Fábrica de Linguiça – 6 Dicas para Montar a Sua!【2022】

Para quem pensa em abrir um negócio próprio no ramo alimentício, a fábrica de linguiça pode ser uma boa oportunidade, com a possibilidade de começar com um negócio menor e ir crescendo

E se você tem interesse pelo setor de embutidos, trouxemos dicas de como montar uma fábrica de linguiça e ter sucesso nesse empreendimento!

fabrica de linguica

Como montar uma fábrica de linguiça? #dicas

Planejamento

Antes de qualquer etapa para a abertura de uma fábrica de linguiças, é necessário um planejamento prévio avaliando questões que podem influenciar no seu negócio.

Durante o planejamento, é preciso considerar o público-alvo do negócio, que pode direcionar o desenvolvimento dos produtos e até mesmo a etapa de fornecimento, que pode ser feita para o público direto ou para intermediários, como açougues, mercados, etc.

Outro ponto a ser analisado é o mercado, estudando a demanda e identificando qual estilo de negócio, que pode seguir propostas de produção de embutidos gourmet ou em larga escala.

Para planejar a empresa, o plano de negócios é uma ótima ferramenta, ajudando a analisar a viabilidade do negócio, dando direcionamentos e facilitando nas tomadas de decisões.

Local e Estrutura

A escolha do local para montar a fábrica de linguiças deve levar em conta o acesso, garantindo que a localização seja de fácil acesso para receber suprimentos e escoar a produção, sendo assim, a fábrica não precisa ficar em uma região central, o que pode diminuir custos.

O local para produção deve ter acesso a infraestruturas como saneamento básico, água e energia elétrica.

Em relação à estrutura, é necessário escolher um local que seja adequado para esse tipo de negócio, avaliando as questões internas e escolhendo o local de acordo com o espaço necessário para sua produção, considerando áreas para câmaras frias, estoque, produção de produtos, área de armazenamento para produtos já prontos e áreas de uso comum, como banheiros, refeitório e também área administrativa.

como montar fabrica de linguica

O local deve seguir normas sanitárias ou deve ser adaptado para que atenda às exigências de inspeções sanitárias como:

  • ter paredes e pisos impermeáveis e de fácil higienização;
  • possuir espaços definidos para armazenamento, cura dos embutidos, entre outras áreas essenciais para o negócio;
  • ter abastecimento de água que cumpra requisitos de pureza e volume.

dicas para montar fabrica de linguica

Investimento

O valor do investimento para abrir uma fábrica de linguiças pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento e capacidade de produção.

Os custos que envolvem esse tipo de negócio incluem a preparação da estrutura, aquisição de matéria-prima, maquinários e acessórios para a produção de linguiças. Parte do investimento para esse tipo de negócio inclui a compra de:

  • câmaras frias;
  • ensacadeiras;
  • moedores de carne;
  • misturadores;
  • balanças;
  • mesas e bancadas de trabalho;
  • facas;
  • luvas;
  • equipamentos de escritório.
dicas de investimento para montar fabrica de linguica

O investimento inclui a compra de maquinários para a produção

investimentos para montar fabrica de linguica

Legalização  

Para atuar dentro das normas, é necessário legalizar a fábrica de linguiças, emitindo alguns documentos e licenças, como:

  • alvará da prefeitura municipal,
  • alvará do corpo de bombeiros,
  • licença da vigilância sanitária,
  • emissão de CNPJ.

Para se certificar de emitir todos os documentos necessários para a legalização do negócio, é importante se informar quais documentos são exigidos no município e também verificar as documentações necessárias junto a um contador.

Além de ter todos os documentos e licenças necessárias para atuar, também é preciso seguir as legislações e normas sanitárias, fazendo o registro do estabelecimento e mantendo inspeções e fiscalizações em dia.

Fornecedores

A escolha de bons fornecedores é essencial para ter sucesso na fábrica de linguiças, garantindo que a matéria-prima e os insumos sejam de qualidade.

Para escolher fornecedores, é essencial exigir certificados de segurança sanitária, garantindo que a matéria-prima para os seus embutidos venha de fornecedores responsáveis e que sigam normas sanitárias.

A escolha de carnes e insumos para a fabricação das linguiças pode variar, e para definir os fornecedores é essencial definir o seu público-alvo, escolhendo a matéria-prima que fique dentro da qualidade e preço esperado pelo seu público.

 fabrica de embutidos

Colaboradores

Uma das últimas etapas do negócio é a contratação de colaboradores, e a quantidade de funcionários pode ser definida de acordo com a demanda, dependendo do volume de produção e tamanho da sua fábrica.

Para um negócio menor e familiar, uma das possibilidades é começar envolvendo a família no processo de fabricação e com o crescimento do negócio é possível fazer novas contratações.

dicas para produzir linguica

A contratação de colaboradores deve ser feita de acordo com o tamanho e produção da fábrica

Para garantir a qualidade dos produtos, é essencial fornecer treinamento aos funcionários, garantindo que os colaboradores estejam alinhados com a empresa.

Além de fazer a contratação, também é essencial fornecer equipamentos de segurança aos funcionários, garantindo que o processo de produção seja seguro e minimizando os riscos.

como abrir fabrica de linguica

Agora que você já viu as dicas para começar nesse negócio, é hora de fazer o planejamento, começando um negócio sólido e que traga bons lucros!

Você pode gostar...