TELHAS SHINGLE: O que é, vantagens, modelos e preço!


Você sabe o que é telha Shingle? Se viu esse nome, mas não faz ideia do que se trata, mantenha a tranquilidade, pois o post de hoje é para você entender o que é, como funciona e quais as vantagens de usar telha Shingle na construção do lar.

O que é?

Com certeza você já viu alguns telhados que parecem ser feitos de plaquinhas encaixadas. É bem comum ver esse tipo de telhado em filmes e séries norte-americanas. Agora você deve ter se lembrado, mas caso a memória ainda não tenha ajudado é só dar uma olhadinha nas fotos e logo vai entender.

Telhado shingle vale a pena - vantagens

Telha Shingle é isso. São essas telhas que deixam um aspecto lindo no telhado e já são bem comuns nos EUA e Europa, mas agora estão tomando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, já que é um telhado de ótima estética e com grande durabilidade, resistindo a ventos e quebras.

As telhas Shingle são produzidas a partir de massa asfáltica, coberta de rocha vulcânica e a cor é dada a partir de pigmentação cerâmica. Por isso de ser um telhado ideal para quem busca durabilidade e estética.

Vantagens

O telhado shingle oferece inúmeras vantagens, o que o vem tornando cada vez mais comum pelas casas afora.

1. Beleza:

Não é preciso nem falar que uma vantagem disparada dessa cobertura é a estética né?! O encaixe das telhas e a variedade de cores e modelos faz com que o telhado Shingle contribua para o visual da casa. Mas não é aquela coisa que você se apaixona à primeira vista, e que com o tempo vai ficando caída, feia, sem graça, tal como as de cerâmica e concreto… O legal deste material é que ele se mantém belo por muitos e muitos anos… Para começo de conversa, ela não desbota! A explicação para isso esta em sua composição e pigmentação especial, imune ao desbotamento a longo prazo. Além disso, ela não se transforma em uma imundice (mas isso é assunto para outro tópico).

Tive a oportunidade de comparar os telhados de duas casas, uma com shingle, outra com telhas de cerâmica, ambas construídas na mesma época, e hoje, cerca de 13 anos depois, a diferença entre as duas é tremenda. A residência com telhado de cerâmica, que um dia fora linda, já não pode mais ser considerada nem mesmo “bonitinha”, está toda acabada, enquanto que a outra casa está nova em folha, nem aparenta a idade que tem, está lindona tal como estava no primeiro encontro apaixonado!! E isso nos leva à próxima vantagem…

Fotos de casas com telha shingle

2. Durabilidade e Manutenção:

A telha shingle é resistente e muito durável. A necessidade de manutenção é praticamente nula se comparada aos demais materiais, pois essas belezuras não quebram (comum em telhas de cerâmica) e apresentam um sistema de alto limpeza (o chamado sistema AR, Algae Resistent), que deixa o telhado com aspecto de novinho em folha por muitos anos. Esqueça aquele telhado horrível, sujo e velho que é comum na maioria das casas com alguns anos de idade.

Os fabricantes oferecem uma garantia que varia de 20 a 30 anos, mas isso não significa que ela dure apenas isso, logicamente. Em verdade, não existe previsão para troca das telhas, sendo consideradas como de vida útil indeterminada.

3. Versatilidade:

Outro grande benefício é possibilitar que se projetem telhados curvos e inclinados. Isso é bem interessante, inclusive quando aplicado às mansardas (aquelas janelas do sótão que se projetam para frente, nos telhados). Assim, você tem a possibilidade de criar visuais de diversos estilos, desde os mais clássicos, até os mais modernos, com linhas orgânicas.

Imagens de casas com telha shingle americanas

Fotos de telha shingle cinza instalada

4. Leveza:

As telhas Shingle são conhecidas por sua leveza, que supera em 4x a cerâmica, por exemplo. Disso resulta uma necessidade menor de madeiramento para suporte e, é claro, uma construção mais leve, o que é muito bem vindo.

5. Resistência:

Além da beleza e da leveza, resistência é seu ponto fortíssimo, visto ser asfáltica. Ela chega a suportar ventos de 100 até 175km/h. Você não verá destelhamento e goteiras com este material. Podemos afirmar que ela se adequa a qualquer tipo de clima, o que permite que seja instalada em regiões quentes, frias, úmidas ou secas, isto é, no Brasil inteiro.

Telhas shingle vale a pena - custo benefício

Sobrado contemporâneo com telhado shingle claro

6. Custo X Benefício:

Não bastasse ser um material com durabilidade elevada, ele apresenta um bom custo x benefício, já que não necessita de calhas e peças típicas dos telhados comuns. Além disso, é usada menos madeira em sua estrutura, o que implica em menores gastos.

Esse ponto, no entanto, deve ser analisado com cuidado. É preciso deixar claro que o custo final imediato das shingle costuma ser mais alto que o das telhas convencionais. Mas, ainda assim, esta diferença de preço da telha shingle com certeza vale a pena, isso porque, além de todos os benefícios citados, há mais dois pontos a serem considerados:

  • Ela acaba valorizando o imóvel;
  • O investimento a longo prazo passa a ser basicamente o mesmo, ou até menor – Explicaremos isso no último tópico (sobre valores $$), continue lendo!

Benefícios da telha shingle para casa e sobrado

7. Menor risco de infiltração:

Na instalação deste telhado, não são necessários dutos para escoar a água, logo, por uma questão lógica, a chance de haver infiltrações nos telhados tradicionais é muito maior.

Tipos de telhados com telha shingle - modelos

8. Aceleração da obra

A instalação é super rápida, sendo muito mais simples e tranquila que a dos telhados convencionais. Isso é um plus pra quem está com pressa para morar no novo lar.

9. Aproveitamento do sótão

Sótãos são comuns em casas americanas e algo que contribui muito para isso é o fato dos americanos usarem muito esse modelo de telha em suas construções. Por ser leve e não requerer uma estrutura pesada de madeira, ela permite que o espaço interno seja super aproveitado. Eu que vos escrevo estou em fase de construção da nossa sonhada casa e nunca pensei em ter um ático… Até conhecer a shingle. Iremos aproveitar uma área enorme de sótão para futuramente montar uma academia. Para isso precisaremos alterar a inclinação do telhado, de modo que o ambiente não fique com um pé direito muito baixo, mas isso não é problema, pois esse tipo de telha comporta qualquer formato.

FAQ – Perguntas mais frequentes!

Agora que você já conhece os benefícios, vamos a algumas possíveis dúvidas que podem ter surgido até agora.

Isso é um publieditorial?

Parece até que estamos fazendo propaganda do produto, né? Mas acreditem, não ganhamos nada para falar bem dele, estamos apenas repassando todas as informações que adquirimos sobre o material, e elas são incrivelmente animadoras, tanto é que foi ele o escolhido para minha casa em construção (e não, a empresa contratada não tem nada a ver com este post, rs).

Talvez você esteja se perguntando: Mas se é tudo tão maravilhoso assim, então porque não vejo muitas casas com shingle pela minha cidade? A verdade é que poucos a conhecem. Acreditem, entrei em contato com empreiteiros que estão no ramo há anos e alguns me perguntaram se shingle era uma espécie de fast food. Mas, ainda assim, o volume de casas shinglezadas vem crescendo cada vez mais! Venho percebendo isso pelos bairros que estão surgindo.

Telha Shingle é mais quente?

Esse modelo de telhado não é mais quente quando comparado a outros, pois durante o processo de instalação é feita uma câmara de ventilação entre o forro e o telhado, o que permite a entrada e saída de ar. Desse modo, a troca de ar evita que o telhado aumente a temperatura interna do lar.

Além disso, caso sua casa tenha laje, esse tipo de preocupação não deve nem de longe assombrar seus pensamentos! Tendo a casa laje, esta questão de temperatura só vem ao caso se você resolver aproveitar o sótão. Se assim for, saiba que ele inevitavelmente será mais quente que o resto da casa, independentemente da telha usada. Portanto, nossa sugestão é: em primeiro lugar, não dispensar a laje… Simplesmente não vale a pena, nem mesmo em termos financeiros, já que um forro de PVC não sai muito mais barato. Em segundo lugar, investir em proteções térmicas especiais no ático e, caso sua região seja quente ou você pretenda criar nele um espaço que será bastante utilizado, tenha em mente que será necessário investir em sistemas de ventilação, sejam turbinas ou mesmo climatizadores de ar. A boa notícia é que a telha shingle comporta perfeitamente as turbinas de ventilação, que jogam o ar quente para fora.

E, por fim, caso você queria a melhor isolação térmica possível, opte pelas versões em cores claras.

Cores de telha shingle escura e cinza

Casas grandes com telhas shingle cinza grafite

Pode ser instalada em que tipo de inclinação?

Como dito anteriormente, a telha Shingle é versátil e por isso pode ser instalada em inclinação de 15º a 90º sem necessidade de nenhuma amarração especial. O que é ideal para quem pretende fazer telhados com quedas diferentes, criando uma casa moderna e original.

Fotos de casas chalé com telha shingle

Detalhe da mansarda!

 

Para instalar telhas Shingle é preciso mão-de-obra especializada?

Não há necessidade, mas é aconselhável que o profissional responsável pela instalação tenha conhecimento sobre tal. O processo é simples e rapidinho e há quem veja alguns vídeos no youtube e saia montando o próprio telhado, mas contratar um profissional com experiência é sempre o melhor a fazer, evita que incidentes aconteçam e garante que a instalação se dê conforme recomendações do fabricante. Normalmente o preço cobrado pelas empresas por m² já conta com o valor da mão de obra incluso.

Como instalar telha shingle passo a passo

Qual a estrutura necessária para a instalação?

A estrutura pode ser de madeira ou aço galvanizado, contanto que a base seja plana e nivelada, caso contrário, é possível que apareçam desníveis após a montagem. Opa, você pensou o mesmo que eu agora?? Eis aqui mais uma vantagem ou é impressão minha? Bom, o uso de aço evita algumas probleminhas chatos com a madeira, como infestação por cupins ou ação de fungos.

Dicas para instalação de telha shingle

Fotos de casas com telha shingle bonitas

Telhas Shingle são indicadas para que tipo de construção?

Trata-se de um material muito versátil que combina com tudo e que pode ser utilizado em diferentes tipos de construções arquitetônicas, variando de obras residenciais até comerciais e industriais.

Tipos de telha shingle para casas

 

Quais os modelos e as diferenças entre eles?

Os tipos de telha Shingle mais comuns dizem respeito às linhas Supreme e Duration. A Supreme é a mais barata, pois as placas são instaladas de forma intercalada, tipo tijolinho. Já a outra versão é considerada “tridimensional”, sendo a instalação feita com sobreposição parcial de peças, o que requer uma quantidade maior de material.

Outra diferença está na garantia oferecida. A linha Duration costuma vir com a garantia de 30 anos, enquanto a Supreme, 25, haja vista aquela ser ligeiramente mais resistente que esta, por questões óbvias. Isso não significa, no entanto, que a versão mais barata é pouco resistente. Como dissemos antes, estamos falando de um material com tempo de vida indeterminado, seja qual for a linha.

Além desses, há outros modelos usados com menor frequência. No Brasil a maioria das empresas ainda trabalha apenas com esses dois formatos, mas lá fora há uma variedade maior, como, por exemplo, com placas hexagonais e arredondadas sobrepostas ou intercaladas.

Diferença entre telha shingle Supreme e Duration

Quais as cores existentes?

No Brasil a variedade de cores da telha Shingle costuma ser razoável (embora no exterior ela seja maior), e entre as linhas mais conhecidas (Supreme e Duration), há 9 opções de tons.

Na Supreme, temos o preto, o chocolate (um marrom escuro), areia (mais amarelado e claro), terracota (avermelhado), cinza aspen (é o tom mais claro de todos), verde e grafite (o cinza mais escuro). Já na linha Duration, as opções são apenas grafite e areia, havendo uma certa diferença nesses tons quando comparados aos mesmos da outra versão.

Esta pode não ser uma decisão fácil, já que dificilmente mantemos os mesmos tons na fachada com o passar dos anos. Mas na hora de escolher a sua, leve em conta os tons que você sente que predominarão. Eu, por exemplo, gosto de fachadas com tons neutros discretos, então de cara já elimino o verde o terracota. Além disso, gosto de fachadas em tons acinzentados, mas definitivamente prefiro tons mais quentes, como bege, creme ou marrom. Uma casa de cor quente costuma ficar mais harmônica com telhados igualmente quentes, logo, as melhores opções para mim seriam o chocolate, o areia ou mesmo o preto, que dá certo com tudo. Mas, obviamente, isso é algo subjetivo e depende do gosto de cada um, talvez alguns achem mais bacana criar um contraponto, por exemplo.

Fotos de telhados coloridos com shingle

Quanto custa?

Atualmente, o preço da telha Shingle, considerando inclusa a mão-de-obra necessária para a instalação, fica em torno de R$ 60 a R$ 80/m², dependendo da linha escolhida. Enquanto a telha de cerâmica tem custo médio de R$ 55,00/m², considerando também seu valor total com instalação inclusa.

O preço ainda é um pouco mais salgado quando comparado ao da telha de cerâmica, mas isso apenas se considerarmos o investimento imediato. Na hora de comparar os valores, devemos levar em conta a baixa necessidade de manutenção, o que faz com que o custo seja diluído ao longo dos anos e fique mais atrativo. Resumindo: paga-se mais agora, mas economiza-se mais no futuro.

Quanto custa telha shingle - Vale a pena

Agora que você já sabe o que é telha shingle, suas vantagens, preços e características, vale conversar com o seu engenheiro e ver a possibilidade de usá-la em sua obra.  Como afirmei ao longo do texto, eu mesma optei por esse material por sugestão de um familiar e no início hesitei… Porém, hoje vejo que esta foi a decisão mais acertada que tomei e não consigo mais imaginar nosso lar coberto por cerâmica ou qualquer outra coisa que seja! No mais, desejamos-lhes boas pesquisas e uma obra cada vez mais próxima do glorioso fim 🙂



COMPARTILHE!

Confira também

  1. João Alberto disse:

    Vou reformar o meu telhado e estou na dúvida entre telha shingle, cerâmica ou de barro. Estava pensando seriamente na shingle, mas como minha região é o centro Oeste, estou com medo do calor. O preço da shingle é bem mais salgado. Para 250 metros de telhado, só o material da shingle custa na Leroy 15.700,00 e a cerâmica ou de barro pintada sai por R$ 6.000,00 na Jk telhados. O telhadista cobrou R$ 60,00 o metro quadrado. Qual a opinião de vocês?

    • Doce Obra disse:

      Olá, João!
      Olha, sou suspeita pra falar, pois usei shingle na minha casa… Porém, ainda não estou morando nela, então não posso opinar sobre a questão do calor.
      Caso use, opte por uma cor clara, isso ajuda nessa questão.
      E, apesar do preço mais salgado, creio que valha a pena… Shingle é pra toda vida, além da estética, é um material muito resistente e de fácil manutenção, como mencionado no post.

      Abraços!

  2. Alex disse:

    Gostaria de saber se vcs tem o modelo Carriage house e se vcs entregam no Rio de Janeiro

  3. Bom dia
    Não importa a região onde as telhas shingles serão instaladas, pois nos EUA há regiões frias e quentes onde predominam em 98% das casas.
    Neste POST que está muito bem escrito (parabéns) relata sobre a aeração interna (sob o telhado), ou seja, entradas e saídas de ar.
    Pode se usar AERADORES, telas de entrada de ar e as cumeeiras ventiladas, e ATENÇÃO é IMPRESCENDÍVEL A AERAÇÃO, sob pena da redução de 10 anos na garantia; informação IMPORTANTE que poucas importadoras de shingle repassam para o cliente.
    Então Sr. João pode instalar SEM MEDO o sistema shingle e caso tenha mais alguma dúvida meu email estará em anexo; sou instalador de telhas shingles há mais de 15 anos com mais de 200.000 m2 instalados e membro da NRCA (national roofing contractors association).
    abraços
    sergio mauricio muller

    • paulo alexandre disse:

      faz muito tempo que estou pesquisando sobre essa telha gostaria de saber quanto fica pra fazer um telhado modelo 4 aguas
      120 metros quadrados material e mao de obra.
      muito obrigado

  4. claudioschincariol disse:

    quanto fica o metro vou reformar a casa não sei o mês mas vou colocar

  5. Marcelo disse:

    Muito bacana a matéria, mas eu não entendi uma coisa: porque esse tipo de telha dispensa calhas?

    • Vanderlei disse:

      Também gostaria de saber.

      • Leopoldino disse:

        Ele não dispensa as calhas ao final do telhado, aquelas de captação de água, a não ser que você queira a água pingando ao longo da casa. Ela dispensa as calhas de junções, aquelas que ficam entre um telhado e outro, quando esse é de duas águas, por exemplo.

  6. Ruth Simon disse:

    A casa antiguinha acima é em tramandaí RS, minha cidade. A casa da falecida da Professora Dulce DeRosa, minha colega de trabalho. Por coincidência encontrei a casa que me inspirou nesta pesquisa! Tirei as dúvidas, agora é orçar!

    • Marlon Derosa disse:

      Olá Ruth, sou neto da Dulce Derosa. Fui eu quem fez a reforma na casa de Tramandaí colocando as telhas shingle pois trabalho com este material. Agradeço muito a lembrança de minha querida Avó, que Deus à tenha. Se tiver dúvidas sobre o material ou quiser conversar sobre qualquer outro assunto me envie um e-mail, será um prazer.

  7. renato villanova disse:

    Ola!
    fiz um telhamento shingle em dezembro do ano passado e me sobrou 22 bisnagas de selomax, estou vendendo-as abaixo do valor que paguei, e, levo-as ate 60 km de onde moro, em porto alegre rs.quero 15 reais por bisnaga, tenho 22 bisnagas

  8. elisabete disse:

    tenho um telhado a ser feito. porém o 2º andar onde vou fazer o telhado naõ tem laje. Posso usar telha singler?

    • Marlon disse:

      Ola Elisabete,
      a telha shingle pode ser feito em telhado sem laje sim. Se tiver dúvida envie um email para nós pelo site da Casa da Telha.

  9. John disse:

    Ola, estou construindo no DF e aqui, em boa parte do ano, as temperaturas são elevadas, logo, meu principal medo é, neste meses, a temperatura da casa subir muito… na casa irei instalar forro de madeira rente ao madeiramento do telhado, logo a telha Shingle é uma opção para mim??? ou seria melhor optar pela tradicional de cerâmica??? no caso da cerâmica, irei colocar manta térmica. Outra informação é que o pé direito da casa será bem alto..

    • Marlon disse:

      John,
      O segredo do conforto térmico é o sistema de ventilação do telhado com uso de ventilações de cumeeira por exemplo. Você pode adicionar o uso de mantas térmicas a base de alumínio, chamadas FOIL… para usar o forro rente à parte inferior dos caibros e mantar o conforto térmico uma boa opção é colocar uma ripa ou apoio de distanciamento de alguns centímetros assim vc terá uma camada de ar entre a manta térmica e o restante da estrutura. Isso com mais o pé direito alto com certeza dará um conforto térmico maior. Qualquer duvida ligue na empresa que trabalho 48 3025-1399 e falamos.

  10. Eligio disse:

    Quero fazer meu telhado com esta telha quero informações a respeito

  11. Rudolf Hamm Filho disse:

    Quando o telhado com telhas shingle fica sujo com o tempo. Como posso fazer para “lavá-lo” ??
    Pode se utilizar uma lavadora de pressão com jato moderado ou mesmo assim danificaria a composição das telhas ???

  12. Jones Rathke disse:

    Ola,

    Meu telhado e de telha ceramica.
    Posso trocar por shingle? Da muita mao de obra?

    sds

    Jones

    • Marlon disse:

      Jones,

      o telhado shingle é muito versátil e pode aproveitar a mesma estrutura da telha cerâmica. Se tiver mais dúvidas é só falar comigo.
      Sds.
      Marlon

  13. Junior Armanhe disse:

    Olá pessoal, boa tarde!!!! Estou fazendo um trabalho para faculdade e fiquei para pesquisar sobre telha shingler, alguem pode
    me ajudar? Tenho que colocar as vantagens e desvantagens? Desde já eu agradeço.

  14. silvio disse:

    Mesmo se a casa tiver forro de madeira sobre a estrutura (lambri de cumaru) existe a necessidade de colocar as placas osb?

  15. Regis. disse:

    Olá, estou reformando minha casa e agora será com lages inclinadas no caimento do telhado.Teria como grudar este tipo de telha direto na lage?Seria ótimo poderia dispensar totalmente o uso de qualquer madeira!

  16. Deisy disse:

    Olá! Estou querendo cobrir uma parte da minha churrasqueira com o telhado shingle, mas tenho algumas dúvidas : a estrutura pode ser do mesmo alumínio que será feito uma outra parte de cobertura de vidro? Quais as distâncias entre as ripas para fixar as telhas? Desde já agradeço

  17. RAFAEL CORADINI disse:

    Estou com um problema no acabamento da telha shingle em beiral de concreto para deixar este com ventilação. Qual a melhor maneira de faze-lo?

  18. Inés disse:

    Hola, necesito comprar telhas shingle en San Miguel do Oeste (Santa Catarina), tienen algún representante en la zona?
    Brigado, Inés.

  19. Glauco disse:

    Olá pessoal!
    No ano passado, na minha cidade aconteceu um temporal com granizo. Resumindo: quase todas as telhas ficaram furadas, eram de fibrocimento. Resolvi gastar um pouco, mas não me incomodar, mais. Durante o verão eu e um pedreiro trocamos todas as telhas pelas shingle. Não tenho o que reclamar. Só tenho uma observação: usar a cumeeira ventilada somente se o telhado tiver uma boa inclinação. Caso contrário, poderá haver uma pequena infiltração de chuva, se houver vento forte. Sugiro que troquem a cumeeira pelo aerador, para telhados com pouca queda. Estes, são pequenos e fáceis de instalar.

  20. ROSELI CAIXEIRO disse:

    oi Minha casa é de concreto, e assim como o telhado, e não conta com madeiramento para telhas apenas ripas, e isto faz com que o concreto absorva o frio ou calor pois não ha dissipação de calor, e estou precisando trocar as telhas, que vão por cima do concreto para acabamento, então pensei nas telhas single, as telhas hoje são apoiadas em ripas, será que comporta, e será que vou obter uma melhoria na temperatura ambiente da casa?

  21. Eduardo de Souza disse:

    Me permita discordar um pouco sobre “vantagens” das telhas Shingle: São absolutamente contra-indicadas para países ou locais tropicais e quentes, do contrário, as telhas de barro não seriam a esmagadoria maioria de usos no mundo tudo, excluso locais frios e de neve. É claro que por causa de neve (necessita de alta inclinação pra cair e só a shingle resolve) e furacões (só a shingle pregada na madeira os aguenta), estas são imbatíveis. No resto do mundo sem isso, aí as cerâmicas ganham, apesar das shingle terem muitas vantagens como inibir cupins no telhado e entrada de ratos, lém da beleza, contornos e adaptações e formatos incríveis de telhados que permitem, além de belas cores.

    As telhas de barro, não tão belas e adaptáveis, tem uma vantagem muito superior e seu “coringa” para a esmagadoria maioria de uso mundial: além do baixo custo de instalação e manutenção, sua durabilidade é extremamente maior, onde há casas centenárias onde nunca se trocou as telhas e inexiste imóvel com telhado shingle com menos de 10 anos que nunca teve manutenção (não falo de limpeza,mas sim de trocas de partes mesmo) e impossível telhado com mais de 20 ou 30 anos que tudo nao foi trocado ainda. Ou seja, é telhado caro na instalação e caro na manutenção e mais caro ainda na longevidade do imóvel. Pobre nem pode ter um imóvel comum telhado desses, como Br ou o resto do mundo fora da Europa e USA. Os problemas que provocam esse desgastes neste telhado asfaltico,é que com o tempo a chuva o desgasta e muito. Oras, se não existe ruas de asfalto sem buraco, imagine o asfalto no telhado. Enquanto estiver bom, conservado ou novo, sua impermeabilização é muito superior a qualquer telha de barro, pois numa tempestade ou mesmo furacão ou tormenta, é impossível entrar agua nesse telhado, contra grande possibilidade das de barros por motivos óbvios (aberturas nessas telhas). Mas quando começa a ficar velha e desgastada e ate se desprendendo (principal problema das shingle, ate mesmo prego soltando, manta desprendendo, corrosão da madeira,umidade e aí cupins e deterioração da estrutura e ate queda do telhado), aí ocorre de tudo quanto é problema e encarecendo absurdamente o conserto de todo o telhado,muitas vezes se instalando um novo,coisa inexistente em telhados de barro pois possuem uma estrutura, apesar de cara, muito mais resistente que da shingle e daí a durar ate um século ou mais, contra estrutura frágil e leve da de shingle. É verdade que nisso faz empatar o preço (uma tem a manta cara e outra tem madeiramento caro). Um dos maiores problemas no sistema shingle é um áreas quentes e tropicais, como não há ventilação como nas telhas de barro e suas aberturas, vira um forno compartimentos logo abaixo dela, ou quartos ou sótão, coisa rara de existir nesse sistema. Para piorar,o asfalto “pega fogo” de tão quente (falo em temperatura). É esse desgaste que a prejudica um dia sol quente e outro chuva terminando de deteriorar o que o sol não fez. Nenhum material do mundo aguenta essas duas coisas quase simultaneamente como ocorre nos trópicos. Ate telhas de barro trincam, coisa rara mas ocorre e aí é baratíssimo de trocar uma ou duas telhas, mais barato que bananas e qualquer um pode trocar.E um grane problema com chuvas e lugar quente é a proliferação de fungos no telhado,como ocorre ate em telhas de barro, ou perto de matas e arvores como tem muito aqui: os fungos simplesmente destroem as telhas shingle as inutilizando e ate adentrando ao telhado e casa, muitas vezes destruindo o madeiramento interno, coisa inexistente nas de barro, ficando só manchas do lado de fora, pois ainda há ventilação em dia de sol destruindo qualquer fungo. Essa é a realidade das telhas shingle nos países quentes e tropicais, sendo ótimas para locais frios e de neve onde não ocorrem estes problemas em lugares quentes,inclusive daí a se usar casas de madeira somente em lugares frios e insuportáveis em lugares quentes, verdadeiras saunas.

    • SERMARX HOME IMPROVEMENTS disse:

      Ola Eduardo.
      Sua verdade se limita ao seu conhecimento, você ja morou ou visitou esses países que cita que essas telhas shingles são utilizadas por causa da baixa temperartura? Sou instalador profissional deste tipo de telhas morei nos Estados Unidos por 17 anos em um Estado que o frio e o calor é extremo então te pergunto oque eles fazem no calor? trocam por telhas de cerâmica? outra coisa Senhor reformei casas com telhados com mais de 60 anos que nunca teve nenhum vazamento ou qualquer tipo de manutenção durante esses anos mesmo sofrendo com neve e calor ao extremo.Eu falo isso com base em meus conhecimentos nesse tipo de telhado e assim como outros tipos de telhado também, sou instalador certificado no exterior e posso te afirmar que este tipo de telhado não é ainda muito utilizado devido a falta de conhecimento de muitos pelo produto e também por existirem poucos fornecedores em nosso Pais, mais acredito que com o tempo terá mais fabricantes e fornecedores fazendo com que o produto fique mais barato e assim mais utilizado.
      Saudações.

      Sergio Marx

  22. Flavia Milanez disse:

    Boa tarde. A parte superior da minha casa não possui laje e é toda com telhado shingle. Porém por imperícia do instalador , no primeiro ano de uso, teve infiltração no telhado. Molhou o forro de dry Wall de um dos quartos e ainda não consegui resolver o problema. Gostaria de saber o que vc sugere? Retirar as telhas? Tem como apenas impermeabilizar? Aguardo retorno, obrigada

  23. José Pinho disse:

    Peço informações sobre pessoas especializadas na colocação desse material e preço do material e preço da mão de obra considerando que tenho telhado em cerâmica a ser removido. Resido em Bagé RS.

  24. Rodrigo disse:

    Gostaria de fazer um orçamento!!

  25. elçio disse:

    A chapa onde se aplica o telhado pode ser comum ou tem que ser maritima .

  26. Jotta S disse:

    ola, boa noite.
    por favor, gostaria de saber qual a media e custo total para instalar 60m² desse tipo de telhado?

  27. Nadijane Cervice disse:

    segundo o “especialista” Eduardo de Sousa acima, os pedreiros e construtores brasileiros é que sabem das coisas e o resto do mundo desenvolvido é so de ignorantes. So faltou dizer que Australia, Texas e Florida usam Shingle e são tão quentes ou mais que o Brasil.

  28. Tarcila Rubio disse:

    Olá, tenho um telhado em forma de abobada. Na parte interna é de tijolo de demolição e por fora reboco. Gostaria de saber se posso aplicar essa telha por cima para achar com infiltrações.

  29. Lara disse:

    Sou de Campinas, SP . Quero trocar meu telhado que eu de telha de cimento para o Shingles..Tenho um sótão onde ficam dois quartos e um escritório… Não aguento mais vazamentos e morcegos que se alojaram entre as telhas e o forro… Quero orçamento. Sei que terei que trocar o telhado da casa toda, e que não será barato; sabe dizer se o valor pode ser parcelado?Como procedemos?

  30. Brian disse:

    Engraçado o brasileiro sempre pensa numa forma de passar as pernas em seus compatriotas esse telhado no meu país mesmo sendo cotado em dólar sai bem mais barato do que fazer ele aqui, não entendo essa isso a conta simplesmente não fecha como pode esse telhado custar Mais no Brasil do que em Meu próprio país Estados unidos, já percebi uma coisa nesse país aqui ganha o governo com essa astronica taxa tributária, é também o comerciante que não fica atrás ganhando mais 80% em cima dessas Vendas.

  31. Rose disse:

    Boa noite ,
    Vcs fazem orçamento para cidade de Niterói RJ?
    Fiquei interessada em trocar o meu telhado.

  32. Fabio disse:

    Posso usar a telha Shingle em varanda sem laje?Poderia usar um pouco menos de 15 grau de inclinação ,usar 10 grau.Poderia me informar representantes com serviço de colocação ?Grato

  33. Mari Haas disse:

    Boa tarde,

    Adoro esta telha e coloquei na minha casa em 2000. Ela é linda e fez o maior sucesso.
    Mas não tive a felicidade dos profissionais colocarem corretamente. A madeira estufou ,entortou e mandei refazer por outro profissional a uns 5 anos atrás, que me garantiram que o cara era bom mas hoje estou com o mesmo problema. Estou em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, por acaso sabes me indicar alguém responsável o suficiente pra refazer corretamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *