Quarto infantil – 70 ideias, fotos e decorações apaixonantes!

Como decorar um quarto infantil com personalidade e criatividade? Quando os filhos vão crescendo, surge a preocupação de garantir um quartinho apropriado para a idade deles. Você está nessa fase?

Se sim, não precisa se preocupar, pois há soluções práticas para todos os gostos e orçamentos. O interessante é fazer uma decoração de acordo com as suas possibilidades, mas sempre valorizando o conforto dos pequenos.

Dicas de decoração de quarto infantil 3

Dependendo da estrutura de sua casa, é possível disponibilizar um quarto inteirinho para seu filho único ou então, dividir um mesmo ambiente para irmãos. Caso hajam mais cômodos livres, é bacana dispor um quarto para cada um, mas só se isso for possível.

De uma forma ou de outra, a decoração de um quarto infantil não tem qualquer padronização de estilo. Vai variar bastante de família para família. Lembrando que esse decor já pode até ser pensado juntamente à criança.

Dicas de decoração de quarto infantil 4

Como a criança já está grandinha e pode ajudar com opiniões, você pode perguntá-la, por exemplo, quais cores gosta mais ou se tem algum tema que gostaria de expor em seu quartinho.

Isso pode facilitar na escolha das tintas ou dos revestimentos, bem como de alguns elementos decorativos.

Dicas de decoração de quarto infantil 2

O que acha de conhecer dicas e inspirações de como decorar quarto infantil com a gente? Elaboramos um post completinho para você ver sugestões para quartos masculinos e femininos super criativos!

Fotos e ideias de quarto infantil decorado

Começar a decoração do zero, de qualquer ambiente que seja, é algo que pode ser complicado para muitas pessoas. É comum não ter ideia de como iniciar esse processo, quanto investir, o que comprar, etc.

Para ajudar nessa missão, temos algumas dicas bem eficientes que prometem facilitar sua vida especificamente no decor de quartos infantis:

  • Dica 1 – O quanto pode gastar

Primeiramente, indicamos você rever o orçamento que tem disponível para usar na decoração desse quarto. Muitas vezes iniciamos um projeto sem limite de gastos e no fim das contas, acabamos extrapolando. E isso não é nada bom, não é mesmo?

Faça uma planilha de quanto você tem realmente em caixa, para depois saber se esse valor se encaixa naquilo que deseja para o quarto. Às vezes será preciso cortar alguns itens, deixar para depois, ou substituir materiais, por exemplo.

Dicas de decoração de quarto infantil 1

  • Dica 2 – Estilo e tema decorativo

Pense em qual estilo deseja impor para esse quarto. São várias as possibilidades: moderno, clássico, rústico, retrô, minimalista, geek, divertido, lúdico, montessoriano, delicado, para citar os mais usados em ambientes infantis.

Também há a possibilidade de escolher uma temática. Há crianças que se apegam a um personagem, desenho, game, bichinho, esporte, etc., e podem gostar da ideia de terem um quarto inspirado nesses elementos.

Dicas de decoração de quarto infantil

  • Dica 3 – Paleta de cores

Assim que determinar um estilo ou tema, é essencial se decidir qual paleta de cores utilizar. Pode-se escolher uma cor para ser a base e uma ou duas para complementar.

Para saber quais cores combinam entre si, você pode ficar por dentro do círculo cromático, muito usado por decoradores e designers profissionais. Confira abaixo ↓

Círculo cromático para combinar cores

  • Dica 4 – Móveis necessários

Quartos tem mobílias básicas, comuns a maioria, como a cama e o criado-mudo.

Muitas vezes será preciso pensar em um guarda-roupa ou arara, bem como uma cômoda, por exemplo, essenciais para acomodar as roupas e acessórios dos pequenos. Caso a casa tenha um closet para eles em outro cômodo, esses móveis podem ser desnecessários.

Dica de quarto simples e pequeno para menina

Veja a necessidade de ter também uma escrivaninha para os estudos ou momentos em que a criança irá desenhar / criar. Além de uma penteadeira, muito requisitada pelas meninas. Uma poltrona pode ajudar na hora de contar histórias, de ler um livro, ver TV ou somente observar o filhote dormir.

Ideia de como decorar quarto estilo princesa infantil

Ideia de como decorar quarto estilo princesa infantil

  • Dica 5 – Elementos lúdicos para crianças

Fora os móveis que serão úteis, você pode acrescentar ao projeto de quarto infantil elementos lúdicos. Ou seja, que vão estimular o desenvolvimento e a criatividade de seus filhos.

Hoje em dia está super em alta móveis que são divertidos, como camas com escorregador, com escalada ou que são suspensas, dando espaço a uma casinha para brincadeiras na área de baixo.

Quartos infantis femininos decorados

Você também pode montar um cantinho com cabana, muito usada em quartos montessorianos, ou com tapete de EVA e as caixas de brinquedos do pequeno. Incluir prateleiras com livros adequados para a idade também é uma excelente dica!

Quanto à TV, segundo especialistas não é indicado colocá-la no quarto, principalmente no caso de crianças bem pequenas. Se for por, é bom ficar atento ao que seu filho assiste ou joga, assim como controlar o tempo em frente ao aparelho.

Modelos de quartos masculinos infantis

Modelos de quartos masculinos infantis

A seguir vamos mostrar ideias de decoração de quartos infantis masculinos, e logo após, femininos. Acompanhe e inspire-se!

Quarto infantil masculino

Vamos falar primeiro dos quartos infantis masculinos. Se o seu menininho já não é mais um bebê, você pode pensar em uma nova decoração e estrutura para o ambiente dele dormir.

Uma possibilidade – também para as meninas pequenas – é adaptar o berço, transformando-o em uma caminha com proteção lateral. Alguns modelos de berços, inclusive, já vêm com esse mecanismo e facilita muito a vida das mamães!

Faça isso com o berço conforme o menino crescer

Faça isso com o berço conforme o menino crescer

Remontar todo o quartinho também pode ser bacana, dando uma nova cara ao espaço. Defina outras cores, estilos e até escolha um tema, se for o caso, para estampar o local.

Uma cama de solteiro é uma boa pedida e você encontra em qualquer loja de móveis. Assim como há móveis planejados, super em alta hoje em dia. Apesar de serem mais caros, podem ser um investimento e tanto para quem deseja decorar quartos aproveitando todos os espaços.

3

Entre as alternativas estão as bicamas e beliches feitas sob medida, com o estilo que você pedir. Para os meninos, por exemplo, é possível que elas tenham formas de dinossauros, árvores, carros, ou estampas de heróis, animais, desenhos animados, etc.

As cores mais usadas para ambientes masculinos infantis ainda são o azul e o verde. Porém, você deve ter total liberdade para inovar nesse conceito! Cinza, branco, preto, vermelho, laranja e amarelo têm sido utilizadas com frequência nos projetos relacionados.

Beliche mininalista para quarto infantil

Beliche minimalista para quarto infantil

Leia + sobre esse tema para conhecer outras ideias de decoração → Quarto de MENINO: 80 melhores modelos e 【Projetos Grátis!】

A seguir nós mostraremos muitas sugestões de como decorar quartos masculinos infantis. Que tal ficar por dentro? 🙂

Cama inspirada em fórmula 1 para meninos

Cama inspirada em fórmula 1 chama a atenção dos meninos

Cama vintage verde para quarto de menino

Cama vintage verde para quarto de menino

Carpete vermelho para fazer toda a difernença no quarto

Carpete vermelho para fazer toda a diferença no quarto

Casinha em cama no quarto de menino

Casinha em cama no quarto de menino

Cortina preta com estrelas brancas em quarto masculino infantil

Cortina preta com estrelas brancas em quarto masculino infantil

Dá pra empregar uma decoração rústica no quarto infantil também

Dá pra empregar uma decoração rústica no quarto infantil também

Decor preto e branco para garotos

Decoração com skates para quarto de menino

Decoração com skates para quarto de menino

Decoração de futebol para quarto de menino

Essa dica é para meninos que amam futebol!

Decoração de navio para quarto masculino infantil

Decoração inspirada na Inglaterra para meninos

Decoração inspirada na Inglaterra para meninos

Dica de quarto planejado para irmãos

Dica de quarto planejado para irmãos

Dica de quarto super lúdico para meninos

Dica de quarto super lúdico para meninos

Ideia de quarto gamer infantil para garotinhos

Ideia de quarto gamer infantil para garotinhos

Inspiração em heróis para quarto masculino infantil

Inspiração em heróis para quarto masculino infantil

Parede verde e branca no quarto infantil masculino

Parede verde e branca no quarto infantil masculino

Quadro de carro e papel de parede xadrez no quarto de menino

Quadro de carro e papel de parede xadrez no quarto de menino

Quarto colorido infantil para meninos

Quarto com beliche para irmãos

A beliche planejada é ótima para quarto onde dormem irmãos

Quarto de irmãos decorado azul e branco

Quarto de menino com cama vermelha

Quarto de menino com cama vermelha

Quarto lúdico com beliche diferente

Quarto lúdico para meninos pequenos

Quarto lúdico para meninos pequenos

Revestimento para quarto infantil masculini

Revestimento para quarto infantil masculino

Tem como ser criativo no quarto dos meninos

Tem como ser criativo no quarto dos meninos

Tema navy para quarto de menino

Tema navy para quarto de menino

Quarto infantil feminino

Agora, se você está precisando de ideias para decorar o quarto de uma menininha, é nesse tópico que deve ficar! Geralmente esses quartos são possuem cores delicadas, e são cheios de ícones femininos e fofos. Mas tudo variar de acordo com o que você e sua filhota deseja, obviamente.

O rosa ainda predomina nos ambiente infantis para meninas, porém, você pode fazer diferente. Lilás, roxo, branco, dourado, amarelo, tons pastéis, cinza, preto & branco, marrom, vermelho, laranja, entre tantas outras cores ficam interessantes em quartinhos femininos.

Bicama em quarto de menina

Bicama em quarto de menina

Você pode apostar em uma só cor para as paredes ou brincar com algumas tonalidades. Papéis de parede ou adesivos temáticos são boas inspirações, principalmente para decorações temáticas.

Hoje em dia há muitos modelos de camas perfeitas para compor quartos de meninas, em cores que normalmente elas curtem ou então em formatos lúdicos, como castelos ou casinhas, por exemplo.

Cama amarela para dar toque divertido no quarto

Cama amarela para dar toque divertido no quarto

Também encontramos modelos de camas planejadas, feitas sob medida e com detalhes que você solicitar. Pode-se fazer um escorregador ou então fixar um balanço.

As cabanas montessorianas também estão super na moda atualmente. Assim como as prateleiras baixinhas para que as garotinhas possam escolher seus livros sozinhas, com autonomia.

Cama com escorregador em quarto de menina

Cama com escorregador em quarto de menina

Outro elemento muito famoso na decoração de quarto feminino, incluindo o infantil, é o dossel. Trata-se de uma espécie de estrutura com cortina que é montada sobre a cama, inspirada nas camas das princesas.

Descubra tudo sobre esse tipo de decoração em um post nosso exclusivoQuarto de menina – Como decorar? + 72 inspirações adoráveis!

Confira abaixo modelos lindinhos de quartos infantis femininos e escolha seus preferidos!

Dossel para deixar o quarto de menina com estilo princesa

Dossel para deixar o quarto de menina com estilo princesa

Cama perfeita para meninas pequenas

Cama perfeita para meninas pequenas

Cama super diferente e cadeira moderna em quarto infantil de menina

Cama super diferente e cadeira moderna em quarto infantil de menina

Cama suspensa em quarto de menina

Que tal então uma cama suspensa em quarto de menina?

Cama tipo casinha vermelha

A cama tipo casinha está fazendo sucesso atualmente

Casinha cama para quarto bem delicado e feminino

Casinha cama para quarto bem delicado e feminino

Cores suaves são sempre boas pedidas em quartos de meninas

Cores suaves são sempre boas pedidas em quartos de meninas

Dá para fazer uma decoração azul para quartos de meninas

Dá para fazer uma decoração azul para quartos de meninas!

Decor delicadinho para quarto infantil de menina

Decor delicadinho para quarto infantil de menina

Decoração com quadros em quartos infantis é dica certeira

Decoração com quadros em quartos infantis é dica certeira

Decoração verde água para quarto infantil feminino

Dica de quarto de meninas com três camas

Dica de quarto de meninas com três camas

Dossel rosê na cama para dar um charme a mais

Dossel rosê na cama para dar um charme a mais

Duas camas planejadas em quarto decorado de irmãs

Dupla tinta na parede do quarto de menina

Dupla tinta na parede do quarto de menina

Janelas rosas no quarto das meninas

Janelas rosas no quarto das meninas garantiu um toque charmoso

Modelo de quarto planejado feminino infantil

Nichos rosas planejados iluminados para quarto

Nichos rosas planejados iluminados para quarto

O lilás também é muito usado em quartos infantis femininos

O lilás também é muito usado em quartos infantis femininos

O teto de gesso deixa o quarto infantil mais aconchegante

O teto de gesso deixa o quarto infantil mais aconchegante

Parede cinza em quartinho infantil menina

Parede marrom e cortina pink em quarto infantil para garotas

Parede marrom e cortina pink em quarto infantil para garotas

Quartinho infantil com cama dourada

Quarto branco e rosa infantil

Quarto clássico para criança

Modelo de quarto clássico para criança

Quarto com papel de parede floral e penteadeira para menina

Quarto com papel de parede floral e penteadeira para menina

Quarto de menina com casinha

Quarto duplo infantil feminino

As iniciais dos nomes podem ser usadas como decoração

Quarto feminino infantil com vista para a natureza

Quarto infantil para irmãs

Ideia para quem deseja decorar quarto para irmãs

Quarto planejado para criança

Quarto suave com papel de parede de pássaros

Quarto suave com papel de parede de pássaros

Que tal então um quarto charmoso assim

Que tal então um quarto charmoso assim?

Sugestão de quarto descolado para menina

Sugestões de decoração dourada para quarto de menina

Sugestão de decoração dourada para quarto de menina

Veja quarto cheio de personalidade para menina

Veja quarto cheio de personalidade para menina

Você pode por uma foto personalizada da menina no quarto

Você pode por uma foto personalizada da menina no quarto


Uau, quantas ideias fantásticas para decorar quarto infantil, não é mesmo? Conte para a gente o que achou do post, das dicas e imagens!

Aproveite para conhecer outros artigos relacionados bem inspiradores:

Quarto infantil planejado – 55 ideias e decorações maravilhosas!

Papel de Parede para Quarto Infantil – Temas Apaixonantes para Meninos e Meninas

Escrivaninha Infantil – 55 Ideias Incrivelmente Adoráveis para Crianças!

Esperamos você mais vezes por aqui. Até uma próxima 🙂

Você pode gostar...