Como organizar brinquedos – 28 Ideias criativas e super funcionais!

Quem tem criança em casa sabe que os brinquedos vão se espalhando por todos os cômodos, e saber como organizar brinquedos pode ser uma ótima maneira de manter a casa em ordem e os itens das crianças com acesso fácil, mas tudo em seu devido lugar.

Para aprender como organizar brinquedos e evitar que tudo se espalhe pela casa, trouxemos dicas práticas e inspirações para a organização de modo simples e funcional.

0 como organizar brinquedos

Ideias e dicas de como organizar brinquedos

Na sala

Por mais que a regra em casa seja a de não ter brinquedos na sala, essa determinação é quase impossível de ser mantida, afinal os brinquedos na sala podem ajudar a manter a criança entretida em um local em que é possível observá-la durante outros afazeres.

Como a regra de não ter brinquedos na sala é difícil de ser cumprida, a melhor dica é a de proporcionar um espaço para organizar os itens infantis nesse ambiente.

Para quem prefere que os brinquedos não fiquem expostos na sala, vale apostar em móveis que permitem guardar os brinquedos e organizá-los sem que os itens fiquem expostos, como baús e puffs com abertura.

Além dos baús e puffs que são ótimas escolhas para manter os brinquedos guardados e escondidos, a sala também pode trazer móveis com nichos e cestos para guardar os brinquedos para que não fiquem aparentes, garantindo que tudo tenha um lugar para ser guardado e que a sala fique repleta de itens infantis espalhados.

1. Móvel na sala com cestos para guardar os brinquedos

1 dicas para organizar brinquedos na sala

2. Móvel baixo no cantinho da sala com separadores para organizar os brinquedos

2 organizacao de brinquedos na sala

3. Sala decorada com móvel dividido em nichos e com cestos de palhas escondendo os brinquedos

3 como arrumar brinquedos na sala

4. Móvel com nichos e caixas para organização dos brinquedos

4 ideia para organizar brinquedos na sala

5. Inspirações para guardar os brinquedos em baús na sala

5 ideais para organizar brinquedos na sala

No quarto

Para evitar que a bagunça dos brinquedos se espalhe pelo quarto, a melhor maneira é a de garantir espaços adequados para que tudo possa ser guardado, mantendo a ordem do espaço.

A organização dos brinquedos no quarto pode ser feita em móveis e organizadores mais baixos, permitindo que as crianças consigam acessar os espaços para pegar brinquedos e até mesmo para estimulá-las a guardar os itens após a brincadeira.

O espaço para guardar brinquedos no quarto pode ser feito através de móveis com cestos ou caixas organizadoras, nichos nas paredes ou até mesmo utilizando uma cama auxiliar abaixo da cama da criança para guardar os itens e manter tudo organizado após a brincadeira.

6. Móvel baixo com cestos para guardar os brinquedos

6 ideia de como organizar brinquedos no quarto

7. Quarto infantil com móvel organizado com caixas que deslizam para guardar os brinquedos

7 organizacao de brinquedos no quarto

8. Cama auxiliar utilizada para guardar e organizar os brinquedos

8 ideia para organizar brinquedos em quarto

9. Quarto infantil com nichos na parede feitos com caixas plásticas para organizar os brinquedos

9 organizacao criativa para brinquedos no quarto

10. Inspirações para organizar e guardar os brinquedos no quarto

10 ideais para organizar brinquedos no quarto

Em prateleiras

A organização dos brinquedos pode ser feita através de prateleiras, criando espaços para dispor os itens infantis e criando um método organizado para que os itens não se acumulem e fiquem bagunçados.

Para manter a ordem nas prateleiras, uma boa dica é criar espaços para cada tipo de brinquedo, usando cestos e caixas que podem ser nomeados para a identificação de onde cada item deve ser guardado.

O uso de cestos e caixas organizadoras nas prateleiras ajuda a manter tudo em ordem e evita que os brinquedos fiquem acumulados e misturados, formando uma grande bagunça concentrada nas prateleiras.

11. Prateleiras organizadas com caixas e cestos nomeados para guardar os itens

11 ideias para organizar brinquedos em prateleiras

12. Prateleiras com caixas organizadoras nomeadas para manter tudo em ordem

12 dicas para organizar brinquedos em prateleiras

13. Prateleiras com cestos de metal para organizar os itens menores

13 organizacao de brinquedos em prateleiras

14. Inspirações para organizar prateleiras com brinquedos

14 ideais para organizar brinquedos em prateleiras

De forma barata / gastando pouco

Para quem quer saber como organizar brinquedos sem gastar muito, há diversas ideias incríveis para manter a organização e sem a necessidade de gastar muito.

Entre as possibilidades para a organização dos brinquedos sem gastar muito, há a ideia de reaproveitar itens, como caixas plásticas, que podem ser customizadas e ainda ganharem nomes de acordo com os brinquedos que devem ser guardados no espaço.

A organização de brinquedos menores e bonecos pode ser feita com o uso de sapateiras que podem ser penduradas atrás das portas, criando bolsinhos para colocar os brinquedos menores e reaproveitando o que já tem em casa.

Para quem precisa de espaços maiores, mas não pensa em investir em um móvel muito caro, as estantes aramadas ou em plástico podem ser boas alternativas para organizar os itens sem gastar muito.

A organização dos brinquedos também pode dar um novo uso ao que você já tem em casa, aproveitando caixas plásticas, cestinhos ou outros itens que podem ser utilizados como nichos ou organizadores de brinquedos.

15. Organização dos brinquedos em caixas plásticas customizadas

15 ideia simples e barata para organizar brinquedos

16. Sapateira transparente e de pendurar em porta utilizada para guardar bonecos menores

16 ideia barata para organizar brinquedos

17. Estante aramada e dividida em nichos para guardar os brinquedos

17 organizacao de brinquedos sem gastar muito

18. Estante plástica e com cestos para organizar os itens infantis

18 ideia simples para organizar brinquedos

19. Ideias criativas e baratas para organizar os brinquedos

19 ideais simples e baratas para organizar brinquedos

 

Agora que você já viu inspirações de como fazer a organização e garantir que tudo fique em ordem, é hora de colocar as dicas em prática e evitar que os itens se espalhem pela casa.

Você pode gostar...