Separação do Lixo – dicas para fazer de forma eficiente!

A separação do lixo pode parecer uma tarefa simples, mas a importância é enorme, e a dedicação de alguns minutos diários pode contribuir com gerações futuras, tendo impactos positivos ao meio ambiente.

Para adotar a prática de separação correta dos resíduos e entender a importância de tornar esse hábito diário, é só seguir a leitura para aprender a fazer a separação correta.

 

Qual a importância da separação do lixo?

O assunto separação do lixo é algo cada vez mais frequente, e essa preocupação tem sua devida importância. Para entender os pontos importantes de realizar a separação de resíduos, reunimos alguns motivos para que essa ação seja tão importante.

  • Preservação ambiental: a separação de resíduos permite que materiais recicláveis sejam encaminhados para a reciclagem, contribuindo para reduzir a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários e para a preservação dos ecossistemas naturais.
  • Redução da poluição: a separação e destinação adequada do lixo pode evitar a contaminação do solo, ar e água com substâncias tóxicas presentes em resíduos não tratados.
1 importância da separação do lixo Frizzo Empreendimentos

Via: Frizzo Empreendimentos

  • Desenvolvimento da economia circular: a reciclagem de materiais contribui para reduzir a demanda de matéria-prima virgem, contribuindo com a economia circular e sustentabilidade dos recursos naturais.
  • Desenvolvimento de consciência coletiva: ao adotar a prática de separação de resíduos há o incentivo da conscientização ambiental na comunidade, o que pode promover ações positivas em prol do planeta e estimular outras pessoas a adotarem o mesmo hábito.
2 dicas e importância separação lixo Tegra Incorporadora

Via: Tegra Incorporadora

Como fazer a separação do lixo? – Dicas e passo a passo

O entendimento de como separar o lixo de maneira correta é o primeiro passo para fazer a destinação, a disposição e o tratamento adequado a cada material.

Dessa maneira, é preciso atenção aos tipos de materiais que serão descartados e que são divididos em:

  • orgânicos;
  • recicláveis não perigosos;
  • não recicláveis não perigosos;
  • perigosos.

 

Lixo orgânico

O lixo orgânico é todo material com resto de alimentos, incluindo cascas de legumes, frutas, vegetais e folhas, raízes e outros resíduos de origem biológica.

3 dicas separação lixo orgânico Site Sustentável

Via: Site Sustentável

A destinação do lixo orgânico pode ser feita para aterros sanitários, e nesse caso, o ideal é que esse material seja embalado em sacolas biodegradáveis. Outra possibilidade é adotar a prática de fazer uma compostagem com os resíduos orgânicos.

A compostagem pode ser uma prática caseira e que ocupa pouco espaço, resultando em um melhor aproveitamento dos resíduos, que podem ser transformados em um rico adubo natural.

4 dicas sobre lixo orgânico Recicloteca

Via: Recicloteca

Lixo reciclável não perigoso

A definição de lixo reciclável não perigoso se refere ao popularmente conhecido como lixo reciclável, que inclui papel, vidro, plástico e alumínio.

A separação de materiais que podem ser recicláveis pode ser feita seguindo esse padrão de separação dos itens pertencentes a cada classe, ou se essa não for uma possibilidade, é possível unir todos esses materiais e fazer apenas um lixo reciclável.

5 dicas separação lixo reciclável Toda Matéria

Via: Toda Matéria

Para fazer a destinação do material é importante higienizar as embalagens antes de descartá-las, evitando que possa haver reprodução de vetores de doenças. Após higienizar as embalagens, espere para que a secagem seja feita naturalmente antes de destiná-las ao lixo.

A separação desse material pode ser feita em sacos recicláveis ou até mesmo através de caixas de papelão, garantindo que todo o material que está junto possa ser reciclado.

6 separação lixo reciclável Pinterest

Via: Pinterest

Ao descartar um papel nesse tipo de lixo, o ideal é não o amassar, garantindo que o papel fique mais intacto possível, o que pode contribuir com o aumento de valor para a reciclagem, tornando o material mais atrativo.

No caso de vidros quebrados e que podem trazer risco a saúde dos coletores, a recomendação é que esses itens sejam embalados de maneira segura e identificados como materiais cortantes ou “vidro”.

 

Lixo não reciclável e não perigoso

A categoria de lixo não reciclável e não perigoso pode se referir a materiais que são destinados ao lixo e que ainda são difíceis de reciclabilidade e alguns desses materiais são 2 pontos:

  • Espelhos,
  • Esponjas de aço,
  • Esponjas de lavar louça,
  • Etiquetas,
  • Fita crepe,
  • Fitas adesivas,
  • Fotografias,
  • Papéis parafinados ou plastificados,
  • Papel carbono.
7 dicas de tipos de lixo e separação SuperPro Bettanin

Via: SuperPro Bettanin

A boa notícia é que há iniciativas que fazem a coleta e reciclagem desses materiais de maneira adequada.

Para contribuir com a separação e destinação adequada desses materiais, busque informações na prefeitura local sobre a disponibilidade de pontos de coleta desse tipo de material na cidade, ou acesse o site eCycle para conferir pontos de reciclagem desses tipos de materiais.

8 separação de lixo Jornal da Franca

Via: Jornal da Franca

Lixo perigoso

O lixo perigoso é todo material que apresenta riscos à saúde pública e ao meio ambiente, seja por ser inflamável, corrosivo e até mesmo reativo quimicamente.

Alguns materiais que entram nessa lista são:

  • Baterias,
  • Lâmpadas fluorescentes,
  • Lixo hospitalar,
  • Pilhas,
  • Produtos químicos,
  • Restos de tinta.
9 dicas para separar tipos de lixos Na Rua Tem

Via: Na Rua Tem

O descarte desse tipo de resíduo não deve ser feito em lixo comum ou orgânico, já que esse é um tipo de material que não deve ir para aterros e lixões, o que pode o ocasionar a contaminação do solo e causar danos irreversíveis à saúde ambiental e humana.

O descarte correto de cada um desses materiais pode variar, e existem lojas e instituições que oferecem pontos de coleta para dar o destino correto desse tipo de resíduo.

10 dicas descarte lixo Guia Venâncio

Via: Guia Venâncio

 

Agora que você já conferiu as dicas para fazer a separação dos resíduos, já pode colocar o aprendizado em prática e contribuir com o meio ambiente e gerações futuras, fazendo parte de um mundo melhor.

Você pode gostar...