Como cuidar de um Bonsai: conheça dicas importantes e 20 espécies


Como cuidar de um bonsai? O plantio e cultivo dessas plantas envolvem muitas técnicas apropriadas. Elas são desenvolvidas com o intuito de se parecerem miniaturas de árvores normais, mas aparentemente com uma estrutura mais antiga. Esse tipo de método é proveniente da Ásia, mas faz muito sucesso aqui no Brasil, tendo vários profissionais e empresas especializadas em produzir essa árvore.

Quer saber como fazer o controle da forma e tamanho de uma árvore, que começa com mudas ou estacas? Nesse post vamos te explicar basicamente como se faz, para que você não precise sair à compra de um exemplar pronto em uma loja. Afinal, esse cultivo demanda muita dedicação e conhecimento e por isso, o bonsai não é nada barato.

 Conheça tudo sobre os bonsais em nosso post!

 Como Cuidar de Um Bonsai

Antes de descobrir como cuidar de um bonsai, você deve compreender as duas técnicas mais utilizadas para fazer o seu plantio. É possível criar essas plantas a partir de sementes ou a partir de estacas. Você é quem vai escolher pela facilidade e/ou pela disponibilidade que você tem. Confira um pouco sobre elas e depois veja os principais cuidados com o seu Bonsai!

Por sementes

Esse método de plantio em japonês “Misho”. Especialistas nesse método diz que desenvolver Bonsai a partir de sementes pode ser muito gratificante, isso por que dá a você um maior controle da planta desde a fase mais adulta. Mas é importante lembrar: leva bastante tempo – pelo menos três anos. Só depois disso você terá uma árvore para poder cultivar e trabalhar. No entanto vale bastante a pena, pois é a única maneira de começar um Bonsai exatamente desde o início! Mas como exatamente fazer isso?

Bom, primeiramente, você vai precisar conseguir as sementes para a árvores desejada. Uma ideia é coletá-las de árvores existentes em sua vizinhança. Mas também pode optar por comprá-las em uma floricultura ou lojas online. É aconselhável que você escolha uma espécie adequada para o clima da cidade onde vive.

Sementes como castanhas e bolotas podem ser encontradas facilmente. Já as sementes de coníferas podem ser encontradas dentro dos cones de pinhas. Uma vez que você tenha coletado os cones de pinhas, você precisa armazená-los em um lugar quente, de forma que eles então lancem as sementes do meio de suas escamas.

Atenção: não acredite em lojas que vendam sementes como sendo “de Bonsai”, pois o bonsai é criado a partir de sementes de árvores normais.

Qual a melhor época?

Os especialistas em bonsai dizem que a melhor época para plantar sementes é o outono. Eles dizem que fazendo desta forma você segue o cronograma da natureza e a semente poderá crescer tranquilamente durante o verão inteiro após germinar no início da primavera.

Por estacas

Esse é outro método de plantio e em japonês leva o nome de “Sashiki”, que significa cultivo de árvores a partir de estacas. Ele é muito popular entre os cultivadores de bonsai, pois é uma maneira mais econômica de plantar e cuidar de novas árvores em miniatura. Com este método você conseguirá dois benefícios: reduzir o tempo que leva para as árvores crescerem (um ano a menos do que quando plantadas com sementes) e descobrir quais as características que as estacas irão possuir futuramente. Legal, não é mesmo?

Antes de mais nada, você precisa coletar estacas adequadas para esse cultivo. Vale lembrar que a maioria dos tipos de árvore é facilmente propagada quando usamos estacas. Você vai selecionar um galho de uma árvore existente e o cortará. O tamanho das estacas deve ser entre 5 e 10 cm de altura e 2 e 5 mm de diâmetro. Dá para fazer estacas maiores também, mas a chance de fazê-las gerar raiz é pequena.

Quando pegar estacas?

A melhor época para fazer coleta de estacas, segundo os especialistas em Bonsai, é a primavera ou verão. Algumas estacas de madeira resistente podem ser preparadas e plantadas após sua estação de crescimento (no fim do verão).

Quando e como regar seu Bonsai

A frequência com que as árvores de Bonsai precisam ser regadas vai depender de alguns fatores. Para cada caso há uma orientação. A indicação é que você comece a observar suas árvores e saber quando elas precisam ser regadas. Mas como fazer isso? Veja as dicas abaixo!

  • Quando o solo estiver seco
    Nunca regue sua planta quando o solo ainda estiver úmido, mas sim quando senti-lo um pouco seco. Você pode verificar com seus próprios dedos, inserindo-os por cerca de um centímetro de profundidade. Com o passar do tempo você nem precisará mais fazer isso e já conseguirá perceber só de olhar.

  • Observe, não estabeleça rotina
    É importante você manter a observação de suas árvores individualmente, ao invés de regá-las todos os dias num mesmo horário como é comum fazer com outros tipos de plantas e árvores.
  • Mistura de solo correta
    Algo que influencia bastante na frequência com que as árvores precisam de rega é a mistura de solo. Segundo especialistas neste cultivo, a maioria das árvores de Bonsai pedem uma mistura de Akadama, cascalho fino e adubo. Uma proporção de ½ para ¼ para ¼ é considerada excelente. É importante escolher uma mistura que retenha mais água (faça isso usando mais adubo para plantas) no caso de você não poder regar suas árvores sempre que elas precisarem.

Como adubar um Bonsai

A parte da adubação também é essencial do processo de criação de bonsai. Alimentar regularmente a planta durante a estação de crescimento é importantíssima para que ela sobreviva e tenha qualidade também. As árvores normais, vale saber, tem a capacidade de estender seu sistema radicular a fim de procurar nutrientes. Mas os Bonsai, no entanto, devem ser plantados em vasos pequenos e por isso requerem bastante adubo, que vai ser responsável por repor o conteúdo nutricional do solo.

O que um bom adubo tem

Os adubos a serem utilizados nos bonsai devem ser compostos de Nitrogênio, que provoca o crescimento das folhas, o Fósforo, que estimula o crescimento da raiz e o Potássio, que incentiva o crescimento de frutos e flores.

Quando adubar o Bonsai?

É recomendado adubar seu Bonsai durante toda a fase de crescimento dele. Não é indicado adubar árvores transplantadas por cerca de um mês e árvores doentes.

Transplante de Bonsai

O transplante funciona para evitar que uma árvore seja retirada do vaso e morra sem nutrientes. Nesse caso é necessário fazer o transplante regular. É importante saber que esse procedimento não provocará alterações no tamanho de seu bonsai, ele não ficará pequeno como muitos acham. Em vez disso, ele irá ajudar a árvore a resgatar todos os nutrientes que ela precisa para se desenvolver e florescer.

Com qual frequência fazer o transplante?

Isso vai depender do tamanho do vaso e das espécies de árvore. Árvores com a característica de crescimento rápido precisam ser transplantadas de dois em dois anos, às vezes é preciso que aconteça uma vez por ano. Já as árvores mais maduras devem ser transplantadas entre 3 a 5 anos.

Fotos de Bonsai

Agora que, basicamente, você já viu como cuidar de um Bonsai, conheça algumas espécies de árvores em miniatura em fotos que selecionamos para você:

como cuidar de um bonsai laranja

Bonsai de laranjeira

Bolsai de Olmo japonês

Bonsai de jabuticabeira

Bonsai de Figueira

Bonsai de Junipero

Bonsai de Carmona

Bonsai tipo Carmona

Bonsai de Pitanga

Bonsai de Cerejeira

Bonsai de Pinheiro negro

Bonsai de cerejeira

Passo a Passo para Cuidar de Um Bonsai

Quer continuar aprendendo sobre o cultivo e como cuidar de um Bonsai? Selecionamos diversos vídeos para você conhecer o passo a passo e muito mais dicas. Dê uma olhada:

 

 

 

 

 

 

O que você achou das dicas de como cuidar de um Bonsai? Qualquer dúvida que você tiver, deixe um recado para a gente, assim como sugestões e comentários. Até mais!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *