Artesanato com pneu: 62 ideias incríveis!

Que pneu exposto na chuva junta água e vira possíveis criadouros de mosquito da dengue todo mundo sabe, mas você sabe como transformar a borracha e até fazer artesanato com pneu?

Sim, é possível transformar o pneu em arte, e assim você pode reaproveitar o item em peça decorativa para dentro e fora de casa, e ainda evitar que o pneu vire um criadouro de mosquitos. Quer saber como fazer artesanato com pneu? Então vamos ao post, que está cheio de ideias, inspirações e tutoriais para reaproveitar pneus.

ideias

 

Ideias de artesanato com pneu de carro

Para dentro de casa

criado mudo

O abajur foi feito com garrafa de vinho

Se você quer investir na decoração com reciclagem/ reaproveitamento uma ótima ideia é usar os pneus velhos para fazer um criado-mudo, como nesta proposta. A ideia para o móvel foi de usar dois pneus, pintados de vermelho, e colocar uma base de MDF por cima, criando um móvel de apoio ao lado da cama.

puff para sala

A almofada tem a mesma estampa do puff

Para fazer artesanato com pneu para dentro de casa, umas das apostas é fazer puff de pneu. Nesta proposta, o puff foi feito com dois pneus que foram encapados com tecido estampados e usados para complementar os assentos da sala. O puff além de ser uma opção criativa para a decoração interna, é também uma proposta barata e simples para reaproveitar os pneus.

mesinha de canto

As flores naturais decoram o pote

A transformação do pneu velho nesta proposta é uma maneira bem criativa de transformar o item e ainda deixá-lo camuflado na decoração. A proposta aqui foi de encapar o pneu com corda de sisal e colocar pezinhos de madeira, o que faz com que a borracha velha seja transformada em uma mesinha, que pode ser usada como mesa de centro, de canto ou até criado-mudo.

revisteiro

Outra ideia para a transformação é fazer um revisteiro. Aqui a borracha foi cortada ao meio, ganhou pintura vermelha e pés de metal, fazendo com que o material que seria lixo fosse transformado em um artesanato com pneu e que pode ser usado em diferentes ambientes da casa, como na sala, ou até para a decoração de salas de espera.

 

Mais fotos

cama cachorro

O pneu velho foi transformado em caminha para cachorro

decoração descolada

A parede foi decorada com pneus coloridos

lustre

Gotas de cristais foram penduradas no pendente

mesinha

lustre reaproveitamento

O tecido estampado decora o lustre

puffs coloridos

decoração com roda de carro

A roda foi transformada em uma mesinha

mesinha de centro

ideias para dentro de casa

Para jardim

jardim com pneus

A proposta de jardim com pneus nesse projeto mostra como é possível ter uma decoração externa repleta de ideias criativas e com reaproveitamento. Para fazer artesanato com pneu, o jardim ganhou pneus pintados que serviram de vasos no chão e na parede, e puffs feitos de pneu, que formam um pequena área aconchegante para sentar-se no jardim.
jardim vertical

A proposta de reciclar o pneu e usá-lo como parte da decoração do jardim pode ser para um jardim vertical, como este exemplo. Aqui a borracha foi pintada de turquesa e na parte de dentro foram plantadas algumas flores, que decoram a parede.

Dica: para não acumular água dentro do pneu que será usado na área externa, faça alguns furinhos na borracha.

jardim com reciclagem

As garrafas PET decoram a parede

Essa proposta de decoração para jardim apostou na ideia de usar os pneus velhos como vasos para as plantinhas. Para o artesanato com pneu, as borrachas foram pintadas de vermelho e amarelo, e em alguns modelos de vasos a aposta foi por usar um pneu sozinho e em outros casos dois ou três pneus, criando um jardim com vasos em diferentes alturas e que destacam as plantinhas.

decoração externa com pneus

Cactos decoram o jardim

Nesta proposta para reaproveitar pneus de carro no jardim, a ideia foi de pintar a borracha de branco e fazer um jardim suspenso. Para isso, os pneus foram pendurados com arames e servem de vasinhos para plantas que decoram a área externa.

 

Mais fotos

jardim com reaproveitamento

As flores coloridas decoram o jardim

varanda decorada

Os pneus foram usados na mesinha de centro da varanda

vaso de pneu

vaso para jardim

O pneu foi revestido com corda de sisal

vaso de flores

Flores pequenas e delicadas compõem a jardinagem

jardineira

O pneu foi pintado de branco e decorado com corações vermelhos

xícara de pneu jardim

jardim com pneus

ideias para jardim

Ideias de artesanato com pneu de bicicleta

moldura de espelho

Se o pneu da bicicleta ficou velho e não tem mais utilidade, saiba que ele pode ser transformado em artesanato com pneu, e ganhar um novo uso. Nesse caso, a ideia foi de pintar a borracha de branco e usá-la como moldura para o espelho redondo que decora a parede. O resultado ficou super criativo e é uma ideia para incluir o pneu de bicicleta na decoração do lar.

decoração sala

O sofá tem estilo retrô e estampa de bolinhas

Outra proposta para usar pneu de bicicleta na decoração do lar é esta inspiração. Aqui as borrachas foram pintadas de amarelo e alaranjado e serviram de molduras coloridas para a parede decorada com adesivo. A parede marrom destaca o trabalho artesanal e as ideia de reaproveitamento pode ser uma inspiração para diferentes ambientes, como sala e quarto.

cadeira de pneus

Para fugir do tradicional formato circular do pneu, você pode se inspirar nesta proposta de fazer uma cadeira com pneus velhos. Para reproduzir a ideia, vale usar uma base de cadeira antiga e dar nova cor ao móvel, e depois é só usar as tiras de pneu de bicicleta para formar assento e encosto da cadeira. O móvel fica com um design inovador e  é uma ótima inspiração para dar cara nova às cadeiras.

lustre de pneu de bicicleta

A proposta de reaproveitamento e artesanato com pneu vai além de usar só a borracha, e neste caso usou toda a estrutura da roda da bicicleta. A parte da bicicleta foi transformada em um lustre que decora o quarto de estudos com muito estilo.

 

Mais fotos

mesa de centro

A base amarela dá destaque para o móvel

mesa de jantar com pneu bicicleta

O tampo de vidro deixa o móvel moderno

banco de pneu

mesa de estudos

No canto da parede, estante de livros

vaso de pneu de bicicleta

moldura de espelho

O espelho tem moldura de pneu

moldura

Ideias de artesanato com pneu de trator

vaso de pneu de trator

Uma das opções para usar pneu de trator na decoração é fazer um jardim, como neste caso. A ideia aqui foi de pintar as borrachas em diferentes cores e preencher o espaço com flores que decoram o jardim e dão um estilo único para a decoração externa.

varanda decorada

A varanda foi decorada com reciclagem

Nesta proposta de decoração, o pneu foi reaproveitado para a decoração da varanda, e o pneu foi usado como mesa de centro. Para fazer uma base sobre a roda, a aposta foi por usar uma pedra quadrada apoiada sobre o item e que forma uma base reta para a mesinha de centro usada na varanda.

mesa com guarda sol

O guarda-sol cria um espaço com sombra na área externa

Nesta proposta a decoração foi feita no jardim, e o pneu de trator foi usado como mesa de centro e suporte para o guarda-sol. Além de utilizar o pneu de trator, o projeto ainda usou pneus de carro para fazer banquinhos. O resultado ficou ótimo e a área externa ganhou uma mesa com guarda-sol e assentos em volta.

 

Mais fotos

piscina de areia infantil

jardim decorado com pneu de trator

As flores amarelas e delicadas decoram o jardim

pneu de trator decoração

lago jardim como fazer

O lago foi feito com pneu de trator

mesa de centro de pneu de trator

A iluminação valorizou a mesa de centro

decoração com pneu de trator

jardim decorado reaproveitamento

O pneu branco ganha destaque no jardim

brinquedo infantil

Como fazer passo a passo

Passo a passo puff

Materiais:

  • 2 bases redondas de MDF;
  • Furadeira;
  • Parafusos e chave de fenda;
  • Pneu;
  • Cola quente;
  • Corda de sisal;
  • Tesoura;
  • Pincel;
  • Verniz incolor.

como fazer puff passo a passo

  1. Com ajuda da furadeira, fure o pneu e uma das bases de MDF;
  2. Parafuse a base de MDF sobre o pneu; repita o processo do outro lado;
  3. Passe um pouco de cola quente no centro da base de MDF;
  4. Vá enrolando a corda de sisal sobre o MDF e passando cola quente;
  5. Vá preenchendo todo o pneu com a corda;
  6. Quando chegar no final (não precisa cobrir a parte debaixo), corte o restante da corda;
  7. Para finalizar, passe verniz incolor e espere secar.

 

Tutoriais em vídeos

 

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe como reaproveitar e fazer artesanato com pneu é hora de transformar os itens e nada de deixar água acumulando.

 

Você pode gostar...