Bancada de cozinha: 65 inspirações para sua casa


Ao projetar a cozinha de nossa casa é normal ficarmos em dúvida quanto à bancada. Qual material usar? Qual a medida ideal? Quais cores e texturas combinam? Por existir muita oferta no mercado de decoração de ambientes é preciso ficar atento ao resultado que se quer chegar para não fazer a escolha errada. Quer uma ajudinha para escolher a bancada de cozinha perfeita para sua casa? Confira esse post, pois vamos mostrar todas as informações necessárias!

banda de cozinha capa do post

Medidas recomendadas

Existem alguns parâmetros de medidas para seguir, que são recomendadas para oferecer melhor comodidade a quem usará a bancada. Mas lembre-se que nada é exato, você poderá definir a medida da bancada de cozinha conforme suas necessidades.

É importante pensar que a hora de cozinhar ou comer deve ser agradável e para garantir o conforto e praticidade do ambiente, leve em consideração a estatura das pessoas que mais usarão a cozinha. Veja uma tabela de medidas que pode ajudar:

bancada de cozinha recomendações

Selecionamos também medidas que podem ser úteis na hora de fazer o projeto de uma cozinha. É interessante ver que há indicações de distância entre lustre e bancada e também da coifa e o fogão, esse fator influencia na harmonização do local.

bancada de cozinha medida

bancada de cozinha medidas ilha

bancada de cozinha medidas

Modelos e Formatos:

 Bancada de cozinha americana com ilha

Cozinhas com ilhas têm feito mito sucesso por serem modernas e oferecerem maior praticidade, além do maior contato entre as pessoas da casa.

É importante valorizar a distância que haverá entre a ilha e a bancada com a pia, pois uma cozinha apertada fica super desconfortável. Não adianta também escolher uma ilha muito grande se seu espaço é limitado, hoje em dia você encontra muitas referências lindas de cozinhas americanas com ilha pequenas.

bancada de cozinha com ilha branca

bancada de cozinha com ilha P&B

bancada de cozinha com ilha pequena

bancada de cozinha com ilha pink

bancada de cozinha com ilha

Bancada em L

Quem quer uma bancada inteiriça pode escolher a bancada em L. Elas são ideais para quem tem cozinhas médias ou pequenas pois ajudam a economizar espaço e oferecem funcionalidade.

Esse tipo de bancada pode comportar um cooktop ou forno embutido, mas se não quiser assim, pode escolher o modo convencional, para encaixar os eletrodomésticos entre os espaços.

bancada de cozinha em L azulejos

bancada de cozinha em L clean

bancada de cozinha em L colorida

bancada de cozinha em L estilosa

bancada de cozinha

Bancada em U

Projetos em formato de U para bancadas e também armários de cozinha são perfeitos para cozinhas quadradas. Elas acomodam bancada para a pia, fogão e mesa, oferecendo muita funcionalidade.

Muitos armários e eletrodomésticos podem causar confusão nas cozinhas, principalmente quando elas têm espaço limitado. E bancadas com o formato em U podem ajudar a otimizar esse defeito da projeção da cozinha.

bancada de cozinha em U clara

bancada de cozinha em U MODERNA

bancada de cozinha em U preto

bancada de cozinha em U

bancada de cozinha em U CLARINHA

Materiais para bancada de cozinha:

Granito

O granito é uma boa opção para quem quer reformar a cozinha com economia. É uma pedra natural de baixo custo e apresenta vantagens como facilidade de limpeza e resistência a impactos.

Um dos únicos problemas é que o granito é frágil quando há contato com ácidos, que podem prejudicar o brilho ou criar ferrugem nele. Mas tirando isso pode ser uma boa aposta, pois além de ser resistente e durável é de fácil produção.

O granito se apresenta em diferentes tonalidades, podendo ter um mix cores naturais ou tons sólidos.

bancada de cozinha em preto absoluto

O granito preto absoluto, muito requisitado hoje em dia

bancada de cozinha preto absoluto

O tampo em granito preto fica ótimo em bancadas com armários de madeira

bancada de cozinha em granito branco absoluto

bancada de cozinha marrom

bancada de cozinha preto absoluto verde

bancada de cozinha preto absoluto vermelho

Mármore

O mármore também é uma rocha natural de composição calcária e constitui-se principalmente por minerais de calcita. Entre ele e o granito, os especialistas indicam o granito. Isso por que é facilmente atacado por ácidos e tem uma dureza menor. Além disso ele não tem tanto brilho e é poroso, o que faz com que seja pouco indicado para ser usado em locais como cozinha e banheiro.

Mármore composto

Apesar disso, a boa notícia é que existe o mármore composto. A mistura criada com cerca de 90% de quartzo e 10% de resinas sintéticas forma esse tipo de pedra que ganha vários nomes conforme a marca. Esse mármore oferece vantagens para uma a bancada da cozinha é a maior resistência e durabilidade.

Muitos arquitetos recomendam o mármore composto por poder ser recomposto. Ao contrário do mármore comum, ele pode ser recuperado após ser manchado ou riscado. São indicados para áreas internas e externas.

A limpeza tanto do mármore tradicional quanto do composto deve ser feita sem produtos abrasivos, de preferência com água e detergente neutro.

bancada de cozinha mármore -

Caso escolha o mármore para sua cozinha, aplique impermeabilizantes

bancada de cozinha mármore claro

bancada de cozinha mármore onix

bancada de cozinha mármore roxo

 

bancada de cozinha mármore vermelho rojo

bancada de cozinha mármore

Silestone

Diferente do granito e mármore que são pedras naturais, o Silestone é um material industrializado. Ele é feito com 93% de quartzo e resina de poliéster. É muito requisitado para revestimentos de ambientes internos, sobretudo em bancadas de cozinhas ou banheiros e lavabos.

O legal de usar o Silestone é que ele possui grande variedade de cores, deixando você à vontade para decorar sua cozinha.

Entre as vantagens desse material estão: alta resistência – mais que granitos e mármores -, é anti risco e por ser de baixa porosidade não mancha com líquidos ou outros produtos.

Uma desvantagem é que não suporta objetos quentes como panelas ou assadeiras, podendo sofrer danos.

bancada de cozinha- silestone negro stellar

bancada de cozinha- silestone p&b

O Silestone combina com designs diferentes de bancada

bancada de cozinha- silestone verde

bancada de cozinha silestone

bancada de cozinha- silestone

Corian

O Corian já está no mercado há bastante tempo, desde a década de 60, mas ainda não tornou-se popular. Talvez por ter um custo bem mais salgado que outros materiais – o metro quadrado fica em torno de 3 mil reais!

Ele é apresentado em mais de 20 cores diferentes, porém a mais usada é a branca. É bem resistente e facilmente substitui granitos, mármores e aço inox, por exemplo. Outra vantagem é que é sólido e não poroso.

Sua superfície totalmente lisa e emendas imperceptíveis são bem cobiçadas para decoração de bancadas de cozinha. Até por que pode ser modelado, resultando em bancadas curvas ou em outros formatos.

É bem resistente, mas é importante saber que panelas quentes não devem ser colocadas diretamente sobre o acrílico. Algumas pessoas utilizam pinos metálicos para apoiar esses utensílios.

bancada de cozinha em corian branco -

Tiras e pinos metálicos ajudam a não danificar o material

bancada de cozinha em corian cinza

Corian cinza modelado

bancada de cozinha em corian em U

Cozinha em U com Corian

bancada de cozinha em corian grande

bancada de cozinha em corian

Porcelanato

Sem dúvidas, um dos materiais mais requisitados nos últimos anos para revestir pisos e paredes, mas que também tem feito sucesso em bancadas de cozinha e banheiro. O porcelanato é um tipo de cerâmica resistente, fabricado com tecnologia avançada que garante impermeabilidade e durabilidade.

Também o encontramos em diversas cores, dando asas à criatividade. Um recurso interessante é que com ele dá para moldar a cuba no mesmo material que a bancada, a chamada “cuba montada”.

Por ser produzido com alta tecnologia, possui baixíssima absorção de água e sua composição tem materiais nobres, como o feldspato, que oferece resistência à abrasão química e física.

bancada de cozinha - porcelanato

bancada de cozinha em porcelanato - cinza

Uma vantagem é uniformidade de cor

bancada de cozinha em porcelanato - ilha

bancada de cozinha em porcelanato - pequena

Ele pode receber diferentes tipos de acabamento

bancada de cozinha em porcelanato cinza

Vidro

Quem deseja mais estilo para uma cozinha vai gostar dos modelos de bancada de vidro. Ela pode ser lisa ou trabalhada e combinam bem com qualquer material. Com esse material você terá, com certeza, uma peça única em seu projeto.

Para mais resistência e durabilidade opte por vidro temperado. E vale lembrar que pode ser que o custo de instalação seja mais caro que de outros materiais.

Se você pensa que só há vidros transparentes está enganado (a). Eles possuem alto nível de personalização e podem ganhar diversas formas e cores. Existem os vidros translúcidos, opacos, texturizados e coloridos!

Impedem a proliferação de fungos e outros agentes nocivos à saúde por não serem porosos. E por isso são mais higiênicos, além de serem fáceis de limpar.

Uma dica de decoração de interiores é que o vidro é ótimo para ambientes pequenos, isso por que dá sensação de amplitude. Então, se sua cozinha é pequenina, aposte nesse material.

bancada de cozinha em vidro moderna

bancada de cozinha em vidro

Bancada de cozinha em vidro personalizado

bancada de cozinha vidro pintado

Bancada de cozinha com vidro pintado

bancada de cozinha em vidro elegante

bancada de cozinha em vidro estilosa

bancada de cozinha em vidro temperado

Vidro temperado vermelho

 Cimento queimado

Não é de hoje que o uso de cimento queimado é muito querido por arquitetos e designers de interiores na decoração. O material é altamente resistente e fica muito bonito em ambientes contemporâneos.

Hoje consegue-se utilizar várias técnicas com o cimento queimado, podendo até colori-lo e conferir texturas criativas. Outra vantagem é que tem baixo custo. Isso por que os únicos materiais utilizados para a aplicação – a mais simples – são o cimento, areia e água.

Então se você busca aquele aconchego de “casa de mamãe” e um ar rústico para sua cozinha, invista no cimento queimado.

 

bancada de cozinha em cimento queimado e madeira

Combine concreto com madeira

bancada de cozinha em cimento queimado moderna

bancada de cozinha em cimento queimado

Ilha com cimento queimado

bancada de cozinha em concreto queimado - ilha

bancada de cozinha em concreto queimado diferente

 

bancada de cozinha em concreto queimado ilha

Madeira

Aconchego, calor e rusticidade são características presentes nas bancadas de madeira, recorrentes nas cozinhas europeias. Uma das vantagens, de acordo com o designer de interiores Moreno, é a praticidade na hora da instalação. “Como não envolve cimento e água, a organização e a logística da obra ficam mais fáceis”, diz.

Como a bancada é uma área molhada, é preciso investir em uma cuba especial, que tenha prancha de alumínio nas laterais. O preço desse tipo de cuba, que geralmente vem de fora do país, varia entre R$ 2.500 e R$ 3.000. “A madeira também não suporta objetos pontiagudos ou panelas quentes, deixando marcas sem condições de reparação”, explica Moreno. Também é preciso ter atenção redobrada com a limpeza, já que o contato com a água pode danificar o material.

bancada de cozinha de madeira

bancada de cozinha em madeira em U

bancada de cozinha em madeira

bancada de cozinha madeira clássic

bancada de cozinha madeira pequena

bancada de cozinha madeira



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Euclides Manuel Lopes Furtado disse:

    Parabéns. Excelentes propostas. Obrigado pela partilha.

  2. sena moveis disse:

    lindos moveis. eu estou comecando uma empresa de moveis planejados em Manaus amazonas e estou precisando de muitas dicas de fabricacao , custos primarios e secundarios onde encontrar lojas que podem vender os produtos in clusive tintas. desde ja agradeco. bom dia

  3. Leila disse:

    Super amei todos lindos

  4. Maria disse:

    Show de bola maravilhos designer tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *