Como Organizar Maquiagem: Dicas Simples e Práticas

Colocar tudo em uma caixinha é uma tática de como organizar maquiagem que até funciona mas não por muito tempo. Quanto mais itens chegam na coleção mais confusa a caixinha pode ficar. Encontrar algo para um make up rápido torna-se uma missão quase impossível no momento do tudo. Pensando nisso a organização ajuda e algumas dicas abaixo podem lhe poupar muito tempo.

dicas de como organizar maquiagem

Como Organizar Maquiagem #dicas

Não existe um método único ou uma fórmula perfeita para organizar maquiagem passo a passo. O segredo é adaptar os seus itens de uso pessoal com sua frequência de uso, rotina e formas de acessar o material. Para alguns uma caixinha já é o suficiente. Já outros precisam de muito mais espaço e metodologia.

Por tipo de produto

como organizar maquiagem passo a passo

Se sua maquiagem completa não é tão grande (não ultrapassa 20 itens) o método de separar por tipo/categoria em um porta-maquiagem funcionaria muito bem. Uma sugestão é fazer das categorias “lábios, olhos e boca”. Assim todas as sombras e delineadores ficariam em um único bloco enquanto os batons em outro e assim por diante.

As categorias neste método de como organizar maquiagem também podem ser separadas pelo tipo de produto. Em um potinho ficariam apenas os batons, por exemplo, e em outro apenas delineadores e em outro ainda as sombras. Sempre pense em organização de maquiagem como algo prático para não perder de lista.

No Banheiro

como organizar maquiagem no banheiro

 

O banheiro não é o local preferido para guardar maquiagem por conta da umidade. Dependendo do local pode afetar a durabilidade do material e ainda se tornar uma moradia para a proliferação de fungos e bactérias. Neste caso os cuidados devem ser redobrados.

O primeiro passo é escolher o local mais seco do seu banheiro. Vale gavetas, armários ou caixinhas para alojar bem. Uma dica legal e colocar pacotes de sílica gel, produto barato para conter a umidade e evitar mofo.

Use pequenos potes para separar os produtos por categoria. Os de uso contínuo devem ficar com acesso mais fácil como seu batom preferido, delineador e afins.

Em gavetas

como organizar maquiagem em gavetas

como organizar maquiagem com gavetas

As gavetas são práticas e fáceis de organizar maquiagem se forem bem utilizadas. Como estamos falando de produtos de uso do cotidiano o ideal é optar por prateleiras superiores, as de cima.

Nas lojas de produtos para casa você encontra divisórias. Elas são vendidas a granel e serão suas melhores amigas para ter todos os produtos de make up com fácil visualização. São baratas também! Custam menos de R$ 20 por unidade para uma vita útil longuíssima. Melhor custo benefício impossível!

Em potes de sorvete

como organizar maquiagem em potinhos de sorvete

como organizar maquiagem com potes de sorvete

Você adora sorvete e sempre sobra um potinho ou outro? Aplique em casa a arte da reciclagem. Pode pintar ou aplicar alguns tecidos por cima para decorar de uma forma diferenciada e brincar com cores e tons.

O fato é que potes de sorvete são baratos porque você já terá em casa, espaçosos e fáceis de limpar. Aderem muito bem a uma colagem de tecido e não desgastam fácil. Duram anos sem problema.

Em porta caneta

como organizar maquiagem em porta caneta

Em papelarias todo mundo já cruzou com um porta caneta diferenciado. Este objeto simples do tipo cestinho pode ser seu porta maquiagem decorado. O mais legal é que algumas empresas dão um de presente para os clientes. Basta então decorar e criar um novo item.

Em cachepô

como organizar maquiagem em cachepós

Nas festinhas de aniversário é comum recebe cachepôs preenchidas com doces. Essas embalagens de plásticos super práticas podem ser usadas de outras formas como organizar maquiagem. Podem ficar em cima do balcão do banheiro, da penteadeira e afins.

Dicas para guardar produtos de maquiagem

Qualquer lugar é bom para guardar sua maquiagem, correto? Na verdade não. São produtos que entram em contato direto com a pele e por isso devem estar em perfeito estado de conservação. O local de armazenamento deve ser fresco e arejado.

Usou? Feche! Lembre que estamos falando de produtos os quais vão entrar em contato direito com a sua pele. A exposição direta com bactérias e outros agentes externos podem causar dermatite de contato e até doenças graves de pele. Sempre que possível feche e lime cada produto.

Uma outra dica importante depois de aprender direitinho a como organizar maquiagem é cuidar com a data de validade de cada produto. No geral esta data está na embalagem individual mas pode vir apenas no plástico ou na caixinha de papelão que normalmente joga-se fora. Nestes casos o indicado é escrever com caneta permanente em cada um dos itens a data para não usar produto vencido. A química fica ainda mais apurada e as chances de dermatite de contato se desenvolverem são bem maiores.

Você pode gostar...