Terraplanagem – O que é, principais usos e como ela é feita!

Você sabe o que é terraplanagem? Esse processo é parte fundamental em muitas obras e construções e deve ser realizado sempre por profissionais. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas de como funciona, qual é o objetivo e como é feito passo a passo.

Por isso, vale acompanhar nosso guia completo sobre o assunto. Saiba tudo sobre terraplanagem, as vantagens e porque é algo que deve ser considerado em diversos projetos.

Terraplanagem o que é

Começar a construir do zero demanda uma série de procedimentos. A partir do momento que você possui um terreno, é preciso analisar se é necessário realizar algum processo antes de começar a obra.

Segundo especialistas em engenharia, a preparação do terreno é formada por algumas fases primordiais, seguindo sempre regras de segurança e a cartilha de urbanismo de cada local.

Sendo assim, tudo começa com a demarcação do terreno. Isso é muito comum em áreas com vários lotes, necessário para delimitar o local exato a ser realizada a obra. Além disso, o projeto arquitetônico e o levantamento topográfico são importantes, etapas que devem seguir um planejamento preliminar.

Definidas as características da obra, a limpeza do terreno começa, para retirar vegetação, materiais de demolição, etc. Em seguida, vem o processo de nivelamento e terraplanagem – essenciais para praticamente qualquer projeto.

Por fim, acontece a sondagem do solo, a instalação dos materiais e dá-se início à obra. Todas essas etapas devem ser acompanhadas por profissionais e realizadas por mão de obra especializada.

o que é Terraplanagem

O que é terraplanagem?

Conforme salientamos, a terraplanagem é parte de um processo de preparação do terreno antes de começar a obra. Acontece sempre após a limpeza e está atrelado ao nivelamento do local.

Segundo especialistas, a terraplanagem tem como objetivo deixar o terreno plano e nivelado, eliminando declives e evitando problemas na hora da construção.

De modo geral, consiste em retirar terra de locais altos (corte) e depositar em locais baixos (aterro), para deixar o terreno uniforme. Todo esse processo é realizado a partir de cálculos de especialistas e de acordo com as características de cada local.

Para isso, usa-se materiais específicos, como retroescavadeiras – que retiram a terra -, tratores de esteiras e pás.

Processo de Terraplanagem

Terraplanagem ou terraplenagem – Qual a diferença?

Existe diferença entre os termos terraplanagem e terraplenagem?

Ambos podem ser utilizados, porém é preciso se atentar em um ponto importante.

O termo terraplenagem deriva do verbo terraplenar, que significa “preencher” e “tornar pleno”. Já terraplanagem é uma variação do verbo aplainar, ou seja, “tornar plano”.

Segundo o dicionário, o termo correto é terraplenagem, com E, pois representa o substantivo e deriva do verbo (ação) que refere-se ao processo de aterramento.

Já terraplanagem é considerado um termo informal e cotidiano, sem prejuízo linguístico, mas errado em relação ao conceito formal e técnico.

Sendo assim, em relatórios e documentos (de engenharia e arquitetura, por exemplo) sempre deve ser usado o termo terraplenagem.

Terraplanagem aplicações

Principais usos e aplicações em projetos

A terraplanagem pode ser aplicada em projetos variados como:

  • Projetos residenciais;
  • Obras rodoviárias;
  • Terrenos em aclive e declive;
  • Obras públicas e comerciais.

Vale destacar que o uso da terraplanagem depende especificamente da análise e estudo do terreno. Esse processo teórico depende de profissionais de engenharia e topografia.

Após esse procedimento preliminar, é realizada a contratação da mão de obra. Há muitas empresas especializadas e, dependendo do projeto, o serviço pode ser realizado em poucos dias.

Terraplanagem passo a passo

Qual o preço médio de uma terraplanagem?

O preço médio de uma terraplanagem depende de alguns fatores: tamanho e características do terreno, tipo do solo, quantidade de terra necessária para o aterro, entre outros.

Conforme salientamos, muitas empresas realizam esse trabalho, por isso você deve pesquisar e fazer vários orçamentos.

De modo geral, cobra-se por hora da máquina utilizada na escavação, a carga por caminhão – que armazenará a terra retirada – e o descarte da terra. Processos como nivelamento e compactação também são cobrados caso sejam necessários.

Além disso, é essencial considerar o trabalho dos especialistas envolvidos na análise e estudo do terreno. Sendo assim, um valor médio para a terraplanagem é de 750/1000 reais.

Terraplanagem preço

Como é feito o procedimento?

Entenda como a terraplanagem é realizada passo a passo:

  1. Primeiramente, é feito o estudo do terreno, para avaliar aclives e declives, resistência e tipo do solo;
  2. O estudo define como o processo deve ser realizado e o quanto de terra deve ser retirado de um local e aterrado em outro;
  3. A partir daí, especialistas definem quais serão os materiais utilizados no procedimento: escavadeiras, caminhões, pás, tratores, etc.

Terraplanagem

A terraplanagem pode ser feita a partir de alguns métodos:

  • Escavação – quando a terra é retirada de determinado local;
  • Aterramento – colocação de terra no terreno;
  • Destocamento – limpeza do terreno, para retirar a vegetação;
  • Drenagem – retirada de água;
  • Demolição e remoção – quando há edificações no terreno que precisam ser derrubadas e removidas;
  • Compactação – processo para dar estabilidade ao solo, realizado com rolos compressores.

Terraplanagem urbana

Pode acontecer algum erro na terraplanagem?

Sim, se o processo for mal feito, problemas como erosão e deslizamento de terra podem ser frequentes, colocando em risco toda a obra. Por isso, é primordial contratar bons profissionais e serviços de qualidade.

Além disso, deve-se considerar as normas técnicas de urbanismo da cidade, cumprindo todas as exigências para evitar problemas, como o embargo da obra. Lembre-se que a análise teórica é mais importante do que o processo prático.


Enfim, esse foi nosso guia completo sobre terraplanagem. Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito desse processo essencial para diversas obras. Gostou? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...