Como Dar Banho em Cachorro – Dicas para Fazer Tudo em Casa!

A higiene dos pets é importante não só para a saúde dos animais, mas também para nós humanos que convivemos com essas fofuras. E para manter o cãozinho limpo e saudável é bom também manter o banho em dia. E se já é hora do banho e a ideia é não mandar o cão ao pet shop, uma boa alternativa é aprender como dar banho em cachorro em casa.

O banho em casa pode parecer um desafio grande para muitas pessoas, mas a verdade é que com as dicas certas essa tarefa pode ser bem mais fácil, e depois de aprender como dar banho em cachorro essa vai ser uma tarefa prazerosa para curtir um tempo com o cão.

E se você quer economizar com as idas ao pet shop e criar um momento prazeroso para você e para o pet, no post ensinamos como dar banho em cachorro de maneira simples e sem stress!

dicas e passo a passo

 

Dicas Importantes para o Banho

Como Escolher o Shampoo?

Antes de escolher shampoo para cachorro, é preciso ter em mente e entender que não dá para usar shampoo de cabelo nos cães. Isso porque o produto não foi desenvolvido para estar em contato com a pele do animal, tendo pH diferente e especificações que não atendem às necessidades do pet. Sendo assim, é importante ter sempre o shampoo de cachorro para dar banho em casa.

Para acertar na escolha do shampoo para cachorro, separamos dicas essenciais:

  • Identificar Características e Necessidades: na escolha do shampoo para cão, a primeira etapa é identificar as particularidades do cão para definir o tipo de shampoo ideal. Neste caso, considere o tipo de pelo – grande, com nós, claros, grossos; e até necessidades do cão como um shampoo anti-pulgas ou contra mau odores; e assim é mais fácil de identificar uma linha de shampoo que atenda as necessidades para limpar e cuidar do cãozinho.
shampoo cachorro

O shampoo deve ser específico para cachorro

  • Hipoalergênico: certifique-se de que o produto escolhido é hipoalergênico, de modo a evitar que o cão tenha reações com o uso do produto. Mesmo em caso de usar produtos hipoalergênicos e notar variações na pele do animal, é ideal procurar por um veterinário para avaliar o cão e indicar o uso de um shampoo específico.
como escolher shampoo

Escolha por um shampoo hipoalergênico

  • Cuidado com Aromas: é muito tentador escolher ir em busca do shampoo com cheirinho mais agradável, mas lembre-se de que o produto é para o cãozinho, por isso evite aromas muito intensos, que podem incomodar o olfato mais aguçado do cão.

 

O Condicionador é Necessário?

Em alguns casos o condicionador é mais que necessário, principalmente em cães com muito pelo, já que o condicionador ajuda a deixar os pelos mais sedosos e isso facilita a escovação do cão.

Além disso, o condicionador para cachorro ainda pode ser um boa pedida para dar continuidade no tratamento dos pelos e dar mais brilho à pelagem do cão.

condicionador para cachorro

Qual Pente / Escova Escolher? Como Escovar?

O processo de aprender como dar banho em cachorro, também inclui a fase de escovar o pelo, e assim como cuidamos dos nossos cabelos, é preciso ter em mente que os cuidados com o pelo do cão também são importantes. E neste caso, é preciso escolher a escova adequada para cada tipo de cão.

como escolher escova para cachorro

A escova deve ser escolhida de acordo com o pelo do cão

  • Escova de Cerdas de Borracha: ideal para cães pelos curtos, pois tiram os pelos soltos sem machucar ou irritar a pele do pet. Entre as raças indicadas para usar esse tipo de escova estão: Chihuahua, Dálmata; Boxer e Doberman.

escova com cerda de borracha

  • Escova Dupla Face: essa escova tem dois lados – um de cerdas arredondadas e outra de certas mais firmes. A escova dupla face é ideal para cães de pelos longos, e o lado de cerdas arredondadas deve ser usado primeiro para remover pelos soltos, e em seguida deve ser usado o outro lado, que ajuda a desembaraçar os pelos e dar mais brilho. Indicação de uso em Yorkshire.
escova cerdas duplas

O modelo tem cerdas diferentes em cada lado

  • Escova de Cerdas Metálicas: o modelo de cerdas metálicas fininhas e juntas é ideal para cães de pelos intermediários e lisos (Pastor Alemão, Border Collie, Golden Retriever); já que as cerdas metálicas fininhas e próximas ajudam a remover bem os pelos soltos e dão brilho ao pelo. Já os modelos de cerdas metálicas grossas e separadas são ideais para cães com pelo crespo, como Poodle, pois removem os pelos soltos sem puxar muitos os pelos e ainda deixam os pets livres de nós.

escova cerdas metálicas

Depois de escolher a escova correta para o cão, é hora de aprender como escovar o pelo para evitar os nós.

Para escovar o cãozinho, a primeira dica é começar do sentido da cabeça para a cauda, desembaraçando os pelos com cuidado para não estressar o cachorro.

Os cães de pelo mais grosso devem ser escovados no sentido contrário do nascimento do pelo, penteando o pelo no sentido da raiz para fora, e só depois no sentido correto.

Já o restante dos cães que não possuem pelo grosso, devem ser penteados normalmente – sempre seguindo o sentido da cabeça para o rabo.

 

Onde Dar o Banho?

No processo de aprender como dar banho em cachorro, uma das etapas é escolher um local para dar banho no pet, e isso vai depender muito do tamanho do cachorro.

Para as raças pequenas e médias, o banho pode ser dado em uma pia ou até mesmo no tanque, desde que o espaço seja condizente com o tamanho do cachorro.

Já os cães de raças grandes, o ideal é ter uma banheira específica para dar o banho ou realizar a tarefa dentro do box do banheiro.

onde dar banho

O ideal é que a água não seja muito gelada

E além de escolher onde dar banho no cachorro, é preciso considerar também a temperatura da água, que não deve ser muito gelada, deixando uma temperatura morninha e que não queime a pele do cão.

 

Qual a Importância de Secar os Pelos?

Depois de ver todas as dicas de como dar banho em cachorro, outro ponto de extrema importância é deixar os pelos bem sequinhos, seja usando uma toalha nos cães de pelo curto ou até mesmo um secador para cães com muito pelo ou de pelagem longa.

A importância de secar os pelos está no fato de evitar a proliferação de fungos e bactérias sobre a pele do cão, o que pode causar irritações e dermatite.

Os pelos úmidos podem ser o ambiente propício para a proliferação desses organismos, por isso, depois do banho não se esqueça de deixar o cão bem sequinho.

como secar

Com que Frequência Dar Banho no Cachorro?

Para manter a saúde e limpeza do cão em dia, o ideal é dar banho a cada 15 dias; exceto para filhotes, que devem ter o primeiro banho após 45 dias de vida.

 

Como Dar Banho em Cachorro: Passo a Passo

Para quem já anotou as dicas acima, agora é hora de aprender como dar banho em cachorro passo a passo.

passo a passo

Cuidado para lavar a face do animal

  • A primeira etapa para aprender como dar banho em cachorro começa com a preparação pré-banho, e neste caso, o ideal é desembaraçar os pelos do cão antes mesmo de molhá-lo;
  • Em seguida, faça duas bolas de algodão e coloque cada chumaço de algodão nos ouvidos do cão, evitando que entre água no ouvido durante o banho;
  • Com o cão devidamente preparado para o banho, é hora de molhar todo o cachorro, evitando que a água esteja com muita pressão ou volume e assuste o cão;
  • Depois de molhar o cachorro, coloque uma quantidade de shampoo para cachorro nas mãos, e comece espalhando no animal. Comece passando o shampoo na região do pescoço e siga em sentido à cauda, sempre fazendo massagem, de modo a deixar o cão relaxado e tornar o banho agradável;
  • Depois de esfregar o shampoo pelo corpo, lave as patinhas, os dedos, as dobras e não esqueça da região da virilha;
  • Para o rosto, pegue um pano macio, molhe em água, aplique shampoo e lave a face do cão com o pano ensaboado, de modo a tomar mais cuidado na região dos olhos;
  • Depois de esfregar todo o cão, enxágue bem. Na área da face do cão, enxágue com mais cuidado e seja cauteloso com a água nos olhos do cãozinho;
  • Para os cães com muito pelo, é ideal usar um condicionador por toda a pelagem, aplicando da mesma maneira do shampoo, e em seguida enxaguando bem;
  • Para finalizar o banho, pegue uma toalha e seque primeiramente o cachorro no sentido contrário dos pelos. Em seguida, seque-o direcionando os pelos para o lado correto;
  • No caso de cães com muito pelo, é ideal finalizar o banho usando um secador frio ou morno, e com distância do cão. Para encerrar o processo de como dar banho em cachorro, não esqueça de remover o algodão dos ouvidos do cão.
passo a passo fácil

Esfregue o cachorro fazendo massagem

 

Agora é só aproveitar esse momento com o pet e garantir que o cão esteja sempre limpo e saudável!

 

Você pode gostar...