Cardápio de Porções – 19 Modelos Incríveis + Passo a Passo!
Saber montar um bom cardápio de porções pode ser um chamariz para o negócio, impulsionando as vendas e aumentando o ticket médio.
E se você tem dúvidas de como montar um bom cardápio de porções, reunimos dicas de como montar um cardápio atraente e funcional, além de inspirações e modelos de cardápio para baixar e editar grátis.
O que colocar e como montar cardápio? #dicas
Seleção de porções
Para quem tem dúvidas no processo de como montar um cardápio, uma dica especial é pensar no que colocar no cardápio.
Dessa maneira, é importante considerar o público-alvo e incluir opções de porções que atendam a esse público.
Além das porções clássicas e mais vendidas, que não podem ficar de fora do cardápio, também é interessante acrescentar opções diferenciadas e até mesmo porções que atendam clientes com restrições alimentares, como porções para vegetarianos ou alérgicos a lactose, glúten, etc.
Na seleção de porções, é importante considerar uma quantidade de opções adequada, tomando cuidado para não exagerar na quantidade de porções e deixar o cardápio muito extenso e cansativo para os clientes.
Organização
A organização do cardápio é um item importante e que deve ter atenção, facilitando a leitura e compreensão dos clientes.
Uma das maneiras de organizar o cardápio é criando tópicos e categorias.
Dessa maneira, para que o cliente compreenda o cardápio com mais facilidade é possível criar categorias de acordo com os tipos de porções, dividindo as opções em categorias como especialidades da casa, mais vendidas, porções quentes, porções frias, etc.
A organização ainda pode incluir o nome da porção e descrição para que o cliente entenda exatamente o que é a opção.
Um item indispensável na organização do cardápio é o preço, que deve ser claro para que o cliente não tenha dúvidas.
Layout
Para desenvolver um cardápio para o negócio, é importante que tudo esteja em harmonia; assim, o cardápio deve combinar com o estilo do negócio.
O desenvolvimento do layout deve priorizar o estilo do negócio levando em conta design, cores, fontes, entre outros elementos que compõem o cardápio e que devem estar em sintonia com o negócio, criando uma identidade visual única.
Além da harmonia com o estilo do negócio, o layout do cardápio também deve ser atrativo e o uso de fotos pode ser um diferencial.
Para utilizar fotos no cardápio, é recomendado utilizar fotos dos seus próprios produtos, garantindo que o cliente receba exatamente o que está vendo na foto.
Fotos e modelos de cardápio de porções
Para ajudar no processo de montar um bom cardápio, reunimos uma seleção de cardápios funcionais e atrativos, que podem ajudar no processo para desenvolver um bom cardápio.
Cardápios de porções para editar e baixar grátis
Para ajudar na elaboração de um cardápio para o seu negócio, criamos layouts que você pode baixar gratuitamente e editar, adicionando as informações do seu negócio e as opções de porções para completar o cardápio.
Como criar um cardápio de porções no Canva? – Passo a passo
Para colocar as dicas em prática do que colocar e como montar um cardápio, trouxemos um passo a passo de como fazer um cardápio de porções usando o Canva, um site que permite fazer edições e criar designs únicos!
- Para fazer a edição, abra o Canva e pesquise por um template de sua preferência, com a possibilidade de direcionar a pesquisa para modelos de cardápios, o que pode facilitar a edição;
- Com o template já escolhido, é hora de iniciar a edição e personalizar o menu seguindo as dicas para um cardápio organizado e com layout harmonioso com o estilo do negócio;
- Após fazer todas as edições para ter um cardápio próprio, é a hora de baixar o cardápio no formato desejado para fazer a impressão ou utilizá-lo como uma opção de cardápio virtual.
Agora que você já viu as dicas de como montar um bom cardápio, é hora de planejar o cardápio do seu negócio e impulsionar as vendas, aumentando os pedidos e o lucro.