Chá de Canela – 9 Benefícios e Como Fazer Fácil!【2024】

A canela é conhecida cientificamente como Cinnamomum, e é uma especiaria aromática que pode ser usada em diversas receitas e até mesmo como chá de canela, Uma proposta deliciosa que pode trazer diversos benefícios à saúde.

Se você já tomou chá de canela, mas ainda não conhece os benefícios dessa bebida, no post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de chá e os benefícios e riscos que a bebida traz à saúde.

0 cha de canela

Dúvidas Frequentes – FAQ

Chá de canela emagrece?

O chá de canela é uma excelente bebida com atividade anti-inflamatória, o que pode auxiliar na diminuição do acúmulo de gordura e consequentemente ajudar no processo de emagrecimento.

1 dicas sobre cha de canela

A bebida pode auxiliar no processo de emagrecimento

A presença de cinamaldeído na especiaria ajuda a acelerar o metabolismo e elevar a temperatura do corpo, o que pode ser uma ótima opção de bebida pré-treino, estimulando a queima de gordura corporal durante os exercícios e facilitando o emagrecimento.

Dessa maneira, a bebida pode sim auxiliar no processo de emagrecimento, mas nesse caso, é indispensável garantir uma alimentação equilibrada e saudável, além da prática de exercícios físicos.

2 cha de canela para emagrecer

Chá de canela aumenta a pressão?

Ao contrário do que se pensa, o chá de canela não aumenta a pressão, pelo contrário, a bebida é capaz de diminuir a pressão arterial.

A presença de compostos, como fenólicos e antioxidantes, são essenciais e aliados no tratamento da hipertensão, ajudando a regular a pressão arterial e baixá-la.

apesar de bastante benéfico, a recomendação é de fazer o uso da bebida com recomendação médica e no máximo 6 g diárias da especiaria, já que o excesso também pode causar efeitos colaterais.

3 cha de canela para pressao arterial

A bebida pode ajudar a baixar a pressão arterial

Chá de canela ajuda a descer a menstruação?

Apesar de bastante comum a indicação de chá de canela para normalizar a menstruação atrasada, não há evidências científicas que demonstrem o real impacto da especiaria na regulação do ciclo menstrual. Sendo assim, a recomendação em casos de menstruação atrasada é de procurar um médico.

Apesar de não ter evidência em relação a regular menstruação atrasada, há estudos que apontam que a preparação do chá com a espécie de canela Cinnamomum zeylanicum, pode ser eficiente para aliviar sintomas de cólicas menstruais e até mesmo reduzir o fluxo menstrual, sendo uma opção caseira e de fácil preparo para aliviar os sintomas durante a menstruação.

4 informacoes sobre cha de canela

Posso tomar chá de canela na gravidez?

A recomendação é de que gestantes não consumam chá de canela, uma vez que a especiaria pode estar relacionada ao estímulo de contrações no útero, o que pode levar a um fator de risco e até mesmo ao aborto.

É verdade que o chá de canela ajuda a induzir o parto?

A bebida a base da especiaria pode sim auxiliar na reta final da gravidez, estimulando as contrações uterinas que levam ao parto.

A quantidade e o momento ideal para o consumo do chá devem ser decididos junto com profissionais da saúde.

A canela ajuda a tratar a tosse?

A clássica receita de vó de que chá de canela ajuda a tratar tosse realmente tem fundamento.

O chá com especiaria ajuda a fluidificar as secreções, facilitando o processo de expulsar o catarro, além de combater micro-organismos responsáveis por alterações respiratórias. como a tosse.

Assim, a receita do chá com especiaria pode ser efetiva como uma opção caseira para tratar a tosse.

5 cha de canela para tosse

A bebida com especiaria pode tratar a tosse

Chá de canela tira o sono?

A bebida a base da especiaria pode promover mais estado de atenção do que fadiga, sendo assim, esse tipo de chá não é uma recomendação de bebida para auxiliar no sono. Pelo contrário, o chá pode funcionar como um estimulante e deve ser evitado por quem tem problemas como insônia.

6 dicas e informacoes sobre cha de canela

A bebida a base de especiaria pode prejudicar o sono

Contraindicações do chá de canela

Apesar de bastante benéfico, o chá de canela não deve ser consumido por gestantes ou lactantes.

A bebida a base de especiaria também é contraindicada para pessoas com úlceras gástricas ou que possuem doenças no fígado.

Para que serve? – Benefícios do chá de canela

O chá de canela é uma bebida bastante conhecida pelos seus diversos benefícios à saúde. Para conhecer mais sobre a bebida, elencamos os principais benefícios de tomar regularmente esse tipo de chá.

  • Controla a diabetes: a bebida é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue pós-prandial através da inibição da alfa-glicose intestinal e da alfa-amilase pancreática. Assim, os compostos bioativos também são capazes de melhorar a ação da insulina.
  • Melhora a digestão e os gases: o consumo após as refeições pode auxiliar no aumento do gasto energético por conta da presença de cinamaldeído, que possui ação anti-inflamatória e também impede o excesso de flatulência.
  • Auxilia no emagrecimento: o cinamaldeído é um composto presente na bebida que é capaz de estimular o metabolismo, ajudando o corpo a queimar o excesso de gordura e auxiliando no emagrecimento.
7 beneficios do cha de canela

A bebida tem diversos benefícios à saúde

  • Melhora a saúde bucal: a presença de cinamaldeído e eugenol são compostos com propriedades bactericidas, ajudando na prevenção e combate de problemas bucais como cárie, gengivite e mau hálito.
  • Cuida da saúde mental: os antioxidantes presentes na bebida previne, os danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central, melhorando a memória e auxiliando na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson.
  • Previne doenças do coração: a presença de antioxidantes ajuda a prevenir a oxidação de células de gordura, diminuindo níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim. A bebida também contribui para prevenir de doenças do coração, como infarto e derrame.
8 cha de canela para a saude

O consumo regular do chá pode melhorar a saúde

  • Melhora o humor: as propriedades anti-inflamatórias da Canela ajudam a evitar inflamações de células do sistema nervoso central e melhoram a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por regular o humor e sensação de bem-estar.
  • Melhora a digestão: a ingestão do chá auxilia na ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes, melhorando a digestão e reduzindo a formação e excesso de gases.
  • Fortalece o sistema imunológico: a presença de cânfora, eugenol e cinamaldeído, são compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes; assim, o consumo do chá ajuda no fortalecimento e melhora as funções do sistema imunológico, combatendo infecções como gripes e resfriados.

9 beneficios do cha de canela para a saude

Como fazer chá de canela? – Dicas e receitas

Chá de canela com gengibre

O chá de canela com gengibre é uma combinação de sabores deliciosos e ainda é uma opção de bebida para quem precisa de concentração e disposição.

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 rama de canela em pau
  • ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
  • 2 cravos-da-índia

 

Modo de preparo:

  • Adicione a canela, o gengibre e o cravo na água e leve para ferver;
  • Ao atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 10 minutos;
  • Coe o chá antes de consumi-lo.
10 receitas de cha de canela com gengibre

A bebida ajuda na concentração e disposição

Chá de canela com limão

Para quem procura uma opção caseira para tratar a tosse, a mistura de canela e limão é uma ótima opção.

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 rama de canela em pau
  • 1 rodela de limão
  • 2 cravos-da-índia

 

Modo de preparo:

  • Adicione a canela, o limão e os cravos na água e leve para ferver;
  • Ao tingir o ponto de fervura, desligue o fogo e mantenha a panela fechada por 5 minutos;
  • Depois desse tempo, coe o chá para consumi-lo.

11 receita de cha de canela com limao

 

Você já sabia dos benefícios dessa bebida para a saúde? Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de chá, já pode tomar a bebida com moderação e aproveitar dos benefícios.

Você pode gostar...