Rachadura na Parede – O que Fazer e Como Evitar?【2024】

Perceber uma rachadura na parede pode ser um grande perigo. Mas, o que fazer e como evitar esse problema? Como identificar se existe risco e como consertar?

Esse assunto é sério e vamos destacar detalhadamente neste conteúdo. Entenda melhor e mantenha sua casa sempre protegida e com manutenção em dia.

rachadura na parede

Rachadura, trinca ou fissura – Qual a diferença?

Primeiramente, é preciso identificar a situação. Ao observar a parede, você deve perceber quando é o caso de rachadura, de uma pequena trinca ou uma fissura, que pode evoluir para algo mais sério.

Segundo especialistas, uma fissura pode se tornar uma rachadura. Em linhas gerais, todas são descritas como aberturas alongadas que atingem paredes e outras superfícies, como lajes, vigas e pilares.

Sendo assim, a diferença está no tamanho e no “tempo de vida”. Entenda as diferenças.

Fissura – é uma abertura fina, com cerca de 1 mm. Costuma ser alongada e superficial, sem perigo. Entretanto, acaba evoluindo para uma trinca.

fissura na parede

Trinca – é o segundo estágio, uma fissura maior na superfície. Pode atingir até 3 mm, sendo capaz até de dividir uma estrutura. Tem uma profundidade maior e evolui para a rachadura.

trinca na parede

Rachadura – abertura com mais de 3 mm. Nesse estágio, é uma trinca tão grande a ponto de passar vento e água da chuva pela superfície. É preciso agir rápido para não abalar a estrutura e evitar o perigo.

rachaduras na parede

Como identificar se a rachadura é um risco?

A partir da observação e da medição você pode verificar se a rachadura é um risco. Aliás, quando chega a esse estágio, você já deve tratar o problema.

Por isso, essa análise acontece assim que uma fissura é identificada. Segundo especialistas, é necessário fazer uma marcação nas extremidades da abertura com um lápis. Depois, medir o tamanho com uma régua.

Após dez dias, faça uma nova medição para verificar se aumentou. Chegando a 3 mm, a fissura já se transformou em trinca. Acima disso, é rachadura. 

Uma rachadura coloca um imóvel em risco e pode causar até um desabamento. E não importa se a abertura é horizontal ou vertical. Qualquer uma delas é perigosa para a superfície e toda a estrutura em si.

Portanto, se verificar uma expansão grande e imediata da abertura, é essencial consertar o problema. Isso pode acontecer sobretudo em locais com tremores de terra, infiltração, obras nas proximidades, compactação do terreno, entre outros motivos.

rachadura na parede como evitar

Como consertar rachadura na parede?

Eis o principal tópico: como consertar rachadura na parede? Primeiramente, é primordial evitar chegar a esse estágio. Nunca deixe que a fissura passe dos 3 mm. Cuide do problema assim que aparecer.

Para isso, é essencial uma vistoria e avaliação técnica. Um engenheiro habilitado pode analisar e descobrir a origem do problema, seja estrutural ou por outra causa.

Nesse caso, você pode contatar a prefeitura ou a Defesa Civil de sua cidade para solicitar uma visita. A partir da análise de risco, o profissional vai propor as melhores soluções.

Por outro lado, para resolver o problema com urgência, você pode contratar um engenheiro para fazer a vistoria imediata. Em todo caso, é fundamental buscar as melhores maneiras para manter a estrutura protegida.

Além disso, você pode contar com o auxílio de alguns produtos para evitar as fissuras. A tinta Suvinil Proteção Total é uma opção interessante para ser usada após a aplicação da tinta convencional.

rachadura na parede o que fazer

Como evitar rachadura na parede?

Como evitar rachadura na parede? Segundo especialistas, alguns métodos e hábitos podem ser funcionais.

Escolher materiais de construção de qualidade

Tudo começa na obra. Antes da construção, você deve contar com a consultoria de um engenheiro para saber como será o projeto.

Nesse contexto, a escolha dos materiais de construção faz toda a diferença. Sempre escolha materiais de qualidade, principalmente aqueles que fazem parte da estrutura da casa.

Argamassa, concreto, gesso e madeira são alguns insumos que devem ser comprados com total análise. Nunca use materiais baratos demais ou de origem duvidosa. Você pode sofrer com um problemão a longo prazo.

Vibrações nos arredores

Fique atento se há muita vibração nos arredores do seu imóvel. Infelizmente, se a rua tem ampla circulação de veículos, isso contribui para o aparecimento de rachadura na parede.

Portanto, fique atento à localização do terreno ou da casa antes de comprar. Caso apareça fissuras na parede com frequência, peça uma análise profissional para saber quais medidas tomar.

Instabilidade do terreno

Estruturas construídas em terrenos instáveis demais também estão propensas a rachaduras. Por isso, além do estudo do terreno, é preciso fazer o nivelamento correto do solo antes da fundação.

Se essa análise não for realizada, portas e janelas podem ficar desniveladas, sem abrir ou fechar direito. Do mesmo modo, aparecem rachaduras na parede e no piso. Nesse caso, o imóvel precisa ser desocupado até que o problema seja resolvido.

causas da rachadura na parede

Infiltrações

As infiltrações são a causa mais “clássica” de rachadura na parede. Esse problema acontece por obra malfeita ou falta de impermeabilização na estrutura.

Segundo especialistas, o vazamento acontece aos poucos e atinge principalmente o banheiro e a cozinha. Com o tempo, danifica toda a estrutura e contribui para o aparecimento de muitas trincas.

Sendo assim, se notar infiltração na parede ou qualquer superfície, solucione o problema o quanto antes. Contrate um profissional especializado e mantenha sua casa protegida.

Posso consertar uma rachadura sozinho?

Embora haja muitos produtos de vedação, grande parte é indicada apenas para pequenas fissuras na parede, aquelas com menos de 3 mm.

Sendo assim, não é indicado fazer o trabalho por si mesmo. A qualquer sinal, a avaliação profissional é a melhor alternativa. A partir de uma vistoria, você pode consertar a raiz do problema.

Fissura é uma anormalidade, um sinal de que há algo errado na construção. Nunca deixe que evolua para uma trinca ou, pior ainda, para uma rachadura na parede.

Observe com frequência, considere a localização da abertura e faça a medição. Depois, contate um engenheiro o quanto antes. Se você mora em edifícios ou prédios, fale imediatamente com o síndico.

rachadura na parede como controlar

Lembre-se que rachadura na parede pode causar uma adversidade enorme a longo prazo. Então, proteja o seu imóvel e evite que o pior aconteça.

Gostou das dicas? Siga as nossas indicações e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...