Irrigação de Jardim【2024】– Principais Tipos e Tudo Sobre!

A irrigação de jardim pode adotar diferentes técnicas para suprir a necessidade de água do paisagismo, garantindo que as plantas se mantenham saudáveis e lindas!

Para a manutenção das plantas, é importante escolher o melhor método de irrigação de jardim, levando em conta suas necessidades e a composição do projeto paisagístico, para garantir que as espécies cultivadas recebam a irrigação na quantidade ideal.

Para que você consiga escolher a melhor técnica de irrigação, reunimos diferentes possibilidades para o projeto paisagístico e informações sobre cada uma das técnicas para facilitar a escolha.

 

Tipos de irrigação de jardim

Irrigação por aspersão

A irrigação por aspersão utiliza de aparelhos que devem ser instalados em meio ao jardim. O item é ligado a uma mangueira para fornecimento de água e a base recebe água para molhar as plantas através de jatos.

O sistema por aspersão garante a irrigação com efeito parecido com chuva e é uma proposta de sistema barato e de fácil instalação.

Aspersor estático

Um dos tipos de irrigação por aspersão é a versão com aspersor estático, uma variação de base fixa com encaixe para mangueira.

Esse tipo de aspersor faz com que a água jorre como chuva e regue a área onde a base está instalada.

Para molhar outros pontos, é necessário ter mais que um aspersor estático ou movimentar o item pelo jardim.

1 tipo de aspersor para irrigacao de jardim Americanas

Via: Americanas

Aspersor giratório

O aspersor do tipo giratório tem base com movimento, o que permite que o sistema gire enquanto recebe a água da mangueira.

Assim, o sistema de irrigação com movimento giratório garante que a água seja dispersada por uma área maior do jardim, evitando a concentração de água em um único ponto, como é o caso do aspersor estático.

2 modelo de aspersor giratorio para irrigacao Mercado Livre

Via: Mercado Livre

Aspersor oscilante

A irrigação do jardim também pode ser feita por meio de um aspersor do tipo oscilante, em que a base se movimenta para os lados em forma de leque.

Nesse tipo de irrigação, a água é dispersa por diferentes áreas do jardim, evitando a concentração em um único ponto.

3 sistema para irrigacao de jardim Gardena Brasil

Via: Gardena Brasil

Irrigação por gotejamento

Entre os diferentes sistemas de irrigação de jardim, uma das possibilidades é a proposta de irrigação por gotejamento.

O sistema de gotejamento simples consiste em uma mangueira com furos, por onde saem pequenas gotículas de água que caem sobre o solo, molhando apenas as raízes das plantas.

A vantagem do sistema de gotejamento é o fato de que água molha apenas o solo, ideal para projetos paisagísticos compostos por espécies que não devem ter folhas e flores molhadas.

4 tipo de irrigacao simples para jardim Mercado Livre

Via: Mercado Livre

Irrigação manual

Uma das técnicas mais simples para garantir as regas no jardim é a irrigação manual, uma proposta fácil e de baixo custo.

A irrigação manual pode ser feita utilizando mangueiras simples ou com pontas de esguicho, pulverizadores e até mesmo regadores.

Apesar da vantagem de ter custo baixo, a irrigação manual exige comprometimento de alguém para efetuar as regas de forma regular e atingindo todo o jardim.

5 dicas irrigacao jardim Tramontina

Via: Tramontina

Irrigação automatizada

Uma tendência nos projetos atuais é a automatização, que pode se estender até mesmo para irrigação do jardim, criando um sistema automatizado para garantir regas regulares.

Os sistemas automatizados de irrigação podem ter horários programados para rega, definição de dias e até mesmo medir a umidade do solo identificar a necessidade da rega.

Além da praticidade da automação na irrigação, também há o benefício da eficiência de uso dos recursos hídricos.

Para o sistema de irrigação automatizado, alguns mecanismos podem ajudar a transmitir a necessidade ou não de irrigação, e entre esses mecanismos estão:

  • Sensor de chuva: o sensor de chuva é um tipo de peça aparente que é instalado próximo do jardim, coletando a água precipitada da chuva. Assim, o sistema emite leituras para a central de automação, que identifica o volume de água da chuva e evita a irrigação quando o solo já está recebendo a água da chuva.
6 dicas para irrigacao automatizada Casairriga

Via: Casairriga

  • Sensor de umidade: esse tipo de sensor é instalado no solo do jardim, detectando a umidade onde a sonda está enterrada. Esse tipo de sensor envia sinais para a central de automação, mostrando a umidade do solo e a necessidade ou não da irrigação ser acionada. Uma vantagem de utilizar sensor de umidade é o fato de que é possível instalar diversos sensores em diferentes pontos jardim, medindo a umidade que pode oscilar de um ponto para outro e acionando o sistema de irrigação apenas nos pontos necessários do jardim.
7 dicas para irrigacao automatica de jardim Irrigat

Via: Irrigat

  • Válvula solenoide: esse tipo de válvula pode ser parte do sistema de irrigação automatizada e é responsável por controlar o fluxo de água de modo automático. Assim, quando energizada a válvula se abre para que a água alcance os pontos necessários. O acionamento pode ser feito por meio de uma central controlada a distância.
8 dicas de irrigacao Casairriga

Via: Casairriga

Agora que você já viu as dicas de como suprir a necessidade de água do projeto paisagístico, já pode escolher a melhor técnica para a irrigação.

Você pode gostar...