Casa de Alvenaria【2024】ᐅ +60 Projetos, Tipos e Vantagens!

A casa de alvenaria é o modelo construtivo mais popular do Brasil. Trata-se de um padrão bem vantajoso, com algumas variações de acordo com o projeto. Sendo assim, pode ser uma edificação pequena, grande, simples, com detalhes, enfim.

Além disso, tanto as versões convencionais quanto as pré-fabricadas se destacam. Há um tipo indicado para as mais diversas necessidades, para áreas urbanas e rurais.

Com tantas possibilidades, vale conhecer melhor as casas de alvenaria, os modelos mais comuns, vantagens e muitas fotos. Saiba tudo neste guia completo e esclareça suas dúvidas.

casas de alvenaria

O que é uma casa de alvenaria?

Para entender melhor esse conceito, é interessante saber o significado de alvenaria. Esse termo se refere a um sistema construtivo que utiliza determinados tipos de materiais: tijolos, blocos e peças que, sobrepostas, formam determinada estrutura.

Todos esses insumos servem de base para paredes e muros, por isso são os mais convencionais em projetos de construção – que utilizam também cimento, argamassa, vigas e colunas de ferro.

A alvenaria estrutural une diretamente a vedação com a estrutura, dispensando as vigas e colunas, utilizadas na alvenaria de vedação, considerada a mais tradicional no país.

Sendo assim, casas de alvenaria são erguidas nesses dois sistemas, de acordo com um ciclo construtivo básico: fundação (alicerce), alvenaria, instalações e acabamento.

Versátil e seguro, esse modelo é adaptável a diversos modelos de casas: modernos, clássicos, rústicos, industriais, enfim; assim como uma série de materiais para acabamento – madeira, vidro, porcelanato, pedras, metal, entre outros.

casa de alvenaria 1

Tipos de casa de alvenaria

Para entender melhor o conceito da casa de alvenaria, é essencial conhecer os tipos:

Casa de alvenaria convencional

O modelo convencional é conhecido como alvenaria de vedação, aquele que utiliza vigas e colunas junto a blocos e tijolos. É o sistema mais simples e barato de construção, com melhor disponibilidade de mão de obra e materiais.

A versatilidade é um ponto forte da alvenaria convencional, com várias possibilidades de separação de ambientes, pavimentos, acabamentos, enfim. Você pode construir desde casas simples até grandes mansões, em terrenos de diferentes características e elevações. Além disso, a casa de alvenaria permite modificações e reformas futuras.

Casa de alvenaria estrutural

A versão estrutural dispensa vigas e pilares e usa determinados tipos de blocos: de concreto, cerâmica ou silicocalcário. Trata-se de um sistema especial de construção, que gera poucos resíduos, mas demanda mão de obra especializada e um projeto preliminar detalhado.

Nesse conceito, a estrutura é erguida já com os pontos de instalação hidráulica e elétrica, além do uso de aço e concreto para deixá-la resistente. É muito comum em terrenos planos, casas de até dois pavimentos e para quem gosta de edificações com blocos aparentes.

modelos de casas de alvenaria 1

Casa de alvenaria pré-fabricada

Conforme o nome revela, a casa de alvenaria pré-fabricada é a versão mais rápida e prática de construção. Nesse processo, os blocos são confeccionados previamente e transportados prontos para o local em que a edificação será erguida – seguindo, claro, as especificações do projeto.

Segundo especialistas, é possível construir uma casa pré-fabricada em apenas três meses. Além disso, pode ser combinada com uma série de materiais de acabamento, como vidro e metal.

O cliente pode personalizar a casa de acordo com sua preferência e a construtora fica a par dos detalhes. Embora seja o sistema mais prático e eficiente, tem um custo maior em comparação aos outros modelos.

Vantagens e desvantagens

Saiba quais são as vantagens da casa de alvenaria:

  • Modelo mais popular do Brasil;
  • Boa disponibilidade de mão de obra (do projeto à execução);
  • Versatilidade e possibilidade de uso de vários materiais;
  • Adaptável a reformas e modificações futuras;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Alta resistência e durabilidade.
  • Facilidade de encontrar materiais;
  • Projeto convencional que segue um padrão já conhecido.

ideias de casas de alvenaria

Como nada é perfeito, há desvantagens também:

  • Alto desperdício de material e geração de resíduos;
  • Acúmulo de entulho em todas as etapas da obra;
  • Tempo maior de construção em comparação com outros modelos;
  • A versão estrutural não permite muitas mudanças depois de pronta;
  • Pode sofrer atrasos se a mão de obra não for eficiente.

Quanto custa em média? #preço

Quanto custa uma casa de alvenaria?

O preço é muito relativo e muda de acordo com as especificações e características do projeto. Uma casa popular simples tem valor menor em comparação com uma versão sofisticada, portanto não há um padrão. Se for um modelo pré-fabricado, o cálculo é feito por metro quadrado.

Por isso, se você pretende construir uma casa de alvenaria, é interessante organizar os gastos por etapas. Primeiramente, há toda a burocracia de registro do terreno, contratação de arquiteto para fazer a planta, além de um engenheiro responsável.

Depois, o processo começa com a fundação e o uso de materiais para alicerce e estrutura. Em seguida, vem as instalações e o acabamento. Cada parte demanda uma necessidade, por isso é essencial fazer um grande investimento até que a edificação fique pronta.

Para entender melhor, leia nosso guia completo sobre como construir uma casa passo a passo.

ideias de casas de alvenaria modernas

Fotos e modelos de casa de alvenaria

Depois de todas essas informações, que tal se inspirar com lindas fotos de casa de alvenaria? Selecionamos várias imagens de diversos tipos de construção.

Popular

Construir uma casa de alvenaria popular é o sonho de muitas pessoas. Felizmente, há muitos projetos acessíveis perfeitos para abrigar uma família confortavelmente. Edificações assim costumam ter quatro a cinco cômodos, além de pequena área externa, em padrão clássico ou moderno, solo ou geminadas.

Casa de alvenaria barata

Casa de alvenaria convencional

Casa de alvenaria geminada

Casa de alvenaria ideias

Casa de alvenaria moderna

As casas populares são comuns em projetos de moradia e também em áreas urbanas, na qual o espaço têm medidas previamente calculadas para a construção.

Casa de alvenaria pequena

Casa de alvenaria simpes

como fazer uma Casa de alvenaria

ideias de Casa de alvenaria

linda Casa de alvenaria

O acabamento bem feito é primordial para valorizar o imóvel. Para isso, você pode usar uma série de materiais diferentes.

modelos de Casa de alvenaria

modelos de casas de alvenaria

Sofisticada

Atualmente, há cada vez mais projetos de casa de alvenaria sofisticada. Projetos assim costumam ter mais de um pavimento, diversos detalhes no acabamento e boa disponibilidade de espaço para os moradores. Alguns conceitos arquitetônicos transformam o imóvel em uma grande referência no local em que é erguido. Veja algumas ideias interessantes:

casa de alvenaria com dois pavimentos

casa de alvenaria de dois pavimentos

casa de alvenaria estilo sobrado

casa de alvenaria geminada sofisticada

casa de alvenaria grande e urbana

Muitas casas de luxo são erguidas com alvenaria, contando com um acabamento perfeito.

casa de alvenaria pequena e chique

casa de alvenaria sobrado

casa de alvenaria sofisticada

casa de alvenaria urbana 1

As casas de dois pavimentos são tradicionais, sobretudo para aproveitar melhor o espaço.

casa de alvenaria

linda casa de alvenaria 1

linda e grande casa de alvenaria

Estrutural

Conforme salientamos, a casa de alvenaria estrutural chama atenção pelo processo construtivo diferente e facilitado. Trata-se de um projeto cada vez mais usual e popular, principalmente para quem busca praticidade e rapidez na obra.

alvenaria estrutural

Casa de alvenaria e blocos

Casa de alvenaria estrutural como é

Casa de alvenaria estrutural grande

Casa de alvenaria estrutural modelos

Casa de alvenaria estrutural o que é

Casa de alvenaria estrutural

Casa de alvenaria grande

Grande parte dos projetos de alvenaria estrutural se caracteriza pelos blocos aparentes.

Casa de alvenaria ideias 1

Casa de alvenaria modelos

Pré-Fabricada 

Por fim, destacamos fotos de casas de alvenaria pré-fabricadas. A grande vantagem é o tempo de execução, bem menor em comparação aos modelos convencionais e estruturais. Entretanto, demanda maior investimento de acordo com a construtora contratada. O resultado, porém, é inspirador.

casa de alvenaria de campo

casa de alvenaria grande e moderna

casa de alvenaria ideias

casa de alvenaria popular

casa de alvenaria pre fabricada grande

casa de alvenaria pre fabricada ideias

casa de alvenaria pre fabricada moderna ideias

casa de alvenaria pre fabricada moderna

As casas pré-fabricadas podem seguir diversos conceitos, do clássico ao moderno.

casa de alvenaria pre fabricada

casa de alvenaria urbana

casa pré fabricada

modelo de casa de alvenaria pre fabricada


Então, gostou de saber mais sobre a casa de alvenaria? Agora ficará mais fácil construir um imóvel seguindo esse padrão. Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...