ÁRVORES PARA JARDIM: 10 espécies!

O planejamento é um passo importante para qualquer situação, e até mesmo para a jardinagem, afinal na hora de planejar a área verde é preciso pensar em várias questões como espaços, tipos de plantas e manutenção. E se você ainda está na fase de projeto, é importante também escolher o melhor tipo de árvore para jardim de acordo com as questões que já foram levadas em consideração. E para dar uma ajudinha no processo de escolha para uma boa sombra, vamos ao post!

 

Dicas

  • Tamanho

Antes de escolher um tipo de árvore é preciso levar em consideração o espaço disponível para não comprometer o desenvolvimento da espécie. Além de medir o terreno, leve em consideração também a estrutura do tronco, a altura e o tamanho da copa.

 

  • Desenvolvimento e manutenção

Esse é outro ponto importante antes de adotar uma espécie para plantio. Antes da decisão final, pesquise sobre a manutenção (algumas espécies exigem mais cuidados, enquanto outras não exigem quase nada) e leve em conta o desenvolvimento, já que algumas variedades tem crescimento rápido e outras podem levar mais de um século para chegar no ápice de sua estrutura.

 

  • Raízes

Mais um ponto a ser considerado é o tipo de raiz da planta. Algumas espécies são conhecidas por raízes profundas e que muitas vezes podem alcançar tubulações, então tenha certeza de que o local de plantio não tem nenhum tipo de encanamento. Há também variedades com raízes que costumam se sobrepor e acabam estragando a calçada.

 

Pequenas

Acácia mimosa

Essa espécie é bem conhecida das regiões mais frias, como o sul do país, uma vez que seu desenvolvimento é melhor em baixas temperaturas.

acácia mimosa

A variedade costuma ser muito utilizada para a ornamentação de jardins¸ já que suas flores amarelas e em globos aparecem no inverno e são uma ótima escolha para quem está em busca de uma linhagem para intercalar com as opções que florescem apenas na primavera.

árvore pequena

As folhas tem uma tonalidade de verde-acinzentado

O plantio pede um solo preparado com compostos orgânicos para melhor adaptação da árvore e seu crescimento chega até 7m, o que permite ser plantado abaixo de fiações.

 

Quaresmeira

O gênero costuma ser conhecido em diversas regiões do Brasil por ser de fácil plantio e manutenção, além da beleza por conta de suas flores que costumam aparecer no período da quaresma (meados de março ou abril), por isso, do nome popular “quaresmeira”.

quaresmeira

O plantio dessa árvore pode ser desde jardins simples, a projetos mais elaborados, desde que o terreno seja fértil. O crescimento chega até 10 metros de altura e a folhagem perene (folhas que não caem) é uma das vantagens dessa espécie.

quaresmeira roxa

A flor delicada valoriza a jardinagem

Grandes

Liquidâmbar

Bem conhecida das regiões frias, a espécie tem folhas de 5 pontas e que durante o outono ficam avermelhadas e no inverno caem, transformando o chão em uma paisagem exuberante.

liquidambar

Essa árvore deve ser plantada em regiões de baixas temperaturas, como o sul do Brasil, ou cidades de outras regiões, mas com termômetros que marcam poucos graus, como a cidade de Campos do Jordão (SP), que tem em seu Horto Florestal uma grande quantidade dessa variedade.

folha outono

A folha avermelhada é uma das principais características da planta

A altura máxima da planta chega aos 20 metros e por isso exige um espaço amplo para crescimento.

árvore que cai folhas

Flaboyant

Esse tipo de árvore é uma ótima opção para locais ensolarados e de temperaturas medianas. A folhagem verde ganha mais uma tonalidade (vermelha, amarela ou alanranada) durante o verão com o florescimento.

flamboyant

Sem flores, a coloração verde das folhas é característica da espécie

As raízes aflorantes costumam ser problemáticas em calçadas, já que tendem a estragar todo o cimento e deixar a região com raiz visível, mas pode ficar lindo em meio a um jardim gramado.

flores no chão

O chão ganha um tapete de flores

A altura da espécie fica em média com 15 metros na fase adulta e o plantio deve ser em solo drenado e com fertilidade média.

 flor flamboyant

De sombra

Imperatriz

Se você quer uma espécie de crescimento rápido e com boa sombra, pode escolher pelo plantio da Imperatriz. Com manutenção e cuidados básicos, em 1 ano já é possível ter uma copa formada para sombra e em 3 anos a espécie pode chegar a crescer até 15 metros.

imperatriz

A coloração lilás valoriza a árvore

imperatriz ou kiri-japones

Oiti

A espécie é de fácil adaptação e já é conhecida dos projetos urbanos por gerar uma sombra boa e com crescimento mediano, que pode passar dos 10 metros de altura.

oitizeiro

Ainda pequena, a espécie já produz sombra

O plantio pode ser feito em solo pouco fértil e a manutenção é mínima, exigindo apenas a rega. As folhas tem coloração verde claro e a espécie pode ser utilizada na jardinagem apenas para dar toque verde, já que não tem flores, ou em calçadas para gerar sombra.

oiti

árvore de sombra

Frutíferas

Jabuticaba

A árvore de frutinhas em formato de bolinhas com casca escura é conhecida por todo o país, mas seu pleno desenvolvimento é mais indicado para temperaturas tropicais, e longe do excesso de frio (geadas) e secas.

frutas jabuticaba

As frutinhas escuras já estão maduras

O crescimento é lento, e as frutas podem demorar alguns anos a aparecer, mas o tamanho pode variar entre 3 e 15 metros de altura.

jardim com árvore frutífera

Além de produzir a fruta, essa variedade também costuma ser muito escolhida para quem está em busca de uma espécie que seja ornamental.

jardim com jabuticabeira

No jardim, a espécie tem grande valor estético

Acerola

A fruta pode ser consumida in natura ou ser ingrediente para sucos e até sorvetes mais refrescantes. Além de deliciosa, essa variedade passou a ser queridinha por conter alto valor de vitamina C (até 36 vezes mais que a laranja).

árvore de acerola no vaso

O cultivo dessa espécie é bem simples, e sua adaptação é uma característica marcante, já que é encontrada em todas as regiões do Brasil.

As frutas aparecem mais que uma vez no ano, e além de serem boas espécies para plantio em vaso, tem um excelente desenvolvimento em jardins com solo areno-argiloso e com boa drenagem.

acerola

Folhas caducas

            Esse tipo de árvore é conhecida pela queda das folhas, o que pode causar um pouco de transtorno caso a intenção não seja de varrer ou rastelar a área com tanta frequência. No entanto, a queda das folhas acontece entre outono e inverno, o que garante que não haverá tanta sombra e isso deixa o sol pegar nas paredes da casa e impede a formação de bolor.

 

Ipê

A espécie é bem conhecida e costuma ser muito utilizada por conta da beleza na época da florada. A versão mais utilizada é o Ipê Amarelo, que chega a até 10 metros de altura.

ipê amarelo

Para plantar esse tipo de espécie no jardim, não há necessidade de um solo muito fértil, mas é preciso incidência de sol. 

cores ipê

As diferentes cores das flores embelezam o cenário

Magnólia

            Para quem tem paciência para o crescimento da árvore, essa é uma boa variedade. A Magnólia ou Tulipa de Árvore, como também é conhecida, pode chegar a uma altura de até 5 metros, mas esse processo é lento.

flor magnólia

A flor delicada é comparada a uma tulipa

árvore magnolia

O plantio é indicado para regiões com inverno mais tranquilo, como a região sudeste do Brasil, e o solo deve ser fértil e bem drenado para evitar o acúmulo de água.

magnolia branca

 

Opções de árvores para jardim não faltam, mas o ideal é escolher uma espécie que se adapte ao seu terreno, tipo de solo e clima, afinal a ideia é ter um espaço verde agradável.

 


Você pode gostar...