Chaveiro de Feltro – As 60 Inspirações Mais Lindas & Tutorial Fácil!

O chaveiro de feltro é muito fofinho e é o tipo de lembrancinhas que os convidados vão usar depois que a festa acabar. Há uma infinidade de modelos e temas diferentes que com certeza vão abrilhantar a sua festa.

Se você está em busca de ideias se prepare para uma maré de fofurice! Vamos mostrar 60 inspirações, disponibilizar moldes, dar dicas e ensinar como fazer em casa com um passo a passo completão. Vai perder?

Fotos e Modelos de Chaveiro de Feltro

Com o feltro podemos criar diversos tipos de peças, incluindo chaveiros. É uma arte super valorizada, pois dá um trabalho cortar e costurar todos os detalhes, além disso, os pontos precisam ficar iguai para que fique com um bom acabamento.

Os chaveiros de feltro são usados principalmente como lembrancinha de aniversário infantil, mas você também pode fazer como lembrancinha de casamente ou outra ocasião importante.

chaveiro de feltro inspirações

chaveiro de feltro inspirações

chaveiro de feltro inspirações

O chaveiro de feltro segue o mesmo estilo da decoração da festa e trazem os principais personagens como destaque. Algumas mamães investem em uma versão de chaveiro para meninas e outra para meninos.

chaveiro de feltro inspirações

chaveiro de feltro inspirações

Para quem está apaixonado pela artesanato em feltro preparamos um post super especial com 70 inspirações lindíssimas!

Flor

O chaveiro de feltro em formato de flor é bem delicado e há duas formas principais de fazer: com enchimento e sem enchimento.

chaveiro de feltro flor amarela

Essa é a versão do chaveiro sem enchimento. As pétalas são dobradas e costuradas com um pontinho no centro, ficando o mais próximo das flores naturais.

chaveiro de feltro flor

chaveiro de feltro flor azul

chaveiro de feltro flor rosa

Aqui temos a flor mais gordinha, com enchimento. Se parece com as flores dos desenhos animados e combina com os mais variados temas de festa de menina: Jardim Encantado, Rapunzel, Fazendinha, entre outros.

chaveiro de feltro flor vermelha

Nuvem

O chaveiro de nuvem combina com vários temas de festas e está com tudo: Chuva de Amor, Chuva de Bençãos, Festa do Pijama, entre outros.

chaveiro de feltro nuvem

chaveiro de feltro nuvem com laço rosa

Trabalhar com feltro branco exige mais delicadeza e cuidado. Se você marcar o molde com giz branco o desenho não vai aparecer, por isso a dica é marcar com carvão e limpar depois ou marcar bem forte com uma caneta sem tinta.

chaveiro de feltro nuvem

chaveiro de feltro nuvem

chaveiro de feltro nuvem com lacinho

Esse é o tipo de lembrancinha que combina com aniversário de menino e menina.

Coração

O chaveiro de feltro de coração é uma peça bem simples de fazer, indicada para quem está começando nessa arte e deseja aprender. Por não ter partes para montar, é bem rapidinho.

A dica é escolher um molde de um coração mais redondinho para que fique bem rechonchudo. Coloque o enchimento e vá apertando para preencher as curvinhas do coração.

chaveiro de feltro coração

chaveiro de feltro coração rosa com bolinhas

A linha branca acaba dando mais destaque para a peça deixando um acabamento mais bonito. Para uma peça mais discreta, use a linha da mesma cor do feltro.

chaveiro de feltro coração rosa claro

chaveiro de feltro coração vermelho

chaveiro de feltro coração vermelho

Unicórnio

O unicórnio é um tema que está super em alta e vamos combinar que essas criaturinhas são super fofas, né? É bacana fazer um chaveiro de feltro bem colorido trabalhando as cores do arcoíris.

chaveiro de feltro unicórnio com miçangas

chaveiro de feltro unicórnio

chaveiro de feltro unicórnio

chaveiro de feltro unicórnio

chaveiro de feltro unicórnio

Para quem está com os preparativos a todo vapor e ainda não escolheu o modelo de vela de biscuit perfeito, preparamos um post maravilhoso com 35 modelos super fofinhos para se inspirar e arrasar na escolha!

Ursinho

Quem não se apaixona pelo chaveiro de feltro de ursinho? Esse modelo é bastante utilizado como lembrancinha de batizado e chá de bebê. Quanto mais fofinho melhor.

chaveiro de feltro ursinho com coroa

chaveiro de feltro ursinho

chaveiro de feltro ursinho com rosinha

chaveiro de feltro ursinho com laço azul

chaveiro de feltro ursinho

Coruja

O chaveiro de feltro de coruja é comercializado em lojas, as pessoas usam no dia dia não só como lembrancinha tamanha é a paixão por essas aves.

Geralmente o chaveiro é bem colorido usando feltros com estampas diferenciadas.

chaveiro de feltro corujinha

chaveiro de feltro corujinha rosa

Chaveiro de feltro de corujinha rosa claro

O ponto de luz nos olhinhos trazem ainda mais fofura para o chaveiro.

chaveiro de feltro corujinha roxa

O metro do feltro estampado custa mais caro que o feltro liso, por isso muitas artesãs usam carimbos e tinta de tecido para fazer os detalhes. Pode ser uma boa economia para o custo final do chaveiro de feltro.

Chaveiro de feltro de corujinha rosa e azul

Para as mamães que estão buscando um modelos de chaveiro de feltro fofo para dar aos padrinhos de batizado do baby esse modelo de chaveiro com as palavras dindo e dinda podem ser uma ótima forma de surpreender.

Mickey

Esse é um tema clássico e um dos mais procurados pelas mamães festeiras. O chaveiro de feltro pode ser a luvinha do personagem, o caução ou a carinha com as orelhas pretas.

chaveiro de feltro Mickey

chaveiro de feltro Mickey com botões

chaveiro de feltro rosto do Mickey

Os modelos de chaveiro com o rostinho do Mickey são super fofinhos e o mais legal é que para fazer em casa é bem fácil. Com o auxílio de moldes e bastante delicadeza é possível fazer um modelo fofo como esse que separamos em casa.

chaveiro de feltro Mickey

Safari

Aqui os bichinhos aparecem em suas versões mais fofas. Os bichinhos mais representados são: leão, elefante, zebra, macaco e hipopótamos. Veja algumas inspirações lindas:

chaveiro de feltro safari macaco

Os olhinhos são feitos com miçanga preta. Prendendo atrás, o olho fica mais afundado dando um efeito natural e aumentando a fofura.

chaveiro de feltro safari  girafa

chaveiro de feltro elefante azul

chaveiro de feltro safari

chaveiro de feltro safari

Passarinho

O chaveiro de feltro de passarinho são delicadinhos, geralmente em tons de rosa ou roxo. É uma ótima lembrancinha para o tema Jardim Encantado.

chaveiro de feltro com passarinhos rosas

chaveiro de feltro com passarinhos branco e rosa

chaveiro de feltro com passarinhos amarelos

Além de muito fofinho o chaveiro de passarinho é uma opção bem facinha de fazer.

Chaveiro de feltro de passarinho rosa e branco

As pérolas são muito utilizadas na decoração de diferentes modelos de chaveiro. Elas trazem muito mais beleza e delicadeza.

chaveiro de feltro com passarinhos

Letras

Pode ser a primeira letra do nome do aniversariando ou as primeiras letras dos nomes dos noivos, nos casos de lembrancinhas para casamentos.

Fazer o chaveiro de feltro de letra não é tão fácil quanto outros modelos. O truque é ir caseando e ir colocando enchimento aos poucos e não deixar para colocar apenas quando estiver terminando a peça.

Chaveiro de feltro com letras

As miçangas são uma excelente opção para deixar o chaveiro de feltro com formato de letra ainda mais fofo.

chaveiro de feltro com letra e florzinhas

chaveiro de feltro com letra rosa

Os detalhes do chaveiro deixam a peça mais bonita. Vale usar lacinhos de cetim, pérolas ou apliques de feltro estampado com cores que harmonizem com a base do chaveiro.

chaveiro de feltro com letra

chaveiro de feltro com letra rosa

Outro chaveiro que está super em alta é o chaveiro de biscuit, se quiser conferir lindos modelos feitos com essa arte incrível preparamos um post especial com 30 modelos lindíssimos para se inspirar!

Como Fazer Chaveiro de Feltro: Passo a Passo

Quer saber como fazer chaveiro de feltro? Nesse passo a passo não vamos ensinar um modelo específico, a ideia é te dar condições de fazer qualquer modelo que quiser, inclusive usando os moldes que disponibilizamos no final do post.

Se você vai fazer chaveiro de feltro, por exemplo, pode querer fazer vários modelos ou mesmo se o seu objetivo é ter uma fonte de grana extra fazendo para vender. Use esse tutorial para fazer o modelo que desejar.

Materiais

  • Argola para chaveiro sem a correntinha
  • Tesoura bem amolada
  • Molde impresso da peça que deseja fazer já no tamanho certo
  • Folha de acetato ou papel cartão (serve raio-x antigo limpo com água sanitária)
  • Giz branco
  • Feltro das cores indicadas para peça
  • Cola instantânea
  • Fita de cetim fina
  • Agulha
  • Alfinete
  • Manta acrílica para enchimento
  • Linha para bordado em cores que combine com a peça

Passo a Passo:

  1. Comece recortando o seu molde.
  2. Passe o molde para um papel mais duro ou a folha de acetato.
  3. Recorte.
  4. Agora passe o molde para o feltro nas cores correspondentes de cada parte da sua peça.
  5. Geralmente, quando são duas ou mais partes iguais o molde indica, por isso siga as instruções.
  6. Com todas as peças cortadas é hora de começar a costurar.
  7. Passe a linha na agulha e dê um nó em uma das pontas.
  8. Prenda com o alfinete uma peça na outra. Por exemplo, a carinha de um animal, tem a parte da frente e a de traz. Isso também vale para braços, corpos, pernas, corações, enfim, sempre são duas partes iguais.
  9. Supondo que seja um rostinho sem corpo, faça o caseado em toda a borda deixando apenas um espaço de aproximadamente um dedo para colocar o enchimento.
  10. O ponto caseado deve ser uniforme e a distância entre um ponto e outro deve sempre ser a mesma. Se é a sua primeira peça, treine bastante antes de fazer a peça definitiva.
  11. Coloque o enchimento. A peça deve ficar estufadinha, mas não a ponto de esticar o ponto caseado.
  12. Corte um pedaço da fita de cetim de aproximadamente 10 cm.
  13. Dobre ao meio e encaixe as duas pontas no mesmo buraco que deixou para colocar a manta.
  14. Termine a costura acabando de fechar a peça e finalizando com 2 nós para que fiquem bem firme.
  15. A base do seu chaveiro está pronta. Agora é só colar os detalhes seguindo a explicação do molde.
  16. Tudo que não precisar de enchimento deve ser colado com cola instantânea.
  17. Deixe secar.
  18. Coloque a argolinha no chaveiro da fita de cetim.
  19. Se for um rostinho, use giz pastel seco rosa nas bochechas para que fique coradinho.
  20. Fácil, né?

Moldes para Imprimir Grátis

Os moldes são os melhores amigos para quem trabalha com feltro, seja para fazer uma peça ou outra como distração ou para quem tem isso como profissão.

Usando molde é possível fazer qualquer tipo de peça e todas as peças ficam iguaizinhas. É ótimo para ter um padrão e evita erros, evitando assim o desperdício de material.

A seguir separamos os moldes que são mais utilizados na confecção de chaveiros de feltro. Com o tempo e com a prática você pode fazer adaptações para dar o seu toque especial.

 

chaveiro de feltro molde passarinho

A dica para passar o molde para o feltro é usar um giz branco, pois você consegue limpar facilmente e a sua peça não ficará marcada.

chaveiro de feltro molde unicórnio

É importante imprimir o molde e depois transferir para um papel mais firme, pois fica mais fácil de riscar no tecido.

chaveiro de feltro molde coração

A tesoura deve estar bem amolada para não mastigar o tecido. Use uma tesoura apenas para essa finalidade.

chaveiro de feltro molde nuvem

Procure uma linha que seja da mesma cor que a peça que está fazendo. Isso dá mais naturalidade e não fica em evidência quando errar um ponto ou outro.

chaveiro de feltro molde ursinho

Gostou das nossas inspirações de chaveiro de feltro? Ficou com alguma dúvida sobre como fazer? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...