Arranhador para gatos: +60 modelos criativos e onde comprar!

O arranhador para gatos é um ótimo instrumento para você que ama os bichanos. O nome já diz tudo: trata-se de uma estrutura específica para que eles passem as garras, um hábito muito comum entre os felinos.

Com o arranhador, o gato evitará arranhar locais impróprios, como o sofá, o pé da cama, entre outros móveis. Pode parecer engraçado ver o pet fazendo isso, mas com o tempo os objetos ficam com um aspecto ruim.

Então, para dar fim esse problema, o arranhador é a melhor opção: é simples, acessível, com preço atrativo e uma série de modelos diferentes. Para se ter ideia, se tornará até parte integrante da decoração da sua casa. Interessante, não acha?

Se você pretende ter um desses, é primordial conferir este post completo com tudo sobre arranhador para gatos. Conheça as vantagens, os tipos, os materiais, entre outras diversas características. Com certeza você (e seu bichano) vão amar!

Arranhador para gatos 4

O que é um arranhador para gatos?

Mais que um brinquedo, o arranhador é um objeto muito importante e atrativo para os gatos. Esses animais têm hábitos bem específicos e precisam de apetrechos para se desenvolver e divertir.

De acordo com especialistas, é essencial para os felinos manterem as unhas afiadas. Eles se livram das películas velhas, acabam com o estresse e demarcam seu território.

Para entender melhor esse comportamento natural dos gatinhos, é importante saber que as unhas são usadas para a defesa. Ficam escondidas e são mostradas quando o pet se sente em perigo. Um gato arisco, por exemplo, vai arranhar uma pessoa que está se aproximando e ele não conhece.

Além disso, as unhas contém vasos sanguíneos, ajudam na sustentação do bichano e trazem mais segura ao saltar de um local para outro. Sendo assim, não devem ser totalmente aparadas. Em todo caso, o próprio desgaste natural não deixa as unhas tão afiadas.

modelos de Arranhador para gatos 2

O ato de arranhar não deve ser repreendido! Ao contrário, você deve oferecer soluções para que os gatinhos não arranhem locais impróprios, como o sofá. Felizmente, há uma série de opções perfeitas e atrativas para seu melhor amigo, feitas dos mais variados materiais, com muitas cores e tamanhos.

Se for cortar as unhas dos gatos, use uma tesoura ou alicate específicos e apare somente as pontas. Se quiser, você pode apenas lixá-las. Essas ações são recomendadas apenas se o gato está machucando as pessoas com suas garras. Em todo caso, vale consultar um veterinário.

Vantagens dos arranhadores

Os benefícios dos arranhadores deixarão você e seu pet bem felizes. Listamos os principais:

  • Seu gatinho não passará mais as unhas nos móveis. Portanto, seu sofá e outras estruturas estão livres desse ataque, que com o tempo prejudica totalmente seu aspecto.
  • O gato poderá liberar toda a sua tensão e não ficará estressado. Ele pode arranhar quando quiser, brincar e ficar entretido com o brinquedo o quanto quiser.
  • Ao arranhar, o pet usa seus instintos naturais, melhorando o bem-estar e o sentido de demarcar território. Com certeza ele se sentirá o rei da sua casa.

ideias de Arranhador para gatos 2

  • O animal fica mais relaxado, alonga seu corpo e mantém músculos e tendões saudáveis.
  • Os benefícios no comportamento do animal são visíveis. Seu gato não ficará mais agitado e agressivo. Ele poderá ficar até mais brincalhão.
  • O arranhador mantém as unhas do felino bem lixadas e afiadas. Assim, elas não ficam compridas demais, um problema quando você for brincar com seu amigão, que pode machucar sua pele.

como fazer Arranhador para gatos

  • A grande vantagem desse objeto é unir a diversão com o bem-estar do animal. Por isso, todo dono deve comprar um arranhador para gatos.
  • Com essa estrutura disponível, é possível preservar seu sofá, pé da cama, entre outros locais propícios ao arranhar dos gatinhos.
  • O arranhador tem vários modelos, materiais e um preço bem acessível. Para ter ideia, ainda é possível fazer passo a passo em casa com uma série de itens artesanais.

estilos de Arranhador para gatos

Fotos e modelos de arranhador para gatos

Agora que você já sabe tudo sobre arranhador para gatos, confira os modelos mais comuns no mercado.

Dica: conheça os hábitos e as características do seu amigão para escolher a melhor versão para ele.

De parede

O arranhador de parede é super prático e perfeito para quem vive em pequenos espaços. É uma versão que pode ser inserida em qualquer lugar, em altura confortável para o gatinho, seja quadrado, redondo, retangular, enfim.

Basta acoplar a estrutura na parede, de modo que fique totalmente fixo, e que valorize a decoração do espaço. Coloque no local onde ficam os potes de água e comida do gato, assim ele pode se acostumar melhor com o brinquedo.

arranhador para gatos alto

arranhador para gatos de madeira 1

arranhador para gatos de parede

arranhador para gatos grande

arranhador para gatos personalizado

arranhador para gatos quadrado

arranhador para gatos simples e pratico

arranhador para gatos simples 1

ideias de arranhador para gatos

Para sofá

Se o seu gatinho ama arranhar o sofá, compre e instale um modelo desses para que ele não destrua o seu móvel. Prático e simples, deve ser do mesmo padrão, para que não prejudique a decoração da sua sala. As fotos mostram alguns tipos interessantes para seu gato não perder esse hábito sadio.

arranhador para gatos de sofa

arranhador para gatos estilos

arranhador para gatos grande 1

arranhador para gatos modelos 1

arranhador para gatos pequeno 2

arranhador para gatos personalizado 1

O arranhador pode ser acoplado na lateral do sofá, como parte do móvel, para que o gato não perca esse hábito.

arranhador para gatos 1

estilo de arranhador para gatos

lindo arranhador para gatos 1

modelos de arranhador para gatos 1

tipo de arranhador para gatos

Com casinha

Quem busca uma estrutura completa pode apostar no arranhador para gatos com casinha. Invista em um modelo grande e que tenha tudo aquilo que o bichano ama. Ele pode brincar e descansar em um cantinho só dele.

Trata-se de uma boa tendência para salas grandes, para deixar suspensa em uma parede ou em um local próprio para os gatos. O formato muda bastante e alguns você mesmo pode fazer passo a passo.

arranhador casinha

arranhador para gatos completo

arranhador para gatos de casinha

arranhador para gatos grande 2

arranhador para gatos ideias com casinha

arranhador para gatos ideias 1

arranhador para gatos mdf

arranhador para gatos modelos 2

Grande parte desses modelos possuem várias casinhas e arranhadores, ideais para quem tem muitos gatos.

arranhador para gatos 2

casinha com arranhador para gatos

ideias de arranhador para gatos 1

lindo arranhador para gatos 2

Arranhador de papelão

Os modelos de papelão funcionam de várias formas. Grande parte é disposta diretamente no chão, como um pequeno tapete, para que o gato tenha acesso e use quando achar conveniente. A melhor parte é a acessibilidade.

Do mesmo modo, você mesmo pode confeccionar o arranhador com um papelão grosso, de modo que o gato possa rasgar à vontade. De tempos em tempos, pode ser substituído – e personalizado de acordo com seu gosto.

arranhador papelao

como fazer um arranhador 1

arranhador para gatos caseiro 1

arranhador para gatos de papelao

arranhador para gatos grande

arranhador para gatos papelao

arranhador para gatos pequeno

arranhador para gatos rampa

arranhador para gatos redondo

ideia de arranhador para gatos

Os arranhadores de papelão são simples, práticos e versáteis.

tapete arranhador para gatos

Arranhador caseiro

O arranhador caseiro é simples e pode ser feito em casa com uma série de materiais. Sendo assim, não há limites para criar uma versão perfeita para seu gato.

Em todo caso, use sempre materiais seguros que podem ser combinados, para total bem-estar do gatinho. Felizmente, na internet há muitos tutoriais disponíveis para você se inspirar. Veja algumas ideias legais e surpreendentes.

arranhador para gatos caseiro

arranhador pvc 1

modelo caseiro de arranhador

arranhador para gatos caseiro 2

arranhador para gatos de cone

arranhador para gatos de madeira

arranhador para gatos ideias

arranhador para gatos pequeno 1

arranhador para gatos simples

lindo arranhador para gatos

modelos de arranhador para gatos

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Onde comprar arranhador para gatos? De modo geral, você encontra modelos de vários materiais em lojas de produtos para pets, assim como aquelas que vendem materiais artesanais.

Em nossa pesquisa, encontramos boas opções para você considerar:

  • Mercado Livre
  • Petz
  • Pet Love
  • Americanas
  • Cobasi
  • Royal Pets

O preço do arranhador varia conforme o tipo e o estilo da peça. Em geral, fica entre 50 e 150 reais.

Como fazer um arranhador para gatos caseiro

Há muitos guias que ensinam como fazer um arranhador para gatos caseiro passo a passo. Listamos algumas opções legais para você tentar em sua casa.

Tutorial 1

Materiais

  • 1 Cano de PVC de 30cm a 40cm de altura e diâmetro de 8 a 10 cm;
  • 1 Placa de madeira quadrada 20×20 cm;
  • Corda de sisal de 6,5 metros;
  • Pistola de cola quente;
  • Furadeira

Passo a passo

  1. Comece colando a corda de sisal com cola quente na base do cano de PVC;
  2. Module de forma horizontal, enrolando por todo comprimento até chegar na outra extremidade;
  3. Posicione o cano já encapado no centro da placa de madeira e utilize a furadeira na diagonal, de forma que o parafuso prenda a base do cano na placa de madeira
  4. Se quiser, coloque um pouco de erva de gato na parte com corda para que o gato se interesse pelo novo brinquedo.
arranhador para gatos

Fonte: Canal do Pet

Tutorial 2

Materiais

  • Placas de papelão;
  • Tesoura;
  • Cola quente;
  • Base de madeira (opcional)

Passo a passo

  1. Recorte várias tiras de papelão da mesma grossura;
  2. Enrole-as em um caracol, e quando uma tira acabar, grude outra com cola quente;
  3. Continue enrolando até o “caracol” ficar em um tamanho que o gato possa ficar em cima;
  4. A cada camada, cole com cola quente para evitar que as tiras fiquem saindo do lugar;
  5. Se preferir, grude o caracol na placa de madeira com a mesma cola para dar mais sustentação;
  6. Coloque erva de gato para chamar a atenção do bichano.
arranhador passo a passo

Fonte: Canal do Pet

Outras ideias criativas e impressionantes:

arranhador papelao passo a passo

arranhador caseiro passo a passo

arranhador passo a passo como fazer

arranhador sisal

arranhador velcro

como fazer um arranhador

papelao arranhador


Enfim, esperamos que tenha gostado do nosso tutorial completo sobre arranhador para gatos. Tem alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário, ficaremos felizes em ler e responder. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *