Orquidário – 41 modelos lindos e como montar você mesmo!
As orquídeas trazem um visual incrível para decoração da casa, mas a ideia de sempre comprar orquídeas floridas para decoração do lar pode sair um pouco cara, por isso a alternativa de ter um orquidário em casa é uma solução perfeita para economizar e ainda ter sempre flores incríveis para decorar o lar.
E se você tem considerado a opção de ter um orquidário em casa , no post trouxemos dicas para montar esse espaço para as suas flores, além de dicas especiais de como cuidar de orquídeas e manter o seu orquidário incrível!
Fotos e modelos de orquidário em casa
Orquidário vertical
Como proposta para fazer um orquidário em espaço pequeno, a ideia de criar um jardim vertical com orquídeas é a opção perfeita para otimizar espaço.
Neste projeto, a ideia foi de usar vasos com orquídeas pendurados na parede externa, assim o orquidário vertical é uma opção simples e fácil de montar, e que não precisa de estruturas específicas, mas apenas de ganchos na parede para pendurar os vasos.
Mini orquidário
Se você tem pouco espaço, mas tem o desejo de cultivar orquídeas em casa, uma opção é fazer um orquidário suspenso , de modo a otimizar o espaço disponível.
Para o mini orquidário suspenso, a ideia aqui foi de instalar uma estrutura de madeira que foi fixada ao teto e que permite pendurar os cachepôs com vasos de orquídeas, assim as plantas podem ser cultivadas em um espaço pequeno.
Orquidário de madeira e paletes
Como uma versão de projeto sustentável para o orquidário, a proposta aqui foi de usar pallets de madeira que podem ser reaproveitados para formar o jardim vertical com orquídeas.
Para o projeto, a ideia foi de fixar vasos de fibra de bambu ao palete e assim plantar diferentes tipos de orquídeas.
O projeto sustentável com pallet pode ser usado na parede de modo a formar um jardim vertical e criar uma decoração para a superfície.
Orquidário simples e barato
Para fazer um projeto barato de orquidário, uma alternativa é reaproveitar materiais, como mostra esta proposta.
Para a ideia, o projeto reaproveita folhas de janelas de madeira e usa essas superfícies como base para pendurar os vasos de orquídeas.
No projeto as janelas reaproveitadas foram usadas como base para o jardim vertical e criam uma ideia vintage e econômica para o projeto de orquidário caseiro.
Como plantar, cuidar e cultivar as orquídeas?
Cada espécie de flor tem seus cuidados especiais e isso não é diferente com as orquídeas. Para isso, reunimos dicas especiais de como cuidar de orquídeas, assim dá para ter o seu orquidário com plantas saudáveis e sempre florindo.
Tipo de Vaso
Para o plantio e cultivo de orquídeas, o ideal é priorizar por vasos de barro, principalmente os modelos com furos laterais, que permitem que as raízes possam se expandir.
O uso do vaso de barro é ideal para esse tipo de planta pois não acumula água, evitando que a terra fique encharcada e possa prejudicar o desenvolvimento da orquídea.
Como Plantar
Para fazer o plantio de novas mudas e até mesmo trocar a orquídea de vaso, a primeira regra é evitar fazer esse processo durante a floração, uma vez que a planta pode ficar mais sensível.
Para isso escolha um período em que a planta esteja sem flores e botões para fazer o seguinte processo de plantio:
- Coloque o vaso de barro imerso em água para que ele absorva água;
- No fundo do vaso coloque um camada de argila expandida;
- Adicione cacos de vaso de barro ou de telha cerâmica sobre a argila;
- Cubra o vaso com substrato, deixando um espaço central para o plantio da muda;
- Coloque a muda nesse espaço e feche-o com mais substrato;
- Coloque uma vareta ao lado da muda e amarre-a na vareta para que a planta tenha sustentação;
- Por fim, coloque sobre a superfície do substrato uma camada de fibras de coco, que devem ter sido molhadas previamente, de modo a evitar que a terra perca água facilmente.
Rega
As orquídeas são plantas que pedem regras regulares , mas sem encharcar a terra.
Para isso o ideal é verificar se a terra do vaso ainda está úmida ou se há necessidade de uma nova rega.
Em média, a rega deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana e no restante dos dias é ideal borrifar água apenas nas folhas.
Para evitar de queimar a planta, o ideal é priorizar as regas ao início ou ao final do dia, evitando os horários de sol mais intenso.
Local / Luminosidade
O local ideal para cultivar a orquídea é em local que recebe luminosidade do sol por boa parte do dia, mas evitando deixar a planta totalmente exposta à luz solar, o que pode vir a queimar as folhas.
Nesse sentido, escolha um local fixo para manter a orquídea e de modo que ela receba o sol antes das 9h e/ou após as 16h.
Para “filtrar” o excesso de sol, uma alternativa é colocar as orquídeas em local com cobertura de sombrite, o que evita a exposição direta a luz do sol.
Adubação
A adubação daespécie pode ocorrer de 2 maneira, uma para o cuidado com as folhas e a outra destinada a incentivar a floração.
No que se refere ao cuidado com as folhas, o indicado é usar foliar o que deve ser diluído em água e aplicado através do uso de um borrifador.
Já o adubo para floração deve ser o NPK 10-30-20, que deve ser aplicado de acordo com as orientações do fabricante.
Como montar um orquidário? – Passo a passo
Se a ideia é montar um orquidário simples e barato, vamos ao passo a passo:
- Instale em um muro do quintal prateleiras com mão francesa como suporte;
- Instale as prateleiras mantendo o espaço adequado entre as tábuas para o crescimento das orquídeas;
- Faça uma base para a cobertura;
- Sobre a base da cobertura estenda um sombrite para regular a incidência de luz nas plantas;
- Por fim, disponha os vasos sobre as prateleiras, e o orquidário no muro está pronto.
Se você já tem esse espaço em casa ou dicas especiais para cuidar das suas flores, compartilhe conosco aqui nos comentários.