Sapata Isolada【2024】– O que é | Vantagens | Aplicações

Se você está pensando em construir, talvez seja melhor entender um pouco dos termos da construção civil e as funcionalidades de cada parte estrutural, como é o caso da sapata isolada.

Afinal, você sabe o que é sapata isolada e para que serve? Se esse termo é algo novo para você, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse e outros tipos de sapatas para construções.

sapata isolada

O que é sapata isolada?

A sapata isolada é um dos tipos mais simples de fundação superficial, e tem como importância sustentar o peso da construção, distribuindo melhor a carga no solo.

Essa etapa estrutural é de extrema importância e bastante presente na maior parte das obras, sendo dimensionada para suportar a carga de uma coluna ou pilar de sustentação, podendo ser em diferentes formatos e tamanhos.

A característica da sapata isolada é uma base em concreto armado e dimensionada para suportar a carga de estruturas, sendo responsáveis pelos possíveis esforços de tração flexão.

o que e e como funciona sapata isolada

A estrutura é feita para suportar cargas de pilares e colunas

Na construção desse tipo de sapata, é indicado o uso de uma camada do tipo de concreto magro e seco, não tendo função estrutural, mas auxiliando no isolamento e evitando o que o solo absorva água através da fundação.

Esse modelo isolado é indicado para terrenos que aguentam mais pressão, garantindo que a carga distribuída seja pequena.

para que serve sapata isolada

Vantagens e desvantagens

Uma maneira de entender melhor essa parte estrutural de construções é conhecendo os prós e contras desse tipo de sapata. Para isso, reunimos as vantagens e desvantagens da sapata isolada.

Vantagens

  • Custo: Um dos pontos positivos desse tipo de estrutura é o preço uma vez que a fundação superficial e isolada tem um custo mais acessível que outros tipos de fundação.
  • Rapidez: A rapidez na execução dessa estrutura é uma das características positivas. Além de ser rápida de construir, esse tipo de sapata também não exige a necessidade de ferramentas ou equipamentos específicos, sendo possível uma construção com pouquíssima escavação e baixo consumo de concreto.
  • Capacidade de carga:A construção isolada tem uma boa capacidade de suportar carga se comparada a outros métodos de fundação, como é o caso dos blocos não armados, baldrames ou radier.
vantagens da sapata isolada

Esse tipo de fundação tem diversas vantagens

Desvantagem

  • Uso apropriado: Para uma obra segura, é indispensável ter a fundação apropriada de acordo com a edificação, e nesse caso o modelo isolado não é recomendado para qualquer tipo de terreno. Sendo assim, a recomendação se restringe a terrenos com solo firme e de boa resistência, sendo necessária uma análise prévia do solo para definir o tipo de fundação.

Usos e aplicações

A estrutura do tipo sapata isolada é recomendada para terrenos com solo firme e de boa resistência, tendo como função suportar a carga de pilares e vigas que fazem parte da fundação.

Esse tipo de estrutura é indicado para sustentar o peso da obra e geralmente é utilizado em construções térreas, tendo a necessidade de um profissional para avaliação e desenvolvimento de um projeto adequado, indicando ou não o uso desse tipo de fundação.

usos de sapata isolada na construcao

A estrutura é indicada para terrenos de solo firme

Outros tipos de sapatas

Além da sapata isolada, existem outros tipos de sapatas para a fundação de construções. I parte esclarecer as dúvidas e diferenciá-las, reunimos uma breve explicação sobre cada tipo de sapata.

  • Sapata corrida: Essa estrutura é uma sapata contínua e capaz de aguentar cargas vindas de construções com cargas distribuídas de modo linear, como paredes, muros ou outras construções alongadas. Essa é considerada uma fundação rasa e a escavação pode ser feita à mão. Em geral, é utilizado concreto ciclópico para esse tipo de fundação.

sapata corrida

  • Sapata associada: Esse tipo de fundação também é conhecido como radier parcial e costuma ser utilizado quando duas sapatas isoladas ficam muito próximas ou sem espaço suficiente. Assim, a versão associada é uma alternativa para evitar que as versões isoladas e próximas fiquem sobrepostas. Esse tipo associado é uma versão retangular e com um comprimento maior, tendo dois arranques.
sapata associada

A fundação é uma versão estendida

  • Sapata com viga de equilíbrio: Essa versão é indicada para casos em que a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. Outra indicação de uso é quando a sapata está mais próxima de um obstáculo ou divisa. O nome dessa fundação vem da necessidade de criar uma viga entre as duas sapatas, o que ajuda a suportar o peso da carga e dar equilíbrio.
sapata com viga de equilibrio

A estrutura traz vigas que dão equilíbrio para as bases

 

Agora você já entende melhor sobre o assunto, mas isso não dispensa a necessidade de contratar um profissional qualificado para fazer os cálculos exatos e um projeto para que a construção seja segura.

Você pode gostar...