Chá Verde – Emagrece? + Benefícios e Tudo Sobre!【2022】

O chá verde é uma bebida feita a partir das folhas da planta Camelia sinensis, sendo bastante conhecido pelos diversos benefícios à saúde, mas você sabe exatamente quais as vantagens de tomar esse tipo de chá?

Se você já ouviu que o chá verde traz diversos benefícios à saúde, mas quer entender melhor sobre essa bebida e se há riscos no consumo, é só seguir a leitura e entender melhor sobre o assunto.

0 cha verde

Dúvidas Frequentes – FAQ

Chá verde emagrece?

Uma pergunta frequente é esse chá verde emagrece, e se você tem curiosidade sobre esse assunto, é bem provável que você também tenha interesse em saber quantos quilos emagrece por semana.

O chá verde tem efeito diurético, o que ajuda no combate à retenção de líquido e traz a sensação de desinchar, o que não significa que age direto no emagrecimento, mas sim, contra o excesso de líquido corporal.

Os compostos bioativos presentes na bebida, como a cafeína, as catequinas e os flavonoides, também auxiliam no metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia, o que pode auxiliar quem está em processo de emagrecimento com uma dieta equilibrada e realizando atividades físicas.

Desse modo, não dá para afirmar quantos quilos é possível eliminar tomando chá verde. já que a bebida pode auxiliar no processo, mas é essencial garantir uma alimentação equilibrada e saudável, além da prática de exercícios físicos para um processo de emagrecimento saudável.

1 cha verde para emagrecimento

Chá verde tem cafeína?

O chá verde é uma bebida que tem cafeína em sua composição, no entanto, a quantidade dessa substância é, em média, 3 vezes menor que a cafeína presente na mesma quantidade de café.

A presença de cafeína no chá verde pode ser uma ótima opção para quem procura uma bebida estimulante para melhorar a concentração e humor.

Chá verde faz mal? – Quais os malefícios?

Apesar de bastante difundido os benefícios do chá verde para a saúde, o excesso dessa bebida com doses superiores a 800 mg pode trazer malefícios à saúde, aumentando significativamente riscos como danos hepáticos.

O consumo de chá verde em altas quantidades pode causar náuseas, dor de cabeça, irritabilidade, insônia, vômitos, queimação e irritação no estômago, e alterações dos batimentos cardíacos.

O excesso da bebida também pode diminuir a absorção de ferro e em alguns casos pode causar intoxicação no fígado, por isso, a recomendação é de consumir esse tipo de chá moderadamente.

2 maleficios do cha verde

A bebida não deve ser consumida em excesso

Quais os riscos de tomar chá verde em cápsulas?

É bem provável que você já tenha ouvido falar da possibilidade de tomar cápsulas de chá verde para trazer benefícios a saúde, mas a verdade é que essas cápsulas podem ser prejudiciais.

Em geral, a concentração dos compostos ativos em cápsulas é muitas vezes maior, e as grandes dosagens desse chá podem causar diversos prejuízos à saúde, inclusive danos ao fígado.

Assim, a recomendação é de não utilizar as cápsulas de chá verde, e em caso de dúvidas sempre consultar um médico.

3 riscos do cha verde em capsulas

As cápsulas podem ter concentrações maiores e causarem danos à saúde

Chá verde é diurético?

O chá verde é uma bebida rica em cafeína, substância com poder diurético natural.

Assim, o consumo desse chá pode trazer efeito diurético e auxiliar na eliminação de líquido corporal, combatendo a retenção de líquidos.

4 dicas sobre cha verde

A bebida tem poder diurético

Chá verde tira o sono?

Para quem procura uma opção de chá para relaxar e ter uma boa noite de sono, o chá verde não é a recomendação já que a bebida tem cafeína, o que pode ser um estimulante.

Assim a recomendação é de evitar esse tipo de chá durante a noite, já que pode afetar a qualidade do sono.

No entanto, se você procura uma bebida estimulante e que ajude a aumentar a concentração, o chá com cafeína pode ser uma ótima opção para o dia.

Posso tomar chá verde em jejum?

Se você tem dúvidas sobre a possibilidade de beber esse chá ainda em jejum, saiba que a recomendação é de não consumi-lo em jejum.

A presença de cafeína na bebida tem efeito diurético e pode causar a desidratação mais intensa, uma vez que você passou horas sem se alimentar e se hidratar. Além disso, a bebida ainda pode estimular a secreção de sucos gástricos e irritar o estômago vazio, causando azia e desconforto gástrico.

Chá verde tem benefícios para a pele e cabelo?

A presença de flavonoides no chá verde é capaz de reduzir alguns danos causados pela exposição aos raios ultravioletas, como a oxidação de lipídios, vermelhidão e eritema. Assim, a ingestão da bebida pode auxiliar nos cuidados com a pele.

Outras substâncias presentes no chá também podem ser benéficas para a saúde da pele,  repelindo bactérias que podem causar espinhas.

O consumo da bebida ainda pode ser benéfico para o cabelo, uma vez que as substâncias presentes nesse chá ajudam a desobstruir os poros do couro cabeludo evitando pontas ressecadas nos cabelos e garantindo que os fios fiquem mais saudáveis.

5 beneficios do cha verde para pele e cabelo

A bebida é benéfica para a saúde da pele e dos cabelos

Contraindicações do chá verde

A bebida não é recomendada para gestantes e lactantes, além de ser contraindicada para pessoas que tenham dificuldade de dormir, alterações na tireoide, problemas renais ou no fígado, anemia, ulceras gástricas e gastrite.

As pessoas que fazem uso de medicamentos como anticoagulantes, reguladores de pressão e de colesterol alto, também devem evitar o consumo desse chá.

Para que serve? – Benefícios do chá verde

O chá verde é uma bebida com diversos benefícios à saúde. Sendo assim, reunimos as principais vantagens de consumir essa bebida.

  • Auxilia na perda de peso: O efeito diurético e as substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo auxiliam quem está em processo de emagrecimento.
  • Combate o envelhecimento precoce: A grande quantidade de antioxidantes presentes na bebida combate os radicais livres e previne o surgimento de rugas e flacidez precocemente.
  • Auxilia no combate a gripes e resfriados: A bebida é rica em propriedades antimicrobianas, auxiliando a combater bactérias e vírus que causam gripes e resfriados.
6 beneficios do cha verde

A bebida traz benefícios à saúde

  • Previne doenças do coração: A bebida é capaz de regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol ruim, LDL. O poder antioxidante inibe a formação de coágulos no sangue e pode prevenir doenças do coração como infarto, trombose e derrame.
  • Melhora a saúde bucal: As substâncias presentes na bebida podem evitar a formação de cáries e inflamação das gengivas, além de agirem contra o mau hálito.
  • Previne a diabetes: a ação oxidante das catequinas ajuda a diminuir o estresse oxidativo e melhora a função do hormônio insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue e auxiliando na prevenção e tratamento de diabetes.
  • Previne doenças neurodegenerativas: a presença de catequinas e flavonóides na bebida tem importante atividade antioxidante, combatendo radicais livres no cérebro e prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson.

7 beneficios do cha verde para a saude

  • Melhora a concentração: o consumo da bebida aumenta a liberação de adrenalina, dopamina e noradrenalina, hormônios e neurotransmissores que aumentam a concentração e são capazes de combater o sono.
  • Combate a retenção de líquidos: as substâncias presentes na bebida agem como diuréticos naturais, ajudando a combater a retenção de líquidos.

Como fazer chá verde? – Dicas e receitas

Para aproveitar todos os benefícios do chá verde, reunimos algumas receitas dessa bebida com diversos ingredientes, trazendo receitas especiais para quem deseja consumir a bebida de diferentes formas e com sabores variados.

Chá verde com limão

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de folhas secas de chá verde
  • Suco de meio limão

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de chá;
  • Tampe a panela e deixa em infusão por 10 minutos;
  • Para finalizar, coe o chá e adicione o limão antes de consumir a bebida.
8 receita de cha verde com limao

A bebida com limão é fácil de fazer

Chá verde com gengibre

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de chá verde
  • 1 colher (chá) de gengibre em pedaços ou ralado

Modo de preparo:

  • Coloque o gengibre dentro da água e leve essa mistura para ferver;
  • Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas secas de chá;
  • Tampe a panela e deixe a infusão por 5 minutos;
  • Coe a bebida antes de consumi-la.

9 receita de cha verde com gengibre

Chá verde com hibisco

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de chá verde
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de hibisco

 

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas secas de hibisco e chá verde;
  • Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos;
  • Coe o chá antes de bebê-lo.

10 receita de cha verde com hibisco

Chá verde com canela

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de chá verde
  • 1 colher (chá) de gengibre em pedaços ou ralado
  • 1 rama de canela em pau

 

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas secas de chá, o gengibre e canela;
  • Tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Coe a bebida antes do consumo.

11 receita de cha verde com canela

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de chá, já pode avaliar se essa é uma bebida adequada para o seu estilo de vida e suas condições.

Você pode gostar...