Como fazer mudas de suculentas? ➞ 3 métodos INFALÍVEIS!
Você sabe como fazer mudas de suculentas? As suculentas são plantinhas que já caíram no gosto popular e além de serem fáceis de cuidar, também são fáceis de reproduzir.
Para quem gosta desse tipo de plantinha, a possibilidade de criar novas mudas permite aumentar a coleção em casa ou pode ser uma opção para criar novas plantas para presentear pessoas queridas.
E se você gosta da ideia de reproduzir as plantinhas, trouxemos tutoriais de como fazer mudas de suculentas em casa de maneira simples e eficiente.
Dicas para fazer mudas de suculentas
Para acertar na reprodução de suculentas algumas dicas são essenciais, e para que você não erre no processo, trouxemos as dicas que podem fazer com que processo de desenvolver mudas seja um sucesso!
- Escolha da planta: a escolha da planta pode influenciar na eficácia de desenvolvimento de mudas e algumas espécies são mais fáceis de reproduzir. As espécies mais fáceis para reprodução são dos gêneros Echeveria (conhecidas também como Rosas de Pedra), Sedum, Graptopetalum e Pachyphytum e as híbridas Graptoveria, Sedeveria, Pachyveria, Graptosedum e Graptophytum.
- Escolha da folha: o desenvolvimento de mudas costuma ser feito pela folha, e nesse caso, é essencial escolher uma folha de uma planta saudável. A folha deve ser retirada da região intermediária da suculenta, denominada de roseta, já que a retirada sem quebrar a base da folha é mais simples do que fazer a retirada da base da planta.
- Preparação do vaso: o sucesso do desenvolvimento da muda também leva em conta a preparação do vaso, para que as folhinhas já enraizadas possam ser transplantadas. A recomendação para a preparação do vaso é escolher uma opção que tenha bom escoamento de água e preparar uma mistura de partes iguais de terra vegetal e areia de filtro de piscina ou perlita.
Como fazer mudas de suculentas? – Passo a passo
Como fazer mudas de suculentas com as folhas
Para desenvolver mudas de suculentas de maneira simples, uma boa maneira é através das folhas.
Para isso, retire uma folhinha da suculenta que deseja reproduzir e coloque essa folha sobre uma superfície, como um prato, folha de papel toalha ou uma bandeja, sem a necessidade de substrato ou água final.
A folha também pode ser colocada sobre a terra, mas nesse caso é essencial que o solo não fique encharcado.
Deixe a folha sobre a superfície escolhida por alguns dias ou semanas e com o passar do tempo é possível ver que a folha começa a desenvolver algumas raízes rosadas e até mesmo brotinhos, que nascem a partir da base.
Quando as folhas já tiverem com boas raízes, é hora de fazer o plantio em um substrato adequado para suculentas. No plantio, enterre apenas as raízes no solo, deixando a folhinha sobre a terra.
Durante a primeira semana, mantenha a planta em local que receba luz solar pela manhã, e ao passar das semanas vá aumentando gradualmente a exposição da muda ao sol.
Como fazer mudas de suculentas com canela
Para o processo de como fazer mudas de suculentas utilizando canela, o primeiro passo é escolher um recipiente, como um potinho ou copo, para utilizar como espécie de berçário para as mudas.
Coloque um pouco de água no fundo do recipiente escolhido e polvilhe de 3 a 4 punhadinhos de canela, e misture junto a água.
Cubra o recipiente com um plástico ou papel filme, deixando a cobertura bem firme e sem folgas.
Faça pequenos furos no plástico, que sejam suficientes para encaixar as folhinhas que serão utilizadas para a reprodução da suculenta.
Encaixe as folhas nos furinhos feitos no plástico, garantindo que a base das folhinhas não toque na água.
O berçário para reprodução de suculentas deve ser mantido em local fresco, com luminosidade e sem incidência direta de sol.
A partir de 10 dias, é provável que as folhas comecem a germinar, e nos dias seguintes é possível notar o surgimento de raízes e brotinhos na base das folhas.
Ao notar que as folhas já estão com raízes, corte o plástico com cuidado e retire as mudinhas.
Faça o plantio das mudas em substrato e enterre no solo apenas as raízes.
Inicie o processo de como cuidar de suculenta para que a muda se desenvolva e se torne uma planta saudável.
Como fazer mudas de suculentas em garrafa PET
A reprodução das suculentas também pode ser feita com uma garrafa pet, e nesse caso, basta fazer a higienização do item e em seguida fazer furos ao longo da garrafa, mantendo, em média, 5 cm da base sem furos.
Os furos ao longo da garrafa devem ser suficientes para encaixar as folhinhas de suculentas.
Preencha o fundo sem furos da garrafa pet com água e coloque a tampa. Em seguida, encaixe as folhas de suculentas nos buraquinhos feitos ao longo da garrafa.
Deixe a garrafa em local iluminado e sem incidência direta de luz solar.
A partir de 2 semanas é possível notar que as folhas começam a desenvolver raízes e até mesmo brotinhos, e isso indica que as folhas já podem ser retiradas da estrutura e plantadas.
Agora que você já viu como fazer a reprodução dessas plantas, já pode colocar os tutoriais em prática e garantir novas mudas.