Chafariz para Jardim: Fotos, Modelos e Estilos para Escolher

Áreas externas com espaço amplo (ou nem tanto) podem receber alguns incrementos em sua decoração bem interessantes. Uma das possibilidades é a inclusão de um chafariz para jardim, tradicional na decoração deste tipo de espaço e que realmente pode valorizar o espaço com um toque clássico e criativo. E opções não vão faltar para incluir em seu projeto.

chafariz para jardim fotos

chafariz para jardim com piscina

chafariz para jardim moderno e elegante

chafariz para jardim para residências

chafariz para jardim com pedras

chafariz para jardim moderníssimo

chafariz para jardim estilo vintage

Modelos de Chafariz para Jardim

Desprezado por alguns, o jardim é um dos espaços que mais valoriza um imóvel. Deixa uma ótima primeira impressão e pode elevar sensivelmente o valor de revenda da residência. Até mesmo em regiões não muito valorizadas. O ambiente necessita do trabalho de um arquiteto ou paisagista (ou os dois) e pode ser decorado com um estilo em separado do interior, mas precisa ter relação com as fachadas das residências ou condomínios. Neste tipo de projeto um chafariz entra como um complemento na estrutura.

chafariz para jardim é um objeto meramente decorativo. Não tem função real que não seja chamar a atenção ao melhor estilo de decoração francesa. Vale relembrar o seu bom uso nos períodos clássicos e medievais em amplos jardins. Para usar este artigo não é preciso ter tanto espaço e nem ao menos de uma decoração com este porte pois há muitos modelos modernos e elegantes Mas a proposta de unir verde e o item em um ambiente externo proporcional deve permanecer.

E do que você precisa para instalar um item como esse em sua casa? Uma pequena fonte de água com encanamento simples e um escoadouro para esgoto. O sistema funciona como reaproveitamento e por isso o ato de escoar é feito periodicamente, não todos os dias como alguns imaginam.

Mas é preciso ter a saída feita. O sistema é acionado por tomada quando desejar, podendo desligar nos dias que não há visita, por exemplo. O ideal é não depender da água do sistema público, dando preferência para o uso de uma fonte em separado direto do abastecimento de reservatório de água da residência.

Pequenas

Ao contrário do que se pode pensar por alguns não é preciso ter uma ampla área externa para aplicar no projeto um chafariz para jardim. O grande segredo na escolha do estilo do tamanho. Há modelos de apenas um metro de altura e necessitando apenas de uma pequena encanação e um cantinho reservado para ter seu devido destaque. O incremento no local, mesmo discreto, é elegante e arranca elogios.

chafariz para jardim de cerâmica

Modelos com toque vintage são os preferidos de residências clássicas, mais antigas. O modelo do sapo, ligado à uma casa segura e próspera, possuem um toque antiquado mas com uma extrema ligação com jardins repletos de verde. São uma ótima dica com arborização.

chafariz para jardim fonte sapo

chafariz para jardim camadas

Procure modelos modernos e elegantes para acrescentar estilo a seu jardim

Uma das formas de valorizar ainda mais a instalação do item é investindo em uma iluminação própria. É um dos truques usados por paisagistas para valorizar o espaço externo nos diferentes turnos. O tom da luz será determinado pelo tipo de ambiente a ser criado. O amarelado cria um ambiente intimista, já jogos de luzes coloridas (mudando de cor depois de um determinado tempo pré agendado) são ótimos para espaços moderno e chafariz inserido em piscina.

chafariz para jardim de pedra

A instalação de luz pode ser feita na fonte (compra-se com este intento) ou ao redor focando nela.

Mesmo com toque rústico o seu chafariz para jardim pode ser moderno e elegante, combinando com paredes revestidas com madeira, alvenaria ou cerâmicas.

chafariz para jardim quadrado

Modelos com corte quadrado possuem um toque moderno e interessante para residências mais novas.

 

 

Charafiz de parede

O modelo de parede é um dos mais usados em espaços reduzidos, jardins pequenos ou áreas com projetos minimalistas. O seu toque clássico acrescenta bastante valor a um espaço com amplo uso de verde, paredes com tijolos aparentes ou com plantas como trepadeiras ao redor.

Há quem prefira os modelos mais rebuscados, com toque provençal e incrementos, mas o simples tem seu charme também. O grande segredo é incluir o objeto no ambiente.chafariz para jardim precisa estar de acordo com o ambiente ao redor. Necessita também combinar em cor ou cortes com bancos, mesas e qualquer outro complemento decorativo ou de alvenaria ao redor. Fontes como esta com um corte quadrado ou estilo cubista não combinam, por exemplo, com um jardim estilo francês.

chafariz para jardim para usar em parede

Pode-se comprar apenas a pia e a fonte de água em separado e construir a estrutura de alvenaria ou comprar todo o item pronto. A vantagem de ter apenas a pia é poder dar toques pessoais na construção ao redor, o que não é complexo de fazer.

chafariz para jardim instalação em parede

chafariz para jardim em área externa

chafariz para jardim estilo antigo

fotos de chafariz para jardim

 

Para jardim grande

Quanto maior o espaço, maiores são as possibilidades e mais complexo e também mais bela vai ficar a decoração de jardim. Um dos usos mais comuns é com áreas com piscinas ou pequenos escoadouros de água, deixando o chafariz para jardim como uma pequena fonte central. O estilo de seu chafariz depende muito dos itens ao redor, então atenção ao optar por esculturas. Elas não podem surgir apenas porque você as acha belas, devem ter relação com o ambiente. Os modelos de escultura grega são um dos mais usados mas há uma infinidade de estilo de granito.

modelos de chafariz para jardim

chafariz para jardim em ambiente moderno

chafariz para jardim para projetos residenciais

Modelos com pinhais são cada vez mais usados em residências modernas. A pinha é ligada à prosperidade e pode estar presente em diversos pontos da decoração de fachada. Muitos arquitetos usam pinhas de granito ou materiais semelhantes o item no topo ou redor do muro externo.

decoração de jardim com chafariz para jardim

decorar usando chafariz para jardim
como usar chafariz para jardim em projeto

 

Quanto custa? #Preço

Para quem está pensando em investir a boa notícia é que o valor de um chafariz para jardim é bem menos do que parece mesmo com tantos detalhes minimalistas. A riqueza de detalhes o torna uma escultura complexa, mas diante do uso prolongado (pode durar centenas de anos sem problema se não for removido) um investimento em torno de R$ 300 para modelos de parede ou R$ 2 mil para fontes para serem instaladas em piscinas é realmente mínimo. São duráveis, resistentes ao tempo e feitas para suportar mudanças climáticas. Um investimento realmente válido.

 

Você pode gostar...