Armário Cápsula – Como organizar? + 45 inspirações inteligentes!

Você sabe o que é armário cápsula? Embora se encaixe apenas a uma proposta de guarda-roupa pequeno, o conceito vai muito além disso. Pois é, trata-se até de um estilo de vida que vai além do tamanho do móvel.

Quem preza pelo minimalismo vê nessa ideia uma boa alternativa para se livrar dos excessos e manter o equilíbrio na organização e decoração de sua casa. Uma proposta bem interessante e que está cada vez mais crescente.

Sendo assim, é interessante entender a proposta do armário cápsula, como aderir e como montar a estrutura. Por isso, preparamos este conteúdo completo para você ficar bem informado. Acompanhe e inspire-se.

armário cápsula como montar

Tudo sobre armário cápsula em um guia completo!

O costume de acumular coisas não faz mais sentido para muitas pessoas. Em meio a pontos como sustentabilidade e reaproveitamento, se livrar de roupas e acessórios que não se usa mais é totalmente louvável.

Nesse contexto, montar um closet enorme ou comprar um guarda-roupa grande deixou de ser necessidade. Está virando tendência investir em opções mais práticas e simples, como o armário cápsula.

Essa proposta é essencial para aqueles que decidem mudar seu estilo de vida e focar no minimalismo. Esse conceito tem como objetivo prezar apenas por aquilo que é realmente necessário, sem excessos. Afinal, acabamos acumulando muitas coisas que mal usamos no dia a dia.

Já publicamos uma série de conteúdos a respeito do estilo minimalista, pois é cada vez mais comum em projetos de arquitetura e decoração. Conhecendo melhor essa ideia, você entende perfeitamente porque o armário cápsula está cada vez mais em alta.

O que é um armário cápsula?

Mas, então, o que é um armário cápsula?

O nome já dá indícios da função dessa ideia. Cápsula é uma representação ao tamanho e propósito do móvel/estrutura, que tem como objetivo armazenar apenas o que é necessário. Em uma cápsula, há apenas aquilo que se necessita para consumir, por isso o uso do termo.

Segundo especialistas, a proposta do armário ou guarda-roupa cápsula é usar itens atemporais, apenas aqueles que são essenciais para montar composições casuais, formais, clássicas e modernas.

Esse conceito surgiu em meados da década de 1970, mas ganhou força nos últimos tempos, sobretudo quando influenciadores passaram a seguir a ideia. Assim, começaram a inspirar homens e mulheres.

armário cápsula rústico

Para quem vive em pequenos apartamentos, quartos compactos e cômodos com pouco espaço, essa é uma ótima proposta. Quando se trata da estrutura, você pode montar de diversas formas, como um closet improvisado e simples, por exemplo.

O armário cápsula é um estilo de vida para muitas pessoas, parte de um conceito minimalista que vai além de moda e decoração. Parece algo desafiador, mas é possível se acostumar a viver com poucas peças.

Quais suas vantagens e desvantagens?

O guarda-roupa cápsula, chamado também de guarda-roupa inteligente, possui algumas vantagens:

  • Economizar, evitando compras e gastos desnecessários e supérfluos;
  • Melhor aproveitamento das peças – contando com aquilo que você realmente precisa;
  • Uma boa forma de conhecer melhor seu estilo e preferências;
  • É uma opção prática e minimalista;
  • Você evita ficar horas na frente do guarda-roupa para decidir o que vestir;
  • Proposta sustentável;
  • Totalmente democrático – qualquer pessoa pode aderir, de solteiros a casais até crianças;
  • É possível montá-lo de diversas formas, como um closet improvisado ou customizado.

Por outro lado, destacamos algumas desvantagens desse conceito:

  • É uma proposta desafiadora, sobretudo para quem adora seguir tendências de moda;
  • Você precisará se livrar de tudo aquilo que não usa mais, o que é difícil para quem não é desapegado;
  • Alguns modelos são abertos, por isso a limpeza deve ser constante;
  • A organização precisa ser impecável, principalmente em armários compartilhados – como em quartos de casal, por exemplo.

o que é armário cápsula

Como montar um guarda-roupa cápsula? #dicas

Como montar um guarda-roupa cápsula passo a passo? Siga as dicas:

Considere a estação atual

O clima e a estação do ano favorecem a montagem de um guarda-roupa cápsula. Se for verão, dê preferência a peças mais leves e casuais, que podem ser usadas em casa, no trabalho, em passeios, etc.

Quando chegar o inverno, você pode renovar com peças para dias frios. De acordo com especialistas, o armário cápsula deve ser renovado de 3 em 3 meses, o tempo ideal para se livrar de algumas roupas e adquirir outras.

Conheça seu estilo

Cada pessoa tem um estilo diferente, seja moderno, clássico, simples, alternativo, enfim. Considere as peças que você mais gosta de usar e se sente confortável.

Além disso, é preciso levar em conta seus hábitos e rotina: trabalho, esportes, academia, passeios, enfim. Tudo isso ajuda a moldar uma coleção de peças agradáveis e elegantes.

Assim, fica mais fácil desapegar de roupas que não usa mais. Se você trabalha em casa, não faz sentido considerar looks para esse ambiente. Já para quem não frequenta eventos requintados, roupas sociais podem ficar em segundo plano.

Considere as cores

A organização fica mais fácil quando você define uma paleta de cores. Há quem goste de roupas em tons mais quentes, outros preferem as cores neutras. Em todo caso, é interessante separar as peças por tons que você mais usa, prezando sempre pela coerência e equilíbrio.

armário cápsula

Separe tudo e desapegue 

Comece a desapegar das peças que não usa há muito tempo e separe para doação. As peças atemporais e versáteis devem ter prioridade e, no caso de novas compras, faça substituições de uma peça por outra.

De modo geral, foque no básico, com tudo aquilo que faz parte do seu dia a dia. Caso haja algum evento ou situação em que é preciso usar determinado traje – como um casamento, por exemplo – você pode comprar ou alugar.

Foco na qualidade

A qualidade faz toda a diferença na montagem de um guarda-roupa cápsula. O grande erro das pessoas é comprar muita roupa e acessórios que usa uma vez ou pior que isso, nunca usa. Assim, elas ficam abandonadas no armário.

Além disso, muita gente quer aproveitar promoções e acaba adquirindo peças desnecessárias, além daquelas com preço baixo que duram até a primeira lavagem. Tudo isso pode ser evitado quando você começa a pensar na qualidade.

Mesmo que seja preciso fazer um bom investimento, no final será bem compensatório. Assim, a roupa dura mais, você valoriza as marcas e renova o seu estilo.

Quantidade de peças

Qual a quantidade de peças ideal para um armário cápsula?

Segundo especialistas, 30 peças são essenciais para cada duas estações (primavera-verão / outono-inverno). No total, para o ano todo, é indicado cerca de 70 peças. Obviamente, esse um padrão básico e bem relativo, de acordo com a estrutura do armário.

armário cápsula simples

Fotos e inspirações de armário cápsula

Após essas dicas, confira lindas fotos de armário cápsula para se inspirar. São ideias simples e surpreendentes.

Armário cápsula feminino

Muitos estilos de armário cápsula feminino são baseados em closets pequenos e planejados, sobretudo para quem tem pouco espaço no quarto. Sendo assim, as mulheres optam por roupas que podem usar no cotidiano, em diferentes ocasiões.

Além disso, o armário pode ser montado com acessórios gerais, calçados e estruturas como espelhos e nichos. Assim, fica mais fácil de organizar e limpar.

Para quem deseja seguir um conceito básico, há muitos tutoriais “faça você mesmo (DIY)” que ensinam a montar o guarda-roupa inteligente passo a passo.

Armário Cápsula compacto

Armário Cápsula feminino como montar

Armário Cápsula Feminino ideias

Armário Cápsula feminino

Armário Cápsula pequeno ideias

Armário Cápsula simples

Armário Cápsula

Armário feminino cápsula

Como fazer Guarda roupa cápsula

como fazer um Armário Cápsula feminino

como organizar um Armário Cápsula

dica de Armário Cápsula feminino

Dica de Armário Cápsula

Guarda roupa cápsula simples

ideias de Armário Cápsula feminino

Lindo Armário Cápsula feminino

Armário cápsula masculino

Naturalmente, muitos rapazes preferem montar um guarda-roupa sem o excesso de roupas, afinal, todos buscam composições simples, confortáveis e elegantes – típico de um estilo casual.

Sendo assim, planejar um armário cápsula não é tão desafiador para o público masculino. De modo geral, camisetas, camisas, calças, bermudas, blusas e calçados são essenciais (em pouca quantidade), assim como alguns acessórios: bonés, pulseiras, relógios, etc.

Por isso, o guarda-roupa cápsula dos homens pode ser montado com estruturas como nichos, gaveteiros, araras, madeira, entre outros. Ideias não faltam.

Armário Cápsula masculino

Armário Cápsula pequeno ideias 1

Armário Cápsula rustico

Armário Cápsula simples ideias

Armário Cápsula simples 1

Armário Cápsula tipo closet 1

como montar Armário Cápsula

como organizar um Armário Cápsula 1

Guarda roupa cápsula com madeira

Guarda roupa cápsula para casal

Guarda roupa cápsula

ideias de Armário Cápsula masculino

ideias de Armário Cápsula

pequeno Armário Cápsula


E então, gostou de saber tudo sobre armário cápsula? Vai aderir a essa tendência? Deixe um comentário com suas opiniões e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...