Decoração de Sala【2024】ᐅ +50 Ideias Lindas e Modernas!

Uma bela decoração de sala faz toda diferença no projeto de uma residência. Seja na sala de estar ou jantar, esse ambiente sem dúvida, merece ainda mais atenção já que é uma das áreas sociais da casa.

E a grande novidade do design de interiores são as ideias modernas e funcionais, que visam otimizar o espaço ainda mais, usando muito da decoração como aliada!

 

sala de estar cinza com quadros coloridos 01

decoração de sala de estar moderna.

Fotos e ideias de decoração de sala

Na matéria de hoje separamos inspirações lindas, que vão desde ambientes decorados  simples ao mais sofisticados. Além de dicas de especialistas em design de interior contemporâneo.

decoracao de sala de estar 02

Decoração de sala de estar e TV

Levar em conta as dimensões do ambiente, a paleta de cores, e qual a funcionalidade deseja para o espaço é fundamental no projeto decorativo da sala de estar.

A design de interiores Rosane Occi indica alguns detalhes importantes a considerar na hora de decorar o ambiente:

  • Para ampliar: Quando a sala possui uma dimensão pequena é bastante inteligente trabalhar com tonalidades pastel, cor de palha, off-white e quem sabe até mesmo o branco. Espelhos amplos, e um bom investimento em iluminação de qualidade também se torna imprescindível para ganhar mais amplitude e otimização no living.
decoracao de sala de estar e tv 09

Decoração de sala de tv ampla com design clean.

 

decoracao de sala de estar e tv 16

Decoração de sala de tv clean, moderna.

  • Para deixar mais aconchegante: Tons terracota, rosês e acinzentados são algumas sugestões de paletas de cores para se conseguir um living acolhedor e relaxante. Iluminação intimista e mais fraca também é ideal para esses ambientes, os detalhes em madeira no painel também ganham protagonismo nesses designs com proposta aconchegante, assim como revestimentos como o cimento queimado.
decoracao de sala de estar e tv 14

Living espaçoso com painel moderno em madeira.

decoracao de sala de estar e tv 15

Decoração de sala de tv com revestimentos em madeira e efeito cimento queimado, design moderno e intimista.

decoracao de sala de estar e tv 13

Cinza e seu efeito aconchegante na decoração de um living moderno.

  • Madeira e modernidade: Painéis ripados, madeiras com recortes também ganham destaque nos projetos de decorados modernos. A madeira crua com madeira nobre também, já que deixa o ambiente bem contemporâneo, e a mescla do design oferta um efeito ainda mais elegante para o living.
decoracao de sala de estar e tv 07

Sala com painel de tv ripado.

decoracao de sala de estar e tv 06

Decoração de sala de estar e tv com painel e mesa de centro em madeira rústica.

decoracao de sala de estar e tv 04

Madeira agrega sofisticação ao decorado.

 

  • Preto e branco que simplifica e agrega luxo: Uma sala de tv com cores atemporais (como preto e branco) trabalhados bem ao longo do ambiente, sempre funcionam. Afinal esse duo é clássico e coringa , ideal para acrescentar posteriormente algumas cores e até prático para futuras mudanças na decor. Afinal você não vai precisar repensar tudo, principalmente quando quiser mudar algum detalhe do espaço.
decoracao de sala de estar e tv 05

Preto e branco detalhe atemporal na decoração.

 

decoracao de sala de estar e tv 12

Sala com design moderno e clássico.

 

decoracao de sala de estar e tv 03

Espaço contemporâneo, com painel de tv all black.

Decoração de sala de jantar

A sala de jantar da casa é mais que somente um local para fazer as refeições junto da família, é uma área que geralmente está atrelada a sala de estar e tv, portanto é importante adequar a decoração de ambos cômodos da maneira mais harmônica possível.

decoracao de sala de jantar 27

Seguindo a paleta de cores de sua escolha, caso a sua sala de estar e jantar sejam integradas é  interessante optar por combinar os espaços em termos de revestimentos, móveis e design, para fins do projeto decorativo traduzir charme e modernidade, sugere a design de interiores Rosane Occi.

decoracao de sala de jantar 17

Espaço moderno projetado com lustre e amplo espelho.

Tendo em mente que o design de interiores de salas de jantar estão cada vez mais com um toque contemporâneo. Efeitos visuais como uma grande parede de quadros, espelhos com recortes, até belas obras de arte que valorizam ainda mais o visual da sala de jantar, são truques que agregam valor a decoração.

decoracao de sala de jantar 20

Lembre-se ainda dessas dicas super importantes na decoração:

  • Iluminação: Seja a sua opção um lustre de cristais (clássico e sofisticado) ou uma luminária pendente moderna, a escolha fica a critério do estilo que mais agrade. Só não esqueça que o detalhe da iluminação de efeito e qualidade é tudo em um ambiente, isso inclui a sala de jantar.
decoracao de sala de jantar 26

Ambiente clean com papel de parede efeito rosê.

Ambientes claros com efeito visual limpo são extremamente funcionais pois ampliam o espaço (caso você deseje uma sala de jantar clean e com visual de dimensões maiores) lembre-se desse truque.

Clique aqui para ver um pouco mais sobre a cor branca na decoração!

decoracao de sala de jantar 28

  • Buffet aparador: Sim, aquele móvel típico de salas de jantar (que serve para guardar louças) não é regra, porém tê-lo é uma ótima sugestão para investir na sala de jantar, já que é funcional e muitos no mercado possuem designs que agregam charme a decoração.

 

decoracao de sala de jantar marrom 24

Projeto de sala de jantar moderna.

Para encontrar lindos buffet aparadores por bons preços – Clique aqui!

decoracao de sala de jantar 18

  • Respeite o tipo de design da sala de jantar: Já imaginou buscar muitas referências e investir em um objeto de cada estilo e cor, pois é (caso seu estilo não seja criativo e despojado, não vale a pena). Fique de olho na decor, cores e estilo da sua casa, não fuja muito do molde, afinal para planejar um espaço harmônico é indispensável estarmos atentos aos detalhes.
decoracao de sala de jantar 19

Projeto com design industrial.

decoracao de sala de jantar 21

Sala de jantar estilo clássico.

  • Detalhes decorativos: Flores, vasos, quadros opte sempre por decorações coerentes a seu estilo, a exemplo estão quadros que trazem modernidade para o espaço, enquanto flores romantismo, esculturas um detalhe contemporâneo.
decoracao de sala de jantar 23

Sala de jantar com parede de quadros coloridos dispostos.

 

decoracao de sala de jantar 22

  • Estilo de mesa: Caso a disponibilidade de espaço da sua sala de jantar seja pequena as mesas redondas são boa dica já que são menores e funcionais, enquanto mesas quadradas mais alongadas são amplamente espaçosas, porém ocupam mais espaço.
decoracao de sala de jantar 29

Sala de jantar clean com boa iluminação e mesa redonda.

decoracao de sala de jantar 25

 Decoração de sala pequena / de apartamento

Salas pequenas muitas vezes são projetos desafiadores em termos de otimização de área útil, porém a  facilidade é que alguns “truques” são triunfais na hora de tonar esses espaços modernos e visualmente amplos.

Veja algumas dicas valiosas a seguir e saiba como deixar a decoração do seu apartamento inteligente e harmônica:

sala de apartamento pequeno 39

Sala pequena com cores claras.

  • Cores: As nuances claras são garantia de um espaço aberto e amplo. Caso queira optar por alguma cor forte, escolha tons de fundo claro, como exemplo um belo verde, azul ou rosa, porém com fundo claro.
sala de apartamento pequeno 31

O preto branco é um clássico charmoso para agregar em projetos modernos junto de outras cores e materiais.

sala de apartamento pequeno 32

  • Iluminação: As luzes para salas com pouca disponibilidade de espaço precisam ser também mais claras, lembre-se desse detalhe principalmente se a intenção for ampliar visualmente a área.
sala de apartamento pequeno 30

Tons de bege do design da sala agrega aconchego ao espaço.

sala de apartamento pequeno com plantinhas 29

  • Decoração: Muitos objetos e ornamentos decorativos são informações que acabam diminuindo o espaço. Escolher poucos e belos objetos de decoração é o truque para ganhar harmonia nesse living.
sala de apartamento pequeno 37

A madeira ganha protagonismo na decoração de sala menores devido a ser um elemento atemporal.

sala de apartamento pequeno 33

sala preta e branca com design moderno e sóbrio.

  • Móveis: Compactos e funcionais são quase que regra de ouro para garantir um ambiente bem aproveitado e com boa área de circulação. Se os móveis forem projetados sob medida a ideia aplicada fica ainda melhor.
sala de apartamento pequeno 40

Móveis funcionais fazem toda diferença no espaço.

  • Cortinas: Cores claras tornam o ambiente bem mais amplo e sofisticado, trazem um pouco de luz indireta. Caso deseje uma cortina em tonalidades mais escuras a melhor opção fica por conta de cores como o cinza ou bege, já que não irá bloquear totalmente a luminosidade.
sala de apartamento pequeno 34

Sala pequena com móveis compactos e decoração estilo e tons aconchegantes.

sala de apartamento pequeno com plantinhas 29

Decoração de sala grande

Uma grande sala trás a junto dela a possibilidade maior de trabalhar design e até cores ainda mais carregadas e vibrantes, principalmente por que se torna indiferente pensar em amplitude.

sala ampla moderna 51

Um pouco de rusticidade é o verdadeiro charme de projetos modernos.

Portanto grandes obras de arte, poltronas, mesas de centro, nichos modernos, tapetes ,a almofadas, livros podem ser super bem vindos e explorados juntos no design do ambiente, ganhando um a um protagonismo na decoração.

sala ampla moderna 45

A mescla de elementos decorativos agrega vida ao ambiente.

Salas com decoração clean por exemplo, seguem uma linha mais moderna e contemporânea. Possuem um visual sofisticado e com um toque de requinte, o ambiente ganha visualmente amplitude e charme.

sala ampla moderna 49

Espaço projetado com design estilo clássico, moderno.

sala ampla moderna 41

Salas de design clean ganham amplitude e muito requinte.

sala ampla moderna 47

Esse belo living com espelhos e cores como bege ganhou requinte e ares suaves com um toque quase clássico.

Enquanto cores terrosas, madeira e até tonalidades escuras efeito cinema, deixam o espaço aconchegante com atmosfera intimista, ideal para descanso, um prato cheio para quem busca uma sala ainda mais convidativa.

sala ampla moderna 46

Alguns projetos decorativos modernos ainda trazem o luxo da madeira e de pedras mármore aliados a decoração.

sala ampla moderna 43

Paredes escuras e seu efeito cinema, são garantia de um projeto convidativo e charmoso.

Explorar cores e nuances vivas também agrega alegria e descontração ao ambiente, atmosfera perfeita para receber pessoas.

sala ampla moderna 50

Cores trazem um efeito super descontraído para o living.

Decoração de sala simples

Tá com pouca grana para investir em belo projeto de decoração, mas tá bem afim de planejar uma sala bem linda sem gastar muito. Então confere só essas dicas!

 

  • Compre peças de segunda mão e customize: Vale pesquisar em lojas de artigos usados, buscar algum banquinho antigo,tapetes, rack, artigos decorativos. Você além de economizar uma grana,vai ganhar um objeto decorativo único para o seu living, de quebra se quiser pode dar um toque pessoal no objeto.

sala simples decoracao ideias 54

  • Invista em puffs: São baratinhos e práticos, podem virar mesa de centro, acento quando chegar visitas e é um ótimo investimento que tenho certeza que você vai usar muito.

sala simples decoracao ideias 57

  • Prateleiras: Ainda na série de artigos práticos, as prateleiras são uma mão na roda para apoiar objetos e deixar a decoração mais bonitinha e organizada.

sala simples decoracao ideias 53

  • Sofá bicama de chão: Caso você ainda não tenha o sofá dos sonhos, saíba que muita gente opta pelo sofá de chão, geralmente mais parece um estofado grande sem pés, porém é confortável e opcional que deixa o espaço descontraído, além de que não possui um custo muito alto.

sala simples decoracao ideias 55

Encontre belos sofás de chão, clicando aqui!

  • Mesa de centro de pallets: Pallets são fáceis de conseguir, muito legais para agregar a decoração de uma sala moderna. Afinal pallets podem virar tanto um sofá, quanto uma mesinha de centro super desconstruída.

sala simples decoracao ideias 56

  • Almofadas: Se puder compre muitas almofadas legais e diferentes para enfeitar o seu sofá, lembre-se que a sala pode ser simples, porém conforto nunca pode faltar.

almofadas para sala de estar decoracao 59

  • Quadros: Lojas de artigos baratos se encontram muitos objetos de decoração legais, isso inclui quadros decorativos. Na internet por exemplo, lojas como elo7 é possível encontrar um belo conjunto de 3 quadros por menos de R$ 100.

sala de estar simples ideias quadros 58

Clique aqui para comprar!


E aí me conta, oque achou de todas essas sugestões para decoração de sala. Gostou? Então não esquece de deixar a sua opinião e sugestões nos comentários!

Até a próxima!

Você pode gostar...