Carpete de madeira: o que é, vantagens e desvantagens!
Os pisos de madeira são clássicos, mas além da opção maciça há muitas outras variações que trazem o aconchego e estilo do material; e uma dessas opções é o carpete de madeira.
Se você ainda não conhece esse tipo de revestimento, hoje o post é totalmente dedicado ao carpete de madeira; e ao longo do post você vai descobrir características, vantagens e desvantagens, preço, diferença entre o carpete e piso laminado, entre outras dicas para responder a todas as dúvidas sobre essa opção de piso que imita madeira.
O que é? Características
Esse tipo de piso é formado por réguas finas revestidas de lâminas de madeira natural, o que traz essa característica de piso de madeira.
As réguas são encaixadas lado a lado e formam o revestimento de madeira. Por conta do tipo de instalação é comum a classificação como piso flutuante.
A instalação desse tipo de piso pode ser feita sobre o contrapiso ou até sobre um piso frio. E para proteger o piso e regularizar a superfície, é usada uma manta de separação entre piso e base.
Por conta do sistema de instalação que é de encaixe, o processo é rápido e prático e faz com que o revestimento seja uma ótima opção para projetos com menor tempo de execução.
O carpete de madeira é indicado para locais de menor circulação, como quartos e closets.
Vantagens e desvantagens do carpete de madeira
Vantagens
- Rapidez e praticidade: a facilidade e rapidez do processo de instalação é uma das principais vantagens desse tipo de piso flutuante. O carpete que é apenas encaixado pode ser instalado em questão de horas e não gera poeira ou entulhos, características que o tornam uma excelente opção de piso.
- Preço: o preço do carpete de madeira é vantajoso em relação aos pisos naturais de madeira maciça. Isso acontece porque o piso não é maciço e é só uma inspiração nos diferentes tipos de madeira.
- Aspecto: o visual que imita madeira é uma característica bem importante desse tipo de revestimento. Diante desse fato, o piso com aspecto de madeira deixa o ambiente aconchegante e confortável.
- Conforto térmico: o carpete é um ótimo isolante térmico e é capaz de manter a temperatura interna estável, sem deixar com que o ambiente fique quente demais ou frio demais.
Desvantagens
- Isolamento acústico: uma das desvantagens desse tipo de revestimento em madeira é em relação ao isolamento acústico que é ruim. O piso gera ruídos ao andar sobre ele (barulho de oco) e reproduz mais barulhos com a queda de qualquer objeto sobre o revestimento. Para quem tem animais de estimação dentro de casa, o barulho pode ser ainda mais excessivo e até cansativo.
- Não resistente a água: esse tipo de piso não tem resistência a água, o que faz com que o revestimento não seja uma opção de pisos externos, e nem seja indicado para áreas úmidas, como banheiro. O contato com a água tende a inchar o revestimento e danificar o piso.
- Baixa resistência: talvez essa seja a maior desvantagem do carpete que imita madeira. O revestimento tem baixa resistência e propensão a riscar com mais facilidade. Por isso, cuidado com arrastar móveis; e nesse caso, o ideal é usar feltro nos pés dos móveis.
Carpete de Madeira ou Piso Laminado – Qual a diferença? Qual é melhor?
Apesar de terem visual muito parecidos, o carpete e piso laminado são duas opções de revestimento diferentes. A principal diferença entre esses revestimento está na durabilidade do revestimento.
O piso laminado é um pouco mais grosso que o carpete, e isso o faz mais resistente. Entre os testes de resistência, o laminado também apresenta melhor resultado, já que resiste, em média, a 1500 ciclos, enquanto o carpete dura apenas 900 ciclos.
Considerando a resistência a abrasão, o piso laminado torna-se a melhor opção, ainda mais quando a opção é para o revestimento de um local com maior circulação.
Quanto custa? Preço m²
O preço é uma das perguntas mais frequentes, afinal considerar o custo-benefício é um ponto importante antes de decidir o investimento. Então, vamos à resposta!
O preço médio praticado para o carpete que imita madeira é em torno de R$ 40 m². E a opção acaba sendo mais barata que pisos maciços de madeira e pisos frios, ainda mais considerando o processo de instalação, que é mais rápido e a mão-de-obra é mais barata.
Como limpar? Cuidados
Como o piso tem baixa resistência a abrasão e água, é preciso alguns cuidados no momento da limpeza, mas a dica essencial é evitar qualquer tipo de material abrasivo.
- Limpeza simples e rápida: para quem quer fazer uma limpeza rápida, o uso de uma vassoura de cerdas macias (ideal vassoura de pelos) ou aspirador de pó é ideal. Basta varrer ou passar o aspirador para retirar a poeira da superfície.
- Pano úmido: como já dissemos, o piso não é resistente a água, então a limpeza deve ser com pano levemente umedecido e nunca molhado excessivamente. Para limpar melhor, misture meia colher (sopa) de detergente neutro em 2,5L de água. Depois é só umedecer o pano nessa misturinha e passar sobre o piso para remover sujeiras e tirar manchinhas do piso.
Dica de limpeza para quem tem animais de estimação: para quem tem animais de estimação dentro de casa, a higienização deve ser ainda mais cuidadosa. Para isso, faça uma misturinha de duas colheres (sopa) de vinagre branco em 1L de água. Depois de varrer ou aspirar é só passar um pano úmido com essa mistura. O vinagre tem a capacidade de higienizar e tirar odores do ambiente.
Ah, e jamais use ceras sobre o piso. Inicialmente pode dar mais brilho, mas com o tempo essa camada sobre o piso pode danificar o revestimento.
Como colocar? Instalação Passo a Passo
A instalação não é nada complicada, e para exemplificar esse processo separamos um vídeo com tutorial de como instalar carpete de madeira passo a passo.
Fotos de Projetos com Carpete de Madeira
Agora que você já sabe tudo sobre o carpete que imita madeira, é hora de ver alguns usos em diferentes ambientes.
Sala
Entre as opções de piso para a sala, neste projeto a aposta foi pelo carpete que imita madeira e de cor clara. O revestimento de cor clara ajuda a iluminar o ambiente, e mantém a cartela de cores com tonalidades de bege.
Mais fotos
Quarto
Neste projeto para o quarto de casal, a aposta foi pela decoração com tons terrosos, e no piso não é diferente. Para o revestimento, a escolha foi pelo piso que remete a madeira clara, deixando o ambiente aconchegante e seguindo a cartela de cores do ambiente.
Mais fotos
Cozinha
O carpete de madeira também pode ser uma opção de revestimento para a cozinha, mas neste caso é preciso cuidado, afinal o piso não é resistente a água; então nada de lavar o ambiente.
Neste projeto, a aposta foi por uma cozinha moderna e bem iluminada com cores claras, tonalidade que também aparece na escolha do piso.
Mais fotos
Escada
Além de revestir diferentes cômodos, esse tipo de revestimento também pode ser usado como piso para escada. Para manter o acabamento, a aposta foi por incluir rodapés nas laterais da escada. O mesmo revestimento foi usado como piso no corredor ao fim da escada.
Mais fotos
Parede
Nesta proposta de usar o carpete de madeira na parede, o revestimento ganhou a funcionalidade de painel. Além de ser usado como piso, o carpete ainda revestiu parte da parede atrás do sofá e deu um toque ainda mais especial para a decoração da sala.
Mais fotos
Agora você já sabe tudo sobre carpete de madeira, e assim pode decidir onde usar esse tipo de revestimento.