Como Acabar com Ratos? – 9 Maneiras Rápidas e Eficazes!

Você sabe como acabar com ratos de forma simples e eficiente? De fato, ninguém merece conviver com esses roedores, considerados verdadeiras pragas.

Os ratos de rua são vetores de doenças e podem causar um problemão caso não sejam eliminados rapidamente. Sendo assim, é essencial se mirar em dicas para dar fim a esses animais, sempre de maneira prática e que acabe com essas pragas de vez.

Para saber tudo, confira nosso guia completo com as maneiras mais rápidas e eficazes. Com certeza você terá sucesso em se livrar dos ratos de uma vez por todas.

como acabar com ratos

Por que os ratos são perigosos?

Primeiramente, é fundamental entender o perigo dessas pragas. Embora pareçam simpáticos, os ratos podem trazer uma série de doenças para o ser humano.

Entre as enfermidades mais comuns estão: leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. Se não tratadas, essas doenças podem levar à morte.

Além disso, os ratos se proliferam rapidamente. Se tornam uma praga horrível que fica difícil de ser combatida, principalmente em grandes locais, como propriedades rurais.

Os ratos são ativos, rápidos e habilidosos. Por isso, é essencial recorrer a algumas artimanhas para dar fim a eles, mas de forma que não retornem ao local.

como acabar com ratos

Como acabar com ratos? #dicas

Felizmente, existem diversas maneiras para acabar com ratos. Preparamos um tutorial com dicas simples para você colocar em prática rapidamente. 

1. Acabar com focos de comida

Primeiramente, é bom saber que ratos, ratazanas, baratas e demais pragas chegam a sua casa porque são atraídas por comida. Por isso, alimentos expostos e armazenados em locais inapropriados vão trazer todos esses animais para o seu lar.

Então, comece deixando a comida em potes fechados, em armários, na geladeira, enfim. Em qualquer lugar que não deve ser acessado pelos bichos.

Do mesmo modo, evite deixar a ração dos animais domésticos exposta nos potes. Coloque o alimento sempre que o cão e o gato forem comer.

2. Eliminar o lixo

Outro passo essencial é evitar o acúmulo de lixo em casa. Nunca deixe sacos e baldes com lixo aberto espalhados pela casa, sobretudo na parte externa e principalmente com restos de alimentos.

Os ratos amam esses pedaços de comida e com certeza vão adorar morar na sua casa se encontrarem resíduos para consumir. Mantenha as lixeiras fechadas e sempre vazias. Local sem lixo parado é local sem ratos.

Além disso, não se esqueça de tampar os ralos e as saídas de esgoto; bem como verificar e limpar o telhado e a cobertura de sua casa.

3. Limpar bem todos os cantos da casa

A limpeza é primordial para acabar com ratos e outras pragas. Lembre-se que eles odeiam ambientes limpos. A sujeira atrai os bichos e criam um ambiente favorável para eles.

Essa inspeção deve ser realizada sobretudo na parte externa, assim como em porões. Do mesmo modo, é bom verificar em buracos, fendas, rodapés e locais que podem servir de abrigo para os roedores.

Aplique soluções caseiras até que os ratos saiam dos locais. Depois, basta tapar todos os buracos para que eles não voltem a fazer abrigo.

4. Fique atento aos sinais

Dê uma olhada nos sinais dos ratos em sua casa. Verifique se há rastros, fezes, sujeira, enfim. Tente monitorar para perceber quais lugares os roedores estão instalados, para agir e eliminá-los rapidamente.

Com isso, você deve vedar esses buracos com argamassa ou fita de vedação para que os animais não usem esses locais para morar. Sem comida, água e proteção (condições atrativas) com certeza eles passarão longe.

5. Serviço especializado

Um serviço de desratização é fundamental para eliminar os ratos. Felizmente, há muitas empresas que realizam essa tarefa de modo econômico e eficiente.

O método é feito de forma segura e de acordo com as características do local. O objetivo é acabar com os ratos, com os focos e tudo que favoreça a proliferação desses bichos.

Além disso, há a aplicação de produtos que mantêm os ratos longe. Do mesmo modo, a equipe orientará sobre o tempo necessário para que a desratização seja repetida.

como acabar com ratos

6. Receitas caseiras

Há muitas receitas caseiras que ajudam como acabar com ratos. Para isso, você pode usar o bicarbonato de sódio, que causa mal-estar a esses roedores. Misture com açúcar e farinha de trigo. O rato vai comer e não resistirá.

Além disso, você pode misturar o bicarbonato com um pouco de manteiga e amendoim. Um veneno simples e que dará fim aos bichos de uma vez por todas.

Do mesmo modo, você pode usar folhas de louro. São plantas atrativas para os ratos, mas eles não conseguem metabolizá-la, por isso acabam morrendo.

Por fim, o óleo de pimenta, a cebola e a amônia também causam estragos nessas pragas. Misture com água e borrife por vários cantos da casa para acabar com os ratos.

7. Plantas repelentes

Você sabia que algumas plantas repelentes ajudam a dar fim aos roedores? De fato, eles não gostam de odores fortes e ficarão longe dessas opções. Entre as melhores estão: pimenta, cebola e hortelã. Além disso, outra solução é bem efetiva: a naftalina.

8. Faça armadilhas

Esse método clássico pode funcionar muito bem, ainda mais se a sua casa não tem crianças ou animais domésticos.

Sendo assim, as ratoeiras são boas alternativas para capturar os ratos. Basta posicioná-las em locais estratégicos, bem como usar guloseimas atrativas para os bichos, para servir como a isca perfeita.

como acabar com ratos

9. Não combata os predadores

Enfim, para aprender como acabar com ratos, nunca se livre dos seus predadores. Aves e pequenos répteis comem esses roedores e ajudam a mantém sua casa limpa, principalmente o quintal.

Além disso, os gatos adoram caçar os roedores. Um felino bem treinado (principalmente fêmea) pode ajudar a fazer uma limpeza geral na sua casa.

Entretanto, cuide da saúde do seu gatinho para que não sofra com doenças que vêm dos roedores. O ideal é que os ratos tenham medo dele e desapareçam da sua residência.

como acabar com ratos


De fato, essas dicas são fundamentais para aprender como acabar com ratos. Coloque em prática e deixe seu lar livre dessas pragas de uma vez por todas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...