Chá de Sene – Benefícios, Dúvidas e Como Fazer Fácil!

Há tempos o chá de sene virou sensação entre as pessoas. Começou a ganhar espaço na mídia, é frequentemente promovido por famosos, alvo de matérias e de comentários de médicos.

O grande apelo dessa fórmula é o emagrecimento rápido. Além disso, é tratado como uma opção para acabar com a prisão de ventre, entre outros grandes benefícios.

Mas, será que o chá de sene possui mesmo essas funções? É realmente a melhor alternativa para perder peso? Quais são as indicações e as contraindicações?

Se você pretende conhecer essa erva e entender todas as suas qualidades, acompanhe o conteúdo completo e tire todas as suas dúvidas.

cha de sene

Folhas secas de sene | Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

Primeiramente, é importante conhecer melhor essa planta. Sene tem o nome científico de Senna alexandrina ou Cassia angustifolia, uma leguminosa de pequeno porte, com folhas verdes, flores amarelas e vagens.

As folhas são usadas na Fitoterapia para o preparo de chás. Tem origem asiática e também é muito comum na África, uma espécie muito consumida entre indianos e árabes.

No Brasil, o sene se popularizou com uma série de nomes diferentes, como fedegoso, cássia, sena e mamangá. Por se adaptar ao clima tropical, é amplamente cultivada no país.

cha de sene ideias

A planta é consumida no mundo inteiro | Pinterest

Chá de sene emagrece?

Segundo especialistas, não existe nenhuma comprovação científica que o chá de sene ajuda a emagrecer. Estudos mostram que não existem substâncias presentes na planta que levam à perda de peso.

O que acontece, é um efeito que leva ao emagrecimento de forma indireta. Ou seja: por seu efeito laxativo, o sene acaba com a prisão de ventre e causa até diarreias. Esses sintomas podem contribuir para a eliminação de peso em algumas pessoas.

Mas, na verdade, acontece mais uma perda de líquido do que de gordura. Além disso, o indivíduo pode ficar desidratado e com as funções intestinais prejudicadas.

Sendo assim, não é seguro tomar chá de sene para emagrecer. Você pode recorrer a outras opções mais potentes, assim como bons hábitos: comer melhor e fazer exercícios físicos.

sene

Folhas de sene prontas para um chá | Pinterest

Chá de sene causa câncer?

Outra dúvida comum: o chá de sene tem relação com câncer? De acordo com nutricionistas, não existe relação entre a planta e a doença.

O sene pode causar alterações intestinais, assim como outros problemas relacionados à diarreia e desidratação. Vômitos, alteração no fluxo menstrual, hipocalemia e colite são outros sintomas que aparecem em quem exagera no consumo deste chá.

Todavia, não há nenhuma evidência que relacione o sene a algum tipo de câncer.

Senna

A planta sene | Pinterest

Chá de sene tira o sono?

Não, o chá de sene não é considerado um energético. Portanto, não tira o sono. Segundo especialistas, você pode consumir durante a noite tranquilamente.

Para se ter ideia, o efeito acontece entre seis e doze horas após o consumo. Por isso, vale tomar até antes de dormir.

ideias de cha de sene

Sene tem flores amareladas e folhas verdes | Pinterest

Demora quantas horas para fazer efeito?

Conforme salientamos, ao ingerir o sene, você sentirá os efeitos em cerca de seis a doze horas. Ou seja, demora boas horas para que as alterações intestinais apareçam.

Se você sofre com prisão de ventre e deseja usufruir do efeito laxativo, prepare-se para ir ao banheiro. Então, não saia de casa durante o período e fique bem relaxado.

ideias de sene

Você pode até cultivar em casa | Pinterest

Chá de sene faz mal?

Sim, em grandes quantidades, o chá de sene faz mal. Conforme destacamos, o uso frequente e prolongado pode afetar as funções intestinais.

Sendo assim, o consumo deve ser feito em pouca quantidade, preferencialmente com a monitoria de um médico ou um nutricionista.

Nunca tome por mais de dez dias seguidos. A principal indicação de consumo é de três copos por até três dias.

Além de afetar a flora intestinal, o chá de sene ainda pode causar vômitos, cólicas, diarreira frequente, assim como a desidratação.

Então, nunca tome chá de sene por conta própria. Consulte sempre um profissional para que seja avaliado antes de consumir este ou outro chá – principalmente se for para perder peso.

o que e sene

Sene é uma planta com belas flores | Pinterest

Existem contraindicações?

Sim, há diversas contraindicações no consumo de chá de sene:

  • Não é indicado para crianças menores de 10 anos;
  • Não deve ser consumido por gestantes e lactantes;
  • Idosos e mulheres em período menstrual também não devem consumir;
  • Qualquer pessoa com doença, sensibilidade ou obstrução intestinal crônica;
  • Pessoas com colite, apendicite, hemorroida e enterite;
  • Quem toma remédios para o coração, laxantes, com cortisona ou diuréticos;
  • Se você faz uso de algum medicamento, consulte o médico antes de tomar.
o que e cha de sene

Você pode comprar o chá em várias lojas de produtos naturais | Pinterest

Para que serve? – Benefícios do chá de sene

Quais são os benefícios do chá de sene?

  • É um poderoso laxativo, essencial para acabar com a prisão de ventre e problemas de constipação intestinal;
  • Possui propriedades vermífugas e purgativas, um excelente remédio natural para ajudar as pessoas a defecar;
  • É excelente para ajudar o organismo a eliminar vermes e outros parasitas;
  • Considerado um antioxidante natural, ajuda a proteger as células dos radicais livres e o envelhecimento precoce;
  • O sene é anti-inflamatório e analgésico: ou seja, ajuda a diminuir dores e evita a inflamação de determinadas partes do corpo.
sene folhas

A folha verde de sene | Pinterest

Como fazer chá de sene? – Dicas e receitas

Antes de fazer o chá de sene, consulte sempre o seu médico!

Além disso, tome até três xícaras de chá por até três dias seguidos. Misture sempre de 1 a 2 gramas de folhas de sene em cerca de 250 ml de água.

Por outro lado, você pode fazer o consumo das cápsulas. Geralmente, estão disponíveis as opções de 100 a 300 mg nas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

folhas de sene

O chá tem grande efeito laxativo | Pinterest

Veja algumas opções de consumo do sene com outras ervas. 

Chá de sene com canela

A canela pode dar um plus no chá de sene, sobretudo em relação ao gosto. Além desse ingrediente, você também pode inserir pequenos pedaços de gengibre.

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
  • Canela em pau;
  • Gengibre descascado

Para fazer, primeiramente ferva a água. Adicione o gengibre e a canela e ferva por mais 30 segundos. Tire do fogo e acrescente as folhas de sene.

Por fim, deixe descansar por 5 minutos, mexa e sirva. Tome pelo menos três xícaras ao dia, sobretudo para usufruir do efeito laxativo.

sene planta

Vaso com sene plantado para cultivar em casa | Pinterest

Chá de sene com hibisco

O hibisco é uma erva que chama atenção pelo efeito diurético. Sendo assim, pode ser um bom combo com o sene para quem tem dificuldade em ir ao banheiro.

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
  • 1 colher de sopa de folhas de hibisco

Ferva a água por cerca de dois minutos. Adicione as folhas secas de sene e hibisco e deixe abafar por cinco minutos. Coe e consuma quente ou frio.

folhas secas de sene

Pinterest

Chá de sene com cavalinha

A cavalinha é outra erva com efeito diurético que combina bastante com chá de sene. Você pode fazer uma mistura com as duas opções para aproveitar todos os seus efeitos.

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
  • 1 colher de sopa de folhas de cavalinha

Para fazer, ferva bem a água por cerca de dois minutos. Depois, faça a infusão com as folhas de sene e cavalinha por cinco minutos. Coe e consuma do jeito que mais gosta, quente ou frio.

sene em po

O sene em pó é outra opção para chás | Pinterest

Chá de sene com ameixa

O chá de sene com ameixa é considerado um potente combo laxativo. Portanto, tenha cautela ao tomar e pergunte ao seu médico se essa é uma combinação indicada para o seu caso.

O melhor método para fazer é ferver três ameixas secas com 1 xícara de água por cerca de cinco minutos. Depois, misturar com o chá de sene e consumir durante o dia.

sene em caps

Chá de sene em cápsulas com 500 mg | Pinterest

Chá de sene com limão

Por fim, outra ideia é misturar o sene com o limão. O melhor método é incluir algumas gotinhas de limão no chá de sene.

Você também pode usar um copo de suco de limão junto com 150 ml do chá de sene para ter um resultado efetivo.

Lembrando que essa combinação é indicada para regular o funcionamento do intestino e acabar com a prisão de ventre, mas deve ser consumida com cautela. Na dúvida, peça orientação para o seu nutricionista.

05 Cha de cavalinha

A cavalinha é uma erva que combina com sene | Pinterest


Enfim, gostou de saber mais sobre o chá de sene? Siga as dicas e consuma sempre com a orientação de um especialista. Gostou? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...