ÁRVORES PARA JARDIM: 10 espécies!
O planejamento é um passo importante para qualquer situação, e até mesmo para a jardinagem, afinal na hora de planejar a área verde é preciso pensar em várias questões como espaços, tipos de plantas e manutenção. E se você ainda está na fase de projeto, é importante também escolher o melhor tipo de árvore para jardim de acordo com as questões que já foram levadas em consideração. E para dar uma ajudinha no processo de escolha para uma boa sombra, vamos ao post!
Dicas
- Tamanho
Antes de escolher um tipo de árvore é preciso levar em consideração o espaço disponível para não comprometer o desenvolvimento da espécie. Além de medir o terreno, leve em consideração também a estrutura do tronco, a altura e o tamanho da copa.
- Desenvolvimento e manutenção
Esse é outro ponto importante antes de adotar uma espécie para plantio. Antes da decisão final, pesquise sobre a manutenção (algumas espécies exigem mais cuidados, enquanto outras não exigem quase nada) e leve em conta o desenvolvimento, já que algumas variedades tem crescimento rápido e outras podem levar mais de um século para chegar no ápice de sua estrutura.
- Raízes
Mais um ponto a ser considerado é o tipo de raiz da planta. Algumas espécies são conhecidas por raízes profundas e que muitas vezes podem alcançar tubulações, então tenha certeza de que o local de plantio não tem nenhum tipo de encanamento. Há também variedades com raízes que costumam se sobrepor e acabam estragando a calçada.
Pequenas
Acácia mimosa
Essa espécie é bem conhecida das regiões mais frias, como o sul do país, uma vez que seu desenvolvimento é melhor em baixas temperaturas.
A variedade costuma ser muito utilizada para a ornamentação de jardins¸ já que suas flores amarelas e em globos aparecem no inverno e são uma ótima escolha para quem está em busca de uma linhagem para intercalar com as opções que florescem apenas na primavera.
O plantio pede um solo preparado com compostos orgânicos para melhor adaptação da árvore e seu crescimento chega até 7m, o que permite ser plantado abaixo de fiações.
Quaresmeira
O gênero costuma ser conhecido em diversas regiões do Brasil por ser de fácil plantio e manutenção, além da beleza por conta de suas flores que costumam aparecer no período da quaresma (meados de março ou abril), por isso, do nome popular “quaresmeira”.
O plantio dessa árvore pode ser desde jardins simples, a projetos mais elaborados, desde que o terreno seja fértil. O crescimento chega até 10 metros de altura e a folhagem perene (folhas que não caem) é uma das vantagens dessa espécie.
Grandes
Liquidâmbar
Bem conhecida das regiões frias, a espécie tem folhas de 5 pontas e que durante o outono ficam avermelhadas e no inverno caem, transformando o chão em uma paisagem exuberante.
Essa árvore deve ser plantada em regiões de baixas temperaturas, como o sul do Brasil, ou cidades de outras regiões, mas com termômetros que marcam poucos graus, como a cidade de Campos do Jordão (SP), que tem em seu Horto Florestal uma grande quantidade dessa variedade.
A altura máxima da planta chega aos 20 metros e por isso exige um espaço amplo para crescimento.
Flaboyant
Esse tipo de árvore é uma ótima opção para locais ensolarados e de temperaturas medianas. A folhagem verde ganha mais uma tonalidade (vermelha, amarela ou alanranada) durante o verão com o florescimento.
As raízes aflorantes costumam ser problemáticas em calçadas, já que tendem a estragar todo o cimento e deixar a região com raiz visível, mas pode ficar lindo em meio a um jardim gramado.
A altura da espécie fica em média com 15 metros na fase adulta e o plantio deve ser em solo drenado e com fertilidade média.
De sombra
Imperatriz
Se você quer uma espécie de crescimento rápido e com boa sombra, pode escolher pelo plantio da Imperatriz. Com manutenção e cuidados básicos, em 1 ano já é possível ter uma copa formada para sombra e em 3 anos a espécie pode chegar a crescer até 15 metros.
Oiti
A espécie é de fácil adaptação e já é conhecida dos projetos urbanos por gerar uma sombra boa e com crescimento mediano, que pode passar dos 10 metros de altura.
O plantio pode ser feito em solo pouco fértil e a manutenção é mínima, exigindo apenas a rega. As folhas tem coloração verde claro e a espécie pode ser utilizada na jardinagem apenas para dar toque verde, já que não tem flores, ou em calçadas para gerar sombra.
Frutíferas
Jabuticaba
A árvore de frutinhas em formato de bolinhas com casca escura é conhecida por todo o país, mas seu pleno desenvolvimento é mais indicado para temperaturas tropicais, e longe do excesso de frio (geadas) e secas.
O crescimento é lento, e as frutas podem demorar alguns anos a aparecer, mas o tamanho pode variar entre 3 e 15 metros de altura.
Além de produzir a fruta, essa variedade também costuma ser muito escolhida para quem está em busca de uma espécie que seja ornamental.
Acerola
A fruta pode ser consumida in natura ou ser ingrediente para sucos e até sorvetes mais refrescantes. Além de deliciosa, essa variedade passou a ser queridinha por conter alto valor de vitamina C (até 36 vezes mais que a laranja).
O cultivo dessa espécie é bem simples, e sua adaptação é uma característica marcante, já que é encontrada em todas as regiões do Brasil.
As frutas aparecem mais que uma vez no ano, e além de serem boas espécies para plantio em vaso, tem um excelente desenvolvimento em jardins com solo areno-argiloso e com boa drenagem.
Folhas caducas
Esse tipo de árvore é conhecida pela queda das folhas, o que pode causar um pouco de transtorno caso a intenção não seja de varrer ou rastelar a área com tanta frequência. No entanto, a queda das folhas acontece entre outono e inverno, o que garante que não haverá tanta sombra e isso deixa o sol pegar nas paredes da casa e impede a formação de bolor.
Ipê
A espécie é bem conhecida e costuma ser muito utilizada por conta da beleza na época da florada. A versão mais utilizada é o Ipê Amarelo, que chega a até 10 metros de altura.
Para plantar esse tipo de espécie no jardim, não há necessidade de um solo muito fértil, mas é preciso incidência de sol.
Magnólia
Para quem tem paciência para o crescimento da árvore, essa é uma boa variedade. A Magnólia ou Tulipa de Árvore, como também é conhecida, pode chegar a uma altura de até 5 metros, mas esse processo é lento.
O plantio é indicado para regiões com inverno mais tranquilo, como a região sudeste do Brasil, e o solo deve ser fértil e bem drenado para evitar o acúmulo de água.
Opções de árvores para jardim não faltam, mas o ideal é escolher uma espécie que se adapte ao seu terreno, tipo de solo e clima, afinal a ideia é ter um espaço verde agradável.