Manacá-da-serra: +50 fotos de paisagismo e tudo sobre!【2020】

O manacá-da-serra é uma planta nativa brasileira que possui uma característica muito peculiar: mudar de cor conforme seu desenvolvimento. Por isso, as flores chamam atenção e embelezam diferentes ambientes, desde jardins até varandas, em canteiros ou vasos.

O nome é peculiar, mas muitas pessoas conhecem por jacatirão, flor-de-maio ou pau-de-flor. Se você mora ou já visitou a região sul e sudeste do país, com certeza já deve ter visto essa espécie e se encantado com suas flores e seu lindo porte.

Além de selvagem, o manacá-da-serra também pode ser cultivado em casa, combinando com outros tipos de árvores, como dama da noite e quaresmeira. Os cuidados são simples e o preço super acessível.

Para conhecer tudo sobre essa espécie e suas peculiaridades, é essencial ler nosso guia completo com ótimas dicas + belas fotos. Com certeza você vai se apaixonar por essa variação.

o que é manacá da serra

 Dúvidas frequentes – FAQ

 

Características do manacá-da-serra

Nome científico: Tibouchina mutabilis

Nomes populares: jacatirão, flor-de-maio ou pau-de-flor, cuipeúna, flor-de-quaresma

Origem: Mata Atlântica brasileira

Comum em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Altura: de 3 a 12 metros

Floração: primavera e verão

Cultivo: selvagem, em canteiros ou vasos

Característica principal: flores que mudam de cor conforme o tempo. Por isso, o manacá-da-serra é conhecido por flores de três cores diferentes – branco (no período inicial), rosa (na fase adulta) e lilás (na fase de murchação).

Mutabilis significa mutável. Por isso esse é o sobrenome científico dessa espécie!

arvores manacá da serra

É uma das árvores mais comuns em projetos de paisagismo, sobretudo em calçadas, pois as raízes não são grossas e não perfuram ruas ou encanamentos. Além disso, por ter crescimento reduzido não prejudica a fiação elétrica.

O manacá-da-serra possui a variação anã, que atinge até 3 metros de altura, perfeita para ser cultivada em vasos, seja em varandas, sacadas ou pequenos jardins.

A madeira da árvore também é muito apreciada, sobretudo na fabricação de imóveis e insumos para a construção civil. Já as flores ornamentam lindos buquês, que ficam ainda mais exuberantes quando combinadas com outras espécies.

Quanto custa em média? #preço

O manacá-da-serra é vendido tradicionalmente em mudas prontas para o plantio. Você pode cultivar a versão anã em vasos e a espécie selvagem em canteiros.

De modo geral, a muda custa entre 40 e 50 reais. Em todo caso, é essencial pesquisar nos locais próximos a sua região, como viveiros e lojas especializadas em jardinagem, produtos botânicos e agrícolas.

Por outro lado, é possível encontrar sementes de manacá, principalmente se você pretende cultivar a espécie comum, que atinge até 12 metros de altura. Entretanto, a germinação demora, por isso é preciso ter paciência até que a planta se desenvolva completamente.

arvore manacá da serra

Algumas lojas online para pesquisar:

  • Jardim Exótico
  • Plantei
  • Click Mudas
  • Flora Delivery
  • Safari Garden

Como plantar manacá-da-serra?

Plantar manacá-da-serra é bem simples. Há duas formas principais:

Plantando no solo

O cultivo no solo deve ser realizado em local estratégico e de acordo com o paisagismo do seu projeto. Lembre-se que um manacá adulto fica bem alto, por isso deve ter espaço suficiente para crescer.

Escolha um canteiro ou ponto na calçada ou fachada para fazer uma vala grande e profunda. Depois, você deve enriquecer a terra com substrato orgânico, como esterco ou húmus, além de um pouco de areia.

A muda deve ser plantada de modo centralizada e coberta com terra, de preferência em local bem iluminado, pois a espécie gosta bastante de sol. Conforme for se desenvolvendo, é só cuidar para que comece a florescer.

mudas de manacá da serra

Plantando em vaso

Também é possível cultivar manacá-da-serra em vaso, uma proposta perfeita para quintais pequenos, varandas e até sacadas. A versão anã não cresce muito, o máximo que alcança são 3 metros de altura.

Para isso, você precisará de um vaso com grande tamanho e profundidade. Comece enchendo o compartimento com pedras e use uma manta para melhor drenagem da água. Depois, coloque terra com substrato e duas partes de areia. A muda deve ser plantada ao centro do vaso, com terra suficiente para seu desenvolvimento.

Após o plantio, deixe o vaso em local à meia sombra até a pega da muda. A partir daí, é indicado manter o vaso em local bem arejado e com boa incidência de sol. A rega deve ser frequente, com a terra sempre úmida. Assim, em pouco tempo seu manacá florescerá e deixará sua casa mais bonita.

Como fazer mudas?

Segundo especialistas, as mudas de manacá podem ser feitas de duas maneiras:

  • Semeadura

A propagação de sementes é o método mais convencional. Entretanto, grande parte das mudas são da versão de grande porte, que deve ser plantada apenas na área externa. A germinação é feita em terra e recipientes devidamente preparados.

  • Estaquia

Essa é uma técnica que usa pequenas estacas para a geração de mudas. Essas estacas podem ser o caule, raiz e até folhas das plantas. Para garantir a eficiência no processo, são utilizados até alguns tipos de hormônios vegetais.

Além disso, você encontra mudas de manacá-da-serra em diversas lojas de produtos botânicos e jardinagem, inclusive a versão anã, perfeita para cultivar em casa.

manacá da serra 3

Como cuidar e cultivar? #dicas

O manacá-da-serra exige alguns cuidados para um bom desenvolvimento:

  1. Após o plantio, você deve regar pelo menos uma vez ao dia até a pega da muda. Depois, a irrigação pode ser mais espaçada, mantendo apenas a terra úmida;
  2. A hidratação da planta deve ser frequente, sobretudo nos dias quentes de verão;
  3. A árvore ama sol e ambientes iluminados. Então, mantenha em espaços abertos e com boa incidência de calor;
  4. Para que cresça saudável, é indicado adubar com húmus, esterco e outras opções orgânicas – pelo menos a cada quinze dias em vasos e de três em três meses em canteiros;
  5. Depois do florescimento, você deve podar a árvore, tirando o excesso de galhos e ramos para uma nova floração;
  6. As folhas de manacá ficam amareladas quando não está exposta devidamente ao sol. Se notar esse problema, mude a localização do vaso.
  7. Com os cuidados necessários, seu manacá crescerá lindo e com um porte exuberante.

Fotos de paisagismo com manacá-da-serra

Para se inspirar, veja lindas fotos de paisagismo com manacá-da-serra!

Em calçadas

Muitas cidades investem na plantação de manacás em áreas públicas. Além disso, é possível ver muitas calçadas com árvores dessa espécie, justamente porque a raiz não cresce muito e a altura não prejudica a fiação elétrica.

Se uma calçada conta com vários manacás, ao florescer toda a rua ficará florida e elegante. Para mantê-los sempre lindos, capriche nos cuidados, principalmente nas podas e na irrigação.

calçada com manacá da serra

calçadas com manacá da serra

calçadas com manacá

como plantar manacá da serra

lindo manacá da serra em calçada

manacá da serra em calçada

manacá da serra espécies

manacá da serra plantado em calçada

manacá da serra

pequena manacá da serra

No jardim

Qualquer jardim fica mais lindo com vários manacás espalhados no cenário. Para incrementar o paisagismo, você deve plantar em locais estratégicos: em canteiros, na fachada, em áreas abertas, entre outras ideias. É só cuidar frequentemente, manter as regas e o solo sempre fortalecido. Veja algumas fotos incríveis:

arvore de manacá da serra na entrada da casa

arvore de manacá da serra

casa com manacá da serra

jardim com manacá da serra

jardim com manacás da serra

jardim decorado com manacá da serra

jardins com manacá da serra

linda muda de manacá da serra

manacá da serra anão

manacá da serra grande

manacá da serra lindo

manacá da serra na fachada

manacá da serra 1

manacá na entrada do jardim

mudinha de manacá da serra

Em vasos

A versão anã é ideal para cultivar em vasos grandes. Você pode deixá-los no jardim, em viveiros e até na varanda e no quintal de casa. Vale até combinar o manacá com outras espécies de plantas, em cores complementares, deixando o ambiente mais bonito e exuberante. Opte pelos vasos de barro e capriche no substrato para um bom desenvolvimento da planta.

especies de manacá da serra

manacá da serra em casa

manacá da serra em vaso grande

manacá da serra em vaso

manacá da serra em vasos

manacá da serra rosa

pequeno vaso de manacá da serra

vasinho de manacá da serra

vaso com manacá da serra

vaso de manacá da serra lindo

vaso de manacá da serra

vaso grande de manacá da serra

Selvagem

O manacá selvagem se destaca pelo grande porte e embeleza diversos cenários: parques, praças, florestas, encostas, enfim. É impossível não se encantar com a beleza dessa espécie, principalmente na época de florescimento.

A junção de três cores é impressionante, além de um aroma suave agradável. Além disso, a árvore cria um ponto de sombra perfeito para descansar.

arvore de manacá da serra 1

lindo manacá da serra

manacá da serra de grande porte

manacá da serra em jardim

manacá da serra grande 1

manacá da serra ideias

manacá da serra rosa 1

manacá da serra roxo

manacá da serra selvagem

manacá da serra 2

parque com manacá da serra


O manacá-da-serra é uma árvore perfeita para valorizar o paisagismo de qualquer projeto. Gostou de conhecer melhor essa espécie? Esperamos que sim. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *