Como Cuidar de Azaleia: confira dicas para plantá-la dentro ou fora de casa!

Floridas e coloridas, a Azaleia atrai os olhares onde quer que esteja e, por isso, é uma das plantas mais requisitadas na hora de montar um jardim. Mas você deve estar se perguntando: como cuidar de Azaleia?

Jardim de Azaleias com uma trilha ao centro

Confira algumas dicas para não errar!

Como cuidar de Azaleia

Uma das principais características da Azaleia é a resistência, por isso floresce em épocas mais frias, quando é mais difícil de encontrar outras plantas floridas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que ela se mantenha forte e bem nutrida.

Fora de casa

O melhor local para manter uma Azaleia é fora de casa. Como ela é bem resistente, não é necessário protegê-la do sol, mas a planta se dá melhor em ambientes com temperaturas mais amenas.

Azaleia com flores rosas no jardim

As Azaleias quando plantadas em lugares externos, elas podem crescer e se tornarem lindos arbustos floridos

O solo deve ser ácido (ou seja com pH entre 5,5 e 6). Além disso, deve ser bem drenado, por isso uma parte do solo deve conter areia para ajudar na variação de umidade.

Azaleia com flores brancas no jardim

As cores mais comuns de Azaleias são: rosa, branca, vermelho e tons mesclados

O solo também deve ser composto de matéria orgânica

a adubação pode ser feita em qualquer período, menos na época de floração. Depois que as flores começarem a murchar, você pode usar fertilizantes que ajudem a manter o solo ácido.

Rega

Se você acabou de plantar a Azaleia, antes do desenvolvimento da muda, é necessário regá-la em dias alternados, depois a rega pode passar a ser menos frequente.

Fique atento para os períodos de pouca chuva, para mantê-la bem hidratada!

O truque é se atentar a molhar a folhas (além do solo), já que é dessa forma que a planta absorve a água.

Azaleia com flores em diferentes tons de rosa

O melhor período para rega é na parte da manhã, já que dá um tempo para que a Azaleia absorva a água e que o Sol seque o restante. Evite regas à noite, pois pode causar a aparição de fungos.

Poda

A poda é importante para fortalecer a Azaleia e a ajude a florescer. Por isso, após o florescimento, corte os ramos de acordo com o tamanho e forma desejada. Na época mais florida, como a primavera, pode os ramos secos e as flores murchas para estimular a abertura de novas flores.

Cerca viva de Azaleia com flores rosas

Além de decorar o jardim, a Azaleia pode formar uma linda cerca viva!

Em ambientes internos

Como em locais externos, dentro de casa o solo da Azaleia também deve ser ácido e bem drenado. Enquanto a muda estiver em processo de desenvolvimento, aplique, a cada duas semanas, um fertilizante que seja rico em potássio.

A Azaleia deve se instalar em um local bem iluminado, com temperatura amena e ambiente úmido. Para manter a umidade, você pode utilizar um umidificador ou instalar um pratinho com pedras molhadas no fundo do vaso.

Vaso com azaleia com flores rosas

Depois de ter florescido, o mais recomendado é mudar o vaso de Azaleia para a parte mais fria da casa, assim ela se prepara naturalmente para florescer na primavera.

Rega

A Azaleia gosta de solo úmido, mas você deve tomar cuidado para nunca encharcá-lo. Por isso, prefira instalá-las em vasos que contenham furos no fundo para evitar o excesso de água.

Mudas de Azaleias com flores em diferentes tons de rosa

Poda

A poda só precisa ser feita depois da época de floração. Você deve cortar (preferencialmente em um ângulo de 45°) o caule um pouco acima da junção com o tronco da planta.

Vaso pequeno de Azaleia com flores rosas

O tamanho da Azaleia pode ser feita de acordo com o que você preferir

Bonsai

Original da China, a Azaleia também e comumente plantada nos tradicionais bonsais (técnica de plantio de jardim japonês). Um bonsai feito de Azaleia necessita alguns cuidados bem semelhantes ao ter essa planta em um jardim ou em um vaso comum.

Bonsai de Azaleia de flores brancas e rosas

O primeira passo é manter o solo ácido. Além disso, ela deve ser instalada em um local que não muito escuro, mas também que não receba luz do Sol diretamente. Ela precisa ficar em um local úmido com temperatura amena.

A rega deve ser feita constantemente (evitando encharcar o solo) já que as raízes secam rapidamente.

Bonsai de Azaleia de flores rosas

Você deve evitar adubar nas épocas de floração!

O transplante do bonsai, ou seja, mudar a Azaleia de vaso, pode ser feita a cada dois anos depois da floração.

Agora é só escolher onde plantá-la e colocar a mão na massa, ou melhor na terra!


Você pode gostar...