Feng Shui na Sala – 7 Dicas para Harmonizar o Ambiente!

Na hora de decorar a sala, é comum a dúvida sobre a disposição dos móveis e elementos decorativos, e muito além do caráter estético, você também pode buscar orientações de Feng Shui na sala, dispondo os elementos de maneira a deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

E se você precisa de uma ajuda para adotar Feng Shui na sala, reunimos dicas para usar dessa orientação para melhorar o ambiente.

feng shui na sala

O que é Feng Shui?

O termo Feng Shui é originário do chinês e tem significados como vento (feng) e água (shui).

Desse modo, a prática deriva da energia desses dois elementos, vento e água, e tem como objetivo criar harmonia e equilíbrio de energia entre o ambiente e as pessoas.

Assim, a prática de Feng Shui é utilizada na decoração dos ambientes com o objetivo de melhorar a energia do espaço, e também as relações pessoais que acontecem no ambiente.

Para entender mais sobre essa técnica que busca harmonia e equilíbrio, não deixe de conferir nosso post com um guia completo sobre Feng Shui.

Como aplicar Feng Shui na sala? #dicas

Posição dos móveis

O Feng Shui na sala também pode orientar em relação ao uso e disposição dos móveis no ambiente, trazendo o equilíbrio e a sensação harmoniosa para o espaço.

 

  • Sofá

O sofá é um elemento básico da sala, e para seguir as práticas do feng shui, a recomendação é que o estofado fique encostado em uma parede, garantindo sensação de segurança e proteção.

É importante evitar que o estofado não fique de costas para a entrada da casa, no entanto, se isso não for possível é recomendado usar algum outro item de mobiliário atrás do sofá, o que ajuda na circulação de energia.

A posição do sofá não deve ficar alinhada com a porta de entrada, evitando que a pessoa que está sentada em direção à porta não receba todo o fluxo de energia que entra no ambiente.

Desse modo, é recomendado que o sofá seja direcionado para a porta, mas sem ficar exatamente de frente para abertura.

posicao do sofa no feng shui

O sofá deve ficar encostado em uma parede

posicao dos moveis no feng shui para sala

  • Centro do ambiente

O centro da sala é considerado importante para irradiar paz e força, por isso, é importante enfatizar esse espaço com lustres e luminárias de teto, e objetos de forma arredondada, como um tapete ou mesa de centro.

Os elementos arredondados no centro da sala são importantes para evitar as quinas e manter um bom fluxo de energia.

dicas de feng shui para sala

A mesa de centro redonda é ideal para a sala

dicas para os moveis da sala de acordo com feng shui

Iluminação

Até mesmo a iluminação é capaz de influenciar para deixar o ambiente harmonioso e nesse caso a iluminação representa Yin Yang.

Uso de luzes mais claras é a representação do yin, enquanto as luzes mais escuras podem trazer a representação do yang, trazendo o equilíbrio perfeito ao ambiente com o mix de luzes claras e escuras.

Assim, vale utilizar luzes diretas e claras para pontos de leitura, enquanto as luzes mais suaves podem iluminar o restante do ambiente, trazendo uma sensação aconchegante.

A dica para trazer o equilíbrio perfeito é mesclar luz e escuridão, trazendo sensação positiva aos moradores.

sala moderna com referencia de feng shui

A sala traz diversos pontos de iluminação

decoracao de sala moderna com feng shui

dicas de iluminacao para sala feng shui

O uso de abajur pode ajudar a trazer o equilíbrio entre as luzes

dicas de iluminacao para sala de acordo com o feng shui

A iluminação da sala é equilibrada

Cores 

A cartela de cores é um elemento importante para definir a decoração da sala segundo os princípios do Feng Shui.

Desse modo, busque o equilíbrio entre as cores escolhidas para um ambiente, evitando que todas as paredes sejam muito escuras ou também que fiquem todas completamente brancas.

Assim, os tons claros como branco, off white, e cinza trazem uma sensação de amplitude, limpeza e paz, e podem ser utilizadas em parte das paredes.

O projeto também pode trazer cores quentes como vermelho, laranja e amarelo, que são nuances mais vibrantes e estimulam a comunicação e criatividade.

As cores frias, como azul, podem aparecer no projeto para trazer a sensação de calma e tranquilidade.

Desse modo, você pode fazer uma combinação entre diversas cores para buscar o equilíbrio no ambiente e o significado que cada cor traz.

cor de sala feng shui

A sala é composta de cores claras que passam sensação de amplitude

sala feng shui com detalhes em azul

A composição mistura cores claras e tons frios

sala feng shui com sofa azul

O sofá azul traz sensação de calma

cores para decoracao feng shui na sala

Itens de decoração

Entre os itens de decoração que fazem parte do Feng Shui na sala, é importante que tudo o que estiver exposto transmita uma mensagem positiva, trazendo recordações prazerosas e energia feliz.

Desse modo, é importante evitar elementos e obras de arte que tragam sensações negativas, como solidão, ansiedade, tristeza, entre outros sentimentos ruins.

Para as obras de arte, vale escolher opções que retratem flores, animais e natureza, adicionando boas energias à sala.

dicas de decoracao feng shui para sala

As obras de arte devem trazer sensação positiva e bons sentimentos

objetos decorativos para sala feng shui

Fotos e boas lembranças podem fazer parte da decoração da sala

decoracao feng shui para sala de estar

O ambiente deve ser decorado com elementos que trazem sensação boa

Entre os objetos decorativos, evite itens quebrados ou que não funcionem mais, uma vez que esses itens podem trazer energias negativas e bloquear as boas vibrações, gerando estagnação na vida dos moradores.

O elemento água pode ser um item presente na sala, simbolizando o progresso. Assim, vale a pena incluir uma fonte de água na decoração para simbolizar a fluidez e progresso.

dicas para decoracao feng shui sala

A fonte de água pode ser um elemento presente na decoração do ambiente

Espelhos

Os espelhos são elementos bastante comum da decoração, inclusive da sala, e para seguir a proposta de uma decoração equilibrada e harmoniosa, é preciso analisar tudo o que o espelho reflete, uma vez que esse elemento é capaz de multiplicar a energia do que reflete.

Desse modo, se a sala está muito bagunçada, isso reflete no espelho e a bagunça pode ser duplicada, deixando a vida dos moradores confusa. Já um espelho que reflete boas imagens, pode multiplicar boas vibrações e refletir isso na vida das pessoas.

Outro ponto importante para escolher o espelho da sala é a escolha de um modelo que permita que as pessoas vejam suas cabeças, ombros e até a altura da linha do peito, evitando divisões ou cortes.

O tamanho do espelho é importante para não enviar uma mensagem errada para o subconsciente das pessoas, que ao serem divididas pode trazer a sensação de estarem incompletas.

espelho em sala com estilo feng shui

O espelho deve refletir uma boa imagem

como usar espelho na decoracao feng shui

É importante que o espelho não seja dividido ao refletir a imagem das pessoas

decoracao com espelho em sala

O espelho deve refletir boas imagens do ambiente

sala feng shui decorada com espelho

Plantas

O uso de plantas e flores também pode auxiliar na decoração da sala seguindo as propostas de equilíbrio e harmonia da tradição chinesa.

E se você quer seguir as orientações do Feng Shui para escolher plantas e flores para decorar a sala, trouxemos um guia que pode te ajudar na decisão das espécies para usar no ambiente.

  • Arruda: bastante conhecida como uma planta de proteção, a arruda pode ser cultivada na sala para bloquear os sentimentos de inveja e olho gordo.
  • Árvore da felicidade: a espécie com variações de macho e fêmea devem ser cultivadas em um mesmo vaso para melhorar a harmonia do casal que mora na casa e garantir que a relação seja mais próxima.
  • Espada de São Jorge: a espécie de fácil cultivo tem folhas pontiagudas que simbolizam fogo e luta, e segundo o Feng Shui, a planta é capaz de absorver inveja e energias negativas, sendo uma ótima espécie para o cultivo na sala, equilibrando as energias do ambiente.
  • Flores brancas e ervas: o uso de flores brancas e ervas aromáticas ajudam na proteção da casa, e é uma ótima pedida para utilizar no ambiente da sala, principalmente por ser um cômodo em que costuma receber mais visitas.
  • Flores vermelhas e amarelas: para atrair prosperidade e abundância, vale a pena apostar em flores vermelhas e amarelas, garantindo que essas cores tragam boas energias ao ambiente.
  • Lavanda: além de aromatizar o ambiente e trazer sensação aconchegante, a lavanda também pode ser utilizada na sala para limpar as energias negativas do espaço.
  • Lírio da paz: uma planta para ser cultivada na sala e agir na renovação do ar é o Lírio da Paz, que além de trazer o equilíbrio ao ambiente, ainda aumenta a sensação de paz.
  • Samambaia: as samambaias são capazes de equilibrar a melancolia e tristeza, porém é preciso garantir o equilíbrio no uso dessa espécie, uma vez que as folhas de samambaia caem para baixo, sendo assim escolha outra espécie que tenha folhas para cima, equilibrando as energias.
  • Trepadeira: se você costuma trabalhar em um cantinho da sala, vale a pena usar trepadeiras na decoração, uma vez que essas plantas são associadas a sucesso no trabalho.
  • Violeta: além de grande caráter estético, as violetinhas também são capazes de afastar os maus sentimentos, equilibrando as energias da sala e retendo a negatividade.
sala feng shui com sofa branco e plantas

As plantinhas ajudam a equilibrar as energias do ambiente

sala pequena feng shui com plantas

Algumas espécies são capazes de renovar e equilibrar a energia do cômodo

estilo feng shui para sala colorida

O cantinho verde na sala pode usar plantas do Feng Shui

decoracao com plantas para sala feng shui

Você já aplica essa técnica que garante harmonia e equilíbrio nos ambientes? Conte-nos o que você acha da prática e se já vem adotando essa proposta para decorar a sala.

Você pode gostar...