Porquinho-da-índia peruano – Tudo sobre a raça!【2024】

A escolha de porquinho-da-índia como pet é uma ótima solução para quem procura animais de pequeno porte, e entre as várias raças para esses animais, o porquinho-da-índia peruano ou peruviano, como também é chamado, é uma das opções.

O porquinho-da-índia peruano é comum em alguns países da América Latina como Peru, Bolívia e Argentina, e tem se destacado como uma raça de pelo longo.

Para quem pensa na ideia de ser tutor de porquinho-da-índia, no post trouxemos tudo sobre a raça peruana; quem sabe você também não se apaixona por essa fofura de pelagem longa?!

porquinho da india peruano

Características do porquinho-da-índia peruano

Quais as suas características mais marcantes?

O porquinho-da-índia peruano tem como características corpo cilíndrico e pequenas orelhas arredondadas, lembrando pétalas de flor.

Esse animal é caracterizado pela pelagem longa e macia, podendo ter pelos com até 40 cm de comprimento.

Os pelos da raça apresentam uma divisão no topo da cabeça, continuando pelas costas do porquinho, e apresentando espécies de redemoinhos (rosetas) na região das costas.

caracteristiacs e porquinho da india peruano

A raça tem pelos longos e macios

A pelagem longa e macia dos porquinhos da raça peruana podem apresentar diferentes cores e padrões, incluindo tonalidades de preto, branco, marrom e bege.

Outra característica do animal é o crescimento contínuo dos dentes, comum em outras raças de porquinhos e roedores.

raca de porquinho da india

Qual é a média de peso e tamanho?

A raça peruviano é um porquinho considerado de tamanho médio, podendo atingir de 23 a 27 cm, e pesar de 700 g a 1,2 kg.

peso e tamanho de porquinho da india peruano

Quanto tempo vive?

Para quem tem pensa em ter o roedor como animal de estimação, a expectativa de vida da raça é em média de 5 a 8 anos.

Temperamento: para quem é indicado?

Os porquinhos da raça peruana têm personalidade carinhosa e dócil, e são conhecidos pelo instinto de exploração, sendo bastante curiosos.

Os porquinhos-da-índia peruano costumam ser um pouco medrosos, e podem se assustar com novas situações ou pessoas, mas após se adaptarem à pessoa ficam muito sociáveis.

Os animais da raça gostam de passar tempo junto com os tutores e serem agradados, sendo indicados para famílias, inclusive com crianças.

temperamento de porquinho da india peruano

A raça é bastante carinhosa e sociável

Quanto custa em média? #preço

Para quem pensa em ser um tutor de porquinho-da-índia, o animal da raça peruana pode custar de R$ 200 a R$ 1 mil, de acordo com as características do animal.

Antes de comprar um porquinho-da-índia, é importante avaliar o criador, priorizando locais legalizados e que prezem pela saúde e qualidade de vida dos animais.

Como cuidar de um porquinho-da-índia peruano? #dicas

Alimentação

A alimentação do roedor peruano é similar a de outras raças de porquinhos, e deve incluir ração de acordo com o peso e a idade do animal.

A ração deve ser o alimento principal dos porquinhos-da-índia, mas também é possível incluir frutas e vegetais.

O acesso ao feno também é importante para a criação de porquinhos, garantindo fornecimento de fibras para ajudar no sistema digestivo e também desgastar os dentes que ficam em constante crescimento.

Além de fornecer comida aos porquinhos, é essencial oferecer água fresca, fazendo trocas regulares da água para que esteja sempre limpa.

alimentacao de porquinho da india peruano

Higiene

Os cuidados com higiene são essenciais para manter a saúde dos porquinhos da raça peruana, e um dos hábitos que deve fazer parte da rotina é a escovação de pelos, mantendo os pelos desembaraçados e fazendo podas regularmente para evitar que os pelos possam atrapalhar a locomoção do animal.

O banho também deve fazer parte dos cuidados com higiene dos porquinhos, usando sempre produtos específicos para esse tipo de animal e garantindo que o pelo seja totalmente seco após o banho.

Como hábitos de higiene, também é necessário manter a limpeza do local em que o porquinho vive, retirando restos de alimentos, feno e fezes.

cuidados de higiene com porquinho da india peruano

Os hábitos de higiene garantem a boa saúde do animal

Saúde

A característica de pelos longos da raça peruana pode trazer alguns problemas de saúde ao porquinho-da-índia, como infestação por ácaros em meio a pelagem, por isso, é essencial que os porquinhos dessa raça tomem banhos regulares.

Entre os cuidados com a saúde dos porquinhos peruanos, é preciso ficar atento à alimentação, uma vez que esses animaizinhos tendem a ser gulosos. Dessa maneira, é importante regular a quantidade de alimentos que os porquinhos estão ingerindo e tomar cuidado com as frutas, que são mais calóricas e podem levar o porquinho a desenvolver quadros de obesidade.

Para evitar a obesidade e o sedentarismo do animal, garanta brinquedos e gaiola com roda para que os parquinhos possam se exercitar, permanecendo ativos.

Além de se atentar e manter os cuidados para que o animal tenha uma saúde plena, é essencial fazer visitas regulares ao médico veterinário, que pode avaliar o porquinho com mais atenção.

Fotos de porquinho-da-índia peruano

E se você já vem pensando em ter um porquinho-da-índia peruano como animal de estimação, reunimos fotos desse animalzinho para que você possa se apaixonar ainda mais pela raça de pelagem longa.

porquinho da india peruano de pelo marrom

O animal de tem pelagem longa e macia

porquinho da india de pelo longo e liso

A pelagem é lisa e volumosa

caracteristicas e cores de porquinho da india peruano

Os animaizinhos convivem bem com outros porquinhos

porquinho da india

porquinho da india peruano de 2 cores

A pelagem do animal mistura duas cores

caracteristicas do pelo de porquinho da india peruano

O roedor de pelagem marrom é lindo!

cores de pelagem de porquinho da india peruano porquinho da india de pelo longo peruano

cor de pelagem de porquinho da india peruano

O animal tem pelos longos e lisos

porquinho da india com 3 cores de pelo

A pelagem longa parece bagunçada

porquinho da india peruano de pelo preto e branco

porquinha da india de pelo longo

As porquinhas fêmeas ganharam laço na cabeça

raca de porquinho da india de pelo longo

O animl tem pelos com mix de 3 cores

cores de porquinho da india peruano

porquinho da india peruano de pelo branco

O roedor tem pelos longos e na cor branca

porquinho de india peruano de pelo preto

O animalzinho é fofo!

raca de porquinho da india de pelo branco e preto

A pelagem do porquinho é um mix de preto e branco

fotos de porquinho da india peruano

Você já conhecia essa raça? Conte-nos o que acha desse porquinho de pelos longos e se já pensou em ter o animal como pet.

Você pode gostar...