Parede com Grafiato: o que é, preço, dicas e 35 fotos incríveis!

Toda parede precisa de um revestimento, uma técnica essencial para o acabamento. Esse processo ajuda no aspecto decorativo, no contraste, no controle da umidade e até na proteção da estrutura. Para isso, há uma série de opções, do gesso à textura, do reboco com cimento ao grafiato. Quando se trata dessa última técnica, a parede com grafiato é uma das maiores tendências atualmente, utilizada em casas de diversos portes.

Justamente por essa popularidade, sempre surgem dúvidas a respeito desse material. Afinal, é a mesma coisa que textura? Há diferenças? Quais são suas características principais, o preço e como aplicar? Neste guia, vamos explicar tudo isso e muito mais. Conheça as vantagens do uso do grafiato na parede, confira muitas fotos de ambientes decorados e veja se é uma boa ideia para sua obra.

parede com grafiato

Dicas e mais de 30 fotos de parede com grafiato!

Quando se trata de uma obra construtiva ou de decoração, há sempre muitas alternativas disponíveis, ainda mais em relação ao acabamento e ao resultado final de um projeto. Ao pensar na parede, sempre surge aquela dúvida: qual material é melhor para revestir para que fique visualmente bonita e esteja bem protegida contra adversidades, como a temida umidade, mofo e infiltrações?

Se antes o gesso era o mais indicado, atualmente já existe uma série de opções além desse material. O grafiato é uma delas e com certeza você já viu em alguma superfície interna ou externa, conhecido sobretudo pelas ranhuras características que deixam a parede com um toque rústico.

São diversas as vantagens desse tipo de revestimento, desde a impermeabilização das paredes e a proteção contra mofo e infiltrações até a durabilidade, a facilidade na aplicação e o preço. Com isso, tornou-se uma das opções mais populares do mercado, rendendo ótimos projetos para locais de vários portes.

Sempre se fala muito nesse material, mas você sabe o que? Será que é a mesma coisa que textura? Conheça melhor o grafiato, quem sabe é uma boa opção para a construção ou reforma de sua casa ou empreendimento.

O que é Grafiato?

Grafiato é um tipo de revestimento a base de água, minerais, polímeros e pigmentos, que é aplicado em forma de massa na parede e se caracteriza pelas ranhuras feitas, geralmente, de modo vertical. Por meio de uma técnica simples, usa-se uma desempenadeira de aço para aplicar e uma desempenadeira de PVC para deixar com esse aspecto, por meio de um processo rápido e muito simples.

A massa é bem semelhante ao gesso, popularmente tem cor branca e está disponível à venda em pacotes de 25 a 50 kg. É uma opção que, além de econômica, é muito vantajosa para o acabamento de paredes internas e externas. Além de lavável, tem ótima resistência e aderência a qualquer superfície, além de evitar problemas como mofo, infiltrações, umidade, raios UV e o excesso de pó.

Também possui uma ótima durabilidade. Por isso, se você decidir recorrer a esse revestimento em sua casa, é bom saber que será difícil removê-lo posteriormente. Vale destacar também que dispensa manutenções frequentes. Se for aplicado na cor padrão branca, você ainda pode pintá-lo do tom que desejar.

Parede com Grafiato: o que é, preço, dicas e 35 fotos incríveis!

Aspecto final do grafiato na parede e sua aplicação

A aplicação do grafiato na parede é simples, porém é indicado contar sempre com um especialista para que seja feito um bom acabamento, sobretudo para fazer as ranhuras. Tanto a primeira etapa quanto os riscos devem ser realizados no tempo correto para que a massa não seque e não deixe um aspecto estranho na superfície.

Antes de iniciar o procedimento, a parede deve estar firme, seca, sem mofo, gordura ou poeira. O grafiato pode ser colocado em alvenaria, reboco, drywall, entre outros locais – capaz de corrigir até algumas imperfeições, como trincas. Após a diluição em um pouco de água, a massa está pronta. Com a desempenadeira de aço é feita a aplicação. Não se deve emendar, escolha uma parede inteira e coloque por inteiro.

Depois de secar e fixar na parede, usa-se a desempenadeira de PVC para fazer as ranhuras. Esse processo exige paciência para que fique bem uniforme, em toda a superfície. Para não sujar portas e janelas, recomenda-se o uso de fitas para proteção desses locais. Quando estiver totalmente pronto, você pode começar a pintura com a cor de preferência. Bem prático, além de deixar um visual incrível em sua casa.

O grafiato possui três tipos de massa: lisa, com pó ou com grãos de quartzo. Enquanto o primeiro deixa um acabamento mais rústico, o último deixa um aspecto mais delicado. Já o do meio funciona como uma junção de ambos, sendo um dos mais escolhidos em grande parte dos projetos.

Parede com Grafiato: o que é, preço, dicas e 35 fotos incríveis!

Grafiato colorido na parede

Grafiato X Textura: Quais as Diferenças?

Uma das maiores dúvida de muita gente é se o grafiato é a mesma coisa que textura. Parecem semelhantes, mas são bem diferentes. Basicamente, o resultado de cada um deles é distinto. Enquanto o grafiato possui as ranhuras características, a textura permite que sejam feitos diversos efeitos, desde algo texturizado e arrepiado até um aspecto totalmente decorativo.

A textura é aplicada com um rolo em um procedimento parecido com uma pintura convencional. Dispensa desempenadeira e, ao contrário do grafiato, permite que sejam feitas emendas de acordo com o efeito escolhido para o acabamento da parede.

Para aplicação da textura, é indicado usar materiais como rolo, espátula, pincel e até vassoura dependendo da proposta escolhida.

Também é essencial saber que a textura não é lavável, portanto, só deve ser aplicada em ambientes internos. Especialistas são categóricos ao afirmar que essa opção não é protetora, e sim, decorativa, indicada mais para quartos e locais que ficam longe de problemas como mofo. Para aplicar, a parede deve estar bem seca, firme e sem partes soltas.

Parede com Grafiato

A desempenadeira é essencial para riscar a parede

Quanto Custa? #preço

Colocar grafiato na parede pode ser muito vantajoso, principalmente se você deseja economizar em sua reforma/construção. O rendimento é incrível, assim como a resistência e durabilidade do material. Em uma casa convencional, você pode usar cerca de 10 baldes de 25 kg na média. É claro que isso é bem relativo, mas já dá para ter uma ideia dos gastos.

Além disso, é sempre bom pensar na mão de obra, contando com um bom especialista que, se tiver boa prática, realiza o serviço rapidamente, em poucos dias.

O preço de um balde com 25 kg de grafiato custa cerca de 35-40 reais dependendo da loja. É bom fazer uma pesquisa para verificar a melhor opção, atentando-se à marca e à qualidade do produto. Dentre algumas, podemos indicar a Hometex, a Coral, a Graffiato, etc. Procure em lojas como a C&C, Dicico, Leroy Merlin, Sodimac, Joli, entre outras. 

Parede com Grafiato: Decoração de Ambientes

Quer ver como fica impecável uma parede com grafiato? Selecionamos muitas fotos de ambientes decorados internos e externos, confira e veja se é um revestimento indicado para sua casa. O resultado é excelente!

Parede com grafiato

Parede com grafiato externa, combinando perfeitamente com o branco

Parede com grafiato

Grafiato verde na parede externa

Parede com grafiato

Esse azul bem clarinho é tendência em muitas casas

Parede com grafiato

Dá para mesclar também duas ou mais cores

Parede com grafiato

Na parte interna da casa é uma opção que sempre valoriza o ambiente

Parede com grafiato

Verde com branco, uma bela combinação

Parede com grafiato

Alguns efeitos ficam super delicados e bem interessantes

Parede com grafiato

Você pode pintar uma só parede para combinar com os demais elementos do cenário

 

Parede com grafiato

E essa opção cinza, que tal?

Parede com grafiato

Parede com grafiato azul para iluminar o ambiente

Parede com grafiato

As ranhuras podem ser horizontais também, porém o trabalho é maior

Parede com grafiato

Veja só essa sala linda e clean com parede com grafiato branco

Parede com grafiato

A cor fica por sua conta. Escolha a mais adaptável ao cômodo

São várias as alternativas para deixar uma parede com grafiato impecável! Pelas imagens dá para ter uma boa ideia do resultado desse revestimento seja em um cômodo ou na área externa da casa!

parede com grafiato

Parede com grafiato na sala de jantar

 

parede com grafiato

Uma sala moderna com a parede com grafiato ao fundo do sofá

parede com grafiato

Você pode até combinar cores, que tal?

parede com grafiato

Nesse caso, a parede com grafiato no muro e também na fachada da casa

parede com grafiato

Em uma única parede destacada no quarto

parede com grafiato

Detalhe de uma parede com grafiato bem riscada

Qualquer parede com grafiato fica com um aspecto renovado, com um toque rústico e de muito bom gosto! Vale a pena aderir a essa tendência em sua obra!

parede com grafiato

As ranhuras deixam a parede com um toque rústico e bonito


Após conferir nosso guia, esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre a parede com grafiato. Conte pra gente o que achou dessa tendência, fique à vontade para comentar e diga se vai aderir a essa opção. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...