Paisagismo【2020】ᐅ +85 Fotos Lindas, Dicas e Tudo Sobre!

Projetos de paisagismo são essenciais para aproveitar e valorizar os elementos naturais de qualquer espaço. Por isso, devem ser considerados tanto em pequenos jardins quanto em grandes áreas urbanas, dependendo do olhar e trabalho apurado de especialistas.

O paisagista é o responsável pela transformação dos espaços e pode atuar em conjunto com arquitetos e jardineiros. Sendo assim, se você pretende deixar a área externa de sua casa impressionante, é primordial contar com todos esses profissionais.

Em todo caso, é interessante entender o que é paisagismo, diferenças para jardinagem, além de suas aplicações. Destrinchamos tudo neste guia completo para você se inspirar. Leia e veja lindas fotos!

Paisagismo

A integração dos projetos arquitetônicos com a natureza é essencial para manter o cenário harmônico e bonito. Esse equilíbrio pode ser alcançado por meio de algumas técnicas e instrumentações.

Com certeza você já viu uma fachada, uma praça ou um jardim tão lindos que compõem verdadeiras paisagens. O espaço fica impressionante, perfeito para relaxar e tirar muitas fotos.

Alcançar esse status parece simples, mas depende de estudo, análise dos elementos, entre outros propósitos. Por isso a área de paisagismo está cada vez mais valorizada atualmente.

como fazer Paisagismo

 O que é paisagismo?

Afinal, o que é paisagismo?

Paisagismo é a arte de organizar a paisagem, ou seja, preservar e aproveitar os elementos naturais, além de integrá-los perfeitamente aos projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Essa gestão dos espaços visa harmonizá-los com determinada obra, seja urbana, rural, residencial, pública ou privada. A ideia é destacar os pontos naturais, com foco tanto na estética quanto na funcionalidade.

O paisagismo de uma praça, por exemplo, pode contar com caminhos naturais paralelos a grandes canteiros e gramados. Já a instalação de pergolados, além de servir para o cultivo de flores, ainda cria um espaço sombreado para descansar.

tipos de Paisagismo

Esses são apenas alguns exemplos básicos da importância dessas técnicas, que são adquiridas por meio de estudos e análises dos profissionais. Vale destacar que um paisagista renomado está sempre se qualificando e de olho nas tendências. Ele pode trabalhar conjuntamente com arquitetos, urbanistas e jardineiros, para que ao final o projeto fique a gosto do cliente.

De modo geral, o paisagismo pode ser aplicado em: 

  • Residências
  • Fachadas
  • Jardins
  • Praças
  • Parques
  • Áreas de preservação/conservação
  • Piscinas
  • Sítios e chácaras
  • Áreas públicas

o que é Paisagismo

Paisagismo X Jardinagem – Qual a diferença?

Paisagismo é a mesma coisa que jardinagem?

Embora sejam áreas diferentes, elas se complementam. A jardinagem, em grande parte dos casos, é estruturada a partir de um projeto paisagístico preliminar.

Sendo assim, os paisagistas são responsáveis pelo esboço que deve ser colocado em prática pelos jardineiros. Além disso, a mão de obra é responsável pela manutenção do espaço externo, com funções como:

  • Corte de grama
  • Podas de árvores e arbustos
  • Limpeza de canteiros
  • Plantação de mudas e flores
  • Irrigação
  • Capinagem e limpeza geral do espaço

Muitas empresas possuem em sua equipe um paisagista e jardineiros, para que ambos trabalhem juntos no mesmo projeto. Assim, conseguem praticar tudo que é solicitado pelos clientes. Por outro lado, você também pode contratar jardineiros de modo independente, principalmente para continuar o trabalho de manutenção da área verde após o trabalho do paisagista.

modelos de Paisagismo

Fotos e inspirações de paisagismo

O paisagismo pode ser aplicado em diferentes cenários. Para inspirar você, selecionamos fotos de diversos projetos. Com certeza você vai adorar!

Paisagismo de jardim

Popular e procurado por muitas pessoas, o paisagismo de jardim é indicado para áreas privadas rurais ou urbanas. É muito comum em chácaras e casas com grande espaço externo. Além disso, pode ser aplicado para a preservação de locais públicos, como museus e prédios históricos.

Esse é um dos principais campos de trabalho dos paisagistas e apresenta diferenças conforme as características de cada espaço. Por isso, exige análise para montar uma composição final bela e harmônica.

muro de madeira em quintal com mesa

Muro de madeira em jardim decorado.

jardim rústico com piscina

jardim de casa na praia

O jardim gramado é repleto de coqueiros

Modelos de jardins verticais com flores e plantas artificiais

Até mesmo ambientes comerciais podem ter um jardim assim

Uma estrutura compacta embeleza a área e cria um espaço impecável

Móveis para jardim com piscina.

Móveis para jardim com piscina.

 Paisagismo para piscina

Áreas com piscina demandam projetos paisagísticos para manter o espaço integrado e confortável. Sendo assim, a piscina pode ser o ponto de destaque, porém em equilíbrio com áreas gramadas, com canteiros, com muros de revestimentos naturais, com quiosques, enfim. A ideia é combinar todos esses elementos, unindo estética e funcionalidade para os usuários.

Piscina arredondada de vidro

Piscina com borda infinita de vidro 6

Piscina com borda infinita de vidro

Mansão em praia brasileira com piscina

Mansão em praia brasileira com piscina

Quiosque rústico equipado com piscina

Piscina sinuosa rodeada de pedra mineira

Piscina sinuosa rodeada de pedra mineira

Modelo de piscina com pastilhas

Modelo de piscina com pastilhas

casa na praia com piscina

O jardim em volta da piscina traz gramado, palmeiras e plantas baixas

Casa com jardim pequeno e piscina

Paisagismo para fachada

O paisagismo para fachada é aplicado em qualquer edificação com ampla área externa, como prédios, condomínios, mansões, estabelecimentos, indústrias e grandes residências.

Para isso, são utilizadas várias técnicas de acordo com as características do projeto, desde a plantação de determinadas espécies de árvores, preparação de canteiros floridos, uso de materiais naturais na fachada, combinação de diferentes insumos, enfim.

Um belo paisagismo valoriza e deixa qualquer fachada mais chamativa! As fotos mostram algumas ideias maravilhosas!

casa moderna e fachada com platibanda

casa simples com fachada e platibanda

fachada com Palmeira imperial

fachada decorada com piso que imita madeira

O revestimento que imita madeira foi aplicado na fachada da casa

Pedra portuguesa na fachada pequena

Pedra portuguesa na fachada no chão

sobrado com cerca de madeira

A cerca baixa e com toras roliças de madeira não esconde a fachada

Que tal essa ideia que une a madeira com a fachada natural?

Que tal essa ideia que une a madeira com a fachada natural?

vidro preto

O vidro preto valoriza a fachada

Paisagismo para chácaras

É muito comum aplicar as técnicas de paisagismo em chácaras, sítios e áreas rurais em geral. Geralmente, há boa disponibilidade de espaço para pensar e praticar ações inovadoras. Esse é um dos principais campos de trabalho dos profissionais, que devem atuar conjuntamente com arquitetos e jardineiros.

Paisagismo com pedras

Pedras são materiais amplamente utilizados em projetos paisagísticos. A grande vantagem é a variedade de tipos, cores, estilos e formatos. Além disso, podem ser aplicadas das mais diversas formas em qualquer cenário, principalmente em jardins planejados. O resultado é impressionante!

15 caminho no jardim com pedras e bolachas de madeira

Os troncos foram colocados no caminho de pedras

Pedras para parede externa

jardim gramadado casa

As plantas entre pedras dão um toque rústico ao jardim

lago decorado pedras

As pedras decoram o laguinho

jardim com escadas

A parede de pedras valoriza a jardinagem

chão de pedras

Pedras revestem o chão

painel madeira demolição

No chão, as pedras britas revestem o espaço externo

Paisagismo com palmeiras

Paisagismo com palmeiras é bastante popular, afinal, essa espécie se adapta a climas e espaços diferentes. Do mesmo modo, há tipos de palmeiras de vários tamanhos e características. A palmeira imperial, por exemplo, é comum em grandes chácaras e parques. Já a palmeira areca é perfeita para a composição de fachadas e pequenos jardins.

Por isso, é importante que o especialista conheça as espécies e indique as melhores para determinado projeto. Além da questão estética, é essencial se atentar aos cuidados para que as palmeiras cresçam lindas e vistosas (nesse caso, trabalho dos jardineiros).

De fato, as palmeiras transformam qualquer espaço, não é à toa que são verdadeiros símbolos do paisagismo! 

Palmeira imperial na beira da piscina

Palmeira imperial em jardim

fachada com Palmeira imperial

casa na praia com piscina

O jardim em volta da piscina traz gramado, palmeiras e plantas baixas

jardim com palmeiras

Palmeiras de diferentes espécies compõem o jardim

Paisagismo tropical

O paisagismo tropical é muito comum no Brasil, principalmente em jardins residenciais planejados e parques. A ideia é manter o espaço com as suas características naturais, adaptando o projeto aos elementos nativos do cenário.

Por isso, há total valorização das espécies de plantas, ornamentação com pedras, destaque para lagos e fontes naturais de água, além da harmonização do espaço com os animais. Em muitos parques, por exemplo, a preservação de aves e mamíferos é primordial para o equilíbrio ecológico do local.

Há muitas formas de montar um jardim tropical com foco nesses conceitos. As imagens mostram boas ideias para seguir.

muro de pedras

O muro de pedras reforça a ideia do estilo tropical

pedras jardim

Além de pedras grandes, o jardim ainda tem um caminho de pedras

lago com deck de madeira

O deck de madeira dá acesso ao lago

lago jardim

No projeto, o lago tem um caminho de pedras

quintal com piscina e móveis

As cadeiras de fibra sintética possuem estofado e almofadas coloridas combinando com o jardim tropical

 Paisagismo moderno

Assim como qualquer área, o paisagismo passou por diversas transformações, ganhando novas técnicas e aplicações para organizar o espaço externo. Sendo assim, o paisagismo moderno é associado à valorização de áreas públicas e recreação, ao aproveitamento de materiais, uso de equipamentos sofisticados, etc.

Muitos projetos ganham configurações diferentes e apresentam tendências impressionantes. Exemplos: fontes em formatos diferentes, lagos artificiais, jardins verticais, piscinas de borda infinita, novas técnicas de iluminação, combinação de materiais e estilos (rústico e moderno, por exemplo), entre outros.

ideias de Paisagismo moderno

modelo de Paisagismo moderno

o que é Paisagismo moderno

Paisagismo moderno incrivel

Paisagismo moderno lindo

Paisagismo moderno residencial

Paisagismo moderno simples

Paisagismo moderno sofisticado

Paisagismo moderno

 Paisagismo urbano

O paisagismo urbano é aplicado em áreas públicas, desde cidades até bairros, com foco na urbanização, solução de problemas e bem-estar da população.

O objetivo é aproveitar a natureza para criar espaços de convivência, melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Por isso, deve ser aplicado em novos parques, em praças, além de terraços e jardins verticais em prédios, condomínios e locais que precisam de maior espaço verde.

Segundo especialistas, o paisagismo urbano é cada vez mais valorizado na Arquitetura, por isso deve ser um campo de interesse para os novos profissionais.

exemplo de Paisagismo urbano

fotos de Paisagismo urbano

modelos de Paisagismo urbano

o que é Paisagismo urbano

Paisagismo urbano atual

Paisagismo urbano em praças

Paisagismo urbano ideias

Paisagismo urbano moderno

Paisagismo urbano


De fato, os projetos paisagísticos transformam diversos espaços, por isso são cada vez mais requisitados. Gostou de saber mais sobre esse conceito? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *