Carpete para Quarto – 20 Inspirações Magníficas Usadas na Decoração!

Revestimentos para o piso são sempre importantes, principalmente para ambientes onde passamos bastante tempo como a sala de estar e os quartos. O carpete para quarto é um item importante para quem preza pela limpeza e segurança dentro de seu lar. Com ele, o quarto ganha muito conforto, um isolamento térmico e acústico mais eficiente e facilidade na limpeza.

Foto de um quarto com cama de casal cheia de almofadas, uma cabeceira do lado e uma saída para sacada. O carpete é escuro e não tem detalhes.

Além de todas as funcionalidades, o carpete para quarto torna o ambiente muito mais moderno e sofisticado, funcionando como um elemento decorativo indispensável. Por isso, escolha um carpete que se adeque à proposta de decoração do quarto. As opções mais comuns são cores claras e escuras baseadas em um único tom, sem muitas estampas ou cores diferentes.

A instalação do carpete é um processo importante em qualquer ambiente, portanto escolha com cuidado. Uma dica é ficar atento a aspectos como a cor e o material com o qual ele é feito. Quanto à cor, escolha uma que você goste e que seja condizente com a decoração do ambiente; quanto ao material, decida se você quer um carpete feito a partir de fibras sintéticas ou de materiais naturais. Fios de polipropileno e nylon são as escolhas bastante seguras.

Neste artigo você encontrará 20 inspirações magníficas do carpete para quarto usado na decoração, além de dicas de para tornar mais fácil sua limpeza e manutenção.

Montagem com quatro fotos diferentes de carpete para quarto.

Cuidados Com o Carpete de Quarto

Apesar de sua praticidade, o carpete precisa de alguns cuidados básicos para que seja ainda mais eficiente e não tenha sua aparência comprometida. Abaixo listamos algumas dicas de como cuidar do seu carpete sem gastar muito tempo ou precisar fazer grandes esforços.

Foto de um aspirados limpando um carpete. Ele deixa um rastro de limpeza.

1 – Use o aspirador regularmente: A aspiração é fundamental para remover as partículas de sujeira que ficam entre os fios do carpete. Como o quarto não é um cômodo muito agitado da casa, aspirar uma vez por semana já é suficiente.

2 – Tome cuidado com as manchas: Manchar o tapete é algo comum que acontece com frequência. Quando isso acontecer, limpe o material derramado o mais rápido possível. Lembre-se que esfregar a mancha só irá piorar a situação. O ideal é remover o excesso com um pano ou flanela e raspar cuidadosamente o excesso. Se o material for sólido, o aspirador pode ajudar.

3 – Limpeza especializada pode ser útil às vezes: Mesmo com todo o cuidado possível, uma vez ou outra chamar uma equipe de limpeza especializada pode ser muito bom. Se você percebeu que o carpete aparenta estar sujo mesmo depois de ter aspirado, essa pode ser uma boa hora para recorrer a alguma ajuda externa.

Não existe um grande segredo sobre como cuidar do carpete. Limpezas semanais e cuidados com calçados e comidas podem prolongar por muito tempo a vida útil do material. Use isso ao seu favor para deixá-lo sempre com aparência de que acabou de sair da loja.

Fotos e Modelos de Carpete para Quarto

O carpete pode deixar qualquer ambiente mais aconchegante ao proporcionar um toque macio e confortável que dificilmente será encontrado em outro revestimento.

Com a imensa variedade de cores e padrões, pode ser bem complicado escolher o carpete que mais se adequa à decoração do seu quarto. Para ajudá-lo neste processo de decisão, separamos algumas fotos e modelos incríveis de carpete para quarto que podem ser conferidas logo abaixo.

Escuro

Tons escuros na decoração são usados para conferir modernidade e elegância a um ambiente. É possível gerar um contraste interessante com móveis e paredes claras; caso prefira um visual mais “dark”, pode complementar o carpete escuro com outros elementos decorativos na mesma tonalidade.

Foto de um quarto onde vemos parte de uma cama e uma poltrona. O carpete é escuro. Foto de um quarto com uma cama de casal grande e uma janela ampla, bem iluminada. O carpete é escuro e parece ser bem fofo. Foto de um quarto amplo com grandes janelas em duas das quatro paredes. O carpete é escuro e está sendo levemente iluminado pela luz que entra das janelas. Foto de um quarto com cama de casal que tem acesso direto a uma corredor. O carpete é escuro e combina com os tons escuros da parede e da cama.

Claro

Tons claros são sempre bem-vindos em quase todos os tipos de decoração. Através deles, você confere ao ambiente uma sensação mais de amplitude e ainda o faz parecer bem iluminado e mais arejado. Carpetes claros não precisam se restringir somente ao branco, eles também podem ser cinzas ou tons pasteis. Este tipo de carpete é ideal para ambientes claros, funcionando como um ótimo complemento para paredes, móveis e roupas de cama na mesma tonalidade.

Foro de um quarto com carpete claro onde todo o resto também é claro, como as paredes, os móveis e a cama. Foto de um quarto apertado com uma cama de casa, cômoda e cortina na janela. O carpete é bem claro. Foto de um quarto com cama de casal e portas grandes. O carpete é claro e combina com toda a mobília. Foto de um quarto todo decorado com tons claros e um carpete em tom pastel. Foto de um carpete levemente detalhado em um quarto com uma grande janela ao fundo que traz muita iluminação natural.

Com Detalhes

O carpete para quarto com detalhes é ótimo para quem deseja balancear a decoração do ambiente. Com ele, objetos decorativos não serão a única coisa a chamar a atenção de quem entrar no quarto. Os detalhes costumam ser pouco aparentes, se limitando a pequenas linhas ou formas geométricas que conferem um toque mais descontraído ao material.

Foto de um carpete para quarto com detalhes de quadrados similares desenhados um ao lado do outro. Foto de um quarto em reforma com um carpete decorado com formas geométricas. Foto de um quarto com carpete feito a partir da contraposição de tons claros e escuros. Ele é decorado com pequenos círculos desenhados ao longo de toda a sua extensão. Carpete para quarto escuro decorado com formas geométricas que parecem balões indianos.

Colorido

A maioria dos carpetes seguem padrões monocromáticos que se limitam a tons claros e escuros. Para quem deseja apostar em uma decoração mais chamativa, um carpete colorido vem a calhar. Sua grande vantagem está no fato de ser um material voltado para praticamente todas as idades, desde a infância à fase adulta. Além disso, as cores também ajudam a disfarçar a sujeira.

Foto do carpete em um quarto de adulto. O carpete não cobre toda a extensão do piso.  Ele é colorido e instalado a partir de placas, com cores revesadas entre uma e outra. Foto de um carpete rosa pink posicionado ao lado da cama bem fofo. Foto de um carpete em um quarto com suíte. Ele não cobre toda a extensão do piso, deixando algumas partes de madeira à mostra. O carpete é feito com diversos tons diferentes por meio de tiras coloridas.

Para Crianças

Se você fosse uma criança, qual carpete iria preferir em seu quarto: um simples, sem nenhum apelo visual, ou um criativo que tornasse suas brincadeiras muito mais divertidas? A segunda opção seria a resposta de praticamente qualquer criança, afinal para elas o quarto é um ambiente lúdico onde sua imaginação corre solta. Os dois maiores objetivos do carpete para quarto de criança se concentram na segurança e na diversão. Apostar em um carpete que ajude a criança a se sentir mais confortável é fundamental!

Foto de uma beliche em um quarto de criança com roupas de cama coloridas e carpete com pequenos detalhes e cores fortes. Beliche criativa em um quarto de criança onde há um carpete escuro que parece ser bem macio. Quarto de criança com decoração espacial onde há uma beliche e uma pequena poltrona colorida. No chão há um carpete claro com pequenos detalhes formados a partir de formas geométricas. Foto de um quarto de criança onde há um espaço para brincar embaixo de uma cama que fica no alto e pode ser acessada por uma escada. O chão tem um carpete claro que cobre toda a extensão do ambiente, inclusive a área de brincar.

O carpete para quarto é uma ótima forma de tornar este ambiente mais seguro, elegante e aconchegante. Este é um revestimento muito importante que agrega funcionalidade e estética para manter seu piso protegido com muita eficiência. Dos modelos apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Decoração.

Você pode gostar...