diferentes projetos, inclusive em móveis, como mostra esta proposta de utilizar esse tipo de material para o quartinho de bebê.
Na proposta, a cômoda que também funciona como trocador foi feita em compensado naval com gavetas revestidas de fórmica em azul claro. Já a bancada, foi mantida na cor original do compensado, trazendo um toque aconchegante da madeira para o ambiente.
O espaço ainda traz o compensado na parede, que permite encaixar nichos e prateleiras, personalizando a parede da maneira desejada e realçando a cor natural da madeira pinus.
Agora você já sabe as características e vantagens de adotar esse material no projeto, sendo uma boa opção para criar móveis resistentes até mesmo para ambientes úmidos.