COMO ORGANIZAR O QUARTO: 20 Dicas Imperdíveis!

Dicas de como organizar o quarto nunca são demais, afinal manter o próprio cantinho em dia pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas que vale muito a pena.

Dicas de organização para quarto pequeno

  • Cama com espaço

cama com nichos

Se você tem pouco espaço, a dica é recorrer aos móveis que funcionam com mais de uma função. Por exemplo:

  1. Invista em cama box com baú, assim você vai ganhar mais espaço para guardar roupas de cama;
  2. Camas com nichos e gavetas embutidas também funcionam muito bem para ganhar mais espaço.
  • Móveis suspensos

decoração quarto de casal

A parede cinza funciona como pintura neutra

Nem sempre é possível usar todos os móveis desejados no ambiente; já que as peças que ficam no chão costumam ocupar mais espaço. Nesse caso, vale se inspirar nessa ideia de substituir o criado-mudo por estantes suspensas ao lado da cama. 

  • Móvel multifuncional

móvel para quarto pequeno

            Com pouco espaço, o jeito é aproveitar o mesmo móvel em diferentes tarefas. Nesse caso, o criado-mudo foi substituído por uma penteadeira que também funciona com escrivaninha. 

  • Estantes e prateleiras

quarto com prateleiras

O espaço vertical é um grande aliado para manter o quarto organizado. O espaço acima da cama é ideal para colocar prateleiras para deixar livros, enfeites ou outros itens.

  • TV na parede

quarto bege

Enfeites prateados decoram o espaço

Aproveitar cada espacinho é o grande truque. Com pouco espaço, evite o excesso de móveis, inclusive para a TV, que pode ser instalada diretamente na parede ou em um painel fixado na superfície.

 

Como organizar o quarto de solteiro                                         cama suspensa

No planejamento do quarto, opte pela cama elevada (cama suspensa), assim é possível aproveitar o espaço abaixo do móvel criando uma área para estudo ou closet. Além de aproveitar melhor o espaço, o projeto ainda é super atual!

cama com futon

O papel de parede é delicado e alegre

Para a decoração do quarto de solteiro, aposte nessa ideia de fazer a cama com blocos de construção, assim ainda dá para aproveitar os espacinhos da base para guardar itens, como sapatinhos e manter a organização em dia.

como usar caixas organizadoras

            Essa ideia é válida tanto para o quarto do bebê, como das crianças e adolescentes. O espaço abaixo da cama/ berço pode ser muito bem ocupado com a ajuda de caixas organizadoras. Meça o vão e compre caixas que caibam nesse espaço, assim você cria mais espaço para deixar tudo organizado e prático para pegar no dia.

caixotes na decoração

As paredes claras valorizam o espaço

Na decoração da kitnet use caixotes de feiras para separar o quarto do restante da casa e ainda ganhar nichos para guardar itens e objetos do dia a dia. A TV com suporte articulado instalada na parede também é um excelente artifício, já que o suporte permite movê-la para diferentes posições.

quarto solteiro planejado

Móveis planejados são excelentes para otimizar o espaço. Nesse projeto, a ideia é fazer a cama próxima da parede e assim criar espaços com nichos nessa superfície. O projeto também focou o espaço abaixo da cama para guardar livros, e assim o cantinho pode ganhar um toque decorativo.

 

Como organizar o quarto de casal

  • Pendentes

nicho em quarto de casal

Plantinhas verdes decoram o nicho

Utilizar criado-mudo no quarto é comum, mas se você quer deixar o móvel como apoio para outros itens ao invés do abajur, aposte na tendência de usar pendentes ao lado da cama. A escolha do modelo do lustre deve ser cuidadosa e as dimensões não devem ser exageradas para não ficarem em desarmonia com o tamanho do quarto.

  • Móvel no final da cama (recamiér) 

quarto de casal pequeno

Itens amarelos são usados na decor

O uso do móvel ao pé da cama pode ser uma boa estratégia para criar espaços decorativos e até organizar itens. O recamiér (espécie de sofazinho) com baú deixa toda a bagunça escondida, mas também vale usar modelos como esse da foto para deixar os itens expostos.

  • Criado-mudo único

criado-mudo quarto de casal

O mais comum é ver o uso de dois criados-mudos, mas na decoração de quarto de casal pequeno a dica é apostar em apenas um móvel em um dos lados da cama. Usar um gaveteiro maior na altura da cama também é uma possibilidade e fica ótimo, já que cria mais espaço para guardar tudo o que é preciso.

  • Nichos

cama com almofadas

O papel de parede azul é suave

O espaço da parede costuma ser menos utilizado, mas a ideia é valorizar essa superfície para aproveitar mais do ambiente. Nesse caso, os nichos fazem às vezes da cabeceira e criam uma decor linda para o espaço. Outra ideia que se pode tirar daqui, é que os nichos foram feitos a partir do uso de gavetas antigas que foram pintadas e fixadas na parede.

armário espelhado

            Mais uma vez nichos aparecem na organização do ambiente. Além de aproveitar a superfície vertical, a ideia ainda foi de instalar prateleiras.

Agora é só seguir as dicas de como organizar o quarto e manter o espaço em ordem e aconchegante para um bom e merecido descanso.


Você pode gostar...