Como fazer mudas de suculentas? ➞ 3 métodos INFALÍVEIS!

Você sabe como fazer mudas de suculentas? As suculentas são plantinhas que já caíram no gosto popular e além de serem fáceis de cuidar, também são fáceis de reproduzir.

Para quem gosta desse tipo de plantinha, a possibilidade de criar novas mudas permite aumentar a coleção em casa ou pode ser uma opção para criar novas plantas para presentear pessoas queridas.

E se você gosta da ideia de reproduzir as plantinhas, trouxemos tutoriais de como fazer mudas de suculentas em casa de maneira simples e eficiente.

 

Dicas para fazer mudas de suculentas

Para acertar na reprodução de suculentas algumas dicas são essenciais, e para que você não erre no processo, trouxemos as dicas que podem fazer com que processo de desenvolver mudas seja um sucesso!

  • Escolha da planta: a escolha da planta pode influenciar na eficácia de desenvolvimento de mudas e algumas espécies são mais fáceis de reproduzir. As espécies mais fáceis para reprodução são dos gêneros Echeveria (conhecidas também como Rosas de Pedra), Sedum, Graptopetalum e Pachyphytum e as híbridas Graptoveria, Sedeveria, Pachyveria, Graptosedum e Graptophytum.
  • Escolha da folha: o desenvolvimento de mudas costuma ser feito pela folha, e nesse caso, é essencial escolher uma folha de uma planta saudável. A folha deve ser retirada da região intermediária da suculenta, denominada de roseta, já que a retirada sem quebrar a base da folha é mais simples do que fazer a retirada da base da planta.
1 dicas para fazer mudas de suculentas World of Succulents

Via: World of Succulents

  • Preparação do vaso: o sucesso do desenvolvimento da muda também leva em conta a preparação do vaso, para que as folhinhas já enraizadas possam ser transplantadas. A recomendação para a preparação do vaso é escolher uma opção que tenha bom escoamento de água e preparar uma mistura de partes iguais de terra vegetal e areia de filtro de piscina ou perlita.
2 dicas para plantar muda de suculenta Naturallist

Via: Naturallist

Como fazer mudas de suculentas? – Passo a passo

Como fazer mudas de suculentas com as folhas

Para desenvolver mudas de suculentas de maneira simples, uma boa maneira é através das folhas.

Para isso, retire uma folhinha da suculenta que deseja reproduzir e coloque essa folha sobre uma superfície, como um prato, folha de papel toalha ou uma bandeja, sem a necessidade de substrato ou água final.

3 passo a passo simples para fazer mudas de suculentas GardenTech

Via: GardenTech

4 dicas de como fazer mudas de suculentas com folhas Instructables

Via: Instructables

A folha também pode ser colocada sobre a terra, mas nesse caso é essencial que o solo não fique encharcado.

5 dica para fazer mudinha de suculenta Instructables

Via: Instructables

6 dica facil para fazer muda de suculenta The Garden

Via: The Garden

Deixe a folha sobre a superfície escolhida por alguns dias ou semanas e com o passar do tempo é possível ver que a folha começa a desenvolver algumas raízes rosadas e até mesmo brotinhos, que nascem a partir da base.

Quando as folhas já tiverem com boas raízes, é hora de fazer o plantio em um substrato adequado para suculentas. No plantio, enterre apenas as raízes no solo, deixando a folhinha sobre a terra.

Durante a primeira semana,  mantenha a planta em local que receba luz solar pela manhã, e ao passar das semanas vá aumentando gradualmente a exposição da muda ao sol.

7 passo a passo simples para fazer mudas de suculentas Bunnys Garden

Via: Bunnys Garden

8 passo a passo para fazer muda de suculenta Leaf Clay

Via: Leaf Clay

Como fazer mudas de suculentas com canela

Para o processo de como fazer mudas de suculentas utilizando canela, o primeiro passo é escolher um recipiente, como um potinho ou copo, para utilizar como espécie de berçário para as mudas.

Coloque um pouco de água no fundo do recipiente escolhido e polvilhe de 3 a 4 punhadinhos de canela, e misture junto a água.

Cubra o recipiente com um plástico ou papel filme, deixando a cobertura bem firme e sem folgas.

Faça pequenos furos no plástico, que sejam suficientes para encaixar as folhinhas que serão utilizadas para a reprodução da suculenta.

Encaixe as folhas nos furinhos feitos no plástico, garantindo que a base das folhinhas não toque na água.

10 como fazer muda de suculenta simples Canal Salva pela Graca Deus Familia e Adocao

Via: Canal Salva pela Graça- Deus- Família e Adoção

O berçário para reprodução de suculentas deve ser mantido em local fresco, com luminosidade e sem incidência direta de sol.

A partir de 10 dias, é provável que as folhas comecem a germinar, e nos dias seguintes é possível notar o surgimento de raízes e brotinhos na base das folhas.

9 dica para fazer muda de suculenta L Hong To Rtai

Via: L Hong To Rtai

Ao notar que as folhas já estão com raízes, corte o plástico com cuidado e retire as mudinhas.

Faça o plantio das mudas em substrato e enterre no solo apenas as raízes.

Inicie o processo de como cuidar de suculenta para que a muda se desenvolva e se torne uma planta saudável.

Como fazer mudas de suculentas em garrafa PET

A reprodução das suculentas também pode ser feita com uma garrafa pet, e nesse caso, basta fazer a higienização do item e em seguida fazer furos ao longo da garrafa, mantendo, em média, 5 cm da base sem furos.

Os furos ao longo da garrafa devem ser suficientes para encaixar as folhinhas de suculentas.

Preencha o fundo sem furos da garrafa pet com água e coloque a tampa. Em seguida, encaixe as folhas de suculentas nos buraquinhos feitos ao longo da garrafa.

12 dica para fazer mudinha de suculenta Meu Verde Jardim

Via: Meu Verde Jardim

13 dica simples para fazer muda de suculenta Como Plantar e Cuidar

Via: Como Plantar e Cuidar

14 dica com passo a passo para fazer muda de suculenta Pinterest

Via: Pinterest

Deixe a garrafa em local iluminado e sem incidência direta de luz solar.

A partir de 2 semanas é possível notar que as folhas começam a desenvolver raízes e até mesmo brotinhos, e isso indica que as folhas já podem ser retiradas da estrutura e plantadas.

11 passo a passo para fazer muda de suculenta Como Plantar e Cuidar

Via: Como Plantar e Cuidar

15 passo a passo de muda de suculenta Reddit

Via: Reddit

 

Agora que você já viu como fazer a reprodução dessas plantas, já pode colocar os tutoriais em prática e garantir novas mudas.

Você pode gostar...