+50 modelos de【CANIL PARA CACHORRO】• Como construir?

Como construir um canil para cachorro? O que é necessário para montar um local aconchegante para os pets? Além de bons materiais, é essencial caprichar na estrutura, com todo o aparato necessário para o conforto do animal (ou animais).

O canil pode receber um ou mais cães. Trata-se de um local fechado para que possam dormir e comer, comum em residências em que não é possível criá-los dentro de casa ou totalmente soltos.

Sendo assim, é primordial entender como deve ser realizado esse projeto, visando sempre o bem-estar do animal. Para ajudar você, preparamos este guia completo com fotos e dicas surpreendentes.

canis para cachorro

Embora muita gente imagine que o canil seja um local específico de centros de recolhimento de cães de rua, essa construção também pode fazer parte de muitas residências. Trata-se de um local destinado ao conforto dos pets, feito para que ele possa ter uma área específica para comer, descansar e ficar protegido.

O canil pode contar com uma série de estruturas, como a casinha, cama, aparatos para alimentação e até brinquedos. É uma alternativa ideal para os cães que devem ficar semiconfinados, ou seja, os animais podem ficar soltos durante o dia e usar o espaço para dormir durante a noite. Em alguns casos, também saem do canil para os passeios na rua.

Esse local pode ter diversas características, começando pelo tamanho, que deve ser o suficiente para o bem-estar do pet. Esse é um ponto bem importante, pois é preciso considerar tanto o espaço disponível no quintal quanto o número de cachorros que ficará no canil.

estilos de canil para cachorro

Além disso, o conforto do animal é essencial, ainda mais quando se trata de mais de um cão. O ideal é que ele não se sinta preso e possa acessar o canil com facilidade. Do mesmo modo, os donos precisam verificar se os animais convivem bem juntos.

Algumas raças, como os labradores, são dóceis e adoram coletividade. Outras, no entanto, não gostam de companhia, principalmente no mesmo território, por isso merecem um local específico. Em todo caso, é essencial conhecer os hábitos do cão e, se necessário, consultar um veterinário.

VEJA  NICHO PARA BANHEIRO: Como Fazer, Fotos e Dicas

O porte do animal também é algo a se atentar. Se você adotou um cão filhote, deve considerar seu crescimento e seu tamanho quando estiver adulto, para que o canil possa comportá-lo perfeitamente.

Outro ponto é quanto ao gênero. Se há cães macho e fêmea juntos e não castrados, a probabilidade de cruzarem é enorme. Fique de olho nisso se não quiser ter surpresas – e mais cachorros em casa.

canil de madeira para cachorro

Fotos e projetos de canil para cachorro

Para inspirar você, selecionamos fotos de projetos de canil para cachorro. Há muita variedade, ainda mais quanto ao melhor material para a construção dessa estrutura. Acompanhe e siga as dicas.

Canil para cachorro pequeno

O canil para cachorro pequeno é ideal para as raças de porte pequeno ou para um único cão de porte médio ou grande. Do mesmo modo, é indicado para casas pequenas, sem muita disponibilidade de espaço externo.

Em todo caso, o canil deve ter uma área confortável para que o pet possa repousar tranquilamente, seja feito em alvenaria, com tijolos, madeira ou outros materiais. A vantagem é que a limpeza será rápida e a manutenção facilitada. Há vários projetos inspiradores e surpreendentes.

Canil para cachorro pequeno como fazer

Canil para cachorro pequeno fotos

Canil para cachorro pequeno ideias

Canil para cachorro pequeno rustico

Canil para cachorro pequeno

Canil pequeno para cachorro

tipos de Canil para cachorro pequeno

Canil para cachorro grande

Quem precisa manter mais de um cão em um espaço fechado pode investir no canil para cachorro grande. Muitos projetos chamam atenção pela grande estrutura, que deve ser concebida de acordo com o porte e as necessidades dos pets.

Os modelos de alvenaria são os mais comuns, além de outros materiais no acabamento, que garantem resistência e exuberância à construção. Essa versão é tradicional em locais que recolhem cães, organizações, fazendas e amplas áreas externas.

canil grande para cachorro

canil grande para cães

Canil para cachorro grande com divisões

Canil para cachorro grande fotos

Canil para cachorro grande ideias

Canil para cachorro grande projetado

Canil para cachorro grande

ideias de Canil para cachorro grande

Canil de alvenaria / blocos de concreto

O canil de alvenaria é o modelo mais tradicional. É fácil de construir e pode ter uma série de tamanhos, de acordo com a necessidade do animal. Uma estrutura dessas pode ter várias subdivisões, ainda mais se mais de um cachorro for viver no local.

Outra vantagem é quanto às diferentes possibilidades de construção. Há quem invista em um projeto sofisticado e surpreendente. Além disso, esse canil pode ter diferentes materiais no acabamento, seja no teto, nas portas, grades, piso, revestimento, entre outros detalhes.

Se achar conveniente, você pode contar com o apoio de um arquiteto para construir o canil para cachorro.

Canil de alvenaria concreto

Canil de alvenaria ideias

Canil de alvenaria

dicas de Canil de alvenaria

ideias de Canil de alvenaria

Canil de tijolos

Se você pretende deixar o canil com uma estrutura rústica, é interessante usar tijolos na sua concepção. Esses materiais servem para erguer um espaço perfeito para o conforto do animal, além de ser bonito e elegante.

VEJA  Área de churrasqueira – 70 projetos incríveis para te ajudar a decorar!

Além disso, o telhado deve combinar com as pilastras e as paredes, garantindo que o canil fique com uma temperatura agradável para seu melhor amigo. Telas e portas de alumínio ou ferro são boas opções para manter o local cercado.

Canil de tijolos estilos

Canil de tijolos ideias

Canil de tijolos

como fazer Canil de tijolos

Canil de madeira

O canil de madeira é uma proposta simples e versátil, além de muito charmosa e elegante. Esse material é perfeito para criar um espaço destinado aos pets e ainda pode combinar com a fachada da casa e outros detalhes, dando um toque rústico à área externa.

A casinha do cachorro pode ser totalmente de madeira ou contar com esse insumo apenas no acabamento, junto a uma construção de alvenaria. Em todo caso, é indicado usar impermeabilizante e verniz para dar mais resistência à estrutura, que ficará exposta à chuva e ao sol. Além disso, uma boa pintura deixa o canil mais bonito.

Para manter o local fechado e protegido, vale usar telas de arame ou grades de alumínio. Ambos materiais são fáceis de instalar e combinam perfeitamente com a madeira, além de ter ótima durabilidade.

canil amadeirado

canil azul de madeira

canil de madeira

Canil de cachorro de madeira

Canil de madeira planejado

Canil de madeira

como fazer um Canil de madeira

ideias de Canil de madeira como fazer

ideias de Canil de madeira

Como fazer um canil para cachorro? #dicas

Como fazer um canil para cachorro passo a passo?

Primeiramente, é preciso considerar alguns fatores, como o porte, os hábitos e a quantidade de cães que ficarão no local. A construção deve ser pensada visando sempre o bem-estar e conforto do animal. A partir daí, é possível definir as medidas do local. Segundo especialistas, o cálculo aproximado é:

  • Para cães de grande porte – 2 m x 2 m (4 m²) e 1.5 m de altura
  • Para cães de médio porte – 2,5 m² e 1 m de altura
  • Para cães de pequeno porte – 1 m² e 60 cm de altura

A área coberta é onde o animal dormirá. Entre os materiais mais indicados para sua concepção estão a alvenaria, a madeira e tijolos, cobertos com telhas de barro para maior conforto em todas as estações. Além disso, é indicado cobrir uma pequena parte da área externa para instalar os comedouros e bebedouros.

tipos de canil para cachorro

De fato, os modelos de madeira e ferro se destacam em muitos projetos

Outros detalhes importantes:

  1. Área externa – é ideal que o cão tenha disponível uma área externa de pelo menos 4 metros para que possa brincar e defecar. Lembre-se que o local deve ser limpo e higienizado diariamente.
  2. Grades – em muitos casos, o canil deve ser cercado com grades para que o animal não fuja. Para isso, são indicadas as grades de ferro ou de arame – com muro de alvenaria entre 60 e 80 cm de altura.
  3. Telhado – deve oferecer conforto térmico ao pet. Conforme salientamos, as telhas de barro são as melhores, pois mantém a temperatura agradável em dias quentes e frios.
  4. Porta – pode ser de ferro, madeira ou do mesmo material das grades.
  5. Piso – é indicado o piso convencional de concreto. Na área interna, vale instalar azulejos para deixar o canil mais bonito e elegante.
  6. Se for possível, instale um sistema de água e esgoto para facilitar a limpeza do canil.

Dicas essenciais:

  • Limpe o canil todos os dias, retirando os resíduos e lavando para evitar o mau cheiro;
  • Não prenda muitos cães em espaços pequenos;
  • Mantenha bebedouros e comedouros longe do sol e abasteça com frequência;
  • Não deixe o cão confinado por muito tempo. Ele deve ter uma área externa para brincar e deve passear diariamente para evitar o estresse.
  • Pense sempre na saúde, conforto e bem-estar do animal.
  • Construa o canil nos fundos da casa, assim o cão não ouvirá os ruídos da rua e pode ficar mais relaxado.
  • Escolha um local arejado e fresco, com árvores por perto.
  • Entretenha o cão com brinquedos e atente-se sempre à saúde do animal.
  • Se necessário, consulte um arquiteto para planejar o canil ideal de acordo com o espaço disponível em seu quintal.
canil para cachorro

Acima de tudo, o canil deve ser confortável


Acima de tudo, o canil para cachorro deve ser um espaço aconchegante e que o animal goste de ficar. Portanto, capriche na construção pensando sempre no conforto e felicidade do seu melhor amigo.

VEJA  40 Ideias Sensacionais para CORRIMÃO DE MADEIRA

Esperamos que este guia tenha sido esclarecedor. Conte pra gente o que achou e compartilhe com seus amigos. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *