NICHO PARA BANHEIRO: Como Fazer, Fotos e Dicas

Os nichos para banheiro são boas apostas para aproveitar o espaço vertical e ter espaço para guardar itens ou até objetos decorativos.

O recurso pode ser embutido dentro do box, e assim dispensa suporte para shampoo e ainda dá mais espaço para a área do banho. Outra forma de uso é instalar nichos externos na parede, assim você não precisa mexer com reformas.

Nicho embutido para box

Como fazer

nicho para banheiro 1

  • Para criar o nicho embutido o primeiro passo é decidir a parede em que o recurso será instalado;
  • Para a decisão da parede, antes de sair quebrando verifique se no lugar não passa cano de água ou gás;
  • Decida o tamanho que será o nicho (aqui embaixo tem mais dicas do tamanho ideal);
  • Com uma makita (ou a mão – processo mais trabalhoso) é preciso abrir o espaço;
  • Depois de já ter o espaço do nicho resta apenas o processo de revestimento para finalizar o nicho.

Dicas:

  1. Caso você já tenha o banheiro pronto e todo revestido e decida fazer o nicho depois, é preciso muito cuidado para abrir o espaço na parede de modo que não quebre o revestimento em volta.
  2. Antes de quebrar verifique qual estilo de bloco é usado. O bloco estrutural não permite fazer esse tipo de nicho.
  3. Para quem mora em apartamento, é preciso consultar a construtora do prédio para analisar se essa instalação não traz problemas estruturais ao edifício.

Medidas ideais

Para as medidas do nicho embutido não há uma regra exata, e o primeiro ponto é analisar o espaço que você tem disponível.

Apesar de não ter regras definidas, há medidas que podem ser mais adequadas.

nicho para banheiro 2

  • Profundidade: se o nicho tiver pouca profundidade é possível que seus produtos fiquem caindo, por isso o indicado é que o espaço interior deve ser de 10cm.
  • Altura: 30 cm é uma boa altura para nicho dentro do box, caso ele tenha menos que isso pode acontecer que produtos com embalagem maior não caibam no espaço. E vamos combinar que não é bonito deixar o shampoo no chão ou apoiado no beiral da janela.
  • Largura: esse é um tamanho que depender muito do espaço que você tem no box. Um tamanho bom é 80 cm, mas se você tem pouco espaço pode reduzir o nicho. O box grande também pode ter um nicho mais largo para preencher mais espaço na parede.

Dicas de materiais para acabamento
nicho para banheiro 3

O acabamento usado no nicho pode variar muito e isso vai depender do seu gosto pessoal e do quanto está disposto a pagar.

Nesse projeto, o nicho foi todo feito do mesmo mármore usado na bancada, e apesar de lindo pode ter um preço mais salgadinho.
nicho para banheiro 4
As pastilhas são boas aliadas para ter preencher o nicho. No projeto, foram criados dois nichos de mesma largura, mas com alturas bem diferentes (um para produtos altos, e outro para sabonete).

nicho para banheiro 5

Para o interior do nicho foi usada a mesma pastilha de outros detalhes do banheiro. Para o acabamento das bordas, o material escolhido foi uma borda fina de granito.
nicho para banheiro 6
  A parede de cerâmica branca ganhou destaque com o revestimento de pastilhas roxas no nicho.
nicho para banheiro 7
Para o box com banheiro, a parede tinha mais espaço e por isso o nicho tem largura de 90 cm. O acabamento usado foi a mesma pastilha da parede, o que deixou o espaço integrado a decoração.
nicho para banheiro 8
No banheiro foi criado dois nichos embutidos que foram posicionados entre a hidromassagem e a ducha. Para dar destaque ao espaço que foi feito com o mesmo material da parede, foram usadas bordas de mármore preto.

nicho para banheiro 9

No box o nicho foi estendido por toda a parede de cimento queimado. Para o acabamento, foi escolhida a mesma pastilha vermelha que foi usada em uma das paredes.

nicho para banheiro 10

O nicho embutido na parede de pedras, ganhou destaque por ser feito em madeira teca. O contraste dos materiais deixou um visual lindo!

nicho para banheiro 11
Uma opção é encomendar o nicho já pronto para ser instalado na parede, como esse projeto que usou como acabamento marmoglass branco.
nicho para banheiro 12
O mármore travertino foi a escolha para o nicho dentro do box. O material combinou com os frisos na parede.

nicho para banheiro 13

Para quem tem pouco espaço na parede, pode optar por fazer mais de um nicho embutido. Na foto, os espaços se destacaram pelo acabamento de pastilhas escuras que contrastou com a cerâmica clara.
nicho para banheiro 14
O porcelanato que imita madeira foi usado em todo o interior do box, inclusive nos nichos embutidos.

Nicho de parede externo (não embutido)

nicho para banheiro 15

O nicho de parede é uma opção em que não precisa quebrar nada e você só precisa instalar a moldura na parede. Há possibilidade de fazer modelos mais altos e até colocar prateleira de vidro.

nicho para banheiro 16             Se o nicho não ficar dentro do box, como é o caso desse banheito em que o item fica acima da banheiro, é possível instalar modelos em madeira ou mdf.
nicho para banheiro 17
Para o interior do box, a escolha do acabamento para fazer a moldura foi um mármore claro que contrastou com a parede de pastilhas azul.
nicho para banheiro 18
Para esse banheiro, além da moldura foi feito um painel de mesmo material, o que deixou o nicho integrado a decoração.
nicho para banheiro 19
A moldura de nicho em mármore foi a mesma escolha da pedra da bancada, o que deixou todo o banheiro em harmonia.

Apesar de ser um modelo mais prático de instalar, o nicho de parede não é recomendado para box muito pequeno, já que ele ocupa mais espaço que o embutido.

Fotos e inspirações de nichos para banheiro

Para deixar mais algumas ideias de como usar nicho no banheiro separamos algumas fotos.
nicho para banheiro 20
nicho para banheiro 21
nicho para banheiro 22
nicho para banheiro 23
nicho para banheiro 24
nicho para banheiro 25
O nicho para banheiro é uma boa alternativa para substituir os suportes de shampoo, em vidro e metal, e deixar o espaço mais bonito. O que você acha da ideia?


Você pode gostar...