Móveis Laqueados: Dicas, como fazer e 50 fotos de inspiração
Uma moda de decoração dos anos 70 e 80 voltou com tudo para os dias de hoje: o uso de móveis laqueados. Essa técnica é uma ótima maneira de revitalizar itens que já perderam a graça e estão encostados em sua casa, e ainda é bem mais barata que outros tipos de reforma e do que comprar outro móvel, claro. Quer conhecer mais sobre a laca e os móveis laqueados? Acompanhe nosso post e tire todas as suas dúvidas!
O que é laca? Quais as vantagens? Quanto custa?
A laca, também conhecida como tinta automotiva ou poliuretano, é um pigmento que tem a função de selar as superfícies de diferentes materiais, desde que sejam sem imperfeições, lisas. Por isso a maior dica antes de fazer a aplicação de laca é lixar muito bem os móveis, se forem de madeira, por exemplo, para eliminar falhas na estrutura. A laca fará o restante do “serviço”, preenchendo as irregularidades da peça.
Ela faz o acabamento sobre muitos tipos de matéria-prima, não só em madeira, pode ser aplicada em materiais como: ferro, metal, vidro, MDF ou compensado. A aplicação deve ser feita com pistola ou compressor. Em todos esses o resultado pode ficar muito bonito, dando a chance àquele móvel caidinho em sua sala!
É importante saber a tinta laca não é utilizada somente para pintar móveis. Há uma série de superfícies que podem receber esse tipo de tinta: portas e rodapés de madeira; paredes revestidas; peças de artesanatos; entre outros.
No mercado de construção, reformas e também artesanatos você encontra tinta laca na cor branca, principalmente, e em uma cartela incrível de outros tons, mas isso vai depender do fabricante do produto e do local onde for comprar.
Existem também os tipos de acabamentos de cada laca: fosco, acetinado e brilhante. Dependendo do resultado que se quer chegar, você escolherá um ou outro. Você vai encontrar em embalagens de 900ml e 3.600ml de laca.
Os preços também variam de uma loja para outra. Encontramos algumas lojas online de material para casa que vendem laca, veja quais são e os preços dos produtos:
- Leroy Merlin – 3.600ml – R$175,90
- Iara Capraro – 500ml R$45,15
- Mercado Livre – Diversos tamanhos e preços
Laca x Tinta Esmalte: Qual a diferença?
A Laca a base de Nitrocelulose se destaca por ser o produto mais convencional deste tipo de técnica de pintura. Desta forma, você consegue encontrá-la mais facilmente em diversas lojas e sua aplicação pode ser feita por qualquer pessoa, não necessitando de um profissional.
O preparo da Laca é simples, ficando pronto com a colocação de um diluente em sua composição – no caso, usa-se Thinner. É possível laquear com Laca qualquer superfície, mas para isso é preciso passar um Primer Nitrocelulose antes para preparar o móvel.
Já o Esmalte Poliuretano é um produto considerado mais sofisticado e de uso profissional. Ele oferece mais resistência química e física, ou seja, confere uma maior proteção ao móvel contra riscos e produtos químicos.
Entretanto, nada impede que você use essa tinta para a laqueação em casa, entretanto, é melhor se informar antes sobre os cuidados necessários com um especialista.
Quem tem experiência no assunto revela que o Esmalte é mais indicado quando se quer criar móveis de alto padrão, sendo ideal para o caso de quem vai comercializar peças laqueadas. Para quem quer personalizar seu próprio móvel pode optar por qualquer um dos dois tipos.
O valor entre a Laca e o Esmalte não se mostra tão diferente. O Esmalte é, em média, 10% mais caro que a Laca, mas isso vai depender de lugar para lugar.
Veja uma breve explicação de Rita Curci, especialista da reconhecida loja Leo Madeiras, sobre quais as diferenças mais comuns entre a laca e o esmalte:
A maior resistência oferecida pelo Esmalte Poliuretano tem uma simples explicação. Ao misturar seus componentes, antes da aplicação, ocorre uma reação química e o produto se transforma na tinta para acabamento. Assim, independente de sua vida útil, este acabamento continuará intacto e resistente a qualquer tipo de agente químico. Um processo diferente acontece com a Laca a base de Nitrocelulose, que é diluída com Thinner, um produto que se evapora rapidamente.
Fotos de móveis laqueados
A beleza dos móveis e outros itens laqueados é indiscutível. Fazer o uso da tinta laca para esse tipo de serviço oferece inúmeras vantagens sobre outros estilos de reformas de móveis. Veja algumas:
- A primeira vantagem é que optando pela laqueação, você estará investindo em uma técnica antiga, e que, por conta disso, veio sendo desenvolvida ao longo dos anos e hoje pode ser feita com muita segurança e praticidade.
- A segunda vantagem é que o acabamento de um móvel laqueado é muito superior ao de outras técnicas. As tinhas oferecidas também dão a chance de finalizar com diferentes efeitos, outro diferencial.
- A terceira vantagem é que um móvel laqueado se torna mais resistente, tanto a riscos, quanto a machas e danos causados pelo tempo.
- A quarta vantagem é que laquear móveis é sinônimo de requinte e também de economia.
- A quinta e última vantagem que citaremos é que a cartela de cores é extensa e isso ajuda muito na hora de personalizar um cômodo de maneira bem alegre e moderna!
Vamos agora conhecer móveis laqueados inseridos em cada cômodo de uma casa? Confira e pegue inspirações!
Na sala
Um aparador, uma estante, uma mesa de centro… todos aqueles móveis que estão na sua sala e que você quer dar uma outra cara podem receber a laqueação (se forem feitos em madeira e MDF, claro).
Separamos fotos de diversas salas com móveis laqueados, em cores vibrantes ou neutras, pra você ficar com vontade de fazer igual.
Na cozinha
Na cozinha, você pode laquear armários e bancadas, sendo sua cozinha americana ou não. As mesas de jantar e cadeiras de madeira também podem receber esse tipo de tratamento.
A tendência do momento é optar por cores fortes, predominando um ou dois tons para toda a cozinha. Desta forma, é melhor você consultar um decorador ou design de interiores se tiver dúvidas de quais cores combinar em sua cozinha.
Veja alguns modelos de cozinhas com móveis laqueados:
No quarto
Se você quer montar um quarto moderno, retrô ou provençal, pode escolher móveis laqueados, sem problemas. Os itens laqueados mais utilizados em quartos são as penteadeiras, criados mudos e cômodas.
Mas você encontra diversas opções em lojas de móveis ou peças antigas em antiquários – aí você colocará a mão na massa para laqueá-las. Escolha suas cores prediletas para estar nesses móveis criativos!
Veja as nossas inspirações para você pensar para os quartos de sua casa:
Como laquear móveis passo a passo
Quer descobrir como laquear móveis?! Primeiramente, é importante saber que o móvel escolhido para essa arte, deve ser preparado para poder recebê-la. Como falamos antes, ele não pode ter imperfeições, desníveis, golpes ou arranhões, por que se não o resultado não será bom.
A primeira dica é aplicar pasta de madeira nas alterações que estiver neste móvel. Depois que estiver seco e limpo, lixar bem para deixá-lo lisinho.
Outro procedimento que você deve fazer antes de laquear é aplicar uma base seladora, que como diz o nome, vai selar cada buraquinho presente no móvel para que não haja muita absorção de tinta. Também vai ajudar no acabamento. Depois, lixe novamente toda a superfície e elimine todo o pó com um pano seco.
Para começar a laquear, utilize uma pistola e comece a aplicar lentamente, com a tinta laca ou esmalte que escolheu. Faça movimentos de um lado para o outro, indo e voltando. Quando terminar a primeira demão, espere secar por 3 horas. Depois, lixe suavemente e tire o pó novamente com um pano. Aplique uma segunda camada de tinta e espere secar por mais 3 horas.
Após o móvel secar por inteiro, aplique cera incolor com a ajuda de um pincel.
Selecionamos alguns Antes e Depois de móveis laqueados para você ter uma ideia do resultado atingido.
Agora, fique com os vídeos de Passo a Passo que selecionamos para te ajudar a laquear móveis!
Vale lembrar que quando você opta por aplicar laca ou esmalte em uma peça de madeira, é preciso ter alguns cuidados após essa restauração. A limpeza desse móvel, por exemplo, deve ser feita com detergente neutro ou sabão de coco e um pano limpo. Encere a cada seis meses para manter o brilho e evite a exposição à luz solar.
Espero que tenha gostado de conhecer informações, dicas e inspirações sobre móveis laqueados. Boa sorte!