Como ter uma casa limpa todos os dias – 10 dicas fáceis e práticas!

Uma sensação bastante agradável é a de abrir a porta de casa e ter a sensação de que está tudo em ordem e limpo, o que é bastante reconfortante. E para ter essa sensação, trouxemos dicas de como ter a casa limpa todos os dias sem a necessidade de ficar o dia inteiro faxinando o lar.

Então, se você quer ter essa sensação de casa limpa sempre, é só seguir as dicas do post e garantir que o seu lar fique sempre aconchegante.

dicas para limpar a casa

 

Como manter a casa limpa? #dicas

Arrume as camas diariamente

Um item básico de como manter a casa limpa e arrumada é começar com arrumação das camas.

Esqueça a ideia de que não é preciso arrumar, pois depois você vai dormir novamente.

A regra aqui é começar o dia alisando os lençóis e afofando os travesseiros para arrumar a cama, e assim deixar o quarto em ordem, o que dá sensação de uma casa mais arrumada e também a sensação de um quarto mais aconchegante para a hora de dormir novamente.

dicas para arrumar o quarto

A arrumação da cama deixa o quarto mais aconchegante e organizado

 

Guarde bagunças e roupas

Outro ponto importante de como organizar a casa é guardando as bagunças que estão soltas em todos os cômodos.

dicas para organização diária da casa

Para isso, vá andando de cômodo em cômodo atrás de itens que estão fora do lugar e dessa maneira vá colocando-o em seu lugar certo para deixar a casa em ordem.

Não esqueça também de arrumar as roupas que podem estar empilhadas em um canto do quarto ou jogadas sobre a cama.

dicas fáceis para organizar a casa

Guarde as roupas espalhadas pelo quarto

Nos primeiros dias essa tarefa pode ser um pouco mais demorada, já que há mais bagunça espalhada pela casa. Nos dias seguintes, a bagunça vai ficando cada vez menor, afinal você está arrumando diariamente a casa.

Para deixar essa etapa mais simples, distribua tarefas entre os membros da família, de modo que cada um colabore guardando a sua própria bagunça.

 

Lave a louça a cada refeição 

O acúmulo de louça na pia pode dar a sensação de que a casa está suja e até mesmo causar mau cheiro, o que agrava a situação.

O ideal é estabelecer o hábito de lavar a louça logo após as refeições, deixando a cozinha organizada e a tarefa mais fácil a cada refeição, já que assim há menos louças acumuladas para serem lavadas.

E se você não tem tanto tempo para manter a cozinha organizada após as refeições, um bom investimento é uma máquina lava-louças, assim dá para colocar toda a louça para ser lavada e você fica livre da tarefa de ficar na pia.

dicas para arrumar a cozinha

Limpe o fogão após o preparo das refeições

Entre as tarefas diárias para manter a casa limpa, uma dica de organização importante é manter o fogão limpo, o que ajuda a dar a ideia de um lar mais organizado e com a limpeza em dia.

Neste caso, a dica é de limpar o fogão após o preparo de cada refeição, assim a sujeira é mais fácil de ser removida e o processo se torna bem mais rápido e simples, já que basta passar um paninho, com um produto de limpeza multiuso, para manter o fogão em ordem.

Além de deixar a sensação de limpeza na casa e a cozinha mais organizada, o fogão limpo ainda é uma questão de higiene e é bem mais agradável para cozinhar novas refeições.

dicas de como limpar o fogão

A limpeza diária do fogão é mais simples, pois a sujeira ainda não ficou fixada

limpeza do fogão

Aspire a casa

Para manter a casa limpa constantemente, adquira o hábito de usar o aspirador de pó de 2 a 3 vezes na semana, o que ajuda a remover toda poeira do lar e dar a sensação de limpeza.

O aspirador de pó deve ser usado no lugar de varrer a casa, uma vez que ele absorve toda a poeira evitando que essa se espalhe ainda mais pela casa, o que acontece no caso de varrer.

dicas de como limpar a casa diariamente

O aspirador suga toda a poeira da casa

Além de aspirar todo o piso, lembre-se também de aspirar tapetes e estofados o que ajuda a remover completamente a poeira.

E para tornar a tarefa ainda mais simples um bom investimento é o aspirador robô que pode ser programado para aspirar a casa nos dias pré-estabelecidos, assim você se livra da tarefa de aspirar o lar.

 

 

Passe pano nas bancadas da cozinha

Para manter sempre a sensação de casa limpa, os detalhes fazem toda a diferença, como é o caso da limpeza das bancadas da cozinha.

 limpeza diária da casa e cozinha

A ideia aqui é de passar um pano com álcool ou produto de limpeza multiuso sobre as bancadas após o preparo das refeições, o que ajuda a remover poeira e até mesmo possíveis gorduras que vão se acumulando após a tarefa de cozinhar.

A limpeza das bancadas da cozinha deixa o ambiente mais organizado e também a sensação de limpeza na casa.

limpeza simples e diária da casa

As bancadas podem ser limpas com álcool ou produto de limpeza multiuso

 

Tire o pó dos móveis com pano úmido

A poeira acumulada sobre os móveis e objetos decorativos dá sensação de que a casa está suja e não deixa o lar nada aconchegante.

Para evitar poeira acumulada sobre os móveis, o ideal é estabelecer na rotina diária o hábito de passar um pano úmido sobre os móveis e assim de remover toda a poeira acumulada sobre a mobília.

Essa é apenas uma tarefa diária para remover a poeira, mas no dia de faxina vale usar pano com produtos específicos para móveis, como lustra móveis ou até mesmo óleo de peroba em móveis de madeira.

dicas de limpeza rápida da casa

A limpeza com pano úmido é para evitar que a poeira se esparrame

dicas para manter a casa limpa

Os móveis sem poeira dão a sensação de limpeza

Escolha um item por dia para dedicar mais tempo

Para tornar o processo de limpeza mais simples e manter a ideia de casa limpa diariamente, uma das propostas é de estabelecer a limpeza de um item da casa por dia.

Sendo assim, estabeleça que a cada dia você vai limpar uma das coisas da casa, como janelas, limpeza da geladeira, armários, gavetas, entre outros.

A ideia de limpar um item com mais dedicação diariamente deixa o processo mais fácil e também pode diminuir o tempo da faxina semanal.

dicas de limpeza diária da casa

Defina dias da semana para lavar roupas sujas

Entre as tarefas que ajudam a manter a casa limpa e organizada, a tarefa de lavar roupa é uma delas, o que evita que as roupas se acumulem e fiquem espalhadas em meio a bagunça da casa.

Para isso, estabeleça dias da semana para a tarefa de lavar roupas, separando entre roupas do dia a dia, roupas de cama, roupas de banho, entre outras.

dicas para lavar roupa

Faça faxina semanal

Na rotina de cuidar da casa, estabeleça um dia para uma faxina semanal e mais completa.

No dia da faxina, acrescente tarefas mais completas, como passar pano na casa, lavar banheiros, limpar azulejos da cozinha, entre outros.

A faxina pode ser semanal e as tarefas diárias ajudam a manter a faxina em dia e evitar a necessidade de faxinas constantes.

dicas para faxina de casa

 

Você tem alguma outra dica que coloca em prática para manter o lar com essa sensação de limpeza? Conta aqui pra gente o que você faz na sua rotina de limpeza do lar e nos conte o que achou das dicas.

Você pode gostar...