Golden Retriever – Características, Cuidados e TUDO SOBRE!

O Golden Retriever é uma raça de cachorro muito popular e que se adaptou perfeitamente aos lares brasileiros. Hoje em dia, podemos ver uma série de cães desse tipo nas ruas, passeando felizes com seus tutores.

Esse cachorro tem grande porte, é peludo, geralmente de cor dourada – como o próprio nome revela -, além de ser muito fofo, dócil, esperto e companheiro. Ou seja, um cão que muita gente vai amar criar.

Para saber tudo sobre Golden Retriever, leia o conteúdo completo. Preparamos uma lista para entender todos os hábitos do pet, além de lindas fotos e tudo mais.

Golden Retriever

Características do Golden Retriever

Golden Retriever é uma raça que surgiu entre 1860 e 1870, provavelmente na Escócia e na Inglaterra. É uma raça que parte da mistura de Terra-Nova e o Setter Islandês, embora registros o associem a outras raças também.

De qualquer forma, o Golden foi concebido como uma raça para a caça de aves, principalmente aquáticas. A extrema inteligência e o olfato apurado estão entre as suas principais características.

Com o tempo, a raça foi registrada pelo Kennel Club, mais especificamente em 1920 na Inglaterra e na década de 1930 nos Estados Unidos. Desde então, conquistou diversas pessoas no mundo inteiro.

Golden Retriever

Qual a média de tamanho e peso?

Segundo especialistas, um Golden adulto mede cerca de 60 centímetros de altura. É um cão grande e imponente. Os filhotes são lindos e manhosos, se destacando em relação a outras raças.

Quanto ao peso, pesa cerca de 27 a 36 quilos. É um cão que pode ser pesado para pegar colo, ainda mais quando o pelo estiver grande. Portanto, prefira levá-lo para passear sempre na coleira. Aproveite e deixe que ele interaja com todos ao seu redor, afinal, é um cão que ama socializar.

Quanto tempo vive?

O tempo de vida de um Golden varia entre 10 e 12 anos. Para garantir o bem-estar e a saúde do animal, é essencial levá-lo ao veterinário com frequência, sobretudo para evitar doenças típicas dessa raça.

Varios Golden Retriever pequenos

Como é o seu temperamento?

Muita gente tem dúvidas sobre o temperamento desse cachorro. Será que ele é amoroso? É um cão levado e que dá trabalho?

De modo geral, o Golden é considerado um dos cachorros mais dóceis do mundo. Além disso, é companheiro, leal, calmo, afetuoso, gentil e paciente. Sendo assim, uma raça perfeita para ter em casa.

Por outro lado, é bem brincalhão e agitado. Ele ama socializar e vai adorar interagir com outras pessoas, de visitas a outros cachorros, assim como crianças e idosos.

Em todo caso, você deve levar seu Golden para passear com frequência. É um cão que pode ser adestrado facilmente e tem altas habilidades. Extremamente inteligente e que conquista qualquer pessoa.

Golden Retriever

Quais as cores do Golden?

Afinal, quais são as cores de um Golden Retriever? Será que você encontra apenas cachorros com pelos dourados? De fato, essa é a sua principal característica.

Entretanto, os tons do pelo oscilam desde um dourado claro até mais escuro. Essas são as cores oficiais registradas para os Goldens.

Por outro lado, dependendo do cruzamento e da variação, é possível encontrar cães com pelagem em cor creme e avermelhada.

preco do Golden Retriever

Quanto custa em média? #preço

Se você pretende ter um Golden, indicamos sempre a adoção. Busque um criadouro legalizado e pessoas dispostas a oferecer o cachorro para você criar com todo o carinho.

Entretanto, há pessoas e lojas (pet shops) que vendem filhotes de Golden. Nesse caso, o preço varia entre 3 mil e 7 mil reais. Faça uma boa pesquisa, conheça o canil e adquira o seu cachorro de forma confiável.

Após conquistar o seu cachorrinho, prepare um local para recebê-lo. Adapte a sua casa e faça o filhote socializar desde cedo, para que crie confiança com outras pessoas e animais.

cachorro Golden Retriever

Curiosidades sobre a raça

Quais são as principais curiosidades sobre Golden Retriever? Listamos algumas informações incríveis:

  • O Golden é um animal de porte robusto, cabeça e focinhos largos.
  • Ele tem mandíbulas fortes e uma mordida que pode machucar caso esteja nervoso.
  • Os pelos destacam o cachorro. São lindos e merecem ser bem cuidados sempre.
  • É um cachorro que ama brincar. Aprende a nadar fácil, gosta de correr e pode ser adestrado facilmente.

Golden pequeno

  • De fato, é um cão utilizado para terapia e uma das principais espécies de cães-guia para cegos;
  • É muito ativo e merece atenção redobrada, principalmente na rua;
  • Por ser brincalhão, deve passear com frequência, principalmente em parques e áreas livres;
  • Golden é uma raça comum em muitos filmes e produções de TV – como no longa Bud – O Cão Amigo.

Golden Retriever

Golden X Labrador Retriever

Quais são as principais diferenças entre um Golden e um Labrador? Embora sejam confundidos por muitas pessoas, existem alguns pontos que devem ser esclarecidos.

O principal está no tamanho. O Golden é mais alto, porém menos robusto que o Labrador. Já os pelos do Golden são maiores, mais longos e sedosos.

O Labrador, por sua vez, tem pelos curtos com maior variação de cor: parte do preto até tons de marrom, além de creme e tons terrosos.

Entre as semelhanças, estão o comportamento e o temperamento. São cães inteligentes, fáceis de treinar, altamente sociáveis e dóceis. Cães perfeitos para ter em casa, para terapia e para dar muito carinho.

Golden Retriever como cuidar

Cuidados com o Golden Retriever

Quais são os principais cuidados com o Golden Retriever? Saiba o que fazer para deixar seu cachorro sempre forte e saudável.

Alimentação

O Golden deve comer de acordo com as instruções do veterinário. Ofereça sempre rações de boa qualidade, de preferência que Super Premium, que possuem todos os nutrientes necessários.

A alimentação desse cachorro deve ser regrada, sem alimentos de consumo humano. No máximo, você pode oferecer alguns petiscos naturais ou comprados nas pet shops.

Em todo caso, o cão deve comer nos horários certos. A quantidade varia conforme o tamanho e as atividades, mas fique ligado para manter o peso saudável do pet.

Mamae Golden Retriever

Saúde

Em relação à saúde, o Golden tem predisposição a alguns problemas, como a displasia coxofemoral, uma doença que afeta o quadril e pode prejudicar a locomoção do seu peludo. Além disso, é primordial ficar verificar problemas na visão, como a temida catarata.

Os cachorros também podem sofrer com problemas de pele caso a sua pelagem não seja bem cuidada. Por isso, é essencial levar seu pet ao veterinário frequentemente. O acompanhamento com o especialista é primordial para evitar essas e outras doenças. Assim, seu bem-estar e qualidade de vida aumentam consideravelmente.

Golden Retriever 3

Higiene

De fato, a higiene do Golden Retriever deve ser levada a sério. Frequentemente, tire um tempo para cuidar dos pelos do seu cachorro. Ele deve tomar banhos frequentes. Depois, aproveite para secar a pelagem e escová-lo.

Do mesmo modo, os dentes devem ser bem cuidados para evitar problemas. O mesmo vale para as unhas e patas, sobretudo se você passeia com seu Golden todos os dias.

Use produtos próprios para cachorros e para a pelagem do pet. Se tiver dúvidas, peça orientação a especialistas e mantenha a rotina de banhos em um pet shop.

Golden Retriever instagram

Atividades físicas e espaço

Pois é, o Golden Retriever necessita de espaço para se exercitar. Trata-se de um cão muito ativo, que ama brincar, interagir e aprender truques novos.

Sendo assim, mantenha sempre em uma área externa, para que ele corra e brinque com outros cachorros. Se você vive em apartamento, não hesite em levá-lo para o espaço pet do prédio, além de praças e parques.

Conforme salientamos, o Golden se adapta muito bem ao adestramento. Se começar desde cedo, ele se tornará um cachorro comportado e um verdadeiro companheiro. Tire um tempo para curtir com seu pet, com certeza será algo satisfatório para ele e para você.

Quer saber mais? Leia este post completo sobre Cães de Guarda.

Golden Retriever

Dicas de goldens para seguir no Instagram

Após saber tudo sobre Golden Retriever, confira alguns perfis de cachorros dessa raça para seguir no Instagram. É um mais lindo que o outro!

1. Waterfront Golden Retrievers (@waterfrontgoldens)

Um verdadeiro time de goldens, com um cachorro mais lindo que o outro. São mais de 135 mil pessoas acompanhando esse perfil e se apaixonando por esses fofos.

Você vai encontrar uma série de cachorros fazendo uma série de novidades. Com certeza vai querer adotar ou comprar um após seguir essa conta.

familia golden

Golden lindo filhote

Golden

ideias de Golden

um lindo Golden

varios Golden

2. Molson and Maple (@molsonandmaple)

Um casal de goldens lindos que tem mais de 120 mil admiradores. Eles são clicados em várias poses em diversas situações diferentes, sempre juntos.

Golden adulto e filhote

Golden feliz

Golden para seguir

lindo Golden retriever

lindo Golden

lindos golden

3. Google (@googlegoldendorado)

O Google é um Golden lindo que conta com mais de 100 mil seguidores. Ele ama se fantasiar e adora interagir com seus tutores e outros cachorros. Um pet magnífico para inspirar qualquer pessoa.

golden filhote

Golden retriever filhote

Golden retriever para seguir

Golden retriever 1

Google Golden

googlegoldendorado

4. Chief Pups Marshall and Theo (@chiefpups)

Eles são espertos e amam interagir. Com certeza você vai amar acompanhar esses cachorros que estão sempre preparados para viver muitas aventuras.

chiefpups

Golden Retriever brincando

Golden Retriever descansando

Golden Retriever fantasiados

Golden Retriever na neve

Golden Retriever na piscina

5. Kylo and Vader (@kylo_and_vader)

Essa dupla australiana está encantando pessoas no mundo inteiro. De fato, são bem simpáticos e adoram posar para as fotos. Impossível não se apaixonar!

Golden Retriever 2

Golden Retriever dormindo

Golden Retriever felizes

Golden Retriever lindos

Golden Retriever maravilhosos

Golden Retriever


Enfim, esperamos que tenha gostado desse tutorial completo sobre Golden Retriever. Gostou de saber tudo sobre essa raça incrível? Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo. Até mais.

Você pode gostar...