Guia da【LAVANDA】ᐅ Como plantar, cuidar e seus benefícios!

A lavanda é uma planta que possui flores inconfundíveis justamente pelo seu aroma. Afinal, ela contém óleos essenciais, sendo um dos mais usados no mundo dos cosméticos. 

Ou seja, muitos produtos como cremes, shampoos, condicionadores, amaciantes, óleos corporais, entre outros, são produzidos com o aroma da lavanda.  

Lavanda 1

A saber, os romanos utilizavam a lavanda para lavar roupas, aromatizar ambientes e tomar banho, além de se aproveitar as propriedades calmantes da planta, utilizada até os dias de hoje para tratar problemas como estresse, insônia e ansiedade. 

Além dessas propriedades, a lavanda também protege as roupas guardadas das traças que adoram aparecer nas peças. 

Lavanda 2

Ademais, a lavanda vem da região do Mediterrâneo, tendo como clima predileto o frio, fazendo dela uma planta altamente resistente, até mesmo a geadas. 

Em contrapartida, por conta dos avanços em práticas genéticas a lavanda tornou-se uma planta adaptada ao clima tropical, possibilitando seu cultivo em praticamente todo o Brasil.

Lavanda 3

Além disso, trata-se de uma planta de fácil cultivo e que em alguns lugares elas viraram um verdadeiro ponto turístico, elevando a beleza das regiões. 

Se você quer saber tudo sobre a lavanda, suas principais características, benefícios e usos, assim como plantar e fazer mudas, acompanhe o post completo!

Características, benefícios e usos da lavanda

A saber, a lavanda é uma planta da família das Lamiaceas. Ela possui origem no Mediterrâneo e também pode ser conhecida como alfazema. 

Em sua maioria, a flor da lavanda possui cor azul-lilás e desenvolve-se em forma de espiga através de um caule longo que cresce acima das folhas. 

Lavanda 4

Além disso, podemos destacar que a lavanda é um arbusto perene e que possui caule lenhoso. Trata-se de uma espécie de fácil cultivo, que não necessita propriamente de solo fértil, ideal para quem não deseja realizar muitas manutenções.  

Ademais, raramente é atacada por pragas. Nesse sentido, o único cuidado que ela precisa é a poda realizada geralmente no mês de abril para cortar os ramos do ano anterior, assim como auxiliar na floração futura. 

Lavanda

Vale destacar ainda que a lavanda é uma planta de exposição direta ao sol, de solo neutro, arenoso e que necessita de boa drenagem. 

Outro ponto importante da lavanda é que ela possui uma enorme resistência a temperaturas baixas, podendo suportar até mesmo geadas. 

Lavanda 1 1

É muito raro conseguir lavanda através de sementes. Contudo, se preferir dessa maneira, semeie diretamente no local e espere algum tempo até o aparecimento do rebento. 

A lavanda é uma espécie que passou por aperfeiçoamento genético ao longo dos anos. Desse modo, atualmente pode ser encontrada em diversas cores. Por exemplo:

  • Roxas
  • Brancas
  • Rosa 
  • Azul

E dentro das espécies variadas, pode apresentar geralmente um tamanho entre 30 e 50 cm, sendo uma ótima opção para o cultivo em casa, no jardim ou em projetos paisagísticos. 

Contudo, ela pode atingir até mesmo 1 metro de altura, mas como citamos acima, geralmente alcança 50 cm de altura. 

Lavanda 2 1

A saber, esse exemplar pode ser plantado em um jardim caseiro, sem grandes preparações. Ou então como arbusto decorativo como um sebe ou bordadura em volta de um canteiro ou ao longo de um passeio. 

É muito comum ver borboletas e abelhas atraídas pelo cheiro da lavanda, que no verão ondula afavelmente com a azáfama que rodeia suas flores. 

Lavanda 3 1

Além de todas essas características, não podemos deixar de falar que a lavanda proporciona algumas vantagens. Por exemplo:

  • Possuem propriedades calmantes e relaxantes, ajudando a reduzir a pressão arterial, melhorando a função cardíaca 
  • Combate a insônia 
  • Antisséptico, bactericida e cicatrizante natural 
  • Ajuda bebês a relaxarem e dormirem 
  • Ajuda no combate a problemas respiratórios 
  • Perfuma o ambiente, etc.

Como plantar e fazer mudas de lavanda?

Na hora de escolher e fazer mudas de lavanda, você deverá levar alguns pontos em consideração. Por exemplo: prefira espécies que possuem formato arbustivo.

Ou seja, escolha lavandas com galhos e ramificações em grande quantidade que indicam que a muda é boa e robusta. 

Lavanda 4 1

Em síntese, prefira uma muda de lavanda bem verde, pois em grande parte ela estará saudável e cheia de vida. Não escolha para mudas a planta que apresentar folhas amareladas. 

Além disso, as estacas devem ter ao menos 10 cm de comprimento para conseguir realizar um bom plantio. 

Alfazema

Você poderá plantar sua lavanda diretamente no solo em canteiros ou em vasos. Por isso, para replanta-la, retire a planta com cuidado e misture o solo em que ela estava anteriormente com um novo substrato. 

Plantando no solo

A lavanda é uma espécie que não necessita de um solo muito fértil, por isso você poderá plantá-la tranquilamente diretamente no solo ou então em canteiros.

Contudo, fique ligado nas regas necessárias para estimular seu crescimento, faça a poda acima de três dedos da bifurcação de cada tal anualmente. 

Alfazema

Plantando em vaso

Escolha um vaso de médio porte para receber a alfazema. Retire a planta do local atual com cuidado e replante no vaso, misture o solo e adicione um novo substrato. 

Vale destacar que o solo deverá ser bem drenado, por isso o vaso deverá ser muito bem escolhido e oferecer a drenagem necessária. 

Alfazema

No entanto, nunca molhe a folha dessa espécie de planta e mantenha o solo sempre úmido. Após um mês, ela estará bem enraizada e por isso as regas não precisam ser tão frequentes. 

Ademais, a alfazema é muito tolerante à seca, mas ao cultivá-la em vaso, cuide muito bem dela. 

Como cuidar e cultivar? #dicas

Como falamos anteriormente, a lavanda poderá ser plantada diretamente no chão, canteiros ou em vasos. Pensando em lhe ajudar nessa empreitada, destacamos alguns dos principais cuidados no cultivo dessa planta muito popular no Brasil e no mundo. 

Alfazema

O primeiro ponto é o solo, essa espécie de planta adora solos calcários, arenosos e secos, afinal, trata-se de uma espécie muito versátil. 

Contudo, o local da sua plantação precisa ser bem drenado para que o solo não fique muito tempo úmido. Por isso, fique de olho para que não tenha poças d’água onde ela for plantada. 

Alfazema

Além disso, a alfazema adora o sol pleno, desse modo escolha o local mais ensolarado possível. 

Sua adaptação ao novo solo é bem tranquila, por isso regue-a principalmente no primeiro mês sempre que o chão estiver seco. 

Em síntese, fique sempre atento aos tratos culturais, mesmo tratando-se de uma planta de baixa manutenção. 

Alfazema

De fato, a lavanda / alfazema tornou-se uma planta muito popular pela sua beleza e aroma, assim como pelo seu uso na indústria cosmética. É constantemente requisitada para compor decorações rústicas ou provençais, sobretudo românticas. É bem fácil encontrar inspirações de casamentos com essa planta charmosa decorando.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Mussaenda【 [ 2021 ]】ᐅ Cores, como cultivar e fotos incríveis!

Você pode gostar...