Chá de Cavalinha – Benefícios e Como Fazer Fácil!【2024】

O chá de cavalinha é um dos mais buscados quando se trata de emagrecimento. Sua função diurética é muito potente e atrai cada vez mais pessoas.

De fato, trata-se de uma opção natural e com uma série de funções. Os benefícios são essenciais para a saúde, por isso você deve saber tudo sobre essa erva.

Conheça o chá de cavalinha e aprenda como fazer passo a passo.

cavalinha

Primeiramente, o que é cavalinha? 

É uma planta conhecida cientificamente como Equisetum, que significa rabo de cavalo. Se popularizou no Brasil como cavalinha e se tornou uma das principais ervas medicinais.

É uma planta perene e herbácea que cresce de forma ereta, caracterizada pela cor verde escura, como se fosse um pequeno bambu.

O caule é o que mais se destaca, sem flores e sementes, com poucas folhas. É oco e áspero, tornando a espécie bem peculiar. Por aqui, se desenvolve bem em solos pantanosos, geralmente durante as estações mais quentes.

cavalinha

Dúvidas Frequentes – FAQ

O chá de cavalinha é um dos mais populares devido aos benefícios. Entenda melhor as funções dessa planta no organismo. 

Chá de cavalinha emagrece? Quantos quilos?

A pergunta que todos fazem: chá de cavalinha emagrece mesmo?

Segundo especialistas, sim. É uma opção que se destaca na lista de chás emagrecedores devido à função diurética.

Os chás diuréticos ajudam a combater a retenção de líquidos, além de ser antioxidante e ter efeito termogênico. Com isso, elimina as toxinas do corpo por meio da urina.

A cavalinha age melhor no organismo do que outras opções de remédios. É natural e comparada ao hibisco na função diurética.

cha cavalinha

Com isso, é possível eliminar a gordura localizada, sobretudo se o consumo for associado com uma dieta e uma rotina de exercícios e bons hábitos.

De acordo com médicos, é possível eliminar mais de 5 quilos com o uso frequente do chá de cavalinha. Entretanto, cada caso é um caso. A indicação deve ser feita de acordo com cada corpo/biotipo.

Vale destacar que o emagrecimento só acontece devido a uma série de fatores. Ou seja, a cavalinha é apenas um complemento para esse objetivo.

o que e cha de cavalinha

Existem contraindicações?

Quais são as contraindicações do uso de cavalinha? Faz mal para o fígado? De acordo com nutrólogos, algumas pessoas não devem consumir essa erva, como:

  • Gestantes e lactantes
  • Crianças de menos de 12 anos
  • Pessoas com insuficiência cardíaca
  • Quem tem problemas renais
  • Pessoas com pressão baixa

Cavalinha faz mal para o fígado? Sim, mas quando o consumo é excessivos. Segundo nutricionistas, em doses prolongadas, pode induzir a hepatite crônica (inflamação) e cirrose hepática, um tipo de lesão no fígado.

Tomar muito chá de cavalinha também pode causar a perda de sais minerais no corpo, gerando mal-estar, desidratação, diarreia, dor de cabeça e fraqueza muscular.

Por fim, influencia na produção de vitamina B e não deve ser usada junto a laxantes e medicamentos diuréticos.

Sendo assim, é indicado consumir até três xícaras de chá por dia ou conforme a indicação de um profissional (médico, nutricionista, etc).

cavalinha cha como fazer

Posso tomar à noite?

Não é indicado tomar chá de cavalinha durante a noite. Justamente porque tem efeito termogênico e mantém o organismo acelerado.

Além disso, o efeito diurético aumenta a necessidade de eliminar líquidos, ou seja, de ir ao banheiro fazer xixi.

Portanto, consuma o chá durante o dia, assim você fica mais tranquilo. Durante a noite, é indicado tomar chás calmantes, como a camomila e o maracujá, por exemplo.

o que e cavalinha

Posso tomar todos os dias?

A frequência de consumo depende da indicação de um profissional. De modo geral, você deve seguir um ciclo e não prolongar o uso.

“A dosagem deve ser individualizada como também o tempo de uso”, revela uma profissional de Nutrição consultada pelo UOL.

Tanto o uso prolongado quanto a alta quantidade podem gerar uma série de problemas para o organismo. Assim, ao invés de emagrecer, você sofrerá com adversidades.

A cavalinha deve ser consumida durante alguns dias, até três xícaras de chá por dia. Em todo caso, siga sempre as orientações de um médico antes de começar a tomar.

cavalinha planta

Chá de cavalinha trata infecção urinária?

Alguns estudos recentes revelam que a cavalinha ajuda a combater fungos e bactérias que causam danos no organismo.

Neste grupos, estão os agentes responsáveis pelas infecções urinárias, como a Escherichia coli. Sendo assim, é um bom aliado para prevenir e tratar essa enfermidade.

Todavia, você deve sempre consultar um médico para saber qual é o melhor tratamento. A cavalinha atua como complemento e os testes ainda não são totalmente conclusivos.

cavalinha cha

Para que serve? – Benefícios do chá de cavalinha

Quais são os principais benefícios do chá de cavalinha?

  • Elimina toxinas do corpo e combate a temida retenção de líquidos, por isso ajuda no emagrecimento;
  • O efeito diurético e termogênico também ajudam a potencializar a queima de gordura, desde que usado como um complemento, junto a bons hábitos de saúde;
  • A cavalinha também pode auxiliar a regeneração óssea e prevenir a osteoporose;
  • Possui antioxidantes que eliminam os radicais livres e combatem o envelhecimento da pele;
  • Ajuda a diminuir inflamações e fortalecer as defesas do organismo;
  • Estudos em animais indicam que a cavalinha pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, consequemente prevenindo doenças como o diabetes;
  • Pode atuar como preventivo à infecção urinária, tanto pelo efeito diurético quanto por combater as bactérias que causam essa enfermidade;
  • Tem efeito antiinflamatório e desintoxicante.

cha de cavalinha

Como fazer chá de cavalinha? – Dicas e receitas

Como fazer chá de cavalinha passo a passo?

Em todo caso, indicamos que você use sempre a erva para chá. Evite os sachês, extratos e a opção em cápsulas. A erva possui a maior concentração de nutrientes e garante melhores resultados, com mais benefícios para a saúde.

Veja algumas opções de receitas com cavalinha e seus benefícios.

Chá de cavalinha com hibisco

O chá de cavalinha com hibisco é chamado de chá para secar. É um forte combo diurético, perfeito para eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos.

Para fazer: 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de hibisco e 2 colheres (sopa) de cavalinha.

Ferva a água e depois misture o hibisco e a cavalinha. Abafe e coe. Deixe gelar para tomar durante o dia, mas não consuma mais de 200 ml por dia.

Chá de cavalinha com canela

Uma opção simples e que também ajuda a emagrecer. Você pode ferver 1 colher de sopa de cavalinha junto com 2 paus de canela.

Coe bem, deixe gelar e tome durante o dia. O consumo deve ser feito de acordo com orientação médica ou cerca de 3 xícaras de chá por dia.

Chá de cavalinha com gengibre

O chá de cavalinha com gengibre também é utilizado para perder gordura e reduzir peso. Além disso, tem um sabor mais forte, bom para quem gosta de chás diferentes.

Para fazer, ferva 170 ml de água com 1 colher de sopa de cavalinha e 5 fatias finas de gengibre. Se quiser, inclua raspas de limão e 1 canela em pau para melhorar o gosto.

Deixe tudo em infusão na água fervente por cerca de 10 minutos. Coe e deixe esfriar para tomar durante o dia.

cha de cavalinha como tomar

Chá de cavalinha com limão

O limão pode ajudar a potencializar o efeito emagrecedor da cavalinha. Por isso, é uma opção de chá que vale a pena consumir. Para fazer passo a passo:

  • Casca de 1 unidade de limão
  • 1 colher de sopa de cavalinha
  • 160 ml de água

Ferva a água e deixe a cavalinha e o limão em infusão. Depois de 10 minutos, coe bem e beba durante o dia, até três xícaras de chá por dia.


Enfim, o chá de cavalinha é uma opção incrível para a saúde. Entretanto, consuma sempre com orientação médica, assim você aproveita todos os benefícios da erva.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...