Bricolagem – 39 ideias criativas que podem ser feitas em casa!

Você sabe o que é bricolagem? Talvez você já tenha ouvido esse termo, mas fica em dúvida do que se trata e ao o que se refere essa palavra.

E mesmo parecendo uma palavra bem diferente, é bem provável que você já tenha realizado ações que podem ser denominadas como bricolagem.

E se você quer descobrir o que significa bricolagem, além de ver dicas de como praticar, ideias e passo a passo, no post reunimos tudo o que você precisa saber!

bricolagem

 

O que é bricolagem?

O termo deriva da palavra francesa “Bricolage” e significa a execução de trabalhos e tarefas realizadas em casa e sem a contratação de um profissional.

Por volta da década de 1950 e com a escassez e encarecimento de mão de obra americana para a realização de serviços e manutenção da casa, tornou-se necessário que os próprios moradores fizessem as tarefas do lar e assim os serviços passaram a ser realizados ao estilo faça você mesmo, que nos EUA ganhou a denominação de DIY (Do It Yourself).

Sendo assim a bricolagem da refere-se à execução de trabalhos de casa, como jardinagem, reciclagem de objetos, artesanato, montagem de móveis, pintura de parede, manutenção do lar, pintura e restauração de móveis, entre outros.

 

Dicas para praticar a bricolagem

  • Pesquise antes de começar: a ideia de fazer a execução é a base da bricolagem , no entanto, se você não sabe realizar essa tarefa, é ideal pesquisar bastante antes de colocar em prática a execução. Para isso, pesquise pelo que você precisa fazer, e se necessário, assista também a vídeos que ensinem o passo a passo para o processo de faça você mesmo.
  • Faça cursos: existem diversas oficinas e cursos que ensinam passo a passo de serviços que você pode executar. Se você tem interesse em colocar em prática o faça você mesmo, vale a pena se inscrever nesses cursos para aprender mais sobre o assunto e realizar a tarefa com exatidão.
  • Tenha as ferramentas necessárias: não basta ter boa vontade em realizar a tarefa, mas também é preciso ter as ferramentas necessárias para a função, uma vez que as ferramentas necessárias podem tornar à execução do trabalho mais simples e até mesmo mais segura. Para isso, certifique-se de que você tem as ferramentas necessárias antes de iniciar o trabalho.
  • Peça ajuda: a bricolagem é a ideia do faça você mesmo, mas se você tem dúvidas sobre o assunto que está trabalhando, é ideal pedir ajuda a alguém que já realizou a tarefa antes, assim você pode aprender mais sobre o assunto e das próximas vezes fazer o trabalho com mais exatidão.
  • Comece a praticar pelo mais simples: a ideia do faça você mesmo deve sempre ser iniciada pelos processos mais simples antes de partir para as tarefas que exigem mais conhecimento. Desse modo, priorize inicialmente as tarefas que são mais simples, como a pintura de parede ou até mesmo a montagem de um móvel simples , e assim você vai ganhar conhecimento para as novas tarefas que precisam de mais conhecimento e prática.

Fotos e ideias de bricolagem

 

cômoda reformada e moderna

O tecido estampado combina com a cor da pintura do móvel

Como ideia para usar a decoração ao estilo faça você mesmo, a proposta aqui traz uma cômoda antiga customizada e que ganhou um estilo moderno depois da bricolagem.

Para o projeto, a ideia foi de pintar o móvel em tom de azul escuro e encapar as gavetas com tecido azul estampado.

Para completar o processo de reforma do móvel, a ideia foi de acrescentar puxadores de madeira, que dão um detalhe a mais ao móvel.

ideia de vasos decorativos simples

Entre as ideias simples de faça você mesmo, a proposta aqui foi de criar mini vasinhos para cactos feitos a partir de latas de condimentos.

Para o projeto, as latinhas foram pintadas de branco e ganharam desenhos de pássaros, que estampam os novos vasinhos para o cultivo de cactos.

 

bricolagem com pallet

A proposta da bricolagem também pode se estender para um projeto sustentável e que reaproveita materiais, como a proposta de reutilizar pallets para o projeto de faça você mesmo.

A proposta para a reutilização de paletes, foi esse projeto usado na sala de TV, e que traz os paletes unidos formando um painel que serve de sustentação para TV e que decora a parede da sala com o toque rústico da madeira.

 

 

parede da sala decorada

Os desenhos de cactos na parede dão um novo estilo a sala

A inspiração do faça você mesmo também pode se estender para renovar a cara do ambiente e uma das propostas é esta inspiração que traz a parede da sala decorada.

Para o projeto, a ideia foi de pintar cactos sobre a parede branca e assim criar um desenho como fundo para a parede do sofá.

 

ideia bricolagem simples

Uma inspiração simples para o processo de faça você mesmo, é realizar a decoração do lar adesivando as portas.

Como inspiração para o projeto, esse ambiente traz a porta adesivada com o papel de estampa floral, que se destaca diante das paredes neutras e claras e traz um novo estilo para o lar.

 

 

mesinha restaurada e moderna

A mesinha customizada ganhou estampa geométrica

pendurador de casacos DIY

O pendurador foi decorado com pregos e linha

decoração com chita

A mesinha e o banco plástico foram decorados com chita

ideias simples de DIY bricolagem simples para móveis como fazer bricolagem com pallets ideias para bricolagem sala com parede de tijolinhos brancos

bricolagem para quarto de bebê

A cômoda branca ganhou listras em tom de rosa

ideias criativas e coloridas para bricolagem

sala com móveis de pallets

Na sala, os móveis foram construídos com pallets

mesinha com tronco de árvore

O pedaço de tronco foi usado como tampo para a mesinha lateral

ideias de bricolagem para móveis

como usar móveis antigos na decoração

O antigo móvel da cozinha foi reformado

sala com parede decorada

decoração com caixotes de madeira

Na cozinha, os caixotes foram transformados em nichos

decoração com meia parede pintada

A sala de jantar ganhou meia parede azul

parede decorada com tijolinhos feito de isopor

A parede foi decorada com tijolinhos feitos de isopor

jardim decorado com pallets

O cantinho relax no jardim foi feito com base de pallets

abajur de garrafa

A garrafa de vidro foi transformada na base do abajur

parede branca decorada

A parede branca foi decorada com detalhes coloridos

Como fazer bricolagem passo a passo

Se você quer começar a praticar a bricolagem, reunimos tutoriais e passo a passo simples para começar com ideias que faça você mesmo.

 

Customização de mesa simples

como restaurar mesa passo a passo

  • Desmonte o tampo da mesa e aplique fita crepe formando desenhos triângulos sobre o tampo;
  • Com um spray dourado pinte toda a superfície da mesa;
  • Espere o spray secar e remova a fita crepe;
  • Assim, a parte em que tinha fita adesiva fica da cor inicial do móvel e destaca o desenho dourado e estilo geométrico da nova mesa que foi customizada.

 

Nichos de parede

bricolagem passo a passo

  • Corte rolinhos de canudo de papelão grosso (ex: canudo de papel alumínio, entre outros);
  • Pinte os rolinhos por dentro e nas bordas;
  • Encape a parte externa dos rolinhos com papel estampado;
  • Cole um rolinho ao lado do outro usando cola instantânea ou cola quente e use pregadores para fixarem a colagem;
  • Depois da cola secar, retire os pregadores e pendure os nichos na parede.

 

Decoração com pneu (mesinha de centro)

como fazer puff de pneu passo a passo

  • Pegue um pneu velho e corte duas bases em madeira no tamanho da circunferência do pneu. Com auxílio de uma furadeira, fure a base e o pneu em alguns pontos, de modo a instalar as bases de madeira dos dois lados abertos do pneu;
  • Coloque parafusos nos pontos furados para unir a base em madeira com o pneu;
  • Comece pingando cola quente no centro da base em madeira;
  • Sobre a cola quente, vá enrolando corda de sisal para encapar o pneu;
  • Vá aplicando cola quente e enrolando a corda de sisal sobre a base de madeira e o pneu;
  • Encape todo o pneu com a corda de sisal;
  • Por fim, aplique uma camada de verniz incolor para proteger a corda e manter a mesinha protegida.

 

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse universo, é hora de sim inspirar e aproveitar para fazer as tarefas do lar e as manutenções necessárias.

 

Você pode gostar...