Cortina de Renda – 44 Modelos Apaixonantes na Decoração!
A cortina de renda é um acessório clássico e bastante funcional para diferentes ambientes, podendo ser usada da cozinha ao quarto.
E se você tem dúvidas de modelos que são ideias para cada ambiente, e estilos de cortina de renda, no post reunimos modelos e dicas de como usar esse tipo de cortina na decoração do lar.
Fotos e Ideias de Decoração com Cortina de Renda
Com Forro
A cortina de renda é uma opção bastante fácil de usar em diferentes ambientes, mas esse modelo com tecido mais leve e vazado não bloqueia tão bem a entrada de luz natural no ambiente.
Sendo assim, a opção em renda e com forro é uma ótima escolha para ajudar a controlar a entrada de luz natural, e pode ser usada em quartos e salas, limitando a entrada excessiva de luz.
Como ideia para usar cortina de renda com forro, este projeto decorativo traz o uso da cortina na sala, o que ajuda a limitar o excesso de luz natural nesse ambiente.
No projeto, o forro de gesso rebaixado traz cortineiro embutido, de onde sai o forro branco que é fundo da cortina e a sobreposição em renda, que forma um xale central sobre o forro.
A ideia do modelo com xale de renda deixa a decoração mais clássica e traz um toque de sofisticação para a cortina de renda.
Os modelos mais simples e tradicionais também podem ter forro, como mostra esta opção de cortina branca.
Na proposta, o modelo simples tem instalação com varão duplo, por onde passa o forro e depois a sobreposição de renda.
O modelo da cortina traz uma versão com duas partes em renda delicada e branca, e com o detalhe do bandô na parte superior da cortina.
Cortina de Renda para Cozinha
A cortina para cozinha pede por um modelo mais leve e prático para tirar e lavar, afinal o tecido acaba tendo um acúmulo maior de gordura, já que a fumaça e a gordura do preparo dos alimentos pode se estender para a cortina.
Sendo assim, o modelo de renda é uma ótima pedida para o ambiente da cozinha, pois é fácil de lavar e rápido de secar, facilitando a limpeza no dia a dia.
Além disso, o modelo sem forro ainda é a melhor opção para a janela da cozinha, já que bloqueia pouco da luminosidade, e mantém cozinha bem iluminada.
Como inspiração para usar o modelo de cortina de renda na cozinha, este projeto traz uma cozinha branca e preta com cortina branca e em renda.
A cortina branca foi usada na janela que fica diante da pia, e assim o ambiente mantém-se iluminando, e com um toque decorativa da cortina delicada.
Outra ideia para usar o modelo em renda, é como uma opção de cortina para pia, como mostra este projeto.
Na ideia, o espaço embaixo da pia foi transformado em um pequeno armário, e para ter um projeto funcional e barato, a ideia foi de usar cortina fechando o espaço e mantendo a baguncinha escondida.
Para o projeto, o varão para cortina foi instalado no vão embaixo da pia e ganhou um modelo de cortina simples e com bandô.
Para Sala
Para escolher por um modelo de cortina para sala, a dica é usar a renda como sobreposição para outra cortina, como uma persiana, ou com forro, o que ajuda a controlar a entrada de luz natural no ambiente, evitando que a luz excessiva não atrapalhe a assistir TV.
Os modelos de cortina de renda sem forro podem sim ser usados na sala, mas nesse caso, é ideal para salas de estar, onde não há TV.
Como inspiração para usar um modelo de cortina na sala, a proposta aqui traz a renda como uma sobreposição delicada para cortina estilo persiana.
A janela da sala tem persiana por baixo e o varão com renda por cima, cobrindo o estilo funcional da persiana, e dando uma decoração mais delicada e clássica para a sala.
No projeto dessa sala de estar com estilo clássico, a cortina de renda sem forro foi a opção para as duas janelas.
Nesse caso, a ideia foi de priorizar a entrada de luz no ambiente, e assim o modelo sem forro foi a opção perfeita para o projeto.
Na proposta, as cortinas foram instaladas sobre o vão da cortina, cobrindo apenas o vidro da janela, e não escondendo a moldura da janela.
Para Quarto
A escolha da cortina para sala pode seguir dois estilos – com ou sem forro.
O modelo com forro é ideal para bloquear o excesso de luz natural, e é ideal para quem quer dormir até um pouquinho mais tarde. Além da opção de usar uma versão em renda e com forro, também é possível usar um modelo sem renda, mas com outra cortina para bloqueio de luz por baixo.
Já a opção de renda sem forro é uma versão ideal para quem quer acordar com a luz natural, assim a cortina mais leve e vazada deixa a luz entrar naturalmente pela janela.
A ideia de cortina para quarto de bebê traz esse projeto de um quarto em estilo provençal e delicado, onde a cortina branca e em renda se destaca diante das paredes em rosa antigo.
A cortina branca e sem forro foi usada como uma opção delicada para a decoração, e completa o estilo do quartinho com um toque mais suave.
Entre as ideias de decoração, uma das ideias para incluir o modelo em renda é esta proposta que traz uma cortina para quarto de casal.
O projeto decorativo tem estilo rústico, e a ideia da cortina em renda é para contrastar com a parede em madeira e criar contraposição dando um toque mais romântico e delicado junto a decoração rústica.
Agora é aproveitar as ideias de decoração e apostar no uso desse acessório prático e funcional.