Guia de【LITHOPS】ᐅ O que é | Como Cuidar | Fotos Incríveis
Já ouviu falar em lithops? A famosa planta pedra ganha cada vez mais admiradores. É uma espécie muito interessante e perfeita para cultivar em casa, seja no jardim ou para decorar diversos espaços.
Esse tipo de suculenta apresenta uma série de variedades, com cores diferentes e técnicas simples de cultivo. Para entender o que é, como plantar e tudo sobre lithops, acompanhe este guia completo!
O que é lithops?
Segundo especialistas, lithops é um gênero de plantas suculentas que deriva do sul da África. Seu nome corresponde às palavras gregas “lith”, que significa pedra; e “ops”, que quer dizer face/rosto.
Para muitos, é conhecida como rosto de pedra, ou simplesmente planta pedra. Realmente, parece mesmo uma pequena pedra. Além disso, tem características de desenvolvimento semelhante aos cactos.
De fato, essa característica é essencial para sua sobrevivência em ambientes secos e áridos, sem disponibilidade de água. Na natureza, a planta adquire tanto o aspecto de pedra que se torna imperceptível.
De acordo com a Botânica, é uma planta pequena que apresenta dois pares de folhas unidas na base e fundidas na raiz. Na base da fissura, fica a região que é responsável pelo crescimento das plantas e pelo florescimento.
A lithops corresponde a mais de 300 espécies. Parte delas é endêmica, ou seja, desenvolve apenas em habitats específicos. Para se ter ideia, há versões consideradas raríssimas, como as lithops que crescem em regiões arenosas ou rochosas.
Com o tempo, a lithops se tornou uma planta ornamental conceituadíssima. Muitas pessoas começaram a cultivá-la em casa. Alguns colecionam e buscam os tipos mais raros. De fato, é uma bela espécie para quem ama jardinagem e suculentas.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Vale a pena cultivar lithops em casa? Se você está interessado em uma espécie fácil de cuidar, com várias cores e que ainda dá um plus na decoração, essa é uma ótima opção. Antes de começar, anote essas dicas.
- É uma planta de clima quente e seco, por isso gosta bastante de sol. Evite deixá-la na sombra. A lithops precisa de luz, mesmo que indireta, durante grande parte do dia.
- Se perceber sinais esbranquiçados ou queimaduras nas folhas, reduza o tempo no sol. Analise as características da planta para mantê-la sempre saudável.
- As regas devem acontecer somente durante os dias quentes. Mas nada de encharcá-las! Lembre-se que são plantas de clima árido. No inverno, não precisa molhar.
- É comum que a planta tenha apenas dois pares de folhas. Portanto, não estranhe. Geralmente as folhas velhas caem para dar lugar a novas.
- A lithops se desenvolve em solos arenosos e com cascalho. Outra ideia é usar substrato próprio para cactos e suculentas para garantir um bom crescimento, assim como areia e perlita (espécie de mineral extraído de rochas).
- Justamente pelas características do solo em que cresce, a lithops não exige adubação.
- A planta é atacada por pragas apenas quando há umidade ou água em excesso. Portanto, pegue leve nas regas e use produtos como óleo de Neem para afastar ácaros.
- A lithops floresce geralmente no fim do outono e no começo do inverno. As flores são lindas, geralmente amarelas ou brancas. Elas abrem no sol e duram cerca de cinco dias.
- Enfim, fique de olho no clima da sua região para cultivar a lithops da melhor forma. De forma geral, essa suculenta é fácil de cuidar.
Como plantar lithops?
Como plantar lithops passo a passo? Veja como é simples ter essa plantinha em casa, seja par cultivar em jardins, canteiros, vasos, etc.
- Acima de tudo, adquira as sementes em lojas especializadas. Geralmente, é vendido um pacote com 100 sementes. Há versões com apenas uma espécie ou com espécies misturadas, conhecidas como lithops mix;
- De fato, as sementes são minúsculas, então cuidado com o manuseio. Abra o pacote apenas quando for plantar na terra;
- Segundo especialistas, o melhor período para plantio é na primavera e no outono.
- Primeiramente, pegue um vaso médio e com furos para drenar a água;
- Prepare o substrato usando terra com areia ou terra com perlita, sempre em partes iguais;
- Coloque a mistura no vaso deixando um espaço de 1,5 cm até a borda;
- Umedeça o substrato com água e jogue as sementes por toda a terra;
- Cubra até a borda do vaso com o resto do substrato e umedeça novamente;
- Mantenha o vaso em um local quente, com incidência direta de luz solar;
- Se necessário, envolva o recipiente com o vaso para melhorar a umidade;
- O solo deve se manter úmido até o período de germinação.
- De acordo com especialistas, a germinação acontece de três semanas a um ano;
- Após a germinação, retire o plástico e continue com a rotina de regas, mas sem deixar o solo encharcado;
- Assim que as mudas ficarem grandes, você pode replantá-las em outros vasos.
Se você não quer esperar esse tempo todo, uma dica é comprar as mudas prontas. Assim, replanta nos vasos definitivos e mantém os cuidados básicos até que floresçam. Desse modo, seu jardim e sua casa ficam com lindas plantinhas!
Fotos de lithops e seus diferentes tipos
Você sabia que existem diferentes tipos de lithops? Selecionamos os mais famosos para você conhecer e se apaixonar.
A tabela mostra doze espécies mais conceituadas e fáceis de encontrar no mercado. Mas, conforme salientamos, são mais de 300 opções. Há versões populares e raríssimas!
Dorotheae
Uma das versões mais conhecidas, a Dorotheae é nativa da África do Sul. Recebeu o nome de Dorothea Huyssteen, que descobriu a planta em 1935. Segundo especialistas, cresce em quartzo cortado de grão fino e rocha de feldspato. Chama atenção pelas cores verde, bege e marrom.
1. A planta lembra pequenos botões quando se desenvolve em grandes quantidades
2. A flor amarelada deixa a lithops ainda mais linda e encantadora
3. A planta possui características únicas
4. O melhor momento acontece quando a planta floresce
5. Você pode cultivar várias lithops em vasos
6. Pequenos botões que parecem pedras
7. A cor marrom e os detalhes no topo deixam a planta lindíssima
8. Veja o solo em que você deve cultivar essa espécie
Aucampiae
A aucampiae é encontrada nos desertos e regiões áridas da África do Sul. Foi descoberta em 1929, na fazenda do pai de Juanita Aucamp, por isso recebeu esse nome. Ama solos arenosos e clima quente. Tem cor marrom e pequenos pontinhos escuros.
1. Lithops aucampiae com flores amarelas
2. No solo, a planta se camufla facilmente
3. A flor desabrocha no meio da planta e impressiona pela beleza
4. Na natureza, parecem pequenas pedras amarronzadas
5. Você pode cultivar em vários tipos e tamanhos de vasos
6. Veja como plantar e cultivar lithops em vasos
Bromfieldii
A bromfieldii é outra espécie bem conceituada e comum na África. Tem cor esverdeada, que a diferencia de demais tipos de suculentas.
1. O tom esverdeado deixa essa planta ainda mais bonita e com vivacidade
2. A planta pode se renovar e mudar de cor, conforme a foto
3. Veja como a planta abre o botão para dar espaço à flor amarelada
4. Ela cresce no meio de pedras e cascalhos
5. Com o tempo, a bromfieldii pode escurecer e mudar de cor
6. É uma espécie encantadora de suculenta
Gracilidelineata
Acima de tudo, o nome é bem complicado! Todavia, essa espécie de cor clara tem um significado bem peculiar: linha fina, devido à divisão entre as suas partes, bem evidente e separada por uma linha. De fato, uma espécie diferenciada, rara e muito bonita!
1. A flor amarela se destaca em meio às lithops claras
2. Linda imagem de suculenta para você cultivar em vasos
3. Parece pedra, não acha? Ainda mais com essa cor!
4. Desenvolvimento da planta antes do florescimento
5. De fato, parece até um pequeno cérebro, com destaque para a linha no meio da planta
Hallii
A hallii é uma espécie africana que possui cor marrom-avermelhada com branco leitoso ou cinza. Segundo botânicos, a diferença para outras versões é a cor branca das flores, por isso é muito conceituada e procurada por colecionadores.
1. A flor branca desabrochando e mostrando toda a sua beleza
2. Lindas plantinhas que crescem entre as pedras
3. Os detalhes na estrutura da lithops encantam
4. Quando a flor desabrocha, todos ficam encantados
5. De fato, é recomendado plantar várias no mesmo vaso
Karasmontana
A Karasmontana é uma das lithops mais comuns do mundo. Ela é encontrada nas montanhas Karas, na Namíbia, sul da África. Segundo colecionadores, se desenvolve em grandes touceiras, em condições climáticas semelhantes aos cactos. Possui um lindo tom avermelhado e flores brancas.
1. Bela Karasmontana com flor em destaque
2. Veja como cultivar em um vasinho com pedras
3. Parece uma pequena pedra esculpida no solo
4. O tom avermelhado deixa a suculenta ainda mais linda
5. Foto de lithops prestes a florescer
6. Lindas plantas pedra dispostas em um vasinho
Otzeniana
Com folhas grossas que possui cores entre o cinza e o verde, a otzeniana é uma espécie descoberta por M. Otzen. Chama atenção pelo tom escuro e se destaca em muitos projetos botânicos.
1. No solo, a planta fica com aspecto escuro e amarronzado
2. Essa é uma espécie que sempre se renova
3. A cor verde linda com as belas flores amareladas
4. Acima de tudo, essa espécie chama atenção pela junção de cores
5. As sementes podem ser encontradas em várias lojas de jardinagem
Onde comprar lithops? – Dicas de lojas e preços
Onde comprar sementes e mudas de lithops?
Felizmente, você encontra mudas e sementes em diversas lojas de produtos agropecuários, em lojas de jardinagem e também em floriculturas.
Há várias opções físicas e on-line: Garden Mania, Shopee, Mercado Livre, Americanas, entre outras. O pacote com 100 sementes de lithops custa cerca de 30 reais. Já uma muda custa cerca de 15/20 reais.
Basta fazer uma boa pesquisa e escolher a espécie que mais gosta. Se quiser, vale plantar vários tipos juntos, você vai amar a mistura de cores!
Enfim, gostou do nosso guia completo sobre lithops? Tem dúvidas? Aproveite e deixe um comentário! Boa sorte e até mais!